Ordem de Extermínio

Ordem de Extermínio James Dashner

Resenhas - Ordem de Extermínio

Ander 01/08/2014

Um livro extra ou realmente um final digno para Maze Runner?
Primeiramente quero dizer que o livro é meio termo. Acredito que ele possa ser um final muito bom para Maze Runner e também um livro extra que até certo ponto não chega a ser obrigatória para quem leu a trilogia.

Eu realmente achei que esse livro não ia explicar nada e só ia me deixar com mais perguntas ainda. Porém eu particularmente adorei e acredito que explicou sim algumas perguntas que estava em minha cabeça desde que terminei a trilogia.

É um livro muito bem estruturado, com uma dose boa de aventura. Totalmente intrigante, com muito suspense e adrenalina é o que não falta.

Estou fascinado pelo jeito que o James Dashner escreve, eu sei disso desde quando peguei o livro Correr ou Morrer, mas não posso deixar de comentar o quanto sou louco pelo jeito que ele escreve. A maneira como ele consegue conduzir seu protagonista de uma forma incrível, é de tirar o chapéu.

Mark é um personagem muito sentimental e humano, que soube lidar muito bem com algumas situações ao decorrer do livro e principalmente na reta final, achei totalmente maduro o que ele fez, aquela cena inteira foi muito intensa e dramática, chegando a ser muito bonita. Mas acredito que o ponto fraco do protagonista tenha sido essa obsessão pela Trina, sua melhor amiga.

Confesso que fiquei muito feliz pelo romance do livro ser bem simples e não ser um foco central, esse não era algo a ser trabalhado melhor nesse livro, não tinha lá grande precisão. Não da para deixar de comentar que além de fazer bons protagonistas, James consegue se superar ainda mais com seus personagens coadjuvantes que são bem construídos e nos fazem se apegar ainda mais neles do que no próprio protagonista, Alec foi o melhor personagem do livro sem dúvidas, toda a força que o personagem mostrou ao decorrer do livro foi ótima e essa química incrível que Alec e Mark tiveram foi o ponto alto do livro, mostrando algo um tanto fraternal entre os dois. Todas as situações de ação do livro com essa dupla foi demais, teve dois pontos fortíssimo do livro que me fez querer gritar de tanta emoção.

E que final foi esse, hein? Estou aqui sem palavras, foi uma nostalgia fantástica e algo que o autor soube exatamente como fisgar seus leitores, emocionante demais. Não quero dar detalhes para não estragar quem ainda vai ler, mas nossa fiquei muito feliz e triste ao ver aqueles momentos do epílogo. E quase estava me esquecendo, o prefácio é muito bem feito e extremante dramático, eu confesso que queria mais páginas dessa seqüência.

O livro poderia ser melhor? Sim. James sabe fazer muito mais do que foi feito aqui, mas não posso dizer que eu não gostei de tudo isso, eu estaria mentindo. Aproveitei tudo o que tinha que ser aproveitado de uma maneira muito positiva. Bom, não vou prolongar muito porque não quero soltar spoiler, tanto a trilogia quanto esse livro não merece receber spoilers.

Enfim, acredito que esse livro finalizou muito bem a série Maze Runner, recomendo fortemente para todos os que leram a trilogia e fico feliz em dizer que é uma das séries distopias que eu mais sou apaixonado.
Di 03/08/2014minha estante
Essas suas resenhas deixam qualquer cabelo em pé de curiosidade rsrsrs

Ander 04/08/2014minha estante
HAHAHAHA Vlw

Elvis 29/09/2014minha estante
Me deixou mais ansioso agora.
Não vejo a hora de poder ler. Fiquei apaixonado pelos três primeiros (Principalmente Cura Mortal), agora estou louco pra ler Ordem de Extermínio. Parabéns, ótima resenha.

Luciana 19/01/2015minha estante
Eu acabei de ler esses livros, e adorei sua resenha, você conseguiu descrevê-los, sem spoiler, o que eu não consigo de jeito nenhum...rs..

Murilo | @augeliterario 19/07/2016minha estante
Terminei de ler agora e estou MARAVILHADO! Simplesmente incrível, dramático e arrepiante. Quase que chorei com o final.

Glauciara 13/12/2016minha estante
Acabei de ler Ordem de Extermínio e não encontrei uma maneira de fazer resenha de nenhum dos livros sem spoiler. Ainda mais q assisti os filmes antes da leitura e fica muito difícil não rolar comparação. Vc está de parabéns.

Milly 12/11/2020minha estante
Esse livro foi o único q conseguiu me deixar triste de verdade com o final, passei semanas pensando nele

Ander 13/11/2020minha estante
Sim, eu lembro que fiquei assim também, preciso reler. Não lembro de quase nada mais. rs

Milly 13/11/2020minha estante
Vish uai ??

Neusmon 21/02/2021minha estante
Que final o que criatura ele é o inicio de tudo kk, le codigo da febre e vais entender

Ander 21/02/2021minha estante
Na época eu quis dizer um final para série rs, que se encerrava com esse livro. kkk

Amanda 12/03/2021minha estante
Eu não entendi direito o final, alguém me explica?

Milly 12/03/2021minha estante
@Amanda faz um tempo q eu li, mas pelo q me lembro, aquele transportal q a menina atravessou dava para alguma base do povo do governo (não sei se o CRUEL foi criado antes ou depois da Didi ser salva), aí eles descobriram q existem pessoas imunes e começaram a tentar achar a cura, e a menininha era a Teresa

Amanda 12/03/2021minha estante
Isso eu entendi, mas pq eles tiveram que morrer ali? minha teoria é que eles não queriam ficar loucos então como o Alec já tava pirado eles decidiram se suicidar

Amanda 12/03/2021minha estante
então o Alec bateu no prédio com o Berg, mas não tenho certeza

Milly 12/03/2021minha estante
Haaa sim, foi isso mesmo, eles sabiam q não tinha cura, então ao invés de ficarem loucos decidiram morrer, aí o Alec jogou o Berg em cima do prédio

Amanda 12/03/2021minha estante
mas não tinha mais ninguém no prédio?

Amanda 12/03/2021minha estante
e também, em que momento eles decidiram isso?

Milly 12/03/2021minha estante
Tinha só o povo doido lá pelo q eu me lembre kkkkkkj acho q foi meio q um acordo silencioso entre eles, pq a menina já tava toda estranha, o Mark e o Alec já tavam surtando também

Anna.Felice 02/07/2021minha estante
Eles tiveram que morrer pq eles tavam infectados e eles sabiam que ?portal? levava para um lugar em que não deveria ter a doença. Então ele combinaram de destruir o portal e não deixar ninguém que estava no prédio infectado passar, e por isso tiveram que se matar.

@milvidasmilmundos 26/10/2020

Interessante
Achei bacana a ideia do escritor de nos contar como foi o evento que deu origem a trilogia.
Livro intenso, do início ao fim!

All Star 11/12/2020

Maze Runner: Ordem de extermínio (James Dashner)
Com certeza este livro é muito necessário na saga, pois responde várias perguntas bastante importantes e como foi o início da epidemia do Fulgor treze anos antes do primeiro livro.
Esse e o primeiro livro (Correr ou morrer) foram os melhores pra mim. Confesso que não gostei muito da escrita do autor, pelo simples motivo de ele não colocar os sentimentos dos personagens na narrativa, só as partes de ação e expressões faciais.
O que me fez ler a saga Maze Runner foram os filmes, e ler essa série de livros vale super a pena só pra chegar até esse último.
Ótima saga pra quem ama distopia e ficção científica. Amei demais...

Carol 03/01/2021

Antes do início
"Antes de o CRUEL existir, antes que houvesse o Labirinto e muito antes que Thomas ingressasse na Clareira, as chamas solares assolaram a Terra e destruiram o mundo que a humanidade considerava salvo....."

Sea 16/05/2021

Decepcionante
Ordem de Extermínio é, no mínimo, decepcionante.
Com personagens sem carisma e mal desenvolvidos, é repleto de luta e porradaria, com poucos momentos de desenvoltura e de verdadeira emoção.
O que salva são os sonhos, onde James consegue nos trazer boas histórias assim como na trilogia inicial.
O final é interessante, aberto, mas não cativa tanto interessa pro próximo livro.
Por fim, a obra é decepcionante dado ao nível do autor, mas pode ser um passa tempo aos amantes de ação.

patty 11/05/2021

esse livro me deu uma aflição, me deixou puta &? cm ódio. Mas no final eu fiquei:)))

Berenize 17/03/2021

No começo ele ficou empacado na minha estante, mas assim que Comecei a ler eu me apaixoneiiiu ,é o 4 do mazze runner mas virou meu favoritooo

kethlin 26/05/2021

Até que é legal
Senti muita falta dos clareanos no início, e apesar de levar um tempo pra me acostumar com os novos personagens gostei muito da proposta de cada um, o protagonista é bem interessante e não apresenta características exageradamente altruístas e isso cativou a minha atenção.

Num geral considerei o livro um pouco fraco em questão de explicação de história, ele é meio enrolado pra dizer algumas coisas relativamente simples e quando comparado aos outros da série parece um pouco inferior.

Enfim, até que gostei mas não achei suuuper envolvente e o que me motivou a ler mesmo (na maior parte do tempo) foi o figura de Alec cuja personalidade simpatizei bastante.

otaviohbarros 19/06/2020

minha resenha: maze runner - ordem de extermínio
confesso que, no começo (logo depois do prólogo), achei que não ia gostar muito da história, porque percebi que ela não giraria em torno do thomas, da teresa e dos outros clareanos. mas foi só ler a apresentação dos novos personagens que eu já mudei de ideia.
assim como os outros três livros anteriores esse não possui uma leitura cansativa, o que me faz sempre querer ler mais e nunca saber a hora de parar.
é muito bom descobrir como foi que as chamas solares atingiram a Terra, como surgiu a ideia do governo de espalhar o fulgor e o porquê disso, e como foi essa disseminação.
admito que o mark me envolveu bastante na sua história, não tanto quanto o thomas - mas isso era de se esperar.
o final do livro foi bem surpreendente, apesar de já termos alguma intuição do que vá acontecer - até me emocionei na última parte, antes do epílogo kkkkk
e para finalizar, o que mais me pegou na história foi o fato do mark ter esperança do governo ter uma cura para o fulgor, mas a gente sabe que não tem e que nunca acharão.
eu tô bem ansioso - como sempre - para ler os arquivos e suas informações secretas, e enfim ler o código da febre, que pelo que me parece e diferente da ordem de extermínio, contará sobre antes do labirinto.

Rebeca 27/09/2020

Experiência de releitura maravilhosa
Nota há dois anos: 5 estrelas
Nota hoje: Descubra ao ler toda a resenha

Fiz uma resenha não resenha só falando de Maze runner e que iria reler a série depois de dois anos sem entrar naquele mundo caótico. Hoje, segunda, irei fazer uma resenha falando do primeiro livro que li, ordem do extermínio.

Vocês devem está se perguntando o motivo por eu ter começado a ler a saga pelo quarto livro ao invés do primeiro. A resposta é a seguinte: Eu queria uma experiência nova, diferente. Sabia que os três primeiros livros tratavam de um grupo de jovens tentando sobreviver em um mundo assolado pelas chamas solares e uma doença que tira sua sanidade. Já o quarto livro é passado 13 anos antes desses jovens terem existido, mostrando como tudo começou a dar errado. E o quinto, narra a vida dos jovens quando eram apenas crianças. Por isso, resolvi ler o livro na ordem cronológica dos fatos, quando tudo começou a dar errado, quando os protagonistas da história eram crianças e depois quando eles são jovens. Confuso? Um pouco, mas espero que tenham entendido ksks.

Em ordem do extermínio, existe um grupo de quatro pessoas (Mark, Alec, Trina e Lana) que conseguiram sobreviver ao ataque das grandes chamas solares que mataram uma grande parte da população, que transformou oceanos em tsunamis e queimou grande parte da natureza, além de que trouxe um número muito alto de radioatividade.

Os personagens estavam em seu assentamento, um ano depois do ataque das chamas, começando a superar a dor e aceitando a nova vida que o destino lhes deram, mas... Algo acontece que muda totalmente a rotina deles e depois, suas vidas.

Quando li esse livro, não encontrei nenhum defeito, dei cinco estrelas e se tornou um dos meus favoritos, agora... Posso dizer que percebi muitos detalhes que não tinha prestado atenção.

A leitura é muito pesada. A forma como o autor descreve as cenas e os sentimentos dos personagens é algo muito forte, o leitor sente totalmente a dor dos personagens, como se vivesse com eles e fossem seus melhores amigos. Quando li, precisei parar algumas vezes e adiar a leitura de tanto que despedaçou meu coração, pois me senti muito imersa àquele mundo horrível e ficava com vontade de chorar toda hora.

Algo que me incomodou bastante foi o desenvolvimento dos personagens, o autor parece que não queria que os leitores se envolvessem totalmente com os protagonistas, já que eles só iriam aparecer naquele livro. Foi uma boa causa até, mas mesmo assim queria que ele tivesse desenvolvido os personagens, principalmente as mulheres.

O empoderamento feminino é quase zero, o livro é basicamente cenas do Mark com o Alec, as meninas quase nunca aparecem. Sei que tem o motivo para isso (a história narra), mas a forma que o autor colocou as garotas em perigo e ficou mostrando ao leitor que elas precisavam ser salvas o tempo todo foi um grande incômodo para mim.

Queria que o livro fosse maior, ele tem 379 páginas, mas mesmo assim acho que o autor poderia ter desenvolvido melhor. Se fosse eu, teria escrito mais.

Por todos esses motivos, digo que o livro, para mim, possui três estrelas e meia, mas... Como essa história foi muito importante para mim e ainda é, continuará no meu coração como um livro de cinco estrelas que me emocionou e se tornou um dos meus melhores amigos.

Se quiserem mais resenhas, sigam meu ig literário @morecoslivritos. Beijos!

theo 06/06/2021

4º e último livro
Ordem do extermínio foi o último livro da saga de Maze Runner e com certeza o mais triste de todos. Nele mostra a origem de tudo e novos personagens são apresentados. Em especial: Mark, Alec, Trina, Lana e Didi
Mark se mostra inutil no início é chato mas depois vc vai pegando carinho por ele
Alec é mto bom do começo ao fim, graças a ele é Lana nada aconteceria
Só fiquei MUUITO triste no final kk sério, foi igual o final do terceiro livro fiquei sem chão
Enfim, gostei mto desse livro e foi uma leitura mto boa
Mah 06/06/2021minha estante
É uma distopia atuais mais triste que já li kkkkkkkk esse livro me deixou sem esperança

theo 06/06/2021minha estante
nss SIM!!! E principalmente depois desse em que mostra que foi de propósito que lançaram o vírus
olhando pra nossa realidade atual da um nervoso

Matheus 06/06/2021minha estante
Boaaaaaaaa Theo!!

Mônica 05/02/2015

Ordem de Extermínio
Esse livro conta como tudo começou, ao contrários dos outros livros é extremamente chato, enrolado, sem ação... pra mim foi um sofrimento terminá-lo, muitas vezes só passei os olhos nas infinitas páginas descrevendo a mesma situação...
Poderia ser resumido em 50 páginas e ainda sim iria contar tudo muito bem.
Silvio 04/11/2015minha estante
De pleno acordo.

Rafael 13/10/2020

Epidemia. Extinção. Contágio. Devastação.
"Maze Runner" é uma distopia que curto bastante, mesmo após os problemas de "A Cura Mortal", o terceiro livro da trilogia inicial. Por isso, sempre quis ler os dois volumes seguintes, que são, na verdade, se passam antes do primeiro. E começando por "Ordem de Extermínio", foi uma leitura interessante.

Confesso que foi difícil me conectar com os personagens no início. Mas por volta do capítulo três, já estava preso e interessado em descobrir o que aconteceria. Mark me lembrou Thomas em alguns momentos e gostei muito da amizade dele com Alec, sem dúvidas a melhor coisa do livro. Infelizmente, Trina e Lana não tiveram tanto espaço, mas ainda assim gostei delas.

A narrativa de James Dashner continua ótima. Sua sacada de escrever capítulos curtos - muitos tem duas folhas, no máximo - torna a leitura bem dinâmina. O livro é frenético, tanto que até me deixou confuso em alguns momentos, e o nível de crueldade nos ataques e efeitos da epidemia também estão maior. Ironicamente, o li em plena pandemia, então diversas passagens me pegaram, em especial as da doença e uma que disse que a pior Guerra estourou em 2020 (!). São coincidências bem engraçadas e loucas.

Para quem leu já leu a trilogia, é fácil imaginar que nem tudo serão flores na conclusão, mas James conseguiu ir além. Os capítulos finais são destruidores. E sobre as tais respostas que seriam dadas para o começo de tudo, sim, elas estão aqui! Faz um tempo que li A Cura Mortal, então pelo que me lembro, os responsáveis foram implicitamente expostos lá, mas aqui é tudo dito claramente. Apesar disso, claro, ainda restam dúvidas em outros campos, como a importância de Didi.

Mas de uma forma geral, foi uma leitura interessante, como eu já disse. Se você gosta desse universo, recomendo a leitura - há até a participação de Teresa e Thomas em dois momentos, o que nos faz matar a saudades deles. Agora só me resta ler "O Código da Febre" e ver se as respostas faltantes virão.

kety 11/11/2020

Top
Essa livro serve pra contar sobre os episódios que antecipam o labirinto, eu achei muito legal, as últimas páginas te prendem muito. Amei!

luiza 16/04/2021

Finalmente!!
Livro muito, muito bom e o final foi incrível, triste e fez meu cérebro explodir. A história é maravilhosa, involvente e te faz se apegar aos personagens, gostei demais de saber mais de como foi o começo de tudo e leria novamente.