Quando ela acordou

Quando ela acordou Hillary Jordan

Resenhas - Quando Ela Acordou

clarawlx 26/03/2024

Deve colocar o pé no caminho sem nada a não ser você mesma.
Surpreendente. Tomou rumos além da premissa inicial e se enrolou em assuntos que, apesar de adjacentes, nunca imaginei que seriam tratado com delicadeza e foco na narrativa. Foi claro, chocante e ríspido nos momentos certos, nas denúncias que se propôs a fazer, e, acima de tudo, deixou o suave gosto da esperança de um final bom ? para todas nós, porque é pessoal, mas coletivo também.

A_Sarah_Soares 15/11/2023

É pessoal
Hanna é acusada por assassinato ao fazer um aborto em uma sociedade onde a pena por este delito é a pigmentação da pele na cor vermelha.

O livro traz pontos interessantes sobre o tema e reflete várias situações onde o aborto é uma violação grave a vida independente da situação.

Refleti muito sobre como é fácil tornar uma ideia, seja ela verdadeira ou não, em uma verdade absoluta, a opinião das massas se torna algo fácil de aceitar, principalmente quando estamos vivendo em uma caixa sem enxergar outras realidades além da nossa.

Vinicius.Davanzo 02/06/2023

Uma jóia descoberta por acaso
Comprei esse livro porque estava em promoção e q grande surpresa. Uma obra surpreendente que traz temas super relevantes de maneira muito leve.
A trama segue uma mulher q abortou pra proteger o grande amor de sua vida, porém esse ato não é apenas pra diminuir a protagonista apenas servir ao seu homem, mas um ato de empoderamento pra ela.
A personagem cresceu de maneira tão bonita, primeiro se libertando da religião q a reprimia e segundo a sexualidade q tinha sido tão demonizada.
Um grande livro q não tem atenção nenhuma.

Ceecii 17/04/2023

Uma distopia semelhante ao Conto de Aia
"O que é uma mulher? Um sistema vivo de apoio para uma boceta."

Essa é a frase mais machista que eu já li e pertence à realidade deste livro que traz uma sensação de desconforto terrível. Pobre Hanna, que se apaixonou pela pessoa errada e que sofreu consequências preocupantes.

Poderia ser uma distopia mais reconhecida por conta de sua similaridade com o Conto de Aia: machismo, totalitarismo, castigo com as mulheres, entre outros. Curti bastante a ideia da pigmentação. Na minha imaginação ficou um pouco engraçado, mesmo que não fosse nada assim. Livro polêmico, interessante e bom.

Recomendo.

Katia Mel 25/02/2023

Você se surpreenderá
Você começa com uma capa, uma sinopse promissora e um pré julgamento. Mas percebe que a cada página vai mudando tudo o que imaginava, troca seus conceitos e considera absurdo cada acontecimento. Envolvente e fascinante.

Kátia 06/11/2022

A ideia é boa, só falta história...
Em "Quando ela acorda" Hannah foi julgada pela sua cidade, no Texas como assassina em segundo grau, pois fez um aborto e não quer contar quem fez e nem o nome do pai. É sentenciada a 16 anos de prisão! Nesta distopia, os condenados recebem uma aplicação que faz alterar o tom de sua pele, Hannah cometeu um crime e deve ser uma 'cromo vermelha'. A cada 6 meses deve se apresentar à uma clínica para receber a aplicação, caso contrário um vírus irá fazer o seu corpo definhar, até ela morrer.

Tomaram essa decisão para que não tenham mais cadeias super lotadas. O racismo agora é com pessoas de pele colorida. As pessoas com melacromagem amarela cometeram crimes leves e são mais aceitos, os laranja quase não se veem. A maioria é vermelha (não violentas). Os mais perigosos são os verdes e os roxos.

A comunidade se vigia e se tornou muito religiosa. Se agrupam em igrejas e seguem o que os reverendos dizem. Uma comunidade que pensa igual não teme os seus. Mas e se o mal estiver nas pessoas que não foram julgadas? E se a religião não for a salvação? Deus que está em toda parte deixaria uma de suas filhas ser condenada em nome do amor?

Esse livro fala de pessoas que seguem uma religião e entendem isso como fé, sem questionar. Nas últimas semanas a fé de algumas pessoas foi misturada com motivos políticos nas eleições no BR, assim como neste livro. Independente da fé, todos devem questionar o que chamam de 'verdade' e seguir o bem.

"a Reverenda Easter continuou: — Um católico lhe diria que questionar Deus é seu primeiro erro, que a fé deve ser cega e absoluta, do contrário não é absolutamente fé. (...) Não importa a Deus como chamamos a nós mesmos, ou até como o chamamos. Somos os únicos que nos preocupamos com isso. Mas, sendo da igreja episcopal e não evangélica — disse ela, com um olhar para Hannah —, responderei à sua pergunta com outra, ou melhor, com uma porção de perguntas, que agora é como tendemos a fazer as coisas. De que outra maneira você explicaria o milagre do seu coração batendo, a compaixão de estranhos, a existência de Mozart, Rilke e Michelangelo? Como você explica sequoias e beija-flores, orquídeas e nebulosas? Como pode tanta beleza existir sem Deus?
— Você não precisa parar de pensar e fazer perguntas, para acreditar em Deus, criança. Se ele desejasse um rebanho de oito bilhões de ovelhas, não nos teria dado polegares que podem opor-se e nos daria muito menos livre-arbítrio."

Janise Martins 15/07/2022

Li 15% e não deu mais, além da autora deturpar a religião, o assunto começa com uma mulher que cometeu adultério, e foi condenada e presa por aborto. Aí é um mimimi de proteção a seu amante, que é pastor. Ahhh pelamor! Sem contar que não gostei da escrita. Tenho paciência não.
Heidi Gisele Borges 15/07/2022minha estante
Li até o fim, então garanto: não perdeu nada! ?

Janise Martins 15/07/2022minha estante
Bom pra mim, ruim pra você hehehhe

Madu 14/05/2022

Quando Ela Acordou.
Um dos livros mais incríveis que já li em toda a minha vida! Sinceramente, a autora dessa obra merece todos os prêmios do mundo.

A história abordada é algo cotidiana que acontece com nós, seres humanos. Cara? que analogias, que referências, que tudo!!

Leiam, esse livro é incrível!

FannY 30/11/2021

Ble
Acredito que tinha tudo para ser um ótimo livro e Lara algumas pessoas até pode ser um ótimo livro mas para mim, foi péssimo, o começo foi difícil pegar embalo tanto que o larguei diversas vezes e quando a história começa a fica quase "interessante" vem temas que achei que desrespeita muita gente, talvez tal coisa seja opinião da escritora mas, acho que poderia ter abordado de forma diferente ou talvez ela quisesse causar ou melhor impactar mesmo o leito com os temos abordados na história, bom resumindo não terminei de fato, resolvi não ler mais faltando pouquinhos páginas mas, achei que forçou a barra por isso desistir de vez.

Lucas 20/07/2021

Instagram: @leiamesecapaz
Quando Ela Acordou foi diferente de tudo que eu esperava, um verdadeiro soco no estômago. Uma distopia mais real do que queríamos. Em um governo totalitário e com a religião totalmente permeada nas veias dos governantes, os criminosos não precisam mais ficar encarcerados, em vez disso eles passam por uma modificação genética na sua cor de pele o que eles chamam de "cromagem", onde cada pessoa condenada recebe uma cor de acordo com seu crime e podem ir conviver em sociedade novamente.

Mas conviver em sociedade é a última coisa que as pessoas cromadas conseguem. A pele marcada por uma cor é motivo de vergonha, muitos lugares não aceitam a presença dos cromos e a taxa de mortalidade é altíssima entre eles. É o que Hannah Payne irá descobrir após ser cromada com a cor vermelha - a cor para o delito mais grave, o assassinato.

Hannah é uma mulher criada com preceitos religiosos duros, conservadora e dedicada a família. Leva uma vida simples e casta, mas um homem lhe deixa perdidamente apaixonada. E esse homem não é nada mais e nada menos que o pastor da sua igreja - o Reverendo Dale que é casado tem milhares de fieis que lhe admiram e lhe seguem. Isso não poderia acontecer, a reputação dos dois iriam para o espaço se algo entres eles acontecessem.

Mas o inevitável acontece, eles se envolvem e Hannah acaba engravidando, com medo da humilhação, ela decide abortar. Mas o governo descobre e é acusada de assassinato e torna-se uma vermelha. E terá que ter muita força de vontade para sobreviver. Forte e impactante, é assim que Quando Ela Acordou pode ser descrito.

Hillary Jordan criou uma trama feroz e que pode não agradar os leitores muito conversadores, pois mexe em tabus como religião, Deus, fé, feminismo e aborto. A autora criou uma história onde a sociedade usa o nome de Deus e da religião, para julgar outras pessoas. Vemos pessoas que se dizem de Deus e salvas, mas não mostram empatia e condena a conduta errada. Isso te lembra a sociedade em que vivemos?

No mundo em que vivemos, as pessoas usam da religião para revelar seu lado medíocre e pregar o desamor. E na história de Jordan não é diferente. Vemos que fé e religião são coisas distintas. Que não existe religião sem fé, mas fé sem religião pode ser possível. Vemos como as pessoas são alienadas e sem escrúpulos. Um livro reflexivo com muito para pensarmos e revermos muitos conceitos que carregamos conosco.

O único defeito de Quando Ela Acordou é ser tão pouco conhecido, pois merecia ser lançado ao estrelismo tão como O Conto de Aia.
Regi 17/09/2021minha estante
Lendo tua resenha me fez lembrar de O Conto da Aia e há anos estou protelando a leitura desse aqui.

Lucas 20/09/2021minha estante
Sim, realmente tem um Q do Conto de Aia. Que é excelente por sinal também