Eu sou a Lenda

Eu sou a Lenda Richard Matheson
Steve Niles

Resenhas - Eu sou a Lenda

@bibliotecafelina 14/08/2021

QUANDO O FILME SUPERA O LIVRO!
E não, não tô falando isso só por que o filme tem o Will Smith como protagonista!
É errado comparar livro com filme? Talvez!
Mas é inevitável que isso aconteça se você consumiu os dois, além de ser super possível achar que ambas as adaptações possam ser boas mesmo tendo diferenças.
Agora falando do livro: a escrita é normal, começa do nada e vai pra lugar nenhum, porém não há nada cativante no livro, nem personagem, nem um motivo e nem cena nenhuma, você simplesmente vai lendo com a sensação de esperar um grande ápice da história e o livro acaba sem ela acontecer.
Eu ainda "curti" algumas partes (me lembrou a faculdade) que fala bastante sobre pesquisas, vírus e bactérias, citologia.
Em resumo, vai pra lista dos piores livros desse ano e queria saber onde clico pra ter meu tempo de vida que investi lendo ele, de volta!

Mônica Bispo 15/02/2014

Eu Sou a Lenda foi um livro escrito por Richard Matheson e publicado em 1954. Conta a história de um dos poucos que sobreviveu a uma praga global provocada por um bacilo, que transformou suas vítimas em mortos-vivos sedentos por sangue, a quem Robert chamava de vampiros, por muitos possuírem as características desses personagens lendários: apetite insaciável por sangue, aversão ao cheiro de alho, à luz solar e à cruz.
Robert Neville precisou aprender a conviver com os tormentos da solidão, dos gritos de seu amigo que virara um morto-vivo, Ben Cortman, a chamá-lo: “Vem para fora, Neville!” e das lembraças de sua esposa Virgínia e de sua filha Kathy, vítimas fatais da doença.
Ao contrário do que possa parecer, o livro não se trata apenas de terror puro, mas nos leva a refletir sobre o peso da solidão, o quanto é complicado remarmos sozinhos contra a correnteza, o quanto é difícil sermos luz na escuridão e que precisamos da presença de outros seres vivos para pelo menos termos um pouco de ternura em meio ao caos.
O livro foi publicado em 1954 e ganhou três adaptações: The Last Man (O último homem na terra, 1964), The Omega Man (1971) e Eu Sou a Lenda (2007).

moniqueteens 10/04/2015

eu sou a lenda
O livro eu sou a lenda conta a história de Robert Neville, o único homem que sobreviveu a um vírus que se alastro em todo o mundo transformando todos em vampiros, menos ele. Toda manhã ele saia para caça-los enquanto dormiam, mais durante a noite era ao contrário, ele era a caça. Neville não acreditava na mitologia e sim na ciência ele achava que tinha uma explicação para os vampiros não chegarem perto de espelhos, serem alérgicos a cebola, não gostarem de cruz, queimarem ao sol e também não gostarem de água. Então enquanto ele ficava trancado em sua casa durante a noite se protegendo dos vampiros ele lia livros e fazia pesquisas para descobrir o motivo de eles temerem essas coisas. Neville já estava cansado de viver sozinho e no fundo ele tinha esperança de que ainda avia outro ser vivo no mundo.

Isadora 10/12/2015

Bem diferente do filme com Will Smith mas, ainda assim, muito interessante!
Nunca fui de ler livros com essa premissa de suspense e tensão mas, ao me arriscar nesse, achei surpreendente. O personagem se encontra numa situação perturbadora, prisioneiro em sua casa e até em seus pensamentos. O mundo que ele conhecia não existe mais. A terra, como nós a conhecemos, foi destruída e as pessoas se tornaram monstros.

Há sobreviventes? Há mais alguém, além do nosso herói, em todo mundo? Há uma cura?

Acompanhamos sua caminhada, sua dor e suas decepções. Acompanhamos seu tormento, sua vontade de encontrar pessoas como ele, sem muito sucesso.

Acho que este livro é reflexivo, para nos fazer pensar, já que a história nos dá a entender que os monstros não são tão monstros assim.