Outono

Outono Valéria Schmitt

Resenhas - Outono

Thamires Amorim 14/05/2014

Amar ou não amar, eis a questão!
Carolina Jardim é uma adolescente como qualquer outra que tem problemas com ela própria e decide se manter invisível no meio de todos, tem uma vida super pacata e calma, em Pitangui - em Minas Gerais - até o momento em que sua mãe encasqueta com a ideia de fazer uma festa de aniversário para comemorar seus 16 anos.
Existe um tipo de pesadelo que não tem fim, é aquele que começa quando a gente acorda e percebe que aquilo que aconteceu foi real, não foi sonho... Esse é o pior dos pesadelos, porque não se pode acordar dele! (pg. 79)
Até então a garota não queria de jeito nenhum ter a festa. Sissi, sua melhor amiga conta do show do Poeira na Estrada - confesso que achei o nome engraçado - que nem ela mesma sabia que iria tocar na festa. Logo diversos benefícios a vida particular dela, começam a aparecer, como por exemplo, ela ser notada pelo garoto que ela tanto admirava - Bernardo.

Depois ela tem um sonho super maluco com um carinha e de repente ele aparece em sua festa de 16 anos, como pode isso? Ela nem o conhecia, apenas sabia seu nome porque foi apresentado na hora que chegou - Erick. Todos aproveitam a festa e foram embora antes da meia noite. WTF? Quem vai para casa antes da meia noite? Logo é revelado o segredo que a família carregava de Carol, e ela é Bruxa.
Olhei para fora e mergulhei na escuridão da noite sem luar. Fechei os olhos para não ver a minha solidão. Não chorei, a dor que me consumia era muito forte para ser transformada em lágrimas. Meu peito queimava, como se uma faca de fogo estivesse me penetrando. (pg. 128)
E a trama toda começa a pegar fogo após ela descobrir, ela passa diversas coisas junto a Erick que é seu professor de magia e fica dividida, pois Bernardo é seu namorado. Entre momentos altos e baixos a trama se revira bem e o resultado é Carol maluquinha quanto a todos os acontecimentos que vem ocorrendo com ela. Ela descobre também sobre uma profecia, Hypollitus e todo o lado sombrio que a cerca.
Tão suavemente quanto começou, ele se afastou, deixando em mim um sentimento de vazio, como se eu somente pudesse-me sentir completa se estivesse nos seus braços. (pg. 250)
Não vou comentar mais, porque daqui a pouco cometo um super spoiler e não quero isso porque particularmente eu adorei a história e principalmente o final. Juro que pensei que quando estava chegando ao fim, ela não concluiria o livro tão bem por ter poucas páginas, mas o final foi fantástico! Outro ponto que notei e fiquei "não acredito nisso", foi quando ela citou Harry Potter. Como não se apaixonar por uma história que trata de bruxos, quando particularmente amo bruxos? Complicado.

A história é narrada em primeira pessoa, por Carol e muitas vezes me senti como um diário mental dessa garota, é claro que muitas vezes desejei matar ela por causa de sua insegurança e seus medos, mas eu não podia... Além de quê a autora conseguiu explorar bem todos os ângulos de visão e conhecimento. Confesso que fiquei feliz pela autora usar coisas da cidade - Pitangui - no livro, porque deu um ar de realidade no meio de tanta fantasia. Me perdi em tantas emoções que senti. E lógico que criei um amor absurdamente louco por alguns personagens. Erick, o anjo, lindo, encantador, super sarcástico e irônico, além de sexy e muito atraente e Hypollitus, o vilão da história, super malvado, com aquele jeito superior e mandão, cheio graça - ironicamente dizendo - e ao mesmo tempo irritante demais.

Enfim, para concluir, porque já escrevi demais, recomendo ele a todos que desejem se perder em emoções e é claro, estar ciente que após a leitura terá uma grande ressaca literária - como estou no momento - e que vai morrer de ansiedade pelo próximo livro.

Esta resenha pertence ao blog Marca Provisória, encontre-a aqui:

site: http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/2013/07/resenha-outono.html
Valéria Schmitt 10/07/2013minha estante
Muitíssimo obrigada! Fico feliz que você tenha se apaixonado pela Carol e pelo Erick como eu me apaixonei! Beijoss

Ivonete 02/02/2015minha estante
Amei a resenha! Vou arrumar esse livro pra mim.

Mayla 22/07/2013

Carolina
Carolina Jardim estuda numa escola de adolescentes normais e sempre fica escondida atrás dos seus óculos de aro de tartaruga que ela mesmo diz parecer com os de Harry Potter.
Chegando de um dia normal de sua escola ela descobre que sua mão planejava fazer uma festa para comemorar seu aniversário de 16 anos, mas a garota não quer festa pois tem medo de seus colegas ficarem falando mal dela pois nem a conhece direito, mas aí já era tarde demais sua mãe já havia enviado convites para todos os seus amigos da escola e seus parentes então não tinha mais o que fazer.

Depois desse convites Carolina vira a "popular" da escola e até namora com Bernado sua paixão de adolescente, daí ela descobre que é Bruxa e não aceita esse status de sua vida.

Erick é designado para ensinar a Carol como utilizar seus poderes e essa cenas são muito fofas e engraçadas, depois de algum tempo ela começa a sentir que gosta de Erick e como é que fica o Bernado nessa história ?
Por que o tempo passa tão rapidamente quando estamos felizes?
pg.36

Ah e não me esquecendo essa história se passa em Pitangui eu quero conhecer Pitangui.
E ele parecia saber disso, era como se ele invadisse a minha mente e visse tudo o que se passava dentro de mim.
pg.59

Bom gente eu não vou me prolongar nessa resenha mas eu tenho um recadinho pra Valéria:

Bom o que dizer desse livro, ele é perfeito a sua leitura flui e você se sente dentro do livro realmente daí você fica torcendo pros personagens e eu só tenho que dizer que todos vocês devem ler esse livro ele é de um leveza que te deixa com um bem estar ao está lendo.
E eu quero logo a continuação desse livro viu Valéria !

site: http://maylahenrikybooks.blogspot.com.br/
Valéria Schmitt 22/07/2013minha estante
Mayla! Só posso te agradecer pelas palavras! Você me diexa muito feliz, é exatamente esse o objetivo do livro, fazer com que as pessoas se apaixonem pela Carol e pelo Erick, torçam por eles e queiram conhecer Pitangui! Beijos. Obrigada mais uma vez!

Valéria Schmitt 03/08/2013minha estante
Escrevi um comentário que não saiu, vamos ver se esse agora sai: Mayla, quero te agradecer de coração a sua resenha. Você mostrou que tem grande sensibilidade. Muito obrigada de novo! Beijos

Diego 28/07/2013

Outono, de Valéria Schmitt

Se alguém pensou que não existiam bruxos no Brasil, sinto muito, mas vou ter que desapontá-lo. Eles existem aqui sim, mais propriamente em uma pequena cidade mineira chamada Pitangui.

Ali mora Carolina Jardim, uma garota normal que está prestes a completar 16 anos. É um pouco tímida, não tem muitos amigos e nutre uma paixão secreta por Bernardo, o jogador bonitão da escola. Mas sua vida começa a dar uma reviravolta quando sua mãe convida a cidade inteira para sua festa de aniversário; e tem mais: a banda mais badalada do momento foi contratada para tocar no evento.

Se, por um lado, Carolina não entende por que a mãe está fazendo aquilo, por outro ela vira uma espécie de estrela na escola. As garotas querem que ela seja líder de torcida, os rapazes agora reparam nela e, o melhor de tudo, Bernardo a convida para sair. Depois de alguns encontros, os dois acabam se tornando namorados.

Enfim, chega o dia da tão esperada festa; a cidade inteira está lá, assim como uma multidão de parentes que Carolina nem sabia que existia. Mas antes da meia-noite, a festa acaba, todo mundo vai embora alegando estar cansado e que já está tarde, e fica ali só algumas pessoas usando vestes estranhas e incomuns. Então a verdade é revelada: a festa fora apenas um disfarce para o momento da revelação. Carolina descobre que ela é na verdade uma poderosa bruxa, assim como toda a sua família, e seu destino é enfrentar o perigoso e malvado Hypollitus, que quer por tudo tomar o Poder.

Para ser treinada, ela contará com a ajuda do enigmático e encantador Erick, que já aparecera em seus sonhos antes mesmo ela o conhecesse. Mas, após algum tempo, ela percebe que está sentindo alguma coisa por ele, e seu coração fica completamente dividido. Quem ela realmente ama, Bernardo ou Erick? E Hypollitus continua lá fora, cada vez mais ameaçador...

Magia, ação, humor e romance: é isso que você vai encontrar no primeiro livro juvenil da autora mineira Valéria Schmitt. Eu já tinha comentado aqui que estava gostando do texto, principalmente, por sua boa história e sua linguagem fácil e fluente. Desde o momento que você lê o primeiro capítulo, você mergulha de vez em Pitangui, caminha pelos belos locais históricos da cidade e adentra no mundo mágico e confuso de Carolina.

E, antes que alguém possa comparar a obra com Harry Potter, a própria escritora brinca com a semelhança ao decorrer do livro. E eu quero ressaltar que essa semelhança só existe na temática, não no conteúdo.

"Agora, fique sossegada, Lord Voldemort não existe, pelo menos não do jeito que você imagina."

Eu posso dizer que me emocionei, me diverti, vibrei e torci com essa leitura. Valéria soube construir muito bem os seus cenários, as cenas de batalha e as transcrições dos sentimentos. O leitor meio que entra na cabeça de Carolina e lê todos os seus pensamentos, consegue enxergar o seu coração.

Outono é o primeiro de uma série de quatro livros, cada um com o nome de uma estação. Eu particularmente estou ansioso para ler o restante da série, porque a autora soube deixar algumas pontas soltas que, ao mesmo tempo que fecha com perfeição a história do primeiro livro, abre espaço para uma nova e envolvente continuação.

Resenha por Diego B. Oliveira do blog Peças d Oito.

site: http://pecasdeoito.blogspot.com.br/
Valéria Schmitt 28/07/2013minha estante
Diego muito obrigada! Fiquei felicíssima por você ter gostado.Mais uma vez, muito obrigada!!!

Valéria Schmitt 03/08/2013minha estante
Diego, muitíssimo obrigada pela sua resenha. Como já disse, eu prezo muito que "representantes do sexo masculino" leiam deem a sua opinião sobre outono para que ele não fique com fama de "livro só para meninas". Obrigada, muito mesmo, mais uma vez!

Yassue 03/08/2013

Outono - Valéria Schimitt
Pegue o seu algodão doce gigante e se prepare para conhecer a estória de Carolina Jardim, uma simples garota que vive na pacata cidade de Pitangui-MG, tem sua vida totalmente modificada no dia que foi anunciando sua festa de dezesseis anos, tudo mudou. De simples garota complexada, à garota mais popular da escola e da cidade, é claro que nem tudo o que parece ser realmente de fato real, e em breve Carol irá descobrir.
Sempre que precisamos de uma algodão doce gigante ele desaparece e ficamos só tentando entender os acontecimentos ao nosso redor, é incrível o quanto damos valor para algo que perdemos, e assim estava a vida de Carol, que para ela se tornou um caos e para piorar sua melhor amiga Sissi estava emburrada com ela. Mas no meio da tempestade sempre a um pouco de alegria e está alegria se chama Bernardo, o garoto do sonhos de Carol e de todas as garotas do colégio. E chega o grande dia, praticamente a cidade inteira está presente no evento mais falando, incluindo a família da Carol, a família que ela nem conhecia, era tudo muito estranho, já que ela percebeu que não sabia como a festa foi organizada, pois fui tudo repentino, e a aquela senhora como é mesmo o nome dela? Ambrosina, foi estranho... Aquela família misteriosa, eles parecem ser tão perfeitos, estranho mesmo foi quando o filho do casal se apresentou, aquele olhar... Carol conhecia bem aquele olhar, era o mesmo garoto do seu sonho, o garoto que a fazia suspirar com seus beijos ardente, Erick, então este era o seu nome.
Nem era meia noite quando os convidados começaram a se despedir, alegando estarem cansados ou nossa é tarde é demais, incluindo o namorado da Carol, o Bernardo. Mais acontecimentos estranhos começaram a ocorrer, e o fato foi confirmado ao anunciarem a verdadeira finalidade daquela festa, Carol era uma bruxa e toda a sua família também.
Muitas segredos foram revelado e Carol não era uma simples bruxa, ela está predestinada uma espécie de bruxa mestra, mas como em toda boa estória nada seria tão fácil assim, havia um ser do mal que estava disposto a tudo para acabar com a Carol e tomar o poder para si, generalizando um caos neste mundo oculto e fantástico. Mas Carol não estaria sozinha, pois o seu guardião nada mais é que o lindo do Erick, o garoto do olhar sedutor, sarcástico e encantador ao mesmo, e é claro que a bruxinha clamou pelo santo do algodão doce, mas no fundo bem que ela gostou de ficar ao lado do bruxinho misterioso.
Bem, este encantamento pelo misterioso Erick é um problemão, já que a dona Carol está namorando Bernardo... Será que teremos uma disposta pelo coração da bruxinha?
Romance a parte, a grande missão da Carol é derrotar a versão brasileira do Lorde Voldemort, o terrível Hypollitus que não medirás esforços até tirar a bruxinha do seu caminho.

Será que Carol conseguirá derrotar Hypollitos e salvar todos os seres de sua linhagem?

Quem será que ganhará o coração dessa poderosa bruxinha?

Carol se mostrou uma garota muito complexada no início, mas que ao longo da estória amadureceu e muito, fora que ela meu fez rir muito com seus devaneios e algodão doce gigante, sem contar que nunca mais verei uma boa bolsa da mesma maneira, vai saber néh?
Todos os personagens me cativaram muito, mas o Erick é o cara, ele tem muito do Edward Cullen só que duas vezes mais fantástico. Super recomendo está leitura, a estória flui super rápido, a autora realmente me conquistou com sua escrita e já estou ansiosa pela continuação.

5 estrelas com certeza!

site: http://yassuifortes.blogspot.com.br/2013/07/resenha-outono-valeria-schimitt.html
Valéria Schmitt 03/08/2013minha estante
Querida Yassui! Muitíssimo obrigada! Pessoas com a sua sensibilidade fazem a vida ser diferente! Fico feliz que tenha gostado tanto do Erick! Eu queria que ele fosse o príncipe das mocinha sonhadoras! Beijos

Karen 05/08/2013

Mágico...literalmente
"Meu Deus, não era ISSO que eu queria para mim! Então, o que era? O que será que eu estava esperando quando sonhava com um amor totalmente diferente daquela estranha relação (...)"

Já tinha visto algumas resenhas sobre o livro que me deixaram muito animada para lê-lo, quando fechei parceria com a autora, fiquei extremamente feliz! Ela me passou o livro e comecei a devorá-lo! Outono é uma obra deliciosa, leve, divertida e fofa, e esses são alguns dos elementos que me fazem amar um livro.

Outono narra a história de Carol, uma adolescente que passou a vida toda sem saber que era uma bruxa, até que sua família, em sua festa de aniversário de dezesseis anos, a deixa chocada ao contar-lhe que ela era uma poderosa bruxa, que teria que teria que treinar com o enigmático e zombador, Erick Tatcher, para que assim, ela possa derrotar um poderoso bruxo que a quer morta. Ufa! Muita coisa, né? Como se não bastasse, ao começar a treinar com Erick, que também é seu protetor, ela começa a se afastar de seu namorado dos sonhos, Bernardo, e a se apaixonar por Erick. Mas será que ele também a ama? Tudo indica que sim, tudo indica que não. Erick guarda um segredo, será que Carol vai descobrir que segredo é esse? Será que esse segredo fará com que ela fuja de Erick, como ele teme que ela faça? E como todas esses obstáculos, como Carol vai conseguir derrotar o poderoso Hypollitus?

_ Bruxa? Eu? Caraca! Quer dizer então que, tipo, toda aquela história de Harry Potter, Hogwarts, Lord Voldemort não é só ficção?

O livro é maravilhoso, a autora construiu uma bela mitologia. Geralmente, não gosto muito de livros de bruxos, mas Outono conseguiu me conquistar desde a sinopse e não me decepcionou. A linguagem da autora é ótima, o personagens bem desenvolvidos. Achei a muito legal a dinâmica de cenários com alguns outros cenários brasileiros, além de Pitangui, onde Carol mora. Mas uma das coisas que mais gostei, foi a mistura do mundo fantasioso de bruxos e seres sobrenaturais com a nossa realidade, a maneira como Hypollitus atrai a Carol para a batalha, foi bastante interessante e original. E passa uma lição aos jovens leitores. Mas eu não vou dizer qual foi essa maneira, para não dar spoiler, então só lendo pra saber! haha

Ah, e Outono é o primeiro livro de uma série. Os próximos são: Inverno, Primavera e Verão. Já estou ansiosa pelas continuações!

"(...) às vezes nós fazemos coisas que não queremos com a única finalidade de proteger aqueles que amamos."

site: http://viajandonaestante.blogspot.com.br/
Valéria Schmitt 05/08/2013minha estante
Karen, já te agradeci no seu blog e agora agradeço de novo! Muitíssimo obrigada pelo seu carinho e pela sua atenção. Fico feliz que você tenha gostado do livro e mais feliz ainda com seus comentários. Obrigada! Beijos

Maísa Andreoli 09/08/2013

Envolvente!
Concluí a leitura do livro "Outono", da autora Valéria Schmitt, que gentilmente disponibilizou seu e-book para o meu deleite. Conheçam um pouco mais a seu respeito em: http://valeriaschmitt.blogspot.com.br/.

"Outono" é um romance muito agradável, com um enredo envolvente. Conta a história de Carol Jardim, sua família, amigos e colegas de escola. Basicamente, o enredo gira em torno de um acontecimento em sua festa de dezesseis anos e todas as significativas mudanças em sua vida a partir do momento em que ela descobre ser uma bruxa poderosa, e mostra com bastantes detalhes sua atração por um bruxo e guardião um tanto peculiar, Erick.

Não entrarei em mais detalhes a respeito do tema central do livro, para que os futuros leitores sintam um "gostinho de quero mais". A obra possui uma trama envolvente, atraindo, em geral, o público juvenil e, também, o resto da família; seu desfecho é simplesmente maravilhoso, e eu não consegui desgrudar um segundo das palavras escritas por Valéria Schmitt. Recomendo!

A série contará com as seguintes continuações: Inverno, Primavera e Verão.

site: http://pequenomundodoslivros.blogspot.com.br/2013/08/dica-de-leitura-outono-valeria-schmitt.html
Valéria Schmitt 10/08/2013minha estante
Querida Maísa! Conforme já te falei no Facebook, somente uma pessoa como você pode escrever sobre Outono dessa maneira. Pessoas com seu grau de sensibilidade mergulham na história! Muito obrigada!

RaissaNantes 13/08/2013

Assim que recebi o livro em três horas já havia lido a metade. Outono tem 149 páginas, o que faz da leitura bem curtinha e fluida, sem falar que a escrita em primeira pessoa da autora é bem leve e divertida te envolvendo nos pensamentos e dilemas adolescentes de Ana Carolina. O linguajar escolhido para a narrativa é bem jovem e por muita das vezes carregado dos típicos exageros juvenis e você acaba tendo aquela impressão de que a Carol está te confidenciando sua vida pessoalmente.

Carol é uma menina normal de quinze anos, quando digo normal, digo é normal mesmo. Não é a garota mais bonita do colégio, não é a mais popular, nem a mais querida dentre a turma. Ela não tem uma turma, apenas sua melhor amiga Sissi. Como toda boa adolescente normal, ela nutre uma paixão por aquele garoto inatingível por anos e invisível ela segue sua vida.

Algumas semanas antes de seu aniversário de dezesseis anos ela tem a estranha sensação de alguma coisa ruim ia acontecer e dito e feito, sua mãe está planejando uma festa de arromba para comemorar seu aniversário. Se não bastasse a estranheza do fato, já que o normal no Brasil é se comemorar os quinze anos, ela se vê totalmente popular, as meninas que nunca nem a olharam começam a querer sua amizade, o garoto que sempre amou mostra interesse em sua pessoa e ela descobre que não precisa mais dos malditos óculos que a deixavam ainda mais feia.

Sem se iludir com a súbita popularidade, ela leva seus dias normais das formas mais estranhas possíveis. Descobre que seu namoro com Bernardo não é exatamente aquilo que queria e ser perturbada em sonhos por um belo jovem moreno tem lhe tirado o sossego.

Enfim, seus dezesseis anos chegam e com ele a bombástica noticia de que ela era uma Bruxa, assim como todos os seus estranhos parentes. Atordoada, ela se encontra em diversos dilemas, seu instrutor e guardião é o belo rapaz que lhe invadia os sonhos e lhe aquecia o coração, alguém a quer morta (ao menos é o que ela acha já que todos a sua volta evitam falar da tal profecia) e se afastar Bernardo e Sissi é a melhor maneira encontrada por ela para protegê-los.

Carol terá de lidar com seus típicos dilemas adolescente e amadurecer não apenas seus poderes, mas também a sua pessoa. Com grandes poderes ela adquiri muitas responsabilidades e para isso ela precisa encarar a vida com mais seriedade. Saber diferenciar seus amores, seus deveres como bruxa de sua vida como uma simples adolescente. Com a ajuda de Erick, o rapaz mais lindo que ela á havia misto, ela aprenderia a controlar seus poderes e descobrir uma verdadeira paixão. Só que Erick também tem seus segredos, segredos sombrios que ele teme revelar e afastar a menina que ele aprendera a amar.

Gostei muito da história, gostei do amadurecimento das personagens. É um livro leve, gostoso de ler, por muitas das vezes divertido. Sem falar que a história se passa em Pitangui uma pequena cidade de Minas Gerais, onde a autora reside, isso dá um toque ainda mais especial, pois já diz o ditado que: 'Quem conhece Minas Gerais, não esquece jamais.' E conhecer um pedacinho 'mágico' de Minas é ainda melhor. Gostei da trama, a mistura de raças sobrenaturais, a batalha final é emocionante e fiquei muito tocada com a amor que o Erick tem por Carol, tão zeloso e cuidadoso, fofo demais.

Espero que se divirtam também com esse história.

site: http://livrosromanticos.blogspot.com.br/2013/08/outono-valeria-schmitt-14.html
Valéria Schmitt 13/08/2013minha estante
Não posso deixar de falar aqui o que já falei para a Raíssa! De novo Raíssa, muito obrigada! Ter o livro resenhado por uma pessoa como você, com a sua sensibilidade para ENTENDER a visão adolescente de Carol e saber que livros para adolescentes são assim mesmo, é uma grande satisfação. Aliás, eu só tenho a agradecer a todas essas pessoas maravilhosas que se encantaram com OUTONO. INVERNO está vindo por aí! Grande Beijos

Greice 20/08/2013

A Sinopse do livro já deixa uma ideia bem detalhada da estória então não vou repetir.
A narrativa é em primeira pessoa, narrada por Carolina Jardim ou só Carol. Com uma escrita cativante o enredo te prende e, em poucas horas o livro é devorado.
Na primeira vez que li, devo dizer, não fui até o fim. Espere, não é que a história é ruim. Em determinado ponto - que eu não posso dizer senão vira spoiler ;p - eu abandonei a leitura. Faltava poucas páginas para o fim. Depois, conversando com minha irmã, ela vira pra mim e diz: "- Greice, deixa de ser chata e termina de ler o livro! Por que tudo tem que ser como você quer? ".
Depois desse 'sermão' da irmã caçula, recomecei a leitura. Sim, não parti de onde havia parado. Resultado: acabei me surpreendendo.
Vamos lá: Por que ler Outono?
* A autora descreve muito bem o cenário nacional. Isso me fascinou na escrita da Valéria porque era como se eu estive andando pelas ruas de Pitangui - MG.
* Valéria não se 'apega' só aos detalhes da cidade de Pitangui. Ela traz para a narrativa expressões mineiras, o que torna o cenário ainda mais real.
* Para os fãs do gênero fantasia YA, com toda certeza, Outono é uma leitura com diversão e apreensão garantida.
* Também chama a atenção o crescimento gradual da protagonista em aceitar quem ela realmente é.
* Outro ponto: 'Você se perguntou por que o livro se chama Outono?'. Eu me perguntei. A resposta? A protagonista acaba explicando durante seus insights das mudanças que ocorrem em sua vida do dia pra noite.

Acredito que a autora deixa bem claro que usa Harry Potter como 'referência' para alguns detalhes. Para mim foi uma fanpic - e muito bem escrita por sinal. É claro que os personagens tem personalidades diferentes e não tem uma escola como Hogwarts.
Para finalizar, Outono vai além da fantasia e do mundo da magia. Outono traz os problemas de todo adolescente: aceitar quem realmente é, aceitar suas diferenças. Outono discute entre linhas a amizade verdadeira, as amizades por interesse e claro, a descoberta do primeiro amor.
Para os fãs do gênero, sei que esperarão ansiosamente pelo próximo, pois agora Carol já não é insegura, mas uma mulher forte, corajosa e acima de tudo uma bruxa poderosa. Nada mais atrapalhará seu destino!
Em conclusão, o livro é muito bom mas acho que não sou exatamente o público alvo (o mesmo aconteceu com Meg Cabot - Sorte ou Azar), mas com toda certeza foi uma leitura super divertida e eu trouxe para o meu mundo o algodão-doce gigante da Carol. Afinal, quem nunca quis desaparecer em algumas situações?

"Ah! Não! Isso não podia estar acontecendo! Eu preferiria mil vezes ser engolida por um algodão-doce gigante!".

" - Humpf! - eu não consegui dizer nada e não preciso falar que não havia nenhum algodão-doce gigante a postos para me engolir e e me salvar de tudo aquilo".

site: http://sobrevivendomundomoderno.blogspot.com.br/2013/08/resenha-5-outono.html#more

Valéria Schmitt 20/08/2013minha estante
Oi Greice! Gostaria de te agradecer pela sua resenha, mesmo você não fazendo parte do público alvo de Outono, você falou muito bem do livro. Obrigada! Beijos

Ana 03/09/2013

Resenha
Começo essa resenha dizendo: Este livro é ótimo.
Não vou narrar a história porque a sinopse já diz tudo.

O que eu mais gostei no livro foi o romance da Carol, não vou contar com quem para não perder a graça. Quando estava lendo o livro eu imaginei que ás partes do romance foram realmente vividas pela Valéria, pois é tão bem escrito que dá a impressão que é realidade. Em algumas partes me senti na pele da própria Carol.
As cenas de batalha foram muito bem escritas, até agora me pergunto; Como a Valéria conseguiu transmitir todas as sensações tão bem?. Você se sente no livro.

O segredo do Erick é revelado no livro Outono, mas não vou contar se a Carol descobre. Esse segredo, caso venha a tona, pode afastar ou juntar ainda mais a Carol e o Erick. Como a Carol só descobre que é uma poderosa bruxa quando completa 16 anos, a pessoa que fica responsável para ensina-lá a usar seus poderes é o Erick, então os dois se aproximam cada vez mais.

Quero logo a continuação. Inverno chega logo por favor.

site: http://confideumagarota.blogspot.com.br/2013/09/outono-valeria-schmitt.html
Valéria Schmitt 08/09/2013minha estante
Oi Ana querida!!! Muito obrigada!!!! Beijosss

Inverno já está quase na metade! Adorei sua resenha! Obrigadaaaaa! Beijos

Tamires 13/12/2013

Resnha publicada no meu blog Garota Indecisa
O livro é contado em terceira pessoa pela Carolina, uma menina aparentemente normal, até os seus 16 anos, onde sua mãe tem a bendita idéia de fazer uma super festa de aniversário para ela, e convidar a cidade toda, além de uma banda super famosa.
Logo ela, que nunca teve muitos amigos além de Sissi, se viu sendo umas das pessoas mais populares da escola, e acabou atraindo a atenção de Bernardo, o carinha por quem ela sempre fora apaixonada.
Como nada é perfeito ( felizmente) a festa não é do jeito que ela imaginava, e coisas nada normais acontecem, como por exemplo todos indo embora antes da 00:00 alegando que estava de madrugada, e familiares que ela nunca viu antes se apresentam como seus tios e Erick seu primo perfeito.
Assim que completa 16 anos Carol descobre que não só ela, mas toda a sua família são bruxos. E ela faz parte de uma antiga profecia, onde seus poderes por segurança foram retirados, e agora que completou 16 anos vai recebe-los de volta.

Não existe nada pior do que você dormir achando que é uma pessoa e , no dia seguinte, descobrir que é outra beeeem diferente. Se você nunca passou Poe esta experiência, se ajoelhe em três baguinhos de milho e agradeça a Deus por isso, porque não é nem um pouco agradável.

A vida pacata de Carol, vira de cabeça para baixo pois além de se descobrir uma bruxa, tem Erick, um bruxo que segundo seus pais é tão poderoso quanto ela, e ficará responsável por sua proteção. Logo agora que ela era popular, tinha uma vida tranqüila e tinha Bernardo, o garoto por quem ela sempre fora apaixonada, ou não? Com a chegada de Erick as coisas mudam, o relacionamento de Carol e Bernardo acaba se complicando, mas isso é tudo por conta dela ser uma bruxa agora e não querer envolver ele, e nem que ele corra riscos, ou será que há algo á ver com Erick?
Eu li o livro em 1 dia, e mesmo sendo em pdf, porque eu não gosto nem um pouco de ebook, mas como tempo estou aprendendo a gostar, e o livro flui tão rápido que não tem como não terminar logo.
A Carol é normal, não é independente, pelo contrário, mas não um encosto na vida de Erick, e mesmo com 16 anos ela é madura, ela sofre, ela quer proteger os amigos, ela quer um relacionamento, ela quer uma vida normal, e quer controlar seus poderes e além de tudo ela é uma adolescente no final, ela é engraçada, as narrativas dela e principalmente os pensamentos dela foram as minhas partes favoritas. Algodão-Doce gigante, eu ri diversas vezes com ela e esse bendito algodão-doce.

- Mas quando te olhei melhor, vi que você era linda!_ Ele me disse com um sorriso meio tímido, meio doce, que fez com que eu me acabasse me engasgando com a pizza e tendo um ridículo acesso de tosse. Eu queria novamente que um algodão-doce gigante me engolisse naquela hora, mas, parece que doces não tinham muita boa-vontade em me ajudar.

Já o Erick é perfeito, ele é mais velho, tem mudanças de humor que são muito gostosas de ler, ele é super protetor, e misterioso, sim há um mistério em torno dele ( para a nossa alegria!) Isso me fez lembrar uma tag que eu a Valeria respondemos algum tempo sobre marido literário, onde citávamos personagens que seriam maridos perfeitos, e depois de Erick, eu com toda certeza incluiria ele na lista.

Ele fazia muito mais do que somente me proteger, ele me entendia, me salvava das situações absurdas que eu me metia e era muito mais do que apenas um amigo, além de ser absurdamente, inumanamente lindo!

A autora foi muito feliz em criar personagens secundários tão bons quantos os principais, Sissi é uma amiga que todas gostariam de ter, e Bernardo é um saco, sério um bobo apaixonado bem adolescente mas que no final acabei me acostumando com ele.
Recomendo esse livro mil vezes, me encantou demais, e eu li ele no outono desse ano, é bem para sentar na varanda, ver as folhas caindo e apreciar a leitura, e antes que você note já acabou.

Como eu disse foi umas das melhores leituras do ano, não é um Best-seller, não é um livro da Meg Cabot, ou cheio de tramas e intrigar, mas é um livro cheio de simplicidade e harmonia, ele é calmo na medida certa, mas meche com a gente como um vento de outono que vem devagar mas balança todas as folhas e deixa o chão coberto delas, mostrando que ele passou por ali, deixando sua marca. Acredito que é na simplicidade que estão as maiores emoções, e com este livro é inevitável negar tal fato.

O mais feliz foi que é uma série, e logo teremos Inverno, e eu tive o prazer de ler o primeiro capítulo e não vejo a hora de ler o livro todo, pois tenho certeza que será um sucesso.

Uma curiosidade é que o livro se passa na cidade de Pitangui MG, eu como amante de Minas Gerais, e filha de mineira

site: http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/
Valéria Schmitt 19/01/2014minha estante
Como já te falei, Tami querida! Sua resenha me encantou! "...e eu li ele no outono desse ano, é bem para sentar na varanda, ver as folhas caindo e apreciar a leitura, e antes que você note já acabou." Muito obrigada por pensar assim!. Beijossss

Gustavo 30/12/2013

Outono (Blog Leitores Compulsivos)
Eu recebi este livro através da parceria com a autora Valéria Schimitt, quando eu recebi o livro meu interesse não era muito grande na história, eu achava que o livro seria apenas mais um romance, dentre os vários que eu leio sempre, mas eu estava enganado, este livro me encantou de uma forma espetacular, eu confesso que nunca tinha lido um livro que me surpreendeu como este. Eu sei que nas minhas resenhas eu sempre digo que o livro me surpreendeu, mas acho que a surpresa é o que torna o livro especial, você começar a ler um livro e depois tipo: ele ler você é uma coisa extremamente peculiar e que eu particularmente adoro.

Primeiro somos apresentados a Carol Jardim, uma garota normal que é extremamente tímida e que possui apenas uma amiga, Sissi era a amiga inseparável de Carol, juntas as duas compartilhavam seus desejos, seus pensamentos e suas aventuras. Como eu disse anteriormente, Carol era uma menina tímida e que não possuía amigos na escola, mas isso muda quando sua mãe decide dar uma festa no seu aniversário de dezesseis anos.

Quando Carol fica sabendo do planejamento da festa, ela tenta impedir a mãe de todas as maneiras, mas a mãe de Carol não desiste, ela insiste para que o aniversário de dezesseis anos de sua filha fosse perfeito. Rapidamente a mãe de Carol convida toda a escola para a festa, e mesmo a menina não sendo conhecida por ninguém, todos aceitam o convite para sua festa, e de um dia para o outro, toda a escola fica conhecendo quem é Carol Jardim, ela se torna popular na escola, os garotos não param de bajular Carol e as garotas não param de andar com ela. Carol se sente desconcertada pela situação, pois ela não era acostumada a popularidade, mas ao mesmo tempo, Carol fica apavorada e feliz, pois Bernado, um menino que ela sempre sonhou em namorar estava se aproximando dela. Quem diria que um convite para sua festa mudaria sua vida tão bruscamente? Mas Carol não sabia o que estava por vir, esta festa seria apenas o começo do que na frente se tornaria uma reviravolta na vida da jovem Carol.

Chega o tão esperado dia do baile de aniversário de Carol, todos da escola comparecem e toda a família também aparece, tios, tias e primos que Carol nem imaginavam que existiam aparecem na festa. Tudo ocorre como esperado, mas então Carol fica encucada quando todos seus amigos começam a ir embora sem explicação, ela fica preocupada, pois estava tão cedo, porque todos insistiam em ir embora tão rápido? Percebendo a inquietação da filha sua mãe diz para ela se acalmar, e que a partir de agora, aconteceriam coisas estranhas, mas Carol tinha que ser forte e calma para entender todos os processos. Rapidamente, apenas a família de Carol e alguns amigos permanecem na festa, então todos entram para dentro da casa, que foi transformada em um lindo salão de gala, e nesta noite é revelado para Carol que ela era uma bruxa. Uma bruxa poderosa que tinha como missão, comandar toda a comunidade bruxa.

Com esta revelação, Carol se vê sem chão, ela nunca imaginaria que uma coisa deste tipo poderia acontecer com ela, em um dia ela era uma menina tímida e normal e de repente no outro, ela se tornou uma aprendiz a bruxaria? Aquilo não era Harry Potter, Carol não se conforma e se vê assustada e magoada por ter sido enganada durante toda a sua vida. Sem entender nada, ela corre para seu quarto onde fica refletindo sobre aquilo, ela chega a achar que estaria sonhando, mas ela não estava, era tudo realidade, ela era uma bruxa e por mais que ela não queira este seria o seu destino.

- “Eu me deitei somente para sentir o aconchego da minha cama, porque eu tinha certeza que não iria dormir! Aquela cama branca com detalhes desenhados era aonde eu dormia desde a infância, quando eu sonhava que era uma princesa de contos de fada. Eu soltei uma risada rouca. Princesa, certamente eu não era, mas, jamais imaginei que eu pudesse ser uma bruxa” - Pág.: 38

No outro dia, quando Carol já se acalmou, lhe é explicado que ela é uma bruxa muito poderosa e que ela tinha sido alvo de uma profecia, ela era a única capaz de derrotar Hypollitus, um poderoso e maldoso bruxo que estava atrás de vingança e poder. E que para sua proteção, ela teve seus poderes retirados e sua identidade teria sido oculta.Até que ela inteirasse a idade suficiente, ela seria uma menina normal, mas quando ela pudesse receber seus poderes de volta, ela seria libertada, teria que aprender a controlar seus poderes e assim lutar com Hypollitus e consequentemente, salvar o destino da comunidade bruxa.

Carol fica muito confusa com a brusca mudança em sua vida, mas aos poucos ela vai superando, ainda mais com a ajuda de Erick, um rapaz que foi designado para ser seu Guardião, Erick ajuda Carol com seus poderes e com seus treinamentos, e aos poucos eles vão se apegando cada vez mais, e a partir daquela amizade, estava nascendo o sentimento do amor entre o bruxo guardião e a bruxa aprendiz.

Hypollitus descobre a identidade de Carol, e fica furioso por ter sigo enganado durante todo esse tempo, ele é um bruxo poderoso que não medirá esforços para mata-lá e assim conseguir seus poderes, e se isso acontece-se Hypollitus ficaria muito forte e dominaria toda a comunidade bruxa. Carol é uma bruxa inexperiente, porém muito forte, conseguirá ela aprender o necessário a tempo? Erick conseguirá treina-lá para a batalha? Um lindo romance, cheio de aventuras, paixões, lutas e muito amor.

Nesta maratona dos autores nacionais, eu recebi este livro através da parceria com a autora, e como eu disse no começo da resenha, quando comecei a ler o livro sem nenhum interesse, eu me surpreendi, afinal de contas eu não gosto de livros que envolvem bruxaria, por isso mesmo que eu nunca li Harry Potter, podem me julgar, mas eu não curto livros que envolvem bruxos, mas este romance é uma coisa leve que não enfoca somente na bruxaria, não possui nada de feitiços e maldiçoes e nada de assustador, é um romance maravilhoso que usa a bruxaria como elemento de complementação da história.

Eu achei o livro deliciosamente engraçado, Carol é uma menina muito inteligente e extremamente engraçada, as partes que eu mais me diverti durante a leitura, foi quando Carol ficava com vergonha e dizia que queria um algodão doce gigante para salva-la da situação inesperada. Eu me diverti demais com a leitura deste livro.

Super recomendo para os amantes de romance, drama e aventura, pois a autora conseguiu reunir várias coisas em um único livro, para mim, que sou um amante da literatura brasileira, Outono é uma obra prima da nossa terra, um livro maravilhoso, emocionante e espetacular.

É com muito orgulho que eu classifico este livro com nota máxima de 5 estrelas, pois ele foi uma ótima leitura, com uma história leve, suave e com momentos de aventura, Outono conseguiu me conquistar, resumindo o livro em algumas palavras: Apaixonante, Inovador e Viciante. Não vejo a hora de ler a sequência do livro, eu vi através do Facebook da autora, que ela já está escrevendo o segundo livro, e eu estou louco para continuar acompanhando a maravilhosa aventura de Carol na descoberta do seu novo mundo :)

site: http://vampleitores.blogspot.com.br/2013/12/resenha-outono-valeria-schmitt.html
Valéria Schmitt 19/01/2014minha estante
Gustavo! Não tenho palavras para dizer o quanto você me emocionou com sua resenha, não só pelo jeito com que você escreveu, claro e conciso, mas também pelo fato de você dizer que não apostava muito no livro! E outra, você é do público masculino, isso significa muito para mim porque mostra que não só as garotas gostam! Obrigada de novo!!!!

Rose 03/03/2014

Outono foi um livro que me dividiu. Sabe aquela personagem cheia de mimimi, do tipo ninguém me ama, pobre de mi, eu sou um caso perdido? Estilo a Bella do Crepúsculo? Pois é, eu detesto isso, e por conta disso, em muitas passagens eu quis fechar o livro, ou melhor, bater na Carol.
Carol, para vocês saberem, era uma garota de 15 anos que se achava um patinho feio. Sem atrativos ou talentos para se sobressair, tinha apenas uma amiga, Sissi. Elas eram inseparáveis.
Carol tinha um amor platônico por Bernardo, o lindo jogador de futebol do colégio. Seus dias de patinho feio começam a mudar quando ela está prestes a fazer 16 anos e sua mãe decide fazer uma mega festa de aniversário.
Carol tenta sem sucesso que sua mãe desista desta ideia. Com os preparativos da festa em andamento, ela passa a ser o centro das atenções no colégio, e acaba realizando o sonho de namorar Bernardo.
Sua vida muda muito, mas ela nem imagina o quanto ainda vai mudar...
Bem no dia da festa, ela tem a revelação que mudará tudo definitivamente: ela é uma bruxa! Não uma bruxa qualquer, mas uma bruxa muito poderosa, a única que pode vencer Hypollitus, um bruxo mal que queria o poder a todo custo.
Carol estava destinada a ser a próxima "Mestra dos Bruxos". Aliás, toda a sua família era de bruxos.
Agora ela estava em uma corrida contra o tempo, pois tinha que aprender a usar seus poderes antes do confronto com Hypollitus.
Para não colocar Bernardo e Sissi em perigo, ela se afasta deles. Erick passa a ser o guardião de Carol. Ele está encarregado de ensiná-la a lutar e protegê-la. Ele só não esperava se apaixonar por ela.
Carol tem que enfrentar seus medos antes do esperado, e e se falhar, não é apenas ela que morre.
Apesar das boas intenções de Carol, não gostei da forma como ela tratou o Bernardo. Tudo bem que ela tem apenas 16 anos, mas na minha opinião foi muito infantil e errado.
A forma com a família dela a trata também me incomodava. Não entendia porquê não explicavam logo tudo para ela. Tudo bem que ela era uma tonta, mas precisavam tratá-la como uma tonta²? Fala logo tudo e pronto. E ela em contrapartida, mesmo sabendo que não sabia de tudo e que tinha muito a ser explicado, deixava por isso mesmo. Que raiva que eu ficava!
Em contrapartida, Erick é de arrancar suspiros. O segredo dele é facilmente descoberto pelo leitor, menos óbvio pela tonta da Carol...
Foi um enredo que eu gostei, apesar da Carol... Espero que na sequência eu consiga gostar um pouco mais dela...

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br
Valéria Schmitt 29/03/2014minha estante
Oi! Obrigada!!!! Eu posso te garantir que a Carol em Inverno está bem mais forte e toma as rédeas da sua vida! Ela vai perder quase tudo! E vc vai passar a admira-la. Foi proposital deixá-la chatinha no primeiro livro. Beijos

Clarice.Castanhola 04/08/2015minha estante
Não sei se toparia a leitura desse livro apesar de ficar bem curiosa com a resenha =D

Val 09/12/2014

Livro "Outono"
Carolina tem uma vida tranquila e normal em uma cidade pacata, mas isso só até completar seus 16 anos, onde os pais fazem uma big festa para no final, confessar a filha que ela e os pais são bruxos.
O mundo vira de cabeça pra baixo...ela vê a necessidade de afastar sua amiga Sissi e seu amigo Bernardo, garoto por quem ela sempre foi apaixonada, com medo de que, agora que saber que é bruxa, que algo aconteça a eles.
Erick, um dos bruxos que foram a festa, ficou responsável de cuidar da Carol e de ensina-la sobre o mundo deles. Mas para ela não é fácil, principalmente por ter sonhado com um beijo quente entre os dois.
Eles precisavam se preparam para duelar com Hypollitus, e ele fazia investidas e estragos cada vez maiores. Hypollitus descobre a identidade de Carol, e fica furioso. Ele é um bruxo poderoso e quer ficar mais forte do que já é. Carol ainda é inexperiente, mas não desistirá fácil da luta.
Mas será que ela vai aprender tudo a tempo?

A estória te prende a cada capítulo. Você dá risadas, fica ansiosa, apreensiva...além de torcer pelo romance dela com Erick.

Vocês já leram o livro?
O que acharam ou esperam da leitura?

site: http://www.revistagalaxy.com/2014/12/resenha-outono.html
Gizeli 07/02/2015minha estante
Eu simplesmente amei a sinopse do livro! Li uma outra resenha dele, mas não fiquei tão curiosa com ele quanto agora, depois de ler a sua haha
Já marquei como desejado ;D

Luci Eclipsada 03/08/2013

Um caldeirão de misturas
Experimente pegar a Saga de Crepúsculo, mesclar a Saga do Harry Potter e complementar com uma pitada de Sabrina: aprendiz de feiticeira e eis que se descortinará diante do leitor “Outono”, recente livro de Valéria Schmitt que conta a história da adolescente Carolina Jardim que levava uma vida tranquila até, após sua festa de aniversário de dezesseis anos, descobrir ser uma bruxa predestinada a se tornar poderosa e, por conseguinte, se ver incumbida da missão de derrotar um terrível bruxo capaz de qualquer coisa para detê-la.
A premissa de Outono, embora não inovadora, seguia interessante até, logo nas primeiras páginas, a história se mostrar rasa em vários aspectos, em especial, com a falta de desenvolvimentos de seus personagens e da trama em si.
Carolina, a protagonista, faz o estilo de muitas outras protagonistas adolescentes: insegura, imatura, chorona e que não tem confiança suficiente em si, embora seja preocupada com as pessoas que ame e esteja disposta a se sacrificar para ver todos bem. Já o seu par, o garoto que humanamente não existe, segue a mesma linha dos mocinhos de histórias adolescentes: belíssimo, forte, misterioso, preocupado, protetor ao extremo e, muito difícil de acreditar, com um senso de castidade além das possibilidades para uma idade em que os hormônios estão no auge. Quanto o algoz da história, Hipollitus, nenhuma novidade também já que o mesmo é mau e quer, caprichosamente, a exclusividade do poder.
Como se não bastasse o fato da protagonista se descobrir uma bruxa poderosa que tem como tarefa destruir o bruxo mau e, como em todo história do gênero, descobrir um modo de ficar ao lado do grande amor de sua curta existência sem que o mesmo a destrua por conta de sua condição excêntrica, há um breve triângulo amoroso que a coloca, muito temporariamente, em dúvida com quem ficar, embora o leitor já saiba como toda história se desenrolará sem problema algum.
O grande problema em Outono é a obviedade das situações e sua ligação com moldes de histórias já consagradas_ o que não significa que sejam boas_ sem que se tenha aí um aproveitamento do que já se tornou bastante clichê, sem contar que o não desenvolvimento da história em termos de descrições mais ricas e menos batidas e de diálogos mais significativos e menos de lugares-comuns somados a alguns erros relacionados à revisão textual empobreça a história tirando parte do que deveria ser, ao menos, uma experiência de leitura interessante.
De qualquer modo, como todo livro, cabe a cada um ler e tirar as próprias conclusões sobre a trama escrita por Valéria Schmitt, levando em consideração que embora Outono não seja seu primeiro livro, a autora vem buscando aperfeiçoar sua escrita e aprimorar seu senso de desenvolvimento literário, assim, resta a nós, enquanto leitores, darmos créditos ao esforço dos escritores, em especial aos nacionais que, infelizmente, podem ser podados pelo atual mercado editorial que, de certo modo, impõem padrões literários que nem sempre se enquadram nos moldes da nossa cultura, mas que nem por isso devem ser deixados de lado.

site: Mais conteúdo? Então acesse: http://conformealetra.blogspot.com
Valéria Schmitt 03/08/2013minha estante
Obrigada pela resenha Lucy. Outono é um livro voltado para o público adolescente com a finalidade de despertar nos jovens a vontade de conhecer Pitangui, uma cidade prestes a completar 300 anos e completamente esquecida quando se fala em "cidades históricas mineiras". É claro que muitas pessoas que prezam uma literatura mais profunda, mais madura e mais realista, não gostarão do livro. O clichê mocinha, namorado forte, protetor e lindo, povoa a mente de muitas mocinhas que ainda sonham com o príncipe encantado, inclusive a minha e eu já nem sou tão mocinha assim. Obrigada por ler o livro e por escrever sua opinião. Ela vai ajudar muito, com certeza.

Luci Eclipsada 04/08/2013minha estante
Olá Valéria, que bom que você gostou da resenha. Procurei analisar a história e apresentar argumentos que solidificassem minha opinião. Fico muito feliz em saber que você, como escritora, não tenha de algum modo se sentido incomodada com o que escrevi. O grande problema de alguns escritores, o que nem de longe é o seu caso, é que eles não conseguem lidar com críticas e, muitas vezes, ficam com raiva de quem lê seu livro e o resenha, se esquecendo que o blogueiro faz um trabalho de divulgação importante sem cobrar nada em troca a não ser uma edição do referido lido e resenhado. Enfim, estou contente em saber que você compreendeu meu ponto de vista e mais feliz ainda por ver que você, realmente, se porta como um escritor deve se portar: com humildade e respeito.
Sucesso :)

Valéria Schmitt 04/08/2013minha estante
Obrigada Lucy. Existem vários tipos de livros e várias maneiras de alguém se expressar e se fazer entender. Existem escritores conceituados, cujos trabalhos eu já li e não gostei nem um pouco, enquanto outras pessoas amaram. Como eu disse, o público alvo de Outono é o público adolescente, que gosta de histórias assim. Recebi inúmeros e-mails de jovens de ambos os sexos que disseram amar a história e me sinto feliz com isso. O objetivo é esse! Resenhas de todo tipo ajudam na divulgação de um livro. Talvez algum dia eu escreva uma história mais pesada, com ingredientes mais adultos e que não seja tão previsível, mas, a série Outono, com Inverno, Primavera e Verão, será exatamente desse jeito. Vai acontecer o que o leitor quer que aconteça. Em "Muito Além do Passado! a história é bem outra. O leitor não adivinha a história, ela tem "vontade própria" e quem leu também gostou muito. Claro que não espero escrever um clássico shakespeareano e nem tenho a pretensão de escrever nada muito profundo, porque gosto de livros mais leves, que não me dão "peso" ao terminar a leitura, que me façam sonhar. Enfim, o que seria do amarelo se todos gostassem do vermelho? Se nem Jesus agradou a todos! Obrigada!