Clube da Árvore Solitária

Clube da Árvore Solitária S. G. Conzatti




Resenhas - Clube da Árvore Solitária


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Clóvis Marcelo 22/01/2014

Amigos, Fantasmas e Bullying - Vol. 1
Júlia, uma garota de 15 anos, abre a história ao se encaminhar para a escola e acabar mudando de caminho por não conter a curiosidade de dar uma espiadinha no cemitério da cidade, afinal fica bem perto do seu colégio o que teria de ruim nisso? O que ela não esperava era encontrar, em plena neblina e o frio da manhã, um ser saindo de dentro de um caixão.

A menina chega em sua escola aos prantos e logo chama atenção de outros meninos que ouviram a história e querem tirar a limpo o que existe no cemitério, que fantasma foi esse que a menina viu saindo de um caixão. Algo como isso não pode ter explicação, pode?

Eduarda é a mais alta da turma, e sempre fora pressionada por isso. Os colegas da sua escola não a deixam em paz um só minuto. É lá também que estuda Yuri, um garoto misterioso, reservado, que adora ouvir músicas só para si em seu fone de ouvido. Yuri nunca teve problemas com perseguição, seu jeito calado e indiferente lhe protegia disso, até conhecer Eduarda e ambos se tornarem amigos.

Samuel está acima do peso; é horrível ser o gordinho da turma e as pessoas não o perdoam por isso. Ele adora ler revistas em quadrinhos e é assim que consegue escapar das pregações de peça do mundo real e ser transportado ao seu próprio mundo, onde heróis de verdade existem.

Max tem 13 anos e estuda na mesma escola que Samuel. É o melhor amigo de Jéssica - uma menina de 14 anos, doce, tímida e romântica – por quem guarda uma paixão. Max é nitidamente Nerd, anda com seu smartphone para todos os lados, tem um blog e sabe tudo sobre o mundo digital.

Jéssica por sua vez se encanta pelo pior garoto do colégio, Vicente. Bem, não tão ruim assim pois Vicente tem muito de bom em seu coração, mas seu jeito agressivo, sua mania de brigar com tudo o com todos, impedem que as pessoas vejam isso.

É na busca pelo fantasma do cemitério que esse grupo de 6 jovens, se reúnem para formar uma história sobre a descoberta da amizade, a crueldade dos jovens para com seus semelhantes, sobre romance e mistério.

"Talvez sejamos como o Batman, Homem-Aranha ou qualquer outro herói, apesar de sermos pessoas normais e desprotegidas na escola; ao nos reunirmos e colocamos nossas fantasias, nos tornamos especiais."

De onde vem o título?
Em parte da árvore que fica em frente ao cemitério e que é o ponto de encontro dos garotos, em parte por outro motivo que você precisa ler a história para entender...

"Aquela grande árvore solitária havia sido sua única confidente por um longo tempo, uma amiga silenciosa, mas presente."

COMENTÁRIOS

Com um texto fluido, uma escrita fácil e ao mesmo tempo formal e bonita, Shana Conzatti consegue passar veracidade em seu romance de estreia. Sentimos vontade de continuar a ler e saber mais desses meninos. Algo que senti que precisa ser melhorado foi na construção dos diálogos – pode ter sido por se tratar de uma literatura juvenil que sempre passa um quê de imaturidade, ou a insegurança de escrever sua primeira publicação.

Para quem tem intenção de ler (o que espero que façam), deve-se ter atenção na descrição que diferenciam os 7 diferentes personagens de principal destaque. Pode parecer muita informação a primeira vista, mas no decorrer da leitura cada um deles se mostra de um jeito singular.

Uma curiosidade é que em nenhum momento é citada a cidade que acontece a história, uma boa sacada que dá oportunidade do leitor se deslocar para onde quiser – a mim pareceu que estamos no sul do país.

Essa é uma história bem estruturada e objetiva – todos os fatos são significantes para a história –, voltada ao público juvenil. Não pense que encontrará um livro que fala sobre grandes questões da vida, voltado ao público adulto, contudo, pode e deve ser lido por qualquer idade.

No desfecho do livro ficamos esperando por mais. O enredo tem um final cíclico mas deixa brechas para novas aventuras e dissoluções de enigmas dos nossos personagens principais (sobretudo Yuri). Uma dica que tenho seria inserir a personagem Júlia mais adiante.

Em contato com a autora, ela disse pretender desenvolver a história mais adiante e retornar com a mesma turma construindo novas temáticas, porém temos que esperar um longo ano pela frente. Enquanto isso, você pode ter acesso a contos paralelos narrados sob a perspectiva de Eduarda e Vicente.

"O grupo fizera da amizade o escudo para afastar as tristezas, a espada que lhes dera coragem de lutar e o amuleto para acreditarem que muitas coisas boas sempre podem acontecer quando confiamos em nós mesmos."


site: http://defrentecomoslivros.blogspot.com/2014/01/resenha-clube-da-arvore-solitaria-volume-1-shana-conzatti.html
comentários(0)comente



naniedias 24/06/2013

Amigos, Fantasmas e Bullying, de Shana Conzatti
Independente - 215 páginas
Uma mistura de aventura e dicas de como lidar com o bullying na escola.


Título: Amigos, Fantasmas e Bullying
Autora: Shana Conzatti
Editora: Independente
ASIN: B00D09312W
Ano da Edição: 2013
Nº de Páginas: 215
Comprar Online: Amazon / Clube dos Autores
Série: Clube da Árvore Solitária - Vol. 1
Outros livros da série:
- Desafiando Vicente - História Paralela


Sinopse:
Eduarda, Samuel, Jéssica, Max, Yuri e Vicente - adolescentes que parecem nada ter em comum, mas descobrem que sua impopularidade na escola poderia uni-los.

Envolvidos em uma inesperada caça ao fantasma, os seis vão se aproximando cada vez mais, confiando um nos outros e se tornando amigos. Enquanto isso, lutam contra o bullying que alguns enfrentam na escola.

Fantasma ou bullying: o que é mais aterrador?


O que eu achei do livro:
Muito bom!

Resenhei aqui no blog uma história extra dessa série e agora enfim resenho o primeiro volume!

A escrita de Shana Conzatti é muito gostosa, leve e dinâmica. Mas o mais bacana do livro é que ele une ação e aventura com dicas preciosas para os adolescentes lidarem com problemas que são intrínsecos à sua idade. Nesse primeiro volume, a autora lida com o bullying.

Os jovens podem ser muito cruéis uns com os outros e não é fácil lidar com esse tipo de problema, principalmente quando acontece na escola, que é um ambiente que o adolescente precisa frequentar diariamente. Os protagonistas não sabem como lidar com o problema e os jovens da vida real muitas vezes também não tem tal conhecimento. Acho que esse é o ponto principal desse texto e o que torna esse livro uma excelente opção para ser usado em escolas pelos professores.
Os próprios protagonistas encontram maneiras de lidar com o problema e podem servir de exemplo para os leitores.

A autora tem planos para lançar outros livros na série e os volumes futuros irão tratar de outros problemas. Bacana, né?!

O livro foi lançado apenas de forma independente e pode ser comprado em dois locais: na Amazon (a versão digital) e no Clube dos Autores (a versão impressa).
Eu ganhei de presente da própria autora a versão impressa e posso dizer que ficou bem bacana!

Uma leitura bem leve, mas que consegue tratar de assuntos sérios e importantes! Espero que a autora continue com a ideia e que mais livros sejam lançados em breve.


Nota: 8



Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR