As Memórias Perdidas de Jane Austen

Resenhas - As Memórias Perdidas de Jane Austen

1 | 2 | 3 | 4

thamirisdondossola 29/01/2016

As Memórias Perdidas de Jane Austen
Sozinha no Mundo foi escrito por Marcos Rey. O livro nos apresenta Pimpa, uma garota de quatorze anos, muito amável e esperta, que possui uma linda oncinha e nunca a abandona. Pimpa e a mãe saíram de Serra Azul para ir à São Paulo procurar o “tio” Leonel, que as ajudava com dinheiro. Durante a viagem, no ônibus, a mãe de Pimpa falece. A partir daí, a menina órfã encontra uma família disposta a ficar com ela até que o seu tio seja encontrado, mas é claro que as coisas não acontecem de forma tão simples. Uma mulher, que se diz assistente social, aparece na casa dessa família procurando por Pimpa. A menina, esperta e com medo, dá um jeito de fugir. A fuga é realizada com sucesso, mas agora... Pimpa está sozinha no mundo.

"Dona Berenice deu em Pimpa um beijo de despedida. Noel pensou em fazer o mesmo, mas cadê a coragem?"

Uma aventura é o que o livro nos reserva. Uma aventura muito especial. Pimpa está sendo perseguida pela mulher que se diz assistente social. Então, não consegue parar em lugar algum. Sempre encontra alguém com bom coração disposto a ajudá-la, mas a menina logo foge novamente, para não ser pega. Ela passa por um parque, uma manifestação feminista, conhece um “professor diferente”, uma “ex” famosa que cuida de cães de rua... São muitas aventuras! Umas, que valem a pena guardar, outras, nem tanto.

Eu adoro a escrita do autor. Já li outro livro dele e sempre me encanto. O gênero, infanto-juvenil, já me encanta por si só. Eu adorei o humor presente na história. As cenas foram muito bem escolhidas, é possível fazer uma crítica com base nelas. A manifestação feminista, por exemplo. Adorei encontrar algo do tipo em um livro desse estilo, um livro mais antigo.

Mas há outra coisa que me deixou bastante feliz também e que eu adorei ainda mais. Foi a passagem de Marta Vidal, a mulher que resgata cachorros de rua. Ela se encontra com Pimpa enquanto a menina divide seu sanduíche com um cão faminto. Gente, quase chorei nessa cena. Foi lindo demais! A partir daí, as duas engatam uma conversa e uma amizade. E resgatam o cachorrinho, o que faz o número de cachorros resgatados por Marta aumentar. Com o novato, o número de cães adotados é 34. Muito bacana!

Por fim, tenho certeza de que as aventuras de Pimpa vão agradar você. A leitura de Sozinha no Mundo nos traz lembranças da infância. E além de nos fazer viajar dentro da história, também é capaz de nos fazer viajar no tempo. Ah, que saudade!

site: http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/

Liachristo 20/08/2013

RESENHA - As Memórias Perdidas de Jane Austen - Syrie James - Editora Record
Acabei de ler As Memórias Perdidas de Jane Austen escrito por Syrie James, e fiquei pensando que o livro é uma história que nos faz questionar... "E se?'"E se Jane Austen tivesse experimentado o amor romântico? Depois de todos esses anos, como iríamos descobrir mais sobre seu romance malfadado? Quando e onde poderia ter acontecido? Quem teria sido o seu amor? Por que Jane Austen, não poderia ter o seu próprio final feliz?

Pois, este livro nos responde a cada uma de nossas questões, e de uma forma completamente crível. Syrie James usa as viagens que Jane fez na vida real, suas cartas, e interações familiares, para nos contar uma história que se não faz com que você acredite "que poderia ter acontecido", pelo menos irá te deixar desejando "Ah, se ela não teve tudo que sonhou, espero que pelo menos ela tenha isso"!

A história é escrita como se fosse um diário de Jane. Através dele somos apresentados não só, ao seu caro Sr. Ashton, mas também a sua grande e amorosa família, bem como personagens fictícios que são incorporados ao trabalho de Miss Austen.
Também aprendemos muito sobre a Jane, a partir de seu amor pela vida no campo, e de suas lutas com seus desejos internos.

A narrativa de Syrie James, é muito parecida com a forma que Jane Austen tinha de nos descrever tão bem, os lugares, os sentimentos e as pessoas que fazem parte de suas histórias. Durante a leitura do livro, me senti saudosa das histórias de Austen.
Consegui me sentir parte da história, como se fosse uma observadora atenta dos acontecimentos.

É durante a sua estada em Lyme, no início de 1800 que Jane encontra seu verdadeiro amor, o senhor Ashford, um homem letrado e encantador, um homem que é seu igual no intelecto e temperamento. Apesar disto, sabemos que seu amor não teve final feliz, e que suas esperanças de um possível casamento, tiveram que ser abandonadas e sacrificadas por causa de obrigações familiares do Sr. Ashford. Mas, ao invés de se entregar ao sofrimento, Jane decide começar a revisar seu livro Sense and Sensibility. A partir daí, haveriam muitas mudanças em suas histórias, já que Jane passa muito de seus sentimentos e vivência para seus personagens.

Syrie James fez um excelente trabalho de pesquisa e muito do livro é baseado na verdade, mesclando pessoas reais, lugares e eventos de sua vida, com alguns personagens e um caso de amor de ficção. Ela faz um trabalho impressionante de captar o estilo de escrita de Austen.

As Memórias Perdidas de Jane Austen é muito fácil e gostoso de ler. Eu me senti totalmente conectada do início ao fim. Se você é um fã de Jane Austen como eu, você vai entender literalmente cada palavra e sentimento que Jane já teve. E o que senti ao terminar este livro, foi uma sensação boa, daquelas que sentimos ao fazer um novo amigo.

A capa do livro é linda! Bem fiel a original. Sua diagramação e revisão ficaram perfeitos. Nota-se todo o capricho e cuidado que o livro recebeu da editora.

Quero agradecer a Editora Record, por me propiciar esta oportunidade. Foi realmente uma leitura deliciosa.
Bjus

site: http://www.docesletras.com.br

Bia Rodrigues 09/09/2013

Syrie James escreveu uma linda biografia de Jane Austen. Foi uma versão romanceada da vida da autora, porem ainda assim, classifico como uma das melhores biografias que poderiam existir sobre a Jane. Escrito de forma muito parecida com a escrita da própria autora, em muitos momentos achei que estava lendo uma historia contada pela própria Jane Austen.

Syrie James usou como base para seu livro fatos reais da vida de Jane Austen, que foram descobertos quando alguns manuscritos contendo memorias intimas da autora foram achados no fundo de um baú na Chawton House Library, propriedade que pertenceu à Edward Austen Knight, um dos irmãos da autora que foi adotado pelos primos da família e se tornou dono de várias posses.

"Por que eu sinto uma vontade súbita de relatar, em pena e tinta, um relacionamento de natureza tão pessoal que jamais assumi, não sei dizer (...)"

O livro foi muito bem escrito, é um romance maravilhoso que nos leva de volta ao tempo de Jane Austen e para dentro de sua vida. A historia é historia em primeira e assim acompanhamos todos os pensamentos e emoções da Jane. Sua historia de amor com todos os momentos mágicos e todas as decepções. Também encontramos aquela dose de humor e critica social tipica dos livros da Jane Austen.

O livro agrada qualquer um que goste de romances, mas para os fãs da autora é um prato cheio. Diversos momentos do livro vemos referencia a vários livros da autora. Achei isso incrível porque mesmo sabendo que é uma biografia romanceada fico pensando em tudo que a Jane viveu e em como isso influenciou em suas obras.

A editora fez um trabalho maravilhoso com o livro, a capa esta encantadora e foi realmente perfeita para ele e a diagramação esta ao mesmo nível. O livro se tornou um dos meus favoritos, me arrancou lagrimas e risos na mesma proporção, e ainda me deixou com vontade reler uns e ler outros livros da Jane.

site: http://www.pepperlipstick.com/2013/09/resenha-as-memorias-perdidas-de-jane.html

Elis133 16/09/2013

"Você será imortal"
Um romance que conta, como páginas de um diário, a vida da escritora Jane Austen.
Para produzir essa obra, a pesquisadora/autora Syrie James se baseou em cartas que Jane escreveu para a irmã Cassandra, e também dados históricos e registros da família Austen.
O leitor pode conhecer mais sobre essa querida escritora: seus problemas, sonhos e o homem por quem ela se apaixonou profundamente.
Em certo capítulo, Jane visita uma cartomante por insistência e flerte de um amigo. Ao falar sobre a longevidade, a cartomante impressionada, diz que Jane Austen viveria para sempre, que seria imortal... Talvez esse fato seja uma licença poética da autora do livro, mas me comoveu muito.

Dani 07/01/2024

Durante a reforma de uma das casas em que Jane Austen morou, um baú foi encontrado. Em seu interior, inúmeros documentos foram autenticados como de autoria da própria Jane Austen.

Apenas um dos manuscritos foi integralmente analisado e, para felicidade dos fãs, referem-se às memórias da autora.

O livro aborda os manuscritos referentes ao período compreendido entre os anos de 1815 e 1817.

A obra é incrível e fascinante. É impossível tirar os olhos das páginas por um momento sequer.

Deb's Bertolo 01/02/2018

Para amantes de Jane Austen
Livro maravilhoso, que história! Estou totalmente sem palavras para descrever! Syrie James escreveu a história dessa autora formidável de uma forma incrível.
Inimaginável o quanto ela estudou para escrever com tanta perfeição! Merece todas as honrarias possíveis!

Barbara 14/03/2014

As memórias perdidas de Jane Austen
O livro se trata da transcrição de um diário antigo de Jane Austen, que conta a história do seu último e verdadeiro amor.

No livros conhecemos a Jane engraçada, espirituosa e alegre. Como ela interagia com sua grande família, suas paixões e sua alma sempre perspicaz quando se tratava da emoção humana.

Conhecemos os bastidores das suas obras e de onde vinham suas inspirações.

Resumindo: Mais uma história de amor narrada pela grande autora Jane Austen! O que mais poderíamos querer?

Babi 17/01/2019

Sabemos muito pouco sobre a vida de Jane Austen, o que está disponível para nos informar sobre ela é tão raso perto da vontade que temos em conhece-la mais a fundo, afinal ela é uma das mais célebres autoras do século XIX. E se além de ter escrito lindas histórias de amor, Jane também tivesse vivido uma grande paixão que nunca foi descoberta até então? É com essa premissa que a autora criou uma obra fantástica.
Ao fazer uma reforma na antiga casa que Jane morou em seus últimos anos de vida é encontrado um báu com manuscritos da própria Jane contando sobre sua vida. Nesses manuscritos além de conhecermos sua família, Jane nos conta sobre o amor que viveu com um homem até então desconhecido.
Logo de inicio no livro, Austen fala sobre o questionamento das pessoas sobre como uma solteirona escreve histórias de amor tão reais se nunca vivenciou tal sentimento? E é dai que ela nos relata sobre um momento de romance em sua vida.
Em um período de férias com seu irmão, Jane conhece o Sr. Ashford, e eles logo sentem aquela conexão de corpo e alma, um gostar tão profundo que é impossível negar os sentimentos mas ambos tem problemas a superar, afinal ele já estava prometido a anos a outra mulher e desmanchar esse compromisso iria trazer grande prejuízo para sua família.
É nos encontro e desencontros desse casal que vemos as situações e pessoas que inspiraram Jane em suas seis grandes obras. A autora desse livro, Syrie James conseguiu unir o cenário da vida de Jane com circunstâncias escritas em seus livros. Nesse livro a autora nos mostra que todos os personagens de Jane foram criados a partir do contexto de sua rotina da juventude até a vida adulta.

Dizer que Syrie criou uma bela obra é pouco perto desse presente que ela escreveu para os fãs de Jane Austen! Ler esse livro, mesmo sabendo que a historia ali é fictícia com alguns fatos reais, foi simplesmente maravilhoso! Me deixou muito feliz em ter vivenciado a rotina de Jane de forma tão profunda e real. A autora tem uma escrita tão gostosa de se ler que você se sente envolvido na atmosfera que ela cria para nos contar sobre a vida de Jane, seu envolvimento romântico e suas duvidas quanto a publicação de seus livros.
Para quem já leu os livros de Austen vai encontrar vários elementos presentes que são semelhantes entre a vida de Jane e essa historia criada por Syrie e foi justamente isso que me fez amar esse livro. E até mesmo quem não leu nada de Jane, vai se senir maravilhado com essa obra. Eu recomendo demais.

site: https://www.instagram.com/p/BoCucJ1HbTf/

Raquel 21/04/2021

Maravilhoso!
Enquanto fã incorrigível, sou suspeita para falar, pois nada poderia ser mais surreal do que acessar as lembranças de Jane Austen. Mas quero registrar que este livro trouxe uma das histórias mais lindas e marcantes que há muito tempo não encontrava em outros livros, e mesmo ficando na dúvida sobre o que de fato era real e o que não era, não pude deixar de sentir a beleza da essência romântica de J.A., nem de ser levada imediatamente para o séc XIX toda vez que abria o livro, ficando absolutamente submersa nessa história.

Toda a história de J.A. e seu grande amor é de encher os olhos, me fez até ser trouxa me apaixonando, mais uma vez, por um homem de 200 anos (francamente J.A.!). O Sr. Ashford é  descrito como uma pessoa, que apesar de suas grandes posses, era humilde de caráter e muito gentil, além de ser muito inteligente, característica esta que o levou ao encontro dos complexos pensamentos e emoções de J.A. Foi lindo ver tudo acontecendo, evoluindo lentamente, anseava pelo próximo capítulo!

Foi incrível também acompanhar a jornada de criação das suas obras, e se apaixonar pelos diálogos sobre seus próprios personagens, enquanto os criava. Fantástico para quem já leu suas obras e pode descobrir um pouco mais sobre eles pela ótica de J.A.

Realmente chorei no final!
"...agora, acredito que haja uma espécie de felicidade a ser encontrada em todas as coisas na vida, em tudo que é bom e agradável, bem como no que é triste e doloroso."

E chorei mais ainda no posfácio, que mesmo já conhecendo sua biografia, finalizei com um grande sentimento de saudade de um alguém realmente admirável.

...
"- Você quer ser uma romancista publicada?
- É tudo que eu sempre quis.
- Então você será uma romancista publicada, Srta. Jane Austen."
...

Irene.Madeiro 08/05/2014

PROPAGANDA ENGANOSA
Fico revoltada de uma pessoa usar o nome de uma autora famosa, que é admirada, para através de um título e uma estória inventada enganar ao leitor e o pior de tudo não tem criatividade de inventar a própria estória e usa o tempo todo partes dos romances de Jane Austen, parece uma colcha de retalhos...

Mara seidhom 12/05/2014

Um dos maiores nomes da literatura inglesa, Jane Austen escreveu clássicos como Orgulho e preconceito. Embora seus livros tenham interessantes histórias de amor, a vida amorosa da autora nunca foi considerada notável. Esse foi o ponto de partida para Syrie James, estudiosa de Austen, criar uma versão romanceada sobre a vida da aclamada escritora. E se memórias escritas pela própria Austen fossem descobertas, revelando um grande caso de amor? Escrito em um estilo próximo ao da própria escritora britânica, As memórias perdidas de Jane Austen é um livro notável, irresistível para qualquer um que ame Jane Austen – ou grandes romances.

Iara.Antunes 24/02/2018

"Percebi, de repente, que eu tinha sonhado com aquele momento por quase toda a minha vida. Havia desejado, sem saber se ele jamais seria verdadeiramente possível, com um desejo muito mais profundo e mais forte do que eu tinha imaginado. Desta forma, o verdadeiro significado do evento não poderia ser compreendido em um espaço tão curto de tempo".

"Agora, acredito que haja uma espécie de felicidade a ser encontrado em todas as coisas na vida, em tudo que é bom e agradável, bem como no que é triste ou doloroso".

"Não temos mais a revelação dos meus fracassos ou dos de outrem. Passei a acreditar, no final, que não há vergonha na verdade, apenas liberdade; e que, com o tempo, toda história tem o direito de ser contada". (As memórias perdidas de Jane Austen)

Apesar do livro ser de ficção baseado na vida de Jane Austen e alguns fatos aqui descritos serem reais. A autora Syrie contou muito bem está história e criou um ambiente digno. Muito próximo se fosse Jane que estivesse contando as suas memórias. Senti as críticas sociais , a ironia, as reflexões sobre sentimento com tanta profundidade, os pré-conceitos , as alegrias e tristezas da vida e as decisões difíceis que fazemos em nome do amor. Também somos presentiados com as inspirações que deram origem aos personagens do seus livros, a batalha dela ao publicar seu primeiro livro, seu processo de escrita. Ler esta obra foi voltar aos livros de razão e sensibilidade e orgulho e preconceito. Esta história de memória fez eu sorri , me emocionei, me encantar e amar ainda mais a Jane Austen.
Quem disse que esta obra não pode ser verdadeira de fato: " Você quer dizer que, se eu acreditar na sua história como a contou, ela será tão boa como se fosse verdade?".
Mathias.Weirich 24/02/2018minha estante
Após ler esta resenha, me deu ainda mais vontade de ler todos os livros de Jane Austen, uma mulher que esta marcada eternamente na história da humanidade, como uma das melhores e maiores autoras de todos os tempos. Ouso dizer que existem poucos autores eternos como ela, só consigo me lembrar de dois, sendo eles de gêneros totalmente diferentes do de Jane Austen.

Concluo que considero a Jane Austen a melhor escritora de romances de todos os tempos e certamente, após ler todos os livros dela, lerei este livro!

Obrigado por me apresentar a esta grande autora, meu amor!

Iara.Antunes 24/02/2018minha estante
Amei teu comentário

Ana 30/10/2020

Um livro que todo fã de Austen deveria ler
A escrita tem o tom leve, divertido e um pouco irônico de Jane Austen. É uma linda história, digna da autora que escreveu romances tão belos.

Stefani 19/05/2018

Descobrindo o outro lado da famosa autora
Nossa q livro mais lindo!!! kkk Eu gostaria muito de enrolar um monte neste texto pra só no final poder dizer o quanto esse livro é apaixonante, mas acontece q esse livro me conquistou tanto que não há como começar esse texto de outra maneira, eu tenho q ser direta, esse livro é perfeito!
Primeiramente tenho q deixar claro que não sou uma fã de biografias, na verdade só li uma em toda a minha vida, e infelizmente sou sim uma pessoa que não curte esse gênero, mas acho q a gente tem q ler de tudo pra só assim desenvolver uma ideia sobre um dado assunto, entao resolvi ler esse livro apesar do genero. Outra coisa a se ressaltar é q eu não sou uma grande fã da autora, na verdade eu já li 2 livros dela, um eu não gostei nenhum pouco, já o outro q é Orgulho e Preconceito é um dos meus queridinhos, entao resolvi ler essa biografia apesar de achar q eu não ia gostar tanto deste livro, então imaginem minha surpresa quando amei a historia!
Bom segundo a autora q publicou este livro parece q foram encontrados os diarios de Jane Austen a alguns anos atras, assim esses manuscritos foram editados e publicados nesta versão a q esse texto se remete. A historia é sobre a vida de Jane Austen, mas sem duvida é o diario mais lindo q já li, pq não é escrito como um diário normal, mas sim como um livro com capitulos, a autora esta relembrando o seu passado. O mais interessante é que a autora nunca se casou então sempre houve comentarios sobre como uma mulher solteira e sem envolvimentos romanticos poderia escrever historias de amor como as q Austen publicava, por isso nesse diario Jane resolve contar sua real versão dos fatos, e isso nos leva a uma das historias de amor mais lindas q já vi. Amei absolutamente este livro, mas confesso q queria saber se realmente é uma ficção ou se esse diario da Jane foi realmente encontrado, mas apesar de não ter esta informação (se alguém tiver por favor me fale aqui nos comentarios pq to super curiosa!) eu amei muito esse livro e indico a todos os q buscam um romance encantador. Leiam também pessoal, esse livro vale muito a pena!
Maju 04/06/2018minha estante
Stefani, esse livro não é uma biografia! É uma história ficcional!

Stefani 11/09/2018minha estante
Oi Maju, obrigada por tirar minha duvida!

Isa 28/01/2015

Quem pensar que é um livro com suas memórias (de fato) assim como pensei no começo, sinto muito dizer que não é uma história totalmente verídica, ela fez uma ficção com base em alguns acontecimentos da vida de Jane Austen e dos seus livros, embora tudo isso não deixa de ser um "bom" livro.

site: http://www.amazon.com/The-Lost-Memoirs-Jane-Austen/product-reviews/0061341428/ref=cm_cr_dp_qt_hist_one?ie=UTF8&filterBy=addOneStar&showViewpoints=0

1 | 2 | 3 | 4