O sinal dos quatro Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O sinal dos quatro

Felipe Lapa 11/04/2021

O sinal dos quatro
Um personagem que nunca decepciona! Eu gosto muito de histórias que contém crimes e mistérios.

O romance vai contar sobre um roubo de um grande tesouro que aconteceu com Srta. Morstan. A trama vai se desenvolver com personagens e perseguições em um estilo parecido com as histórias de piratas. Nesse mistério, Sherlock Holmes é desafiado por ter em suas mãos um caso tão complexo e Watson terá seu coração estremecido pela Srta. Morstan.

Eu realmente gostei do rumo que a narrariva tomou, porque não esperava que ela seguisse por esse caminho.

Enfim, recomendo muito a leitura do romance O sinal dos quatro!

LarissaPatricio 27/06/2023

Txiquerima perica derrê
Um caso mais complicado de ser resolvido...
Fiquei boiando um pouco a respeito dos conflitos da Índia e Inglaterra (acho que é isso), me despertou curiosidade, porém deixou a história um pouco arrastada.
Um ponto que gostei muito no primeiro livro foi o flashback mostrando o ponto de vista do acusado. Acho que aqui encaixaria perfeitamente, e não apenas ele relatando os fatos.
Teve bons inícios de arcos, tanto do Sherlock quando do Watson. Estou curiosa para ver o desenrolar.
O Sherlock é muito fofo com o Watson.

Lucianalg 29/01/2021

Prazeroso
Os livros sobre Sherlock Holmes são sempre deliciosos de ler. Instigantes e rápidos.

Fabio 12/09/2021

Traição, morte e drogas
Mais uma história incrível desse personagem excêntrico, gosto demais da narrativa e essa é marcante.

Camila.Santos 03/08/2020

Mais uma aventura divertida e surpreendente dessa dupla maravilhosa!
Cada vez me animo mais em ler a obra completa!

Luana Medeiros 02/04/2021

"Para uma grande mente, nada é pouco."
Chega a ser clichê elogiar as obras referentes a Sherlock Holmes, porém foi o meu primeiro contato com obras de investigação criminal. E devo ressaltar QUE OBRA, meus amigos. A narração se desenrola de uma forma tão simples que te prende desde o início, mas creio que o simples já é uma característica do próprio Sherlock. O mesmo esquematiza sua investigação por coisas sutis e tão simples do cenário investigativo que chega a ser vergonhoso o relato final, onde ele aborda a solução.

Não preciso nem mencionar a construção dos personagens, todos foram descritos e tidos de forma singular e importante ao desenrolar dos cenários e narrações.

Certamente teria o prazer de reler esse livro, a construção ao todo é impressionante e o final ainda me deixa sem palavras.

Nicolas.Dellazzeri 23/03/2021

Leitura prazerosa
Mais um caso interessante surge a porta de Holmes, o que me deixa contente, pois somente casos como este conseguem fazer com que esse investigador gênio deixe o vício da cocaína de lado, e ocupe sua mente com o que ele mais gosta: resolver casos criminais complexos.

Foi introduzido pela primeira vez o contato que Holmes tem com as drogas, o que é um tanto preocupante, pois, alguém com tal intelecto e racionalidade ser levado a consumir tais substâncias é um tanto frustrante. Não entendo o motivo de Holmes não gostar de receber o crédito por resolver casos que, nem de longe, os detetives da Scotland Yard seriam capazes de fazer, ainda não foi esclarecido qual o grande desejo por trás de toda essa empolgação para resolver casos complexos. Quem sabe Sherlock busque alguém a sua altura? Só os próximos livros irão dizer.

Wattson documenta de forma excepcional os acontecimentos do caso, o que me leva a crer que ele tenha uma espécie de genialidade para a escrita, documentando somente o essencial e conseguindo captar o pensamento e expressar a personalidade da pessoa peculiar que Holmes é. A narrativa consegue levar minha imaginação a construir os cenários em que os fatos ocorrem, conseguem me deixar ansioso e tentar resolver os casos junto de Sherlock. As perguntas do Dr. Wattson, com uma ajudinha de Holmes, conseguem fazer uma pessoa leiga como eu compreender o processo de dedução utilizado por Holmes para resolver o caso e isso sempre me levanta um questionamento: será que existem pessoas com essa capacidade de dedução na vida real?

Cumprindo o que todo romance deve ter, que é uma época característica, Doyle consegue me inserir no contexto inglês, durante o período da revolução indiana, da qual não possuía conhecimento até este livro.

Os dois primeiros livros: Um Estudo em Vermelho e O Sinal dos Quatro. Fizeram com que me apaixonasse pela saga, espero que mantenha o mesmo padrão de qualidade daqui para a frente.

Leituras super recomendadas.

Roberta Silva 21/09/2021

O sinal dos quatro
Nossa história, narrada pelo Dr. Watson, acompanha mais um caso peculiar: uma morte misteriosa e um roubo grandioso.

A leitura é fácil, rápida e fluida, é possível ler em apenas algumas horas, que não foi meu caso devido outras leituras.

Inn Moura 19/04/2021

Ó meu caro Watson
Um dos melhores livros sobre Holmes de Conan Doyle, O Sinal dos Quatro começa como uma história simples com a pobre e delicada Mary, futura esposa do Watson, trazendo o caso de seu pai, desaparecido há 10 anos e o porque dela receber uma pérola valiosíssima todos os anos em nome dele. Neste dia em específico, a pessoa que manda essas pérolas pede para encontrá-la junto com dois amigos e por medo, ela pede ajuda a Holmes e Watson para acompanhá-la. A partir de então a História cresce enormemente porque a escala de mistérios sobe exponencialmente, o medo, o suspense e as dúvidas aumentam a cada capítulo com plot twists atrás de plot twists. Claro que a retratação de mulheres, indianos, pessoas com deficiência, e pessoas pobres são frutos de sua época, pensamentos da época em que o livro foi escrito. Temo que a conclusão não foi tão satisfatória quanto eu esperava, gostaria de outro plot twist acerca do cofre porque acabou sendo aquilo mesmo e pronto e o ego do Dr. Watson acerca de amor vs. Dinheiro também não me agradou. No mais, um belo exemplar das grandiosas e fantásticas memórias de Sherlock e John, mostrando que o detetive mais famoso do mundo não só é inteligente e observador, mas também possui força de vontade e força física quando requeridas dele.
Ah sim! Notei algo muito interessante neste livro quando Sherlock fala: "Embora o homem seja individualmente um enigma insolúvel, quando está em grupo torna-se uma certeza matemática. Por exemplo, você não pode nunca prever com exatidão o que um homem vai fazer, mas pode prever o que um grupo fará". - teria Isaac Asimov se inspirado nas palavras de Holmes para a série da Fundação?! Fica o questionamento.

ray 04/05/2020

Depois de ter lido "Um estudo em vermelho" o "Sinal dos quatro" não me parece tão impressionante no quesito mistério. Porém gostei muito de ver mais da personalidade do Sherlock.

Gis 28/09/2020

O Sinal dos Quatro
Gostei bastante.

Sandrinha 18/10/2020

Espetacular!!!!
Sherlock Holmes, o detetive mais amado do mundo.Em mais uma aventura emocionante!Sempre perspicaz e surpreendente. Adorei o sinal dos quatro!!!!!

Luiz Fábio 06/04/2020

O Sinal dos Quatro
Em O sinal dos quatro, Sherlock e Watson, se vêem em uma novo mistério, Srta. Mary Morstan vai até a casa de Sherlock e pede ajuda para solucionar o desaparecimento de seu pai, ela conta que durante seis anos, uma pessoa enviava uma caixa contendo uma pérola de valor considerável, todo ano isso de repetia.

A partir daí começa a investigação e aventuras, esse livro contém mais ação do que o primeiro, apresenta novos personagens, Srta. Mary Morstan e o investigador da Scotland Yard, Athelney Jones.

Rosana Gaby 09/10/2020

Bom mas faltou uma reviravolta
O livro como todo romance policial tem seus mistérios apesar de ter achado que faltou uma bela reviravolta no final características desse tipo de obra.