Ordem de Extermínio

Ordem de Extermínio James Dashner

Resenhas - Ordem de Extermínio

Ander 01/08/2014

Um livro extra ou realmente um final digno para Maze Runner?
Primeiramente quero dizer que o livro é meio termo. Acredito que ele possa ser um final muito bom para Maze Runner e também um livro extra que até certo ponto não chega a ser obrigatória para quem leu a trilogia.

Eu realmente achei que esse livro não ia explicar nada e só ia me deixar com mais perguntas ainda. Porém eu particularmente adorei e acredito que explicou sim algumas perguntas que estava em minha cabeça desde que terminei a trilogia.

É um livro muito bem estruturado, com uma dose boa de aventura. Totalmente intrigante, com muito suspense e adrenalina é o que não falta.

Estou fascinado pelo jeito que o James Dashner escreve, eu sei disso desde quando peguei o livro Correr ou Morrer, mas não posso deixar de comentar o quanto sou louco pelo jeito que ele escreve. A maneira como ele consegue conduzir seu protagonista de uma forma incrível, é de tirar o chapéu.

Mark é um personagem muito sentimental e humano, que soube lidar muito bem com algumas situações ao decorrer do livro e principalmente na reta final, achei totalmente maduro o que ele fez, aquela cena inteira foi muito intensa e dramática, chegando a ser muito bonita. Mas acredito que o ponto fraco do protagonista tenha sido essa obsessão pela Trina, sua melhor amiga.

Confesso que fiquei muito feliz pelo romance do livro ser bem simples e não ser um foco central, esse não era algo a ser trabalhado melhor nesse livro, não tinha lá grande precisão. Não da para deixar de comentar que além de fazer bons protagonistas, James consegue se superar ainda mais com seus personagens coadjuvantes que são bem construídos e nos fazem se apegar ainda mais neles do que no próprio protagonista, Alec foi o melhor personagem do livro sem dúvidas, toda a força que o personagem mostrou ao decorrer do livro foi ótima e essa química incrível que Alec e Mark tiveram foi o ponto alto do livro, mostrando algo um tanto fraternal entre os dois. Todas as situações de ação do livro com essa dupla foi demais, teve dois pontos fortíssimo do livro que me fez querer gritar de tanta emoção.

E que final foi esse, hein? Estou aqui sem palavras, foi uma nostalgia fantástica e algo que o autor soube exatamente como fisgar seus leitores, emocionante demais. Não quero dar detalhes para não estragar quem ainda vai ler, mas nossa fiquei muito feliz e triste ao ver aqueles momentos do epílogo. E quase estava me esquecendo, o prefácio é muito bem feito e extremante dramático, eu confesso que queria mais páginas dessa seqüência.

O livro poderia ser melhor? Sim. James sabe fazer muito mais do que foi feito aqui, mas não posso dizer que eu não gostei de tudo isso, eu estaria mentindo. Aproveitei tudo o que tinha que ser aproveitado de uma maneira muito positiva. Bom, não vou prolongar muito porque não quero soltar spoiler, tanto a trilogia quanto esse livro não merece receber spoilers.

Enfim, acredito que esse livro finalizou muito bem a série Maze Runner, recomendo fortemente para todos os que leram a trilogia e fico feliz em dizer que é uma das séries distopias que eu mais sou apaixonado.
Di 03/08/2014minha estante
Essas suas resenhas deixam qualquer cabelo em pé de curiosidade rsrsrs

Ander 04/08/2014minha estante
HAHAHAHA Vlw

Elvis 29/09/2014minha estante
Me deixou mais ansioso agora.
Não vejo a hora de poder ler. Fiquei apaixonado pelos três primeiros (Principalmente Cura Mortal), agora estou louco pra ler Ordem de Extermínio. Parabéns, ótima resenha.

Luciana 19/01/2015minha estante
Eu acabei de ler esses livros, e adorei sua resenha, você conseguiu descrevê-los, sem spoiler, o que eu não consigo de jeito nenhum...rs..

Murilo.Martouza 19/07/2016minha estante
Terminei de ler agora e estou MARAVILHADO! Simplesmente incrível, dramático e arrepiante. Quase que chorei com o final.

Glauciara 13/12/2016minha estante
Acabei de ler Ordem de Extermínio e não encontrei uma maneira de fazer resenha de nenhum dos livros sem spoiler. Ainda mais q assisti os filmes antes da leitura e fica muito difícil não rolar comparação. Vc está de parabéns.

Milly 12/11/2020minha estante
Esse livro foi o único q conseguiu me deixar triste de verdade com o final, passei semanas pensando nele

Ander 13/11/2020minha estante
Sim, eu lembro que fiquei assim também, preciso reler. Não lembro de quase nada mais. rs

Milly 13/11/2020minha estante
Vish uai ??

neusmon 21/02/2021minha estante
Que final o que criatura ele é o inicio de tudo kk, le codigo da febre e vais entender

Ander 21/02/2021minha estante
Na época eu quis dizer um final para série rs, que se encerrava com esse livro. kkk

Amanda 12/03/2021minha estante
Eu não entendi direito o final, alguém me explica?

Milly 12/03/2021minha estante
@Amanda faz um tempo q eu li, mas pelo q me lembro, aquele transportal q a menina atravessou dava para alguma base do povo do governo (não sei se o CRUEL foi criado antes ou depois da Didi ser salva), aí eles descobriram q existem pessoas imunes e começaram a tentar achar a cura, e a menininha era a Teresa

Amanda 12/03/2021minha estante
Isso eu entendi, mas pq eles tiveram que morrer ali? minha teoria é que eles não queriam ficar loucos então como o Alec já tava pirado eles decidiram se suicidar

Amanda 12/03/2021minha estante
então o Alec bateu no prédio com o Berg, mas não tenho certeza

Milly 12/03/2021minha estante
Haaa sim, foi isso mesmo, eles sabiam q não tinha cura, então ao invés de ficarem loucos decidiram morrer, aí o Alec jogou o Berg em cima do prédio

Amanda 12/03/2021minha estante
mas não tinha mais ninguém no prédio?

Amanda 12/03/2021minha estante
e também, em que momento eles decidiram isso?

Milly 12/03/2021minha estante
Tinha só o povo doido lá pelo q eu me lembre kkkkkkj acho q foi meio q um acordo silencioso entre eles, pq a menina já tava toda estranha, o Mark e o Alec já tavam surtando também

Anna.Felice 02/07/2021minha estante
Eles tiveram que morrer pq eles tavam infectados e eles sabiam que ?portal? levava para um lugar em que não deveria ter a doença. Então ele combinaram de destruir o portal e não deixar ninguém que estava no prédio infectado passar, e por isso tiveram que se matar.

Mara.Mares 21/05/2022minha estante
O melhor da série, na minha opinião

softstydia 21/05/2022minha estante
Esse livro é incrível mesmo! O meu preferido da saga é A Cura Mortal ??

camila1326 25/06/2023

O início do segundo Caos
Como assim não segui lendo os babados que são os livros desse autor? UMA OBRA PRIMA RAPAZ!!

Fazia tempos desde a última vez que uma leitura me prendia tanto ao ponto de terminar em questão de algumas horas, foi simplesmente incrível. O mundo apocalíptico após o desastre de 13 anos antes do monstruoso labirinto do Cruel tomar conta do governo veio com uma nova narrativa ilustrando o diabólico Fulgor com sua origem. Talvez por eu estar a um tempinho longe desse universo, aproveitei muito mais a leitura e céus tinha esquecido o quão fácil é querer descer na porrada qualquer personagem de maze runner? de fazer o olho tremer, pelo menos foram novos rostinhos dessa vez.

Amei conhecer cada um desse grupo e me partiu o coração quando a capa fez sentido, não esperava nada pelo rumo que o livro seguiu e terminei com tantas perguntas que só consigo pensar em uma coisa: um filme desse livro ia ser um grande sucesso. Sério mesmo, me senti tão dentro das cenas, sentindo cada emoção do Mark e Alec durante as buscas e tentativas de não sucumbir a triste realidade que com toda certeza é digno de cinema. Produtoras, olha essa obra prima que estão perdendo!!

Triste que falta pouco para me despedir dessa narrativa, mas por ora fico com o gostinho de quero mais e constante ódio pela CRUEL?

All Star 11/12/2020

Maze Runner: Ordem de extermínio (James Dashner)
Com certeza este livro é muito necessário na saga, pois responde várias perguntas bastante importantes e como foi o início da epidemia do Fulgor treze anos antes do primeiro livro.
Esse e o primeiro livro (Correr ou morrer) foram os melhores pra mim. Confesso que não gostei muito da escrita do autor, pelo simples motivo de ele não colocar os sentimentos dos personagens na narrativa, só as partes de ação e expressões faciais.
O que me fez ler a saga Maze Runner foram os filmes, e ler essa série de livros vale super a pena só pra chegar até esse último.
Ótima saga pra quem ama distopia e ficção científica. Amei demais...

Carol 03/01/2021

Antes do início
"Antes de o CRUEL existir, antes que houvesse o Labirinto e muito antes que Thomas ingressasse na Clareira, as chamas solares assolaram a Terra e destruiram o mundo que a humanidade considerava salvo....."

Anaju Bell 16/05/2021

Decepcionante
Ordem de Extermínio é, no mínimo, decepcionante.
Com personagens sem carisma e mal desenvolvidos, é repleto de luta e porradaria, com poucos momentos de desenvoltura e de verdadeira emoção.
O que salva são os sonhos, onde James consegue nos trazer boas histórias assim como na trilogia inicial.
O final é interessante, aberto, mas não cativa tanto interessa pro próximo livro.
Por fim, a obra é decepcionante dado ao nível do autor, mas pode ser um passa tempo aos amantes de ação.

diangelo 11/05/2021

esse livro me deu uma aflição, me deixou puta &? cm ódio. Mas no final eu fiquei:)))

Berenize 17/03/2021

No começo ele ficou empacado na minha estante, mas assim que Comecei a ler eu me apaixoneiiiu ,é o 4 do mazze runner mas virou meu favoritooo

kethlin 26/05/2021

Até que é legal
Senti muita falta dos clareanos no início, e apesar de levar um tempo pra me acostumar com os novos personagens gostei muito da proposta de cada um, o protagonista é bem interessante e não apresenta características exageradamente altruístas e isso cativou a minha atenção.

Num geral considerei o livro um pouco fraco em questão de explicação de história, ele é meio enrolado pra dizer algumas coisas relativamente simples e quando comparado aos outros da série parece um pouco inferior.

Enfim, até que gostei mas não achei suuuper envolvente e o que me motivou a ler mesmo (na maior parte do tempo) foi o figura de Alec cuja personalidade simpatizei bastante.

otaviohbarros 19/06/2020

minha resenha: maze runner - ordem de extermínio
confesso que, no começo (logo depois do prólogo), achei que não ia gostar muito da história, porque percebi que ela não giraria em torno do thomas, da teresa e dos outros clareanos. mas foi só ler a apresentação dos novos personagens que eu já mudei de ideia.
assim como os outros três livros anteriores esse não possui uma leitura cansativa, o que me faz sempre querer ler mais e nunca saber a hora de parar.
é muito bom descobrir como foi que as chamas solares atingiram a Terra, como surgiu a ideia do governo de espalhar o fulgor e o porquê disso, e como foi essa disseminação.
admito que o mark me envolveu bastante na sua história, não tanto quanto o thomas - mas isso era de se esperar.
o final do livro foi bem surpreendente, apesar de já termos alguma intuição do que vá acontecer - até me emocionei na última parte, antes do epílogo kkkkk
e para finalizar, o que mais me pegou na história foi o fato do mark ter esperança do governo ter uma cura para o fulgor, mas a gente sabe que não tem e que nunca acharão.
eu tô bem ansioso - como sempre - para ler os arquivos e suas informações secretas, e enfim ler o código da febre, que pelo que me parece e diferente da ordem de extermínio, contará sobre antes do labirinto.

Rebeca 27/09/2020

Experiência de releitura maravilhosa
Nota há dois anos: 5 estrelas
Nota hoje: Descubra ao ler toda a resenha

Fiz uma resenha não resenha só falando de Maze runner e que iria reler a série depois de dois anos sem entrar naquele mundo caótico. Hoje, segunda, irei fazer uma resenha falando do primeiro livro que li, ordem do extermínio.

Vocês devem está se perguntando o motivo por eu ter começado a ler a saga pelo quarto livro ao invés do primeiro. A resposta é a seguinte: Eu queria uma experiência nova, diferente. Sabia que os três primeiros livros tratavam de um grupo de jovens tentando sobreviver em um mundo assolado pelas chamas solares e uma doença que tira sua sanidade. Já o quarto livro é passado 13 anos antes desses jovens terem existido, mostrando como tudo começou a dar errado. E o quinto, narra a vida dos jovens quando eram apenas crianças. Por isso, resolvi ler o livro na ordem cronológica dos fatos, quando tudo começou a dar errado, quando os protagonistas da história eram crianças e depois quando eles são jovens. Confuso? Um pouco, mas espero que tenham entendido ksks.

Em ordem do extermínio, existe um grupo de quatro pessoas (Mark, Alec, Trina e Lana) que conseguiram sobreviver ao ataque das grandes chamas solares que mataram uma grande parte da população, que transformou oceanos em tsunamis e queimou grande parte da natureza, além de que trouxe um número muito alto de radioatividade.

Os personagens estavam em seu assentamento, um ano depois do ataque das chamas, começando a superar a dor e aceitando a nova vida que o destino lhes deram, mas... Algo acontece que muda totalmente a rotina deles e depois, suas vidas.

Quando li esse livro, não encontrei nenhum defeito, dei cinco estrelas e se tornou um dos meus favoritos, agora... Posso dizer que percebi muitos detalhes que não tinha prestado atenção.

A leitura é muito pesada. A forma como o autor descreve as cenas e os sentimentos dos personagens é algo muito forte, o leitor sente totalmente a dor dos personagens, como se vivesse com eles e fossem seus melhores amigos. Quando li, precisei parar algumas vezes e adiar a leitura de tanto que despedaçou meu coração, pois me senti muito imersa àquele mundo horrível e ficava com vontade de chorar toda hora.

Algo que me incomodou bastante foi o desenvolvimento dos personagens, o autor parece que não queria que os leitores se envolvessem totalmente com os protagonistas, já que eles só iriam aparecer naquele livro. Foi uma boa causa até, mas mesmo assim queria que ele tivesse desenvolvido os personagens, principalmente as mulheres.

O empoderamento feminino é quase zero, o livro é basicamente cenas do Mark com o Alec, as meninas quase nunca aparecem. Sei que tem o motivo para isso (a história narra), mas a forma que o autor colocou as garotas em perigo e ficou mostrando ao leitor que elas precisavam ser salvas o tempo todo foi um grande incômodo para mim.

Queria que o livro fosse maior, ele tem 379 páginas, mas mesmo assim acho que o autor poderia ter desenvolvido melhor. Se fosse eu, teria escrito mais.

Por todos esses motivos, digo que o livro, para mim, possui três estrelas e meia, mas... Como essa história foi muito importante para mim e ainda é, continuará no meu coração como um livro de cinco estrelas que me emocionou e se tornou um dos meus melhores amigos.

Se quiserem mais resenhas, sigam meu ig literário @morecoslivritos. Beijos!

NathyBean 26/10/2022

Muita ação e muito tédio
O livro é repleto de reviravoltas, e conforme nos aproximamos da psique de seus personagens, sofremos junto com eles, diante de uma trajetória sem quaisquer momentos para descansos físicos e emocionais durante a leitura. O problema da história é justamente seu prolongamento. Até a metade da história, já sabemos o fim que o livro provavelmente terá, e essa maneira explícita de escancarar a realidade dos pontos finais de cada protagonista é o que deixa tudo cansativo. De qualquer forma, é um ótimo livro para passar o tempo, apesar de ser extremamente violento, o que não é surpresa para quem já leu outras obras de James.
Não foi algo tão surpreendente, mas é algo interessante para se aprofundar mais no universo da série de livros Maze Runner.

giubs6 05/08/2021

Aceitável
Ele é um livro bom, porém não acrescenta quase nada à série. Ele explica o início de alguns acontecimentos como as chamas solares e o Fulgor, que você passa a conhecer ao longo da história, porém tudo isso poderia ter sido inserido em uma cena curta de A Cura Mortal. No geral, são muitas e MUITAS páginas feitas para "encher linguiça" literalmente! O livro é uma história divertida, além do mais, Mark definitivamente é um protagonista melhor que Thomas, sendo mais maduro, além de reagir de maneira mais “coerente” kakak a cada situação. O livro é muito bom, porém não me trouxe todas as respostas, ou seja, eu continuo perdida!
Zaine 12/08/2021minha estante
Vc praticamente resumiu meus pensamentos, obrigada.

overkillgoo 22/08/2021minha estante
eu também achei muita encheção de linguiça (que de fato eu gostei) mas tirou poucas dúvidas e eu esperava algo realmente mais explicativo, e o que explicaram foi muito pouco?? eu até gostei do final pq gosto de final onde todo mundo morre, e concordo plenamente quando você disse que o mark eh um protagonista melhor que o thomas, o mark eh mais corajoso e rápido, ainda assim continuo amando o thomas.

Victor Moreira 27/08/2021minha estante
Vc disse tudo, é realmente como me senti. Eu nao estava achando palavras pra descrever a minha resenha mas vc me abriu a mente kkkkkkkk obrigado!

malu 15/10/2022

maze runner: ordem de extermínio
O livro explica sobre como aconteceu a catástrofe das chamas solares e a disseminação do vírus fulgor, na perspectiva do Mark. A história vai seguindo a jornada de um grupo de pessoas que tentam sobreviver a cada dia com seus traumas e pesadelos, depois de um ano após as chamas solares.

minha opinião: eu não tenho mto uma opinião formada sobre esse livro pq eu li ele na força do ódio pq estava em ressaca literária de meses, mas imagino que se eu tivesse lido sem a ressaca eu teria me interessado mais.