Filosofia Política para Educadores

Filosofia Política para Educadores Paulo Ghiraldelli

Resenhas - Filosofia Política para Educadores

Laianny Almeida 19/03/2021

Muito superficial
Nada me surpreendeu. O autor fala superficialmente sobre temas como: mulheres, aborto, legalização de drogas, cotas raciais, preconceito e tem um fascínio enorme de relacionar tudo ao sexo.
A terceira parte do livro apresenta casos que ao meu ver foram totalmente desnecessários.
É um ótimo título, mas de conteúdo de baixa qualidade.

Fraga 24/02/2022

Uma grande introdução a assuntos tabus
Acredito ser um livro muito importante, aliás tem várias analogias com filósofos muito boas, no entanto é uma grande introdução a assuntos polêmicos que a direita e a esquerda adoravam discutir e ainda amam.

Se não me engano, este livro é de 2013, época em que assuntos como casamento gay, aborto e até educação através de agressão, eram assunto polarizados onde tinha o lado "concordo" e "discordo", não muito além disso, pois lembro muito bem que na minha infância abortos e homossexualidade eram assunto tabus em relação a minha família. (Óbvio que naquela época ja existiam militantes muito bem informados nesses assuntos e graças a eles podemos discuti-los hoje em dia).

No entanto concordo que se tivesse lido esse livro naquela época, iria ficar surpreso com algumas referências.

Nesse caso li esse livro neste ano, onde graças ao twitter, podcast, canais militantes, esses assuntos estão na "boca do povo" de um jeito responsável e irresponsável. Esse é um dos motivos de muitos assuntos abordados no livro não serem tão explicativos, então muito deste texto passa a sensação de introdução a vários assuntos que alguns nem chegam a ser tão bem explorados.

Os pontos dos livros que mais gostei foram sobre "Sexo e bíblia" e também "Bíblias nas escolas".

Recomendaria este livro para pessoas que estão começando a se internar nesses assuntos, acredito ser uma boa introdução, mas nunca usar apenas desse livro como parâmetro.

.Lara 26/01/2021

O bom desse livro, é que o autor trás temas de extrema relevância e que são muitos discutidos na nossa sociedade nos últimos tempos. Porém ele faz isso de uma forma simples e clara, consegue deixar suas ideias fáceis de se entender.
E de certa forma, você vê uma "imparcialidade", visto que quando ele trata dos assuntos e vai mostrar a visão tanto da esquerda quanto da direita, ele aponta os defeitos de ambos, como os argumentos que conseguem ser derrubados com facilidade. De certo modo, não vemos uma defesa total de um lado e sim uma reflexão dos temas.