A 5ª Onda

A 5ª Onda Rick Yancey

Resenhas - A 5ª Onda

loLIMta 29/12/2023

RESENHA | A 5ª Onda
A 5ª Onda, escrito por Rick Yancey, é um romance romântico sobrenatural situado em um cenário de ficção científica, contando a história de Cassie, uma adolescente tentando sobreviver em um mundo dominado por alienígenas que se parecem com humanos, enquanto busca por seu irmão.

A história é contado sob dois pontos de vista: o de Cassie, zanzando pela floresta tentando sobreviver enquanto vai em direção a seu irmão; e o de Ben Parish, crush de escola da Cassie que está sendo treinado para se tornar um soldado juntamente com o irmão dela.
Logo de início eu amei os capítulos do ponto de vista da Cassie e odiei os de Ben. O drama interno de Cassie sobre ter perdido os pais, o irmão ter sido levado, questionar o valor da vida humana e o quanto ela está disposta a lutar e cruzar linhas para sobreviver me trouxerem boas reflexões; enquanto os de Ben só me deram tédio.

Porém tudo mudou quando Cassie foi resgatada por Evan Walker e o foco da história se tornou romance adolescente, mudando completamente o tom do livro até ali. Chegando perto do fim os capítulos de Ben se tornaram mais interessantes a medida que ele vai tecendo uma rebelião e os de Cassie também quando o foco volta a ser resgatar seu irmão e não conseguir um namorado-gostoso-padrão-ocidental em um cenário pós-apocalíptico, mas a esse ponto mais da metade do livro já havia se passado e o potencial desperdiçado.

Meu problema com A 5ª Onda foi o livro ser vendido como ficção científica e não pelo que de fato é: romance adolescente em um cenário de ficção científica.

No mais, a ilusão de óptica da capa é muito bonita.

site: https://cisgenerodetaubate.blogspot.com/2023/12/resenha-5-onda.html
Caio 05/03/2024minha estante
Concordo muito!

sossoalves 11/11/2023

Melhor que o filme
Comecei a ler esse livro pelo simples motivo de: vi o filme e gostaria de saber como a história acabaria, então eu vou ler a trilogia apenas para acabar com a curiosidade
O livro é dinâmico e bem legal, eu gosto desse esquema de ir alternando os narradores, mesmo que as vezes foque muito tempo em uma parte e eu me distraia? mas tirando isso é uma leitura bem leve e divertida

loemia 09/10/2023

A 1ª Onda:Apagam-se as luzes.
A 2ª Onda:Começa a arrebentação.
A 3ª Onda:Pestilência.
A 4ª Onda:Silenciador.
Haverá uma 5ª Onda? E se houver, existe algo que possa ser pior do que as anteriores?

Cassie não sabia a dádiva que era ter sua vida monótona de garota com 16 anos, até que os Outros chegam e viram seu mundo de cabeça para baixo. De repente, Cassie passa de garota normal, para a garota que mata. Em um mundo onde não se pode confiar em ninguém, atirar e depois perguntar e onde a esperança dar lugar ao desespero, poderiam os seres humanos manterem sua humanidade? E o que nos faz humanos, de fato?

Dhaffys 08/09/2023

" eles não são alienígenas verdes como nós filmes "
Com certeza e um dia MELHORES livros de fantasia e ficção que eu já li , não é muito famoso mais é INCRÍVEL , um livro complexo , narrado por vários personagens cativantes e que ainda tem um triângulo amoroso, ficção e romance , algo melhor que isso? SUPER RECOMENDO, ele pode ser difícil de entender por causa da suas várias narrativas mais e muito bom , leiam !

Gislayne18 06/09/2023

Assisti o filme várias vezes, mas só agora depois de muito tempo consegui comprar no Brechó e amei a leitura. Amo distopia, romance e alienígena.

?Estamos aqui, e então vamos embora, e não tem nada a ver com o tempo que permanecemos aqui, mas o que fazemos com ele.? Evan Walker

SOU CADELINHA DE EVAN WALKER

gfwinxs 22/08/2023

"No momento em que decidirmos que uma
pessoa não importa mais, eles venceram."

Enredo muito bom!
A história foi muito bem desenvolvida com as mudanças de narrações. O plot twist perfeito. O fato de já ter assistido ao filme facilitou no entendimento de certas situações, ajudando a compreender ainda mais a história.

O tipo de livro que voce para e pensa: " se fosse eu já teria morrido". O que é de fato verdade, a Cassie passou por muitas coisas, no lugar dela teria surtado.
A mudança de narrações entre ela e o Ben ajudou a ter uma total noção da história e do acontecimentos ao redor, se tornando um ponto muito positivo para a história. O narrador conseguiu desenrolar perfeitamente a história,
fazendo com que o leitor nao fique tão entediado ao ler.
Quando assistir ao filme, na globo, fui logo procurar a continuação, fiquei decepcionada ao descobrir que não tinha. Mas em seguida descobrir sobre os livros, e já fui logo procurando saber onde tinha. O livro conseguiu ser melhor do que o filme na maioria dos aspectos, o filme em si não adaptou muito bem a história, por se tratar de vários acontecimentos se desenrolando ao mesmo tempo, mas ainda assim é bom.

Krever 21/08/2023

LEIAM!!
Tanto o filme são incríveis... sem spoilers nem comentários apenas a recomendação de uma obra que é fantasiosa, porém intrigante

Fernanda631 31/07/2023

A 5ª Onda (Quinta Onda #1)
A 5ª Onda (Quinta Onda #1) foi escrito por Rick Yancey.
Invasões alienígenas, destruição de nações, eliminação de humanos e grupos de rebeldes que tentam sobreviver. Tudo começou de forma calma e sutil, despertando o interesse e a curiosidade de todos: grandes naves surgiram sobre a Terra, permanecendo ali, sem se saber o porquê.
Num dia comum, uma enorme nave começou a orbitar a terra. Depois de um tempo de silêncio, muita inquietação surgiu na população que questionava o objetivo daqueles extraterrestres ali. Pouco tempo depois, quando estavam todos seguros, calmos e confiantes. Num outro dia comum, veio A Primeira Onda, durou segundos. Um PEM, pulso eletromagnético, aconteceu a 1ª onda: escuridão. O pânico foi instaurado: você consegue se imaginar em um mundo sem energia elétrica? Ela destruiu tudo o que funcionava de forma elétrica, matando apenas uma pequena parte da população mundial, meio milhão.
A 2ª onda: desastres naturais, tsunamis e ocorrências que mataram muitas pessoas e destruíram a civilização e modernidade. A Segunda Onda fez esse número parecer ridículo, matando três bilhões de pessoas com um tsunami gigante em cerca de um dia. Depois chegou a 3ª onda: um vírus que matou a todos que infectou, fazendo com que a morte fosse pestilenta, dolorosa, asquerosa e desesperadora. A Terceira matou quase quatro bilhões com um vírus. A Quarta Onda foram os silenciadores, preparados para matar quem quer que tivesse ousado sobreviver. E A Quinta Onda? Só lendo para saber.
Cassie tem apenas 16 anos, mas ao invés de uma adolescente comum, ela é a garota com o Ursinho numa mão e uma M16 na outra. Depois de ver a mãe morrer na terceira onda, Cassie, seu pai e seu irmão mais novo Sammy, são obrigados a sair do seu lar em busca de algum fio de esperança. Após um tempo num acampamento, soldados os encontram e levam Sammy para uma base protegida. Mas, num clima de guerra, é difícil saber quem é o inimigo, e Cassie agora está sozinha. Perseguida por um Silenciador, ela quase morre por causa de um tiro.
Ela morreria sangrando, mas se isso não a matasse, uma infecção o faria. Ou o frio. Nesse frenesi de não saber nem o que acontecerá no segundo seguinte, Cassie guarda sua promessa de encontrar o irmão e adormece. Quando acorda aquecida numa cama, coberta por lençóis e com suas feridas tratadas, ela conhece seu resgatador, Evan Walker. Ele é lindo, claro, e bom em tudo o que faz. Mas se o clima ainda é de guerra, como saber se pode confiar nele? E temos uma questão ainda mais difícil: Como conseguir manter a promessa que fez a Sammy?
Paralelamente, vemos a história de Zumbi, que já foi um garoto, mas hoje é uma máquina treinada na base militar de resgate para qual foi levado quando pego num acampamento. Ele está perdendo sua humanidade aos poucos, mas se vê lembrado dela quando um pequeno garotinho é levado para o treinamento e ele se sente obrigado a falar por ele. Numa busca incansável pela saída desse lugar, ele começa a se questionar a respeito da verdade sobre o que realmente está acontecendo.
A verdade é que, inevitavelmente, quando o leitor está diante da caminhada que é esta obra, ele se pergunta sobre o quê é a história. E a história não é sobre Cassie, ou Evan, ou Sam. A história é sobre uma invasão inimiga, contada do ponto de vista não de apenas personagens isolados, mas de pessoas específicas que formam um ciclo.
Não há começo nem fim, apenas pessoas que estão ligadas por suas histórias. Isso foi um dos aspectos que mais me agradou na leitura, sendo uma forma de construção de raciocínio no qual as peças vão se encaixando aos poucos. Cassie é forte, um pouco arrogante, mas, é possível enxergar que tudo que ela se tornou pós-chegada da nave mãe, não é nada menos do que o esperado. Sammy não é muito diferente de um garoto da idade dele, de 5 anos, mas tem uma fé inabalável. Zumbi está se afirmando depois de ser um garoto de 17 anos adorado na escola e ter fugido a luta num momento crucial, e é bastante interessante ver a construção do seu personagem ao longo da trama.
Mesmo que esse cenário meio “pós apocalíptico” não seja exatamente novo, a proposta do autor é muito interessante, foi muito surpreendente e cativante para mim. É uma leitura que flui e apesar de ser um livro longo, isso não diminui nem um pouco a qualidade da escrita do autor. Ele não entrega o que realmente está acontecendo em momento algum, então a cada página temos uma nova surpresa.
Esse é daquele tipo de livro que você sente tudo o que o personagem sente, todas as dúvidas, o medo de confiar, e mal consegue crer naquilo que você está lendo. Parece que pregam peças em você o tempo todo, e eu amo isso nesse livro.

Fôlha MD 30/07/2023

O livro acompanha a protagonista Cassie vendo sua vida virar de cabeça para baixo após uma gigantesca nave alienígena estacionar pertinho da Terra.
Achei o livro empolgante e revelador do começo ao fim, a evolução da Cassie ao decorrer dos acontecimentos, como a raça humana lidou desesperadamente com as mortes que não paravam mais; Como os jovens lidaram com tudo, sendo um novo pilar daquela realidade e logo depois, vendo tudo desabar.
Foi uma leitura fluída e muitíssimo ansiosa.

Lee 24/07/2023

Finalizado
Enrolei bastante antes de começar essa leitura, que se mostrou bem fluída e com personagens legais. O autor descreve bem as situações, e mesmo quando Cassie está divagando consigo mesma, a história continua sendo fluída.

Letícia Batista 20/07/2023

Esperava um pouco mais...
A narrativa do livro é muito boa,inclusive o li em menos de três horas ontem a noite e não tenho nenhuma reclamação sobre isto.

O que deixa de ser uma coisa boa e passa a ser desagradável,é o fato de você nunca saber em quem pode confiar e no meu ponto de vista,as "reviravoltas" foram bem sem graça e você já conseguia,depois de um tempo,descobrir o que ia acontecer,perdendo toda a graça.

O final foi um pouco frustrante e pelo o que eu entendi,ele está em aberto (por causa de ser uma trilogia),mas mesmo assim,esperava bem mais daquele final !!!

Mikaella.Grabowski 09/07/2023

Amei!
Esse livro é maravilhoso, a escrita é muito boa.
Cassie é muito forte, aguentou tanta coisa, que meu Deus.
Evan é um amorzinho, adoro uma reviravolta que o mocinho tem um lado diferente e faz de tudo pelo amor dele.
Gostei que teve o ponto de vista da Cassie e do Ben.

Adriana Ramos 03/07/2023

Mesmo já tendo assistido ao filme, resolvi ler porque gostei do filme e precisava entender melhor a história e super valeu a pena. Preciso comprar a continuação urgente, o pior erro de um leitor é começar um livro sem ter ainda o restante da trilogia kkk