A 5ª Onda

A 5ª Onda Rick Yancey

Resenhas - A 5ª Onda

Haida 08/05/2018

O autor desse livro já escreveu 14 livros, sendo esse seu décimo segundo. “A Quinta Onda” foi lançado em 2013, recebeu vários prêmios, além de super elogiado pela crítica e adaptado para o cinema em 2016.
O livro já começa com a Terra dominada por alienígenas. A invasão foi feita através de ondas de ataques: apagam-se as luzes, começa a arrebentação, pestilência e o silenciador.
É narrado em primeira pessoa com capítulos intercalados pela voz da Cassie, uma pré-adolescente entre 12 ou 13 anos, e em paralelo por um soldado.
Os capítulos da Cassie são de sobrevivência e amadurecimento, ela luta todos os dias com o medo, as lembranças recentes do que passou durante cada onda da invasão, e junta forças para ir ao encontro de seu irmão caçula que foi levado para um abrigo.
Por outro lado, o soldado mostra a realidade de estar nas mãos do inimigo e não fugindo dele.
A edição da Fundamento é impecável, papel pólen, fonte agradável, entre a mudança de voz dos personagens sempre tem uma página preta para separar. O que não é exatamente necessário, uma vez que o autor tem uma mão muito boa para diferenciar os personagens, da pra saber muito bem quem está “falando”, mas quem não ama uma edição bem cuidadinha?!

Dei 3 estrelas de 5 pelo fato de ter 367 páginas, que se arrastam demais. Claro que essa é minha experiência. O começo me pegou bem, mas o meio, principalmente os capítulos do soldado, me deixaram bem desinteressada. A Cassie parecia bem mais interessante, até porque não se engane: a parte do soldado não é de ação. É bem parada por sinal.
Apesar de ser um livro que aparentemente é sobre invasão alienígena, acredito que é melhor “vender esse peixe” falando que é sobre sobrevivência. Pois, embora os alienígenas apareçam, nesse primeiro livro não há muito da “invasão”, mas das consequências dela.
Eu já estava bem chateada com o ritmo, quando marquei que exatamente na página 250 meu interesse voltou. Então, recomendo a leitura com ressalvas. Vá esperando um livro mais filosófico que de aventura. Vale ressaltar que se trata de uma trilogia, cujo os outros dois livros tem cerca de 250 páginas, ou seja, alguém deu um alô pro tio Rick e ele se tocou.

Lucas dos Reis @EstanteQuadrada 15/04/2018

ETs na Terra: Deus me dibre mas quem me dera
Eu li o livro alguns anos depois de assistir a adaptação nos cinemas, portanto, minha memória estava já um pouco apagada com relação a essa história, mas eu ainda lembrava alguns detalhes, e pude perceber que o inicio é bem parecido, mas o final já é um pouco diferente. Porém, não estamos falando da adaptação, e sim do livro em si.

Contado de uma maneira não muito comum, A 5ª Onda é um livro sobre uma invasão alienígena que está acontece há meses e está dividida em etapas, que são intituladas "Ondas" pelos seres humanos. Cada uma dessas fases é uma forma de tentar destruir a espécie que mais devastou o planeta Terra. No momento que o livro está sendo narrado pela protagonista Cassy, a quinta Onda já está acontecendo, porém, ela ainda não sabe dizer qual é.

É difícil dizer com certeza em que momento o livro se passa, já que é contado de uma forma que mistura o passado e o presente, mas arrisco dizer que o momento do "presente" é perto do ato final, quando a história já está praticamente toda encaminhada para o ato final. No início, essa forma de escrita pode incomodar, mas é um ótimo recurso literário escolhido pelo Rick Yancey, autor da saga, pois deixa o leitor curioso para saber o que vai acontecer.

LEIA O RESTANTE NO BLOG:

site: http://estantequadrada.blogspot.com/2018/04/a-5-onda-1-de-rick-yancey-resenha-do.html

Coisas de Mineira 15/02/2018

“Nós éramos os felizardos. Tínhamos sobrevivido ao ataque eletromagnético, à obliteração das costas, à praga que matou todos os que conhecíamos e amávamos. Vencêramos as forças em contrário. Tínhamos encarado a face da Morte, e a Morte piscou primeiro. Se você acha que isso fazia com que nos sentíamos corajosos e invencíveis, está enganado.”

Num dia comum, uma enorme nave começou a orbitar a terra. Depois de um tempo de silêncio, muita inquietação surgiu na população que questionava o objetivo daqueles extraterrestres ali. Num outro dia comum, veio A Primeira Onda, durou segundos. Um PEM, pulso eletromagnético, destruiu tudo o que funcionava de forma elétrica, matando apenas uma pequena parte da população mundial, meio milhão. A Segunda Onda fez esse número parecer ridículo, matando três bilhões de pessoas com um tsunami gigante em cerca de um dia. A Terceira? Matou quase quatro bilhões com um vírus. A Quarta Onda foram os silenciadores, preparados para matar quem quer que tivesse ousado sobreviver. E A Quinta Onda? Bem, essa só se pode saber depois de concluir a leitura.
“Por ora, a água é suficiente. Nada vai me fazer aproximar de alguma cidade, a menos que seja necessário.
Por inúmeras razões.
Você sabe afirmar quando está se aproximando de uma delas? O cheiro. Você consegue sentir o cheiro de uma cidade a quilômetros de distância.
Ela cheira a fumaça. E a esgoto a céu aberto. E a morte."

Cassie tem apenas 16 anos, mas ao invés de uma adolescente comum, ela é a garota com o Ursinho numa mão e uma M16 na outra. Depois de ver a mãe morrer na terceira onda, Cassie, seu pai e seu irmão mais novo Sammy, são obrigados a sair do seu lar em busca de algum fio de esperança. Após um tempo num acampamento, soldados os encontram e levam Sammy para uma base protegida. Mas, num clima de guerra, é difícil saber quem é o inimigo, e Cassie agora está sozinha. Perseguida por um Silenciador, ela quase morre por causa de um tiro. Ela morreria sangrando, mas se isso não a matasse, uma infecção o faria. Ou o frio. Nesse frenesi de não saber nem o que acontecerá no segundo seguinte, Cassie guarda sua promessa de encontrar o irmão e adormece. Quando acorda aquecida numa cama, coberta por lençóis e com suas feridas tratadas, ela conhece seu resgatador, Evan Walker. Ele é lindo, claro, e bom em tudo o que faz. Mas se o clima ainda é de guerra, como saber se pode confiar nele? E temos uma questão ainda mais difícil: Como conseguir manter a promessa que fez a Sammy?

“De alguma forma, o fato de ter sido resgatada por um sujeito extremamente bonito com um sorriso assimétrico e mãos grandes e fortes é das coisas mais desconcertantes que me aconteceu desde a chegada dos Outros.”

Paralelamente, vemos a história de Zumbi, que já foi um garoto, mas hoje é uma máquina treinada na base militar de resgate para qual foi levado quando pego num acampamento. Ele está perdendo sua humanidade aos poucos, mas se vê lembrado dela quando um pequeno garotinho é levado para o treinamento e ele se sente obrigado a falar por ele. Numa busca incansável pela saída desse lugar, ele começa a se questionar a respeito da verdade sobre o que realmente está acontecendo.

“Você sabe quem é o inimigo, Cassie?”

Fiquei um tempo refletindo sobre o livro antes de começar a escrever essa resenha. Não foi o caso de pensar se o livro é bom ou não, porque isso eu decidi quando comecei a ler - e é muito, muito bom. A verdade é que, inevitavelmente, quando o leitor está diante da caminhada que é esta obra, ele se pergunta sobre o quê é a história. E a história não é sobre Cassie, ou Evan, ou Sam. A história é sobre uma invasão inimiga, contada do ponto de vista não de apenas personagens isolados, mas de pessoas específicas que formam um ciclo. Não há começo nem fim, apenas pessoas que estão ligadas por suas histórias. Isso foi um dos aspectos que mais me agradou na leitura, sendo uma forma de construção de raciocínio no qual as peças vão se encaixando aos pouquinhos. Cassie é forte, um pouco arrogante, mas, é possível enxergar que tudo que ela se tornou pós-chegada da nave mãe, não é nada menos do que o esperado. Sammy não é muito diferente de um garoto da idade dele, mas tem uma fé inabalável. Zumbi está se afirmando depois de ser um garoto de 17 anos adorado na escola e ter fugido a luta num momento crucial, e é bastante interessante ver a construção do seu personagem ao longo da trama. Sabe aquele livro que você termina num suspiro do tipo “Ah, cara, preciso dessa continuação”? Então.

“Isso não tem nada a ver com os Outros. Sempre foi assim. Estamos aqui e, então, vamos embora. E não tem nada a ver com o tempo que permanecemos aqui, mas com o que fazemos com ele.”

Mesmo que esse cenário meio “pós apocalíptico” não seja exatamente novo, a proposta do autor é muito interessante, foi muito surpreendente e cativante para mim. É uma leitura que flui e apesar de ser um livro longo, isso não onera nem um pouco a qualidade da escrita do autor. Ele não entrega o que realmente está acontecendo em momento algum, então a cada página temos uma nova surpresa. É daquele tipo de livro que você sente tudo o que o personagem sente, todas as dúvidas, o medo de confiar, e mal consegue crer naquilo que você está lendo. Parece que pregam peças em você o tempo todo, e eu amo isso nesse livro. Há ainda um toque de romance que quebra um pouco o teor pesado de destruição e combina perfeitamente com o andar da história. A Editora Fundamento fez um trabalho lindo, a capa com a imagem de uma garota na floresta com a luz atravessando as árvores está totalmente conectada com o clima de mistério que ronda o livro. Além disso o tamanho da letra é excelente e as páginas amareladas não permitem que a leitura fique cansativa. Cada um desses elementos, unidos, contribuiu para a formação de uma bela obra que mexe conosco de uma maneira inexplicável.

O livro faz parte de uma trilogia, seguida de O mar infinito e A última estrela, lançados em 2015 e 2016, respectivamente. Além disso, o filme baseado no primeiro livro foi lançado em Janeiro do ano passado. Dirigido por J Blakeson, com roteiro de Susannah Grant, Akiva Goldsman e Jeff Pinkner, é estrelado por Chloë Grace Moretz (Cassie), Nick Robinson (Ben), Alex Roe (Evan), e não parece ter conquistado o público. A nota dada pela imprensa de acordo com o AdoroCinema foi duas estrelas em cinco, e pelo público, três estrelas. O argumento que eles usam é que simplesmente “não convence” ou que é “é só mais do mesmo.” Não assisti o filme, mas deixo o trailer aqui para vocês me contarem o que acharam.

“Essa é a falha no plano deles: se não matar todos nós de uma vez, não serão os fracos que vão sobreviver.
É o forte que vai permanecer, os dobrados, porém intactos, como as barras de ferro que davam resistência a esse concreto.
Enchentes, incêndios, terremotos, doenças, fome, traições, isolamento, assassinato.
O que não nos mata nos fortalece. Endurece. Disciplina.”

Por: Lô Scalioni
Site: http://www.coisasdemineira.com/2017/03/resenha-5-onda-rick-yancey-quinta-onda-1.html

Roberto.Proença 08/02/2018

Alienígenas dos Mal
Nem em nossos piores devaneios sobre alienígenas, tanta crueldade, tantas mortes e tanta desesperança permeia nossa imaginação, no nosso possível primeiro contato com os extraterrestres. No pior dos mundos, todos contra todos, nenhuma confiança floresce. Mas a humanidade, é forte e imprevisível. Surpreende até os malvados alienígenas. E a força e o amor renascem de onde menos se espera. Irresistível leitura !
Releitura em 13/06/2018.

Li 21/01/2018

DESAFIO LITERÁRIO EDITORA CULTURA - LIVRO QUE VIROU FILME
Gostei do livro. Lembro que quando lançaram o filme, eu como boa amante de distopias fiquei com vontade de ver, até ver as críticas (mea culpa, dia desses eu vejo para tirar a prova), descobri por acaso que era baseado em livro, então fui procurar a obra e eis que descubro ser uma trilogia. Eu ando meio cansada de séries distópicas apocalípticas , com personagens principalmente adolescentes (é sério, ainda não entendi o motivo dos livros atuais serem quase todos séries e com personagens adolescentes), mas o enredo do primeiro livro é interessante!
O autor tem mais ou menos a visão que eu tenho sobre uma invasão alienígena! Achei a abordagem muito boa! Acabou que li a trilogia toda e minha opinião sobre certos personagens foi mudando, mas me resumindo a esse livro, gostei bastante!

Arielle 16/11/2017

Tudo começou de forma serena, sutil... até ser instaurado o caos.
“Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora a quinta onda está começando…”

Cassie tinha uma vida pacata: se relacionava bem com a família, tinha bons amigos na escola e até um garoto por quem cultivava uma paixão platônica. Porém, ela vê tudo mudar quando, subitamente, uma nave alienígena é encontrada pairando sobre a Terra. Passado os dias de euforia e curiosidade, os humanos se acomodaram com os curiosos visitantes os observando, e foi aí que aconteceu a primeira onda: escuridão. O pânico e o caos foram implantados, junto de um novo mundo sem internet, celular, ou qualquer outro tipo de tecnologia.
Depois disso vieram os desastres naturais, um vírus letal e a descoberta de que haviam “alienígenas” infiltrados na Terra e que eles iguais aos humanos. Como saber em quem confiar? Os próprios sobreviventes começaram a matar uns aos outros, incapazes de diferenciar os não humanos.
Em meio a esse caos, Cassie se vê sozinha com um único objetivo: cumprir a promessa que fez a seu irmão e o encontrar em um campo de concentração de sobreviventes, monitorado pelas autoridades. No entanto, o caminho até ele não promete ser fácil e a garota terá de se decidir entre aceitar a ajuda de um estranho ou correr o risco de morrer sozinha, e nunca chegar a seu irmão.

“Regra número um; não confie em ninguém. O que leva à regra número dois: a única forma de ficar viva o máximo de tempo possível é ficar sozinha o máximo de tempo possível.”

A Quinta Onda é uma ficção científica completamente diferente de tudo que já li. Com uma escrita instigante e original, Rick Yancey apresenta os fatos de forma a prender o leitor do início ao fim, com reviravoltas e acontecimentos inesperados, abordando um tema sensível na vida em comunidade: a falta de confiança uns nos outros. O livro é narrado a partir do ponto de vista de vários personagens envolvidos na trama, possibilitando assim, que o leitor se coloque no lugar de cada um e sinta seus dramas.
Por fim, gostaria de considerar que a história foge completamente dos clichês de invasão alienígena que estava habituada e me surpreendeu demais do início ao fim, por isso deixo minha recomendação aos fãs do gênero que ainda não tiveram contato. Não irão se arrepender!

AmadosLivros 16/08/2017

A 5ª Onda é uma história de invasão alienígena e essa invasão acontece em formas de ondas, mas não são ondas no sentido literal e sim no sentido de acontecimentos. Como personagem principal temos Cassiopeia ou apenas Cassie, que vai nos contando sobre a invasão, suas ondas e como foi a reação das pessoas até chegar no presente.

Primeiro houve a chegada da Nave Mãe e então surgiu a 1ª onda, que acabou com toda a eletricidade na terra e consequentemente causou inúmeras mortes. Em seguida, a 2ª onda foi causada por um desastre natural, tsunami, que invadiu toda a costa, causando mais mortes. Já na 3ª onda os alienígenas liberam um vírus mortal e poucas pessoas sobrevivem e então a 4ª onda deixou os sobreviventes desconfiados, pois os alienígenas estavam entre eles, sendo assim quem sobreviveu não sabia mais em quem podia confiar. E o que é a 5ª onda? Isso você tem que ler e descobrir heheh.

Cassie tem um irmão, o Sammy, de apenas 5 anos. Porém com todo esse caos acontecendo no mundo eles acabam se separando e Cassie tenta com todas as forças reencontrar o irmão. O livro é narrado por mais de um ponto de vista; além de Cassie, também temos a visão de Ben, um jovem garoto que treina para um futuro combate com os alienígenas. E outros personagens também irão aparecer nessa história.

O que era pra ser bom e legal acabou me decepcionando, primeiro porque os ETs não eram tudo aquilo que eu esperava, eu também não gostei do modo como as ondas foram narradas, achei que ficou tudo muito corrido e a cereja do bolo - um romance - que foi jogado na história pra ser um super plot e não funcionou comigo. Resumindo, eu esperava mais do livro e acabei me decepcionando, por isso eu digo, se for ler não vá com a expectativa lá em cima, pois o tombo pode ser grande.

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2016/11/livro-5-onda.html

gabriel 04/08/2017

"O objetivo não era nos salvar. Também não era nos escravizar ou agrupar em reservas. O objetivo era nos matar. A todos nós."
Alguma vez você pensou se haveria vida além da Terra? Ou como seriam essas vidas? Pequenos Homens verdes? Ou algo tipo Superman? Iriam trazer sua tecnologia avançada pra nossas vidas, seriam seres pacíficos... Bom, aqui nos descobrimos que existe sim vida em outros planetas, mas não querem interagir conosco... Alias, eles querem nos matar...

Cassie, é uma das poucas sobreviventes das Ondas, e o que seriam elas? Foram ataques que a nave mãe enviou ao planeta para acabar com a raça humana, cada uma mais mortífera que a outra, até deixar-nos sem comunicação, sem confiar uns nos outros, seres solitários.

A 1ª onda: Apagam-se as luzes.
A 2ª Onda: Começa a destruição com tsunamis, terremotos.
A 3ª Onda: Pestilência.
A 4ª Onda: O silenciador.
Então inicia-se a 5ª Onda.

Mas Cassie, teve um pouco de sorte, ela ainda teve seu pai e irmão por algum tempo - sua mãe morreu na 4ª Onda -, só que o seu irmão Sammy acabou sendo levado pelo o governo para um lugar "seguro", mas só aceitavam crianças, assim os dois foram separados...

A partir daqui, ela acaba começando sua jornada em busca do seu irmão, onde ele possa estar, enfim, também é aqui que começamos a ter outros pontos de vista na historia, o que é bem legal, como o paradeiro do irmão dela, e um garoto que ela gosta, e porque não de um alienígena?

A base militar que o seu irmão está "hospedado", está treinando jovens para serem super soldados contra os alienígenas em uma guerra eminente, mas tipo, ele só tem 5 anos! Eu sei, é um pouco estranho, mas ele vai acabar encontrando em Ben Parish, um irmão mais velho que vai cuidar e proteger ele lá. O que é uma das partes mais legais do livro.

E acabei esquecendo de falar sobre os alienígenas, né? Então, não sabemos ao certo a forma original deles, só que eles estão possuindo corpos de humanos, ou seja, qualquer pessoa pode ser um alienígena disfarçado, e como saber que não é? Você não sabe...

Embora Cassie faça o possível para passar despercebida, andando por florestas e evitando as cidades grandes, um dos alienígenas conseguiu encontrar ela... O pior é que ele está tentando matar ela - óbvio -, mas isso vai acabar levando ela a conhecer Evan, um garoto do interior que mora sozinho em uma fazenda.

Evan Walker, é um garoto típo Clark Kent, se você tiver assistido Smallville, sabe bem do que eu estou falando. Ele parece ser uma boa pessoa - até de mais. Motivos para desconfiar? Muitos. Mas de alguma maneira, não sei explicar, eu fico dividido em gostar e odiar ele. Quando você ler vai entender o que eu estou falando.

Bom, o que temos para o desfecho dessa historia?

"A 5ª Onda, é um dos melhores livros de ficção que eu já li. Ele consegue te prender desde o primeiro capitulo, como é narrador em primeira pessoa, da uma boa visão do que se passa na cabeça de Cassie e dos outros personagens sobre tudo relacionado aos alienígenas, perder os parentes, os traumas...O melhor de tudo é como a humanidade não perde as esperanças em meio a um massacre atrás do outro, e mesmo assim, eles se erguem e tentam lutar contra tudo isso. Enfim, esse é o primeiro livro de uma trilogia, então temos mais aventuras pela frente pessoal."

site: http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

Lly 04/08/2017

LIDO : 1 vez
DATA : ??/??/2016 - ??/??/2016

Lorrane Fortunato 10/07/2017

Resenha - A 5ª Onda / Dreams & Books
"Correr = morrer.
Ficar = morrer."

Quando comecei a leitura de A 5ª Onda o meu conhecimento sobre a trama se resumia a sinopse, nada de spoilers, resenhas, filme... Eu não sabia o que esperar. Esse desconhecimento total sobre a história acabou sendo algo bom, pois pude ir mergulhando nela aos poucos e cada página compreendendo e me apaixonando mais.

Confesso que quando solicitei o livro estava mais do que empolgada para realizar a leitura. Mas os dias foram passando, outras leituras foram sendo realizadas e quando finalmente consegui tempo para encaixar o livro na minha rotina atribulada, já não estava tão animada para ler. Mas, minutos depois, esse sentimento mudou, pois só precisei ler algumas páginas para me ver totalmente presa, viciada e apaixonada.

A cada página virada a minha empolgação com a história aumentava. Em vários momentos eu precisei parar a leitura para fazer exclamações em voz alta e respirar um pouco. O ritmo alucinante estava me matando e injetando vida em minhas veias ao mesmo tempo. Durante toda a leitura, eu tinha dois pensamentos persistentes: 'Que. Livro. É. Esse?' e 'Por quê eu não li esse livro antes?'. E mesmo sem após terminar, eu ainda não consigo parar de me fazer essas perguntas.

"As estrelas parecem muito mais perto agora.
Perto o bastante para serem tocadas, para que eu as toque, para que me toquem."

Rick Yancey tem uma escrita maravilhosa. Ela te prende desde o começo e não te permite interromper a leitura por mais de alguns segundos por vez. A escrita te suga para dentro do livro, você se vê totalmente envolvido. Sua forma de escrever é fluida, fascinante, apaixonante... É impossível não se vê totalmente encantado pela história logo no começo.

Os personagens são tão reais, tão críveis que chega a ser inadmissível não se conectar a eles. Você acaba se colocando no lugar deles e sentindo tudo o que eles sentem. Os sentimentos conflitantes, sofrimento, as dúvidas fazem seu amor e admiração crescer a cada parágrafo. Essa capacidade de te colocar totalmente no lugar do personagem é um dos muitos méritos da escrita do autor.

"Pensei que a única forma de me manter inteiro era encontrando um motivo para viver.
Não é assim.
Para continuar inteiro, é preciso encontrar alguma coisa pela qual se está disposto a morrer."

A diagramação de A 5ª Onda está maravilhosa! As páginas são amareladas, a fonte tem um tamanho perfeito e ele possui orelhas. O livro está divido em partes e em casa parte há a figura da capa.

Tudo está muito bem trabalhando, mostrando o cuidado e amor que a editora teve com essa obra. Não encontrei erros, não há nada a reclamar. Tudo está perfeito!

“A crueldade não é um traço da personalidade,
a crueldade é um hábito.”

Concluo essa resenha fazendo um apelo para que vocês leiam esse livro! A mistura de romance, aventura, suspense, ficção científica faz com que ele agrade a vários tipos de leitores.

Mesmo que você ainda não se sinta totalmente convencido, leia. Dê uma chance a essa história arrebatadora! Tenho certeza que ela vai te viciar, envolver e por fim, te apaixonar. É inevitável.

"Se eu for a última, então eu sou a Humanidade.
E se essa for a última guerra da Humanidade,
então eu ou o campo de batalha."

site: www.dreamsandbooks.com

Inlectus 23/06/2017

Bom.
Apocalipse teen.

@estantedajulia 23/06/2017

A 5° onda, de Rick Yancey
Por onde devo começar esta resenha? Dizendo como fiquei apaixonada com a escrita do autor ou o fato de a trama reunir todos os ingredientes que ao meu ver são essenciais para um bom livro? Eu estou simplesmente encantada com todas as páginas da obra, como fiquei envolvida com os personagens e me vi, diversas vezes, dentro do enrendo. São essas sensações que uma boa trama deve despertar no leitor e A 5° onda fez seu papel direitinho.

“Talvez eu seja a última, mas sou a última que ainda está de pé. Eu sou a que vou mostrar o rosto para o caçador sem rosto na floresta junto a uma rodovia abandonada. Eu sou aquela que não vai fugir, não vai ficar, mas vai enfrentar. Porque, se eu for a última, então eu sou a Humanidade. E se essa for a última guerra da Humanidade, então eu sou o campo de batalha.”

Título: A 5° onda
Autor: Rick Yancey
Gênero: Ficção científica
Páginas: 368
Editora: Fundamento
Avaliação: ❤❤❤❤❤
*(favorito)

Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Imagine o mundo sem toda a sua tecnologia. Lampadas, televisores, celulares, automóveis, tudo o que você imaginar apagou. Um blackout geral. A segunda onda não trouxe apenas diversos tsunamis para as áreas litorâneas, mas também o pânico, violência e a corrida pela sobrevivência. Somente os que tiveram sorte sobreviveram até então. Já o terceiro ataque, a terceira onda, foi uma peste, a doença carregada pelos pássaros. A quarta trouxe consigo um ensinamento: não confie em ninguém. E agora, o que devemos esperar dA Quinta onda? Ela está começando.

Alienígenas como estamos acostumados a ver em filmes, verdes e com peles gelatinosas, são motivos de extrema piada. Por quê? Simples, ninguém sabe a verdadeira aparência dos Outros, como são chamados. Não houve contato, muito menos aparições. Em um dia como outro qualquer o seu veículo, lê-se nave mãe, pairou no ar, em um ponto totalmente estratégico para que todos pudessem ver e se questionar o que era aquilo. Qual o seu objetivo? Exterminar, torturar, ou colonizar? Pouco se sabe.

O livro é narrado pelo ponto de vista de diversos personagens, mas eu confesso, o mais marcante, aquele que você espera capítulo após capítulo, é o de Cassie. Além de ter um nome nada comum - Cassie não é apelido de Cassandra e sim de Cassiopeia, a constelação -, ela também vive algo totalmente inesperado, sobrevive a todas as ondas que atingiram o mundo até então. Para você ter uma noção de tamanha sorte, 97% dos seres humanos não estão mais presentes.

A garota presenciou a chegada, o blackout, as ondas, a peste e literalmente a queda da sociedade como conhecemos. Foi na terceira onda que Cassie perdeu a mãe, deixando-a responsável por cuidar do emocional de seu pai e irmão, Sammy. Como nem tudo são flores, a quarta onda chega durante a procura por um porto seguro e ela se vê sozinha, escondida na escuridão da floresta, sem poder confiar em ninguém. Sua única certeza: precisa encontrar Sammy o mais rápido possível.

Em uma realidade onde a regra é matar e só depois questionar, qualquer pessoa é suspeita. Isso é o que Cassie acredita até encontrar Evan Walker, que após salvar sua vida se oferece para ir em busca de seu irmão. Mas, será que ela pode confiar nele?

Entre os capítulos alternados também temos Zumbi. Ele está morrendo pela praga e ao ser raptado é totalmente curado. Mas, como isso é possível? O garoto foi levado para um quartel general, onde as crianças e adolescentes são treinados para lutar neste novo lugar que é a Terra. E é basicamente isto que vemos em suas histórias, um esquadrão formado por crianças descobrindo os segredos da guerra. Como isso pode ter ligação com Cassie? Ah, você verá!

Tal divisão foi essencial e nos deixa ainda mais presos a história. Este poderia ter sido um ponto negativo? Não aqui. Os pontos de vista diferentes agregam ainda mais curiosidade ao longo das páginas, tornando os Outros um mistério cada vez maior. Assim como os personagens, o leitor não consegue confiar em ninguém e a única conclusão a ser tomada é: nada é o que parece.

Rick Yancey escreveu o livro de forma magnífica. Todas as descrições são ótimas, há cenas de humor nos pontos e em doses corretas, criou personagens cativantes, os momentos de tensão realmente são tensos, e ainda há uma pitada de romance, também na medida certa. Ficou impossível não ler rapidamente e desejando logo o final.

Mesmo assistindo ao filme primeiro a história não perdeu seu encanto e como em qualquer adaptação, há diversos pontos diferentes. A obra está super recomendada por mim para todos aqueles que gostam de uma ótima aventura. E eu garanto, a sua sequência também está de perder o fôlego.

Para mais resenhas acesse o blog: http://paginasincriveis.blogspot.com.br/ ou o Instagram literário: @lunaliteraria

site: https://www.instagram.com/lunaliteraria/
Pudim 10/11/2017minha estante
Foi exatamente dessa forma que senti !

Nina @vicioseliteratura 31/05/2017

Cassie Sullivan é uma garota forte. Ela está enfrentando o terror em um mundo pós-invasão alienígena. Sozinha. O que a mantém seguindo em frente é uma promessa. Até porquê, se as promessas não forem importantes neste mundo, o que mais pode ser?

Não quero soltar spoilers sobre o livro, então fiz uma introdução bem básica. Acho que é legal ir descobrindo pouco a pouco o que aconteceu com a família e amigos da protagonista. Cassie é uma garota normal, apaixonada por Ben Parrish (um garoto que nem sabe que ela existe) e com uma melhor amiga, um irmão, um pai e uma mãe. Comum. Mas tudo muda com a invasão. A primeira onda os atinge e apaga as luzes. Carros não funcionam, a luz não acende, celulares apagam. É assim que eles percebem que algo muito errado está acontecendo. Mas isto não é nada. A segunda, terceira e quarta onda são piores. Cassie acaba tendo que crescer prematuramente, envolta em um mundo de desconfianças, mas ela é forte, o que me deixou bem animada.

Apesar de a história ser voltada em Cassie e a promessa feita a seu irmãozinho, o livro partilha de vários narradores. Não vou dar os nomes para não estragar também, é divertido ter que descobrir quem está narrando. Mas posso dizer que gostei igualmente dos outros personagens. Os secundários também fizeram bem seu papel e creio que alguns vão ser mais importantes no segundo livro.

Tendo que lutar para permanecer viva e longe dos teleguiados que matam a todos os humanos que encontram, Cassie acaba por receber ajuda de uma pessoa em sua missão. Só não dava para imaginar que loucura tudo isto se tornaria.

Eu já havia visto o filme antes de ler ao livro, até por isso que me interessei na história, todos diziam que o livro era bem diferente e muito melhor, obviamente, também achei isto. E por já ter visto o filme muitas coisas já não me eram mais mistério, o que fez perder um pouco da graça, mas a história tem muita qualidade... menos por um ou dois pontos que me incomodaram muito e espero que tenham boas explicações para eles no segundo e terceiro livros (siiiiim! Pretendo ler a trilogia, gostei de verdade da trama).

Para mais resenhas acesse o blog Vícios e Literatura

site: http://www.vicioseliteratura.com.br/2017/04/eu-li-5-onda.html
Ana Mc Bairros 02/06/2017minha estante
Quero leeer... Me arrependi de ter visto o filme antes kkk

Nina @vicioseliteratura 05/06/2017minha estante
Eu também! hahahha
Mas o segundo livro ainda é um mistério =P

Drika 19/03/2017

Livro maravilhoso ?
Quando comecei a ler esse livro já amei ele de paixão! O fato do livro ser narrado por uma menina de 16 anos no meio de uma catástrofe na terra é demais!! Mostra o quanto ela evolui, e tem que amadurecer... Gostei também da troca de narradores entre a história, fez com que eu sentisse cada personagem! Agora o filme eu não vi ainda, disseram que é uma bosta, mas como uma boa avaliadora preciso assistir pra saber se faz jus ao livro que é muito bom msm, já quero ler os outros ?