O Canto da Sereia

Laura 07/01/2022

Resumo do livro: fofoca
Curto demais a ambientação
Gostei do mistério até
Mas que narrador irritante hein?
Eu já li a minha cota de narradores chatos, homofóbicos, machistas e tudo mais então tô até acostumada mas chegava partes que eu só queria mandar ele calar a boca
Cenas de sexo bem do nada mas nada que não de pra pular
O que importa mesmo é: fofoca
Boa parte da trama é feito na base da fofoca e eu gostei muito disso, achei meio enrrolado? Sim, terminei a leitura só pra saber o final mesmo, não achei um final espetacular mas é o que tem né, legalzinho.
Bea 07/01/2022minha estante
mds legalizinho é o auge kkkkkkkkkk

Rita.Tomaz 27/02/2022

uau
que história fascinante. apesar do Augustão ser um tremendo de um safado babaca, ele tem seus momentos... me apaixonei por Sereia e fiquei bem entretidae comovida pela sua história

Rafael Revadam 08/01/2013

O Canto da Sereia: A fama e seus cúmplices
Como um adorador de histórias, me interesso por todas as formas em que elas são contadas. Além dos livros, séries, filmes e novelas são produtos que me fascinam e quando há uma ligação entre eles, minha adoração aumenta.

Quando soube que o livro O Canto da Sereia, de Nelson Motta, seria adaptado e transformado em minissérie, corri para uma livraria próxima e o adquiri. A história em si já foi um atrativo, mas com uma identidade visual (capa, formato das páginas, diagramação) interessante e mais a notícia da breve adaptação televisiva, tive motivos suficientes para lê-lo.

Com a promessa de criar um suspense baiano, O Canto da Sereia conta a história de Sereia, uma cantora no auge da fama que, enquanto se apresentava num trio elétrico, sofre um tiro e morre. O problema é que no meio da multidão não se pôde identificar de onde surgiu o atentado, transformando amigos e empresários da estrela como suspeitos do crime.

Para solucionar o caso, foi escalado o chefe de segurança de Sereia – que obviamente fracassou em sua missão. Augustão, que ainda é jornalista e detetive particular, sente um misto de culpa e curiosidade, e decide iniciar a investigação.

"Quando a menina nasceu, ela consultou sua mãe-de-santo, que jogou os búzios várias vezes e confirmou que Sereia conquistaria a fama e a fortuna, mas não seria muito feliz por muito tempo"

Se a trama inicialmente parece um clichê, seu desenrolar foge do óbvio. Augustão é um detetive diferente, que foge dos métodos tradicionais de investigação e também se perde entre deduções e desejos sexuais. É um personagem retratado com suas fragilidades e imperfeições, e com um senso de humor que se destaca na história.

Outro ponto positivo é o trabalho de pesquisa que o autor fez para a construção da obra. Ambientada em toda a Bahia, Nelson Motta inseriu a cultura baiana na trama e no comportamento dos personagens, ilustrando cenários e costumes ao leitor.

Entretanto, confesso que o enredo final deixou a desejar. Em certo momento é possível identificar o possível assassino de Sereia, o que acaba com o suspense que o livro busca gerar. Além disso, as justificativas do crime também são fracas e não condizem com a ótima construção dos personagens-suspeitos e seus possíveis motivos para cometer o ato.

Por fim, O Canto da Sereia é um livro bom, mas não foge disso. Para os fãs de livros de suspense, ele pode decepcionar, pois se trata de uma história simples, sem grandes surpresas ou grandes revelações. É um entretenimento básico, algo que a futura série de TV deve tentar fugir.

Ítalo Richard 23/01/2014minha estante
Pela primeira vez gostei mais da adaptação para a TV do que do livro. Não que o livro seja ruim, ele é bem interessante. Mas carrega uma série de exageros e passagens desnecessárias, que a minissérie consegue enxugar. E não entendi a escolha do assassino (no livro), personagem sem consistência.

yas 28/02/2021

Comecei o livros com grandes expectativas, devido ao fato de já ter acompanhado a minissérie baseado nele, mas não as tive totalmente supridas.
A leitura foi fluida e me encantei com o suspense ambientado na Bahia e tão ligado com a cultura da região, porém não pude deixar de me incomodar com posições e falas do narrador.
Acima de tudo, uma leitura válida e que possui uma personagem inesquecível: Sereia Vive!

Luciano Otaciano 27/05/2021

Obra boa, apesar do protagonista asqueroso!
Primeiramente o ponto que eu quero deixar bem claro aqui é que, este não é um livro para inexperientes, uma vez que, poderá desagradar um bocado leitores iniciantes, pois temos falas pesadas, cenas explícitas e um narrador um tanto quanto asqueroso. Augustão se vê na obrigação de resolver o mistério da morte de Sereia, a musa do axé baiano, que levou um tiro no final do percurso de seu trio elétrico no Carnaval. Mas esse detetive é um pouco diferente dos que estamos acostumados. Casado e pai de duas filhas, Augustão acaba sempre se envolvendo com outras mulheres, sendo bem machista e preconceituoso em muitos momentos da narrativa. Isso acabou me incomodando um pouco durante essa leitura, mas nada que estragasse a experiência da história.
A mistura de elementos da cultura baiana é deliciosa e Nelson Motta te faz entrar no clima desde o início. De verdade, parece que o leitor está lá em Salvador acompanhando a investigação em pleno calor de Carnaval. O mistério é super envolvente e chama o leitor para desvendar o crime. É um livro muito rápido de ser lido. Porém, senti uma certa enrolação no meio da história que poderia muito bem ter sido cortada da edição final.
Os suspeitos são todos construídos de forma primorosa. O leitor se identifica com eles, mas ao mesmo tempo pode ter medo do que eles são capazes. A protagonista é desenvolvida com maestria. O leitor sente Sereia, a escuta e a venera junto com todo o Brasil. O autor não cria uma personagem irreal e fantasiosa, mostrando apenas as belezas da fama. Sereia vem de uma vida sofrida e vai sendo desvendada através das páginas deste livro. Motta deixa bem claro: ninguém é perfeito, todo mundo tem seus defeitos e suas dificuldades. Afinal de contas, estamos falando de pessoas. Alguns plots vão sendo lançados aos poucos durante a narrativa e isso instiga ainda mais o leitor. Traições, vinganças, escândalos políticos, segredos perigosos. O Canto da Sereia entrega tudo o que buscamos em um romance policial. Porém, a revelação final deixa um pouco a desejar. O motivo por trás da morte de Sereia é genial. Ele vai dando as caras aos poucos nos últimos capítulos. Mas o que desaponta é a pessoa responsável ser um tanto quanto aleatória ao enredo da protagonista. E é por isso que eu prefiro o final da minissérie. A conclusão da adaptação é muito mais satisfatória e faz sentido para a trama.
Em resumo, O CANTO DA SEREIA é uma ótima dica para você que está procurando um livro nacional que prende, tem personagens muito bem desenvolvidos, mistérios e revelações a cada capítulo e uma leitura que flui demais! Recomendo! Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!

Vmasch 27/03/2023

Que história fascinante... Apesar do Augustão ser um tremendo de um safado babaca, ele tem seus momentos... Me apaixonei pela Sereia e fiquei bem entretida e comovida pela sua história...

Bruno 31/03/2020

Um noir baiano bastante casual
Meu primeiro contato com a escrita de Nelson Motta se dá com O Canto da Sereia, um noir baiano que deu origem a minissérie estrelada por Ísis Valverde e que por bastante tempo me interessava a leitura, mas não a tinha engatado até então.

A história é simples e contada de forma bastante casual, sem muitas reviravoltas e pontos de tensão. Nelson cria belíssimas imagens e sensações, principalmente no início do livro. Uma leve revisada talvez fosse interessante em algumas outras partes, mas nada que comprometa totalmente a qualidade da história.

Apesar de em certo momento a gente já ter ideia do que estava acontecendo e de quem a matou, ainda assim continuamos envolvidos na história a fim de saber mais e descobrir se estamos certos ou não. A casualidade de tudo pode dar a sensação de que falta alguma coisa, mas mesmo assim vale a leitura.

Jana 23/12/2021

Toda e qualquer obra ambientada em Salvador leva meu coração. E essa não foi diferente. Pena tê-la descoberto depois da minissérie da Globo. Ainda assim, uma narrativa que deixa o leitor instigado todo o tempo, numa ânsia sem fim para terminar a leitura.

Raquel.Moller 07/10/2022

Excelente
Adorei a história, o ritmo do livro e a junção de investigação com nossa cultura brasileira, usando o candomblé como parte importante pra narrativa.
Já vi boa parte das avaliações reclamando do protagonista. Algumas falas são reprováveis, mas não estão longe dum homem mais velho da nossa época, de certa forma achei verossímil.
Agora pretendo assistir a mini série, ouvi dizer que mudaram muita coisa!

Mariana 14/08/2021

Um romance policial em Salvador
Foi o meu primeiro contato com uma obra do Nelson Motta e gostei muito da leitura.
Além da edição bem caprichada, o Nelson Motta conseguiu construir um romance policial muito bacana, com Salvador como um personagem importante pra trama.
A minissérie com o mesmo nome (Globoplay) também é maravilhosa, foi o motivo de ter colocado esse livro na minha lista. Recomendo os dois!

Ednan 10/04/2020

[PODCAST] #05: Resenha do livro "O canto da Sereia" de Nelson Motta
Cabelo, ok? Bloquinho, ok? Corote, ok? Então vai pro bloquinho pro desespero do seu ex! Porque é Carnaval, minha gente brasileira. A época mais divertida do ano e que marca o início do mesmo em muitos locais desse Brasil, não é minha gente? Mas como eu sei que tem pessoinhas que vão passar o carnaval em casa, eu li e resenhei pra vocês o livro “O Canto da Sereia” do jornalista e escritor Nelson Motta, já que o pano de fundo da trama é essa festa deliciosa. Nos mande um e-mail pelo literarioestudio@gmail.com e nos siga no instagram @oestudioliterario

site: https://open.spotify.com/episode/1PP2wAouINiSVIaMzEdKP6

Rodrigo 09/02/2014

O Canto da Sereia
Ao melhor estilo de Jorge Amado moderno, Nelson Motta nos transporta para a Bahia do carnaval, do axé e magia, com toda a sensualidade e suspense permitido nesse apaixonante romance, que nos apresenta a personagem de Sereia: A Rainha do Carnaval.

Milena 17/01/2022

Seria perfeito se o narrador não fosse um babaca
Eu simplesmente amei a ambientação, sinto falta de livros nacionais, que a leitura te faça sentir realmente que os personagens estão vivendo em solo brasileiro. O livro tem ótimos personagens, porém esse narrador é insuportável, as falas machistas e homofóbicas, a mulher sendo vista por ele como um objeto de luxúria, isso me fez perder a paciência e algumas vezes até ter uma vontade de abandonar. No entanto valeu a pena pela ambientação que foi algo muito bem feito. Uma leitura razoável que poderia entregar tudo se não tivesse um narrador tão desprezível.

ZiggyStardust 30/01/2021

Um livro razoável
Apesar da escrita do Nelson ser envolvente e fluida o livro tem alguns defeitos como a homofobia interna do Augustão algumas cenas de sexo muito gratuita que não muda em nada na história

1 | 2 | 3 | 4