O sinal dos quatro

O sinal dos quatro Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O sinal dos quatro

Lari 20/03/2024

A melhor história de Sherlock até agora
Estou maratonando todos os livros de Sherlock e, por enquanto, esse foi o que mais gostei.
Amei a complexidade do vilão, ao mesmo tempo que é um ser humano vil e ganancioso, por alguns momentos senti até um pouco de dó dele. Achei muito interessante.
A história abordar um pouco sobre os conflitos na Índia também deu um toque especial em relação aos outros livros, achei legal a abordagem sobre outros povos e culturas. O canibal Toga é até engraçado kkkkkkkk
Enfim, adorei e agora vou seguir na minha maratona até zerar todos os livros.

LarissaPatricio 27/06/2023

Txiquerima perica derrê
Um caso mais complicado de ser resolvido...
Fiquei boiando um pouco a respeito dos conflitos da Índia e Inglaterra (acho que é isso), me despertou curiosidade, porém deixou a história um pouco arrastada.
Um ponto que gostei muito no primeiro livro foi o flashback mostrando o ponto de vista do acusado. Acho que aqui encaixaria perfeitamente, e não apenas ele relatando os fatos.
Teve bons inícios de arcos, tanto do Sherlock quando do Watson. Estou curiosa para ver o desenrolar.
O Sherlock é muito fofo com o Watson.

Pedro 08/06/2023

Do melhor do que há, o piorzinho que se tem.
Sinceramente é o romance que menos gosto do personagem, ainda sim é uma história decente do gênero, mas que nada me cativou. Pelo menos o romance do Watson é muito adorável.

Italo139 02/06/2023

Crimes suspense e alivio classico desse cara namoral como e bom ler e reler Sherlock que Qi absurdo.

Shuvia 03/02/2023

Pode até não ser a melhor caso/investigação se Sherlock Holmes mas sem dúvidas um bom livro. Mostra muito o lado racional de Holmes e o lado sentimental de Watson

Luiz.Goulart 01/10/2022

Holmes, segunda dose
Segundo volume das histórias do Sherlock Homes, também encontrado com o título de O Signo dos Quatro, traz o famoso detetive como sempre autoconfiante e atraído pelas agruras da cliente Mary Morsan, uma bela mulher atormentada por um passado nebuloso. O curioso é que Watson conhece nessa história a futura esposa que irá aparecer nos livros seguintes. Aqui encontramos uma aventura cheia de elementos dramáticos, uma caça ao tesouro com direito a um pigmeu e um pirata com perna de pau, terminando em uma caçada desesperada com perseguição de barco pelo Tâmisa. Aqui vemos Holmes lutando contra o seu vício em cocaína.

site: https://www.blogger.com/blog/post/edit/32639542/5508448897034557562?hl=pt-BR

Dani Bittencourt 18/06/2022

Me propus a ler toda a obra de Sherlock Holmes, mas acho que não é pra mim, infelizmente. O segundo livro foi mais interessante que o primeiro, mas sigo achando a narrativa meio arrastada - pode ser uma característica da época também. Acho que eu esperava mais ação. O relato final foi a parte mais interessante do livro e Watson tem me conquistado.

Silva 26/04/2022

Como sempre, um grande suspense policial. Amo as histórias de Sherlock Holmes. Porém, essa eu achei confusa e o final não me surpreendeu tanto.

May 23/01/2022

O sinal dos quatro foi uma leitura muito agradável, eu adoro livros de mistério e sempre vou gostar das aventuras de Sherlock Holmes.

Lu Lu Lu 31/12/2021

Mistério que vai e volta
Este livro é mais enrolado, porém, prende tanto quanto o primeiro. Mistério parece simples, depois do nada revira, como sempre! É muito bom!

Roberta Silva 21/09/2021

O sinal dos quatro
Nossa história, narrada pelo Dr. Watson, acompanha mais um caso peculiar: uma morte misteriosa e um roubo grandioso.

A leitura é fácil, rápida e fluida, é possível ler em apenas algumas horas, que não foi meu caso devido outras leituras.

Fabio 12/09/2021

Traição, morte e drogas
Mais uma história incrível desse personagem excêntrico, gosto demais da narrativa e essa é marcante.

Kami 08/06/2021

Menos emocionate que a primeira mas muito boa
Essa sequência teve descobertas menos emocionantes e focou ainda menos na "genialidade" e o egocentrismo do Sherlock. Parte boa é que finalmente conhecemos Mary e o John foi muito cavalheiro em relação a ela! Para mim, o final foi um pouco arrastado mas mesmo assim perdeu o seu encanto. Amo demais esse universo! ?

Inn Moura 19/04/2021

Ó meu caro Watson
Um dos melhores livros sobre Holmes de Conan Doyle, O Sinal dos Quatro começa como uma história simples com a pobre e delicada Mary, futura esposa do Watson, trazendo o caso de seu pai, desaparecido há 10 anos e o porque dela receber uma pérola valiosíssima todos os anos em nome dele. Neste dia em específico, a pessoa que manda essas pérolas pede para encontrá-la junto com dois amigos e por medo, ela pede ajuda a Holmes e Watson para acompanhá-la. A partir de então a História cresce enormemente porque a escala de mistérios sobe exponencialmente, o medo, o suspense e as dúvidas aumentam a cada capítulo com plot twists atrás de plot twists. Claro que a retratação de mulheres, indianos, pessoas com deficiência, e pessoas pobres são frutos de sua época, pensamentos da época em que o livro foi escrito. Temo que a conclusão não foi tão satisfatória quanto eu esperava, gostaria de outro plot twist acerca do cofre porque acabou sendo aquilo mesmo e pronto e o ego do Dr. Watson acerca de amor vs. Dinheiro também não me agradou. No mais, um belo exemplar das grandiosas e fantásticas memórias de Sherlock e John, mostrando que o detetive mais famoso do mundo não só é inteligente e observador, mas também possui força de vontade e força física quando requeridas dele.
Ah sim! Notei algo muito interessante neste livro quando Sherlock fala: "Embora o homem seja individualmente um enigma insolúvel, quando está em grupo torna-se uma certeza matemática. Por exemplo, você não pode nunca prever com exatidão o que um homem vai fazer, mas pode prever o que um grupo fará". - teria Isaac Asimov se inspirado nas palavras de Holmes para a série da Fundação?! Fica o questionamento.