Ordem de Extermínio

Ordem de Extermínio James Dashner

Resenhas - Ordem de Extermínio

Ander 01/08/2014

Um livro extra ou realmente um final digno para Maze Runner?
Primeiramente quero dizer que o livro é meio termo. Acredito que ele possa ser um final muito bom para Maze Runner e também um livro extra que até certo ponto não chega a ser obrigatória para quem leu a trilogia.

Eu realmente achei que esse livro não ia explicar nada e só ia me deixar com mais perguntas ainda. Porém eu particularmente adorei e acredito que explicou sim algumas perguntas que estava em minha cabeça desde que terminei a trilogia.

É um livro muito bem estruturado, com uma dose boa de aventura. Totalmente intrigante, com muito suspense e adrenalina é o que não falta.

Estou fascinado pelo jeito que o James Dashner escreve, eu sei disso desde quando peguei o livro Correr ou Morrer, mas não posso deixar de comentar o quanto sou louco pelo jeito que ele escreve. A maneira como ele consegue conduzir seu protagonista de uma forma incrível, é de tirar o chapéu.

Mark é um personagem muito sentimental e humano, que soube lidar muito bem com algumas situações ao decorrer do livro e principalmente na reta final, achei totalmente maduro o que ele fez, aquela cena inteira foi muito intensa e dramática, chegando a ser muito bonita. Mas acredito que o ponto fraco do protagonista tenha sido essa obsessão pela Trina, sua melhor amiga.

Confesso que fiquei muito feliz pelo romance do livro ser bem simples e não ser um foco central, esse não era algo a ser trabalhado melhor nesse livro, não tinha lá grande precisão. Não da para deixar de comentar que além de fazer bons protagonistas, James consegue se superar ainda mais com seus personagens coadjuvantes que são bem construídos e nos fazem se apegar ainda mais neles do que no próprio protagonista, Alec foi o melhor personagem do livro sem dúvidas, toda a força que o personagem mostrou ao decorrer do livro foi ótima e essa química incrível que Alec e Mark tiveram foi o ponto alto do livro, mostrando algo um tanto fraternal entre os dois. Todas as situações de ação do livro com essa dupla foi demais, teve dois pontos fortíssimo do livro que me fez querer gritar de tanta emoção.

E que final foi esse, hein? Estou aqui sem palavras, foi uma nostalgia fantástica e algo que o autor soube exatamente como fisgar seus leitores, emocionante demais. Não quero dar detalhes para não estragar quem ainda vai ler, mas nossa fiquei muito feliz e triste ao ver aqueles momentos do epílogo. E quase estava me esquecendo, o prefácio é muito bem feito e extremante dramático, eu confesso que queria mais páginas dessa seqüência.

O livro poderia ser melhor? Sim. James sabe fazer muito mais do que foi feito aqui, mas não posso dizer que eu não gostei de tudo isso, eu estaria mentindo. Aproveitei tudo o que tinha que ser aproveitado de uma maneira muito positiva. Bom, não vou prolongar muito porque não quero soltar spoiler, tanto a trilogia quanto esse livro não merece receber spoilers.

Enfim, acredito que esse livro finalizou muito bem a série Maze Runner, recomendo fortemente para todos os que leram a trilogia e fico feliz em dizer que é uma das séries distopias que eu mais sou apaixonado.
Di 03/08/2014minha estante
Essas suas resenhas deixam qualquer cabelo em pé de curiosidade rsrsrs

Ander 04/08/2014minha estante
HAHAHAHA Vlw

Elvis 29/09/2014minha estante
Me deixou mais ansioso agora.
Não vejo a hora de poder ler. Fiquei apaixonado pelos três primeiros (Principalmente Cura Mortal), agora estou louco pra ler Ordem de Extermínio. Parabéns, ótima resenha.

Luciana 19/01/2015minha estante
Eu acabei de ler esses livros, e adorei sua resenha, você conseguiu descrevê-los, sem spoiler, o que eu não consigo de jeito nenhum...rs..

Murilo.Martouza 19/07/2016minha estante
Terminei de ler agora e estou MARAVILHADO! Simplesmente incrível, dramático e arrepiante. Quase que chorei com o final.

Glauciara 13/12/2016minha estante
Acabei de ler Ordem de Extermínio e não encontrei uma maneira de fazer resenha de nenhum dos livros sem spoiler. Ainda mais q assisti os filmes antes da leitura e fica muito difícil não rolar comparação. Vc está de parabéns.

Milly 12/11/2020minha estante
Esse livro foi o único q conseguiu me deixar triste de verdade com o final, passei semanas pensando nele

Ander 13/11/2020minha estante
Sim, eu lembro que fiquei assim também, preciso reler. Não lembro de quase nada mais. rs

Milly 13/11/2020minha estante
Vish uai ??

neusmon 21/02/2021minha estante
Que final o que criatura ele é o inicio de tudo kk, le codigo da febre e vais entender

Ander 21/02/2021minha estante
Na época eu quis dizer um final para série rs, que se encerrava com esse livro. kkk

Amanda 12/03/2021minha estante
Eu não entendi direito o final, alguém me explica?

Milly 12/03/2021minha estante
@Amanda faz um tempo q eu li, mas pelo q me lembro, aquele transportal q a menina atravessou dava para alguma base do povo do governo (não sei se o CRUEL foi criado antes ou depois da Didi ser salva), aí eles descobriram q existem pessoas imunes e começaram a tentar achar a cura, e a menininha era a Teresa

Amanda 12/03/2021minha estante
Isso eu entendi, mas pq eles tiveram que morrer ali? minha teoria é que eles não queriam ficar loucos então como o Alec já tava pirado eles decidiram se suicidar

Amanda 12/03/2021minha estante
então o Alec bateu no prédio com o Berg, mas não tenho certeza

Milly 12/03/2021minha estante
Haaa sim, foi isso mesmo, eles sabiam q não tinha cura, então ao invés de ficarem loucos decidiram morrer, aí o Alec jogou o Berg em cima do prédio

Amanda 12/03/2021minha estante
mas não tinha mais ninguém no prédio?

Amanda 12/03/2021minha estante
e também, em que momento eles decidiram isso?

Milly 12/03/2021minha estante
Tinha só o povo doido lá pelo q eu me lembre kkkkkkj acho q foi meio q um acordo silencioso entre eles, pq a menina já tava toda estranha, o Mark e o Alec já tavam surtando também

Anna.Felice 02/07/2021minha estante
Eles tiveram que morrer pq eles tavam infectados e eles sabiam que ?portal? levava para um lugar em que não deveria ter a doença. Então ele combinaram de destruir o portal e não deixar ninguém que estava no prédio infectado passar, e por isso tiveram que se matar.

Thalitovski 13/08/2018minha estante
Socorro, quem é a Didi???

Will 14/08/2018minha estante
se eu falar vai estragar kkk quer msm saber?

Thalitovski 15/12/2018minha estante
Eu terminei e continuo sem saber, pq pelo que li em outros sites. dizem que ela é a Teresa, mas aí a ordem cronológica em Maze Runner seria muito corrida.

Will 16/12/2018minha estante
quando vc vê lê o livro vc percebe q a didi é a teresa e no final tbém fica bem claro

Thalitovski 16/12/2018minha estante
Nossa, eu não consegui achar isso, pq se for assim, o vírus foi disseminado a pouco tempo, mas não é o que parece.

Will 17/12/2018minha estante
aah eu achei ela é a única que sobrevivi no final e vai pra outra "dimensão", e se a Didi nn for a Teresa quem ela é?! só uma criança x na história acho q não

Karen | @encontradanoslivros 19/03/2021minha estante
amgggg, a Didi é a Teresa!!!

Isa 19/03/2021minha estante
meeeo deus, não sabia KAKAKAKA

Karen | @encontradanoslivros 20/03/2021minha estante
muito louco né?? NLLNJL cê já leu ou vai ler O Código da Febre?

Isa 20/03/2021minha estante
vou ler ainda, mas agr que eu sei que é a Teresa tô pensando pq n abandonaram ela KKKKKKKK

Milly 05/10/2020minha estante
Na verdade, acho q nós meio q já sabemos o q aconteceu com a Didi, por isso ele não dá muitas explicações nesse livro.

Ana 05/10/2020minha estante
Verdade, mas eu estava sentindo falta dele revelar isso de uma forma explícita, de qualquer forma ele revela no livro seguinte.

Milly 05/10/2020minha estante
Também acho q faltou ele deixar mais explícito, pq quando terminei o livro fiquei com um pouco de medo de eu ter entendido errado kk aí confirmei no outro livro q eu tava certa

Ana 05/10/2020minha estante
Comigo aconteceu a mesma coisa kkkkk

Cady 30/06/2018

Chato
Não tem outra palavra para descrever esse livro. Não criei expectativas, porque a julgar pelo último livro sabia que não iria gostar desse. Apesar desse aqui não ser uma continuação daquele e sim, um prelúdio, a história antes de Maze Runner. Os personagens não cativam. Cansativo e previsível!
A menina que ama ler 03/07/2018minha estante
Chato mesmo

Cady 05/07/2018minha estante
undefined

Thalitovski 13/08/2018minha estante
Estou só no começo do terceiro, mas continua insuportavelmente chato como o segundo e o primeiro, um livro gigante que simplesmente não diz nada, só suspense que não é respondido nunca.

Laris 01/10/2013

Superou minhas expectativas!
Admito que quando terminei de ler o terceiro livro (A cura mortal), achei que não tinha porquê escrever um quarto livro e achei que estragaria a história toda.
Como eu estava errada!
Ordem de Extermínio conta a história de antes de Correr ou Morrer (primeiro livro), quando o Fulgor estava se alastrando.
Contando como protagonistas Mark, Lana, Alec, Didi e Trina, embora tudo gire ao redor de Mark, James Dashner criou um começo extremamente monótono.
Umas brigas aqui, fugas ali, okay. Divertido e necessário para a continuação do livro, mas mesmo assim...
A partir do meio da narrativa, aí sim! Pensem numa beleza de aventura! Infectados por todos os lados, uhu!
Eu só fui me tocar do plano principal quando já estava acontecendo e me desesperei, juro, hehe.
E, como marca registrada de James, o final não poderia ser mais maravilhosamente ótimo!
De todos os quatro livros, minhas partes preferidas são os finais. Você pode dizer "ah, mas é óbvio.".
Mas, poxa, você que ainda não leu nenhum dos livros, não ENTENDE!
Há livros que queremos que não acabem, mas estes era só o que eu queria! Queria que todos os personagens apaixonantes saíssem logo do sofrimento, mesmo que isso significasse o meu!-por ficar sem eles :/-
Fiquei estarrecida com os fatos, você não tem noção!

Dani Fuller 11/12/2013minha estante
A Didi é alguém importante para os próximos livros ou não? Você entendeu algo assim? Fiquei pensando q ela poderia ser a Brenda oh Tereza.. mas acho q não né?

Bruna 21/12/2013minha estante
Dani, eu acho que a Didi é a Teresa,
Porque a Didi foi a primeira a apresentar imunidade e o Mark
Escreveu no bilhete q ela poderia ajudá-los, dai deve ter aparecido O cruel com o labirinto e além disso, na prova de fogo, A Teresa aparece como número 1 do Grupo B, Ou seja,
A primeira a entrar pro cruel, que no caso foi a Didi ( é o que eu penso).

Bea 08/06/2014minha estante
Sim! Didi é Teresa!! Nas edições da América do Norte o ultimo livro "Ordem de extermínio" vem com um capítulo extra após o epílogo! Aqui esta o link para que possam ler! http://www.themazerunnerbr.com/2014/01/ordem-de-exterminio-cena-exclusiva.html?m=1

dan 24/04/2015

TKO
( 3.5 estrelas )
Wow! Esse livro definitivamente não é oque eu estava esperando.
Quando comecei A Ordem de Extermínio esperava obter respostas que os outros livro de Maze Runner não deram, mas continuo com minhas dúvidas.
Não me entenda mal, esse foi & é um bom livro, mas não há nada de novo na história. É decepcionante o fato de que o livro não tenha dado respostas à nada, pois os outros livros dessa série deixaram algumas "pontas soltas".
Esse foi um livro no mínimo interessante; e espero que o próximo livro a ser lançado (The Fever Code) possa responder as perguntas em volta dessa série!! :)
Francine 14/05/2015minha estante
Uia! não sabia que vai ter um novo livro!
Não sei se vou ter saco pra ler...pra mim o Dashner começou a enrolar demais e ser meio desnecessário :x

Guilherme 15/09/2015minha estante
Não sabia sobre esse novo livro da série. Excelente notícia. Espero que ele traga as respostas de muitas perguntas que ficaram em aberto no outros livros da série

Silvio 04/11/2015minha estante
Concordo totalmente com você, Dani, mas, se houver mesmo um novo livro, não o lerei

Matheus 30/10/2021minha estante
Mas em que momento do livro deixa claro que ela é a Tereza?

Duda.Vellop 30/10/2021minha estante
Em código da febre a Tereza conta para o Thomas que seu antigo nome era Didi

Matheus 30/10/2021minha estante
Ah que bacana, acabei de tomar um spoiler do próximo livro KKKKKKKKKK

theo 06/06/2021

4º e último livro
Ordem do extermínio foi o último livro da saga de Maze Runner e com certeza o mais triste de todos. Nele mostra a origem de tudo e novos personagens são apresentados. Em especial: Mark, Alec, Trina, Lana e Didi
Mark se mostra inutil no início é chato mas depois vc vai pegando carinho por ele
Alec é mto bom do começo ao fim, graças a ele é Lana nada aconteceria
Só fiquei MUUITO triste no final kk sério, foi igual o final do terceiro livro fiquei sem chão
Enfim, gostei mto desse livro e foi uma leitura mto boa
Mah 06/06/2021minha estante
É uma distopia atuais mais triste que já li kkkkkkkk esse livro me deixou sem esperança

theo 06/06/2021minha estante
nss SIM!!! E principalmente depois desse em que mostra que foi de propósito que lançaram o vírus
olhando pra nossa realidade atual da um nervoso

Matheus 06/06/2021minha estante
Boaaaaaaaa Theo!!

giubs6 05/08/2021

Aceitável
Ele é um livro bom, porém não acrescenta quase nada à série. Ele explica o início de alguns acontecimentos como as chamas solares e o Fulgor, que você passa a conhecer ao longo da história, porém tudo isso poderia ter sido inserido em uma cena curta de A Cura Mortal. No geral, são muitas e MUITAS páginas feitas para "encher linguiça" literalmente! O livro é uma história divertida, além do mais, Mark definitivamente é um protagonista melhor que Thomas, sendo mais maduro, além de reagir de maneira mais “coerente” kakak a cada situação. O livro é muito bom, porém não me trouxe todas as respostas, ou seja, eu continuo perdida!
Zaine 12/08/2021minha estante
Vc praticamente resumiu meus pensamentos, obrigada.

overkillgoo 22/08/2021minha estante
eu também achei muita encheção de linguiça (que de fato eu gostei) mas tirou poucas dúvidas e eu esperava algo realmente mais explicativo, e o que explicaram foi muito pouco?? eu até gostei do final pq gosto de final onde todo mundo morre, e concordo plenamente quando você disse que o mark eh um protagonista melhor que o thomas, o mark eh mais corajoso e rápido, ainda assim continuo amando o thomas.

Victor Moreira 27/08/2021minha estante
Vc disse tudo, é realmente como me senti. Eu nao estava achando palavras pra descrever a minha resenha mas vc me abriu a mente kkkkkkkk obrigado!

IgorP 09/10/2015

Maze Runner. - Ordem de Extermínio(LIVRO DESNECESSÁRIO)
Bem, como falar de um livro como esse?
É fato que a série é espetacular, apesar de ter um final (na minha opinião) inacabado e mal "desfechado".Mas esse último volume é super desnecessário.
Ai vc me pergunta: "Igor, se é inacabado, nada melhor que um quarto livro pra acabar!" Ai eu te respondo: "Não!"
O Spin-off ORDEM DE EXTERMÍNIO é simplesmente uma jogada de marketing (sorry sociedade), uma jogada que eu até compreendo já que de acordo com o sucesso, a trama merecia mais um livro, porém totalmente fora de perspectiva.
Sim, ele é "explicativo" e tal; descreve como tudo começou, afinal, trata-se do início da disseminação do Fulgor (o vírus) e de como o mundo reagiu as explosões solares. Porém, não faz sentindo nesse contexto. Pois se era pra lançar um quarto volume q fosse uma continuação da história anterior e não outra totalmente fora de questão. A questão aki é: "oq acontecerá com a humanidade depois do CRUEL? O que os Privilegiados irão fazer com o resto do mundo?" E etc, esses tipos de perguntas que o Dashner não respondeu. Pois é, CURA MORTAL (O TERCEIRO VOLUME DA SAGA) foi um tremendo de um cliffhanger (COMO O DASHENER PODE TER TERMINADO A SÉRIE DAKELE JEITO, VEEEEEI?). Enfim, se vc já leu os três anteriores leia o quatro e tire suas próprias conclusões. E se você ainda estar no meio do cominho ou ainda não colocou o pé na estrada, não precisa se preocupar tanto com esse volume. BOAS LEITURAS!
Silvio 04/11/2015minha estante
Concordo com você, parceiro. Livro desnecessário, jogada de marketing...série inacabada, questões não esclarecidas, pontas soltas... .Discordo com o "explicativo"; no livro anterior já fica claro que o Fulgor foi criado e disseminado para controle da população.

IgorP 17/05/2017minha estante
Silvio, veremos agora, com o mais novo ( O código da Febre) se essa historia acaba de vez rsrs Vc já leu?
E referente ao "explicativo", ainda insisto, pois é nele que se sabe das tramoias do governo e dos erros grotescos.

Alexia.Faustino 24/10/2021

Gostei, mas esperava mais
Eu li a trilogia primeiro e quando fiquei sabendo da existência do Ordem de Extermínio, resolvi ler porque acreditei que aqui eles iriam contar a história dos personagens da clareira antes de irem pra lá. Mas não. Me decepcionei nesse ponto, mas mesmo assim, gostei dos personagens e consegui me envolver na leitura do livro.

O livro se divide em presente e flashbacks do Mark, personagem principal. É somente através dos flashbacks durante seus sonhos que acompanhamos a catástrofe inicial.

No geral, o escritor enrola demais em muitos capítulos, o que deixa o livro cansativo, cheio de cenas de ação irrelevantes para a história, escritas apenas para entreter o leitor.

O mais interessante desse livro realmente é entender como o fulgor surgiu e como ele afeta as pessoas.

É uma boa história mas seria uma bem melhor se o escritor tivesse colocado no livro apenas acontecimentos relevantes para a história.
Marjorie.Rischtter 24/10/2021minha estante
Concordo super amg, e tem um livro sim deles antes do labirinto se chama Código da febre, eu achei meio ruim mas eu adorei ver todos pequenos???

Alexia.Faustino 24/10/2021minha estante
Que massa! Eu preciso ler essee ?

gabzsch 23/10/2021

Esse livro precisava mesmo existir?
Primeiro queria declarar meu ódio pq o skoob travou e deletou minha resenha ?

Voltando ao livro

Sinceramente, eu tô bastante dividio. Gostei bastante de alguns personagens - principalmente o Mark e o Alec. As outras eu senti que foram bastante apagadas, sendo praticamente transformadas em um objetivo a ser seguido. Agora, me pergunto se realmente precisava de um livro com quase quatrocentas páginas pra responder somente algumas perguntas lá pro final. E elas foram respondidas de uma maneira que dava pra ser respondida no próprio Cura Mortal. Enfim. Gostei bastante do fato de ser mostrado como começou todo esse apocalipse. O motivo do Fulgor ter sido criado também foi muito legal. O final foi triste, e... bem... Cruel.
Gostei também do possível mistério envolvendo a menininha. Seria ela a Teresa? Espero que sim.
E foi muito bom o jeito que nomearam o Thomas, com a lâmpada piscando, remetendo à Thomas Edison.

Não acho que era necessário um livro para responder somente algumas perguntas e mostrar como começou. Mas foi uma leitura bastante fluída.
gica 25/10/2021minha estante
gabe vc eh mt chato ok

gabzsch 25/10/2021minha estante
quase te xinguei

Bia Lara 20/08/2020minha estante
No próximo fala, inclusive descobrimos o nome verdadeiro dele

sailormiah 20/08/2020minha estante
Obrigada por avisar!! Vou começar assim que der!