A Viúva Clicquot

A Viúva Clicquot Tilar J. Mazzeo

Resenhas - A Viúva Clicquot

Marcos Paulo 25/03/2024

Leitura muito agradável: alem de percorrer a historia dessa mulher lendária, também fornece um belo panorama dessa região que todos aprendemos a nos curvar. Aos amantes dos vinhos, vale muito a pena essa obra!!

Pagliuca 03/03/2024

Bela história, belo livro
Uma história comum para um champagne incomum. As lutas, descompassos e imprevistos da vida fizeram de uma jovem viúva uma grande produtora e empresária. Controlou e cuidou melhor a vida da sua família do que a sua própria.
Me impressionou positivamente. Aconselho a leitura, fortemente.

Cris 06/02/2024

06.02.2024
Conta a história de Barbe-Nicole Clicquot e da casa de champanhe Veuve Clicquot. Em meio à época de Napoleão, após a morte de seu marido, teve que tomar a frente da produção e exportar seu produto para além da França. Muito bonita a história de superação em um meio patriarcal, que essa mulher teve que enfrentar.
CPF1964 07/02/2024minha estante
??????

Marcello Ramalho 02/05/2023

Um passeio pela história da uma personagem inserida no contexto da revolução francesa. Uma mulher empreendedora, que construiu uma marca e apresentou ao mundo um conceito de um produto premium. Leitura informativa e divertida.

Mara 11/03/2023

Exemplo de perseverança
É uma boa biografia, bem referenciada, de uma personagem na qual não há muito registro de sua história pessoal. A autora foi sincera ao escrever que imaginou momentos e pensamentos da biografada, baseados no contexto histórico e em tudo que aprendeu sobre ela. Muitos biógrafos não tem esse trabalho de dizer ao leitor "olha, isso eu tô inventando, mas me baseei no contexto real", apenas preenchem lacunas com criações fictícias tiradas do c*. Aí quando você compara biografias, descobre várias divergências. Aqui não, fica claro quando não havia certeza do que aconteceu. Gostei de conhecer a história da Viúva Clicquot, foi uma mulher muito à frente de seu tempo, que levantou um império com inteligência e o manteve a pulso firme. O livro é uma aula de história, seja da Barbe-Nicole, da champagne, do vinho, da França e da Europa. E uma aula sobre empreendedorismo e força de vontade.

Michelle.Steinhoff 30/01/2023

Uma leitura leve, cheia de talvez devido a ausência de registros sobre Barbe-Nicole. Mas na minha opinião, só deixou o livro mais lúdico. Me peguei várias vezes imaginando as cenas.
Em uma época onde mulheres não tinham voz, com muita perseverança, ela levantou um império.
Além da história da incrível mulher, o livro traz muitas curiosidades sobre a bebida que é sinônimo de comemoração em todo o mundo.

Renata 17/12/2021

Viúva Clicquot
A história de Barbe Nicole é belíssima.Uma mulher que não temia os obstáculos e assim foi criando seu império.Uma mulher determinada e seus esforços possibilitaram o desenvolvimento da indústria do vinho.Recomendo muito,adorei!

Leo Brust 12/02/2021

Champanhe e história
Muito bem escrito, ainda mas pela pouca quantidade de referência biográfica da Viúva Cliqcout. Uma viagem pela história da França, do Champanhe e de uma mulher que marcou seu nome em um dos produtos mais elitizados do mundo. Vale a pena a leitura.

Dani Kkardiff 07/01/2021

As história da Veuve Clicquot
Gostei muito de conhecer a história do champanhe e desta marca, juntamente com o contexto da revolução francesa. Por isto, recomendo a leitura aos interessados pelo mundo do champanhe.

Infelizmente, a autora utiliza muitos "talvez" para preencher a lacuna de conhecimento sobre a vida de Veuve Clicquot. Ainda sim, não se tira o mérito de conhecer um pouco sobre sua história e sua relevância em um mundo de empreendedorismo dominado pelos homens.

Recomendaria ler o Pósfacio antes de começar o livro, assim com expectativas já alinhadas, o excesso de talvez não incomode tanto. ;)

Estela.Mayra 01/10/2020

La Grande Dame
O livro não é totalmente baseado em fatos concretos, mas em momento algum a autora esconde a falta de registros e por isso as suposições de alguns fatos.

Para os amantes do vinho, todo pequeno pedaço da história conta. Uma boa leitura.

juh 20/08/2020

A grande dama da Champagne
Este livro fala, de forma didática, da história da viúva Clicquot, a rainha do champanhe. Abarca todo o contexto histórico, econômico, político e social dos séculos XVIII e XIX na Europa. Este livro é interessante mesmo para quem, como eu, não se interessa por vinhos ou por essa indústria.

Filipe 18/05/2020

Sobre a história do champagne
É um livro muito interessante para os amantes do vinho e, sobretudo, dos champagnes. Ela conta a história desde o início dos champagnes com Dom Pérignon até Louise Pommery popularizando os Bruts. Portanto, não é uma biografia da Barbe-Nicole (Viúva Clicquot), mas sim relacionando a história dela, sobre como fez prosperar essa marca tão famosa, com a história do champagne. Eu particularmente gostei muito. Recomendo a leitura. Mas se você não é um apaixonado por champagnes... acho que ficará maçante.

Luiz.Fernando 09/05/2020

Um livro leve e divertido de se ler contando a história de uma mulher excepcional que lutando contra uma sociedade machista além de muitas outras intempéries que a época em que viveu lhe proporcionava, pôde construir um império e um legado que perdura até hoje

Leandro.Santana 25/02/2020

Certamente o champagne terá um sabor ainda mais especial após ler esse livro.
Quem diria que o icônico champagne Veuve Clicquot de fato tem origem no trabalho de uma viúva? Pois, neste livro é contada a história da Viúva Clicquot. Em meados do século XIX, não era comum ver mulheres comandando grandes negócios. Não é por acaso que a ascensão de Barbe-Nicole Clicquot Ponsardin ao topo dos negócios da família foi um tanto tortuosa, tendo como principal marco a morte de seu marido.

Se Barbe-Nicole contou com fatos completamente inesperados para chegar ao comando de sua vinícola, uma vez no poder ela demonstrou perspicácia equivalente a dos grandes homens de negócios do seu tempo. Pois foi sob a sua gestão que a marca se tornou grande e relevante no mercado local e internacional.

A história começa na infância de Barbe-Nicole, no período da Revolução Francesa, e vai até a sua morte, décadas depois. Isso torna o livro ainda mais interessante porque o enredo se mistura com a história da França no século XIX, com as idas e vindas entre império e república, guerra e paz.

Certamente o champagne terá um sabor ainda mais especial após ler esse livro.

Cheiro de Livro 31/12/2018

A Viúva Clicquot
O livro de Tilar J. Mazzeo morava na minha estante desde o começo desta década e, inspirada pelo nosso desafio de leitura, resolvi lê-lo. Uma ótima escolha mesmo que o livro não seja exatamente uma biografia.
Comprei o livro achando que leria uma biografia de uma mulher que no século XIX construiu um império mas o livro não é nada disso. Ser mulher no século XIX não era fácil e mesmo que você tenha construído um império e fosse reconhecida por isso ninguém se preocupava em preservar sua história. Não existem registros de quem foi Barbe-Nicole Clicquot Ponsardin o que foi preservado foi a historia do império que ela construiu e não a memória da mulher que o ergueu. Foi um pouco frustrante saber que leria bem pouco sobre a mulher Barbe-Nicole e ao mesmo tempo foi uma ótima leitura.

O livro é mais uma grande historia de como o Champanhe deixou de ser uma pequena produção artesanal e tornou-se uma grande indústria, como uma bebida tornou-se sinônimo de celebração, de festa, de alegria. É muito mais um livro sobre a história do champanhe do que de Barbe-Nicole e é envolvente o suficiente para encantar até mesmo alguém que bebe muito pouco como eu.

O champanhe sempre foi a bebida dos reis e as dificuldades de se preservar a bebida fazia com a produção não chegasse nem perto das milhões da garrafas vendidas hoje. É no final do século XVII e no século XIX, esse ultimo onde Barbe-Nicole é protagonista, que o champanhe se popularizou e tornou-se a indústria que hoje conhecemos. Uma série de inovações facilitaram a produção, sendo uma das mais significativas a melhor qualidade das garrafas, as famosas bolhas da bebida se formam nas garrafas de vidro e quando essas garrafas não são bem produzidas a pressão faz com que estourem.

É fascinante os detalhes que aprendi sobre a produção de vinho e especial do champanhe e não resisti e fui em busca de uma “garrafa da viúva†(como os europeus pediam um champanhe no século XIX) e posso garantir que o vinho espumante produzido pela empresa criada por Barbe-Nicole continua tão maravilhoso quanto descrito. A Veuve Clicquot tornou-se uma das mais famosas marcas de champanhe pela ousadia de sua criadora, Barbe-Nicole apostou alto quando as guerras napoleônicas terminaram e isso lhe garantiu conquistar o mercado Russo e fez sua fortuna. É dela também a criação de uma inovação que acelera feitura da bebida sem perder a qualidade, sua maior contribuição para a indústria.

É triste que se saiba tão pouco sobre uma mulher tão extraordinária, que assumiu uma empresa familiar antes dos 30 anos e quando se aposentou quase 40 décadas depois tinha transformado a Veuve Clicquot em um império. Um brinde a Barbe-Nicole e boa leitura.

site: https://cheirodelivro.com/a-viuva-clicquot/