O Sinal e o Ruído

O Sinal e o Ruído Nate Silver
Nate Silver

Resenhas - O Sinal e O Ruído

Alef 15/07/2021

Um livro muito importante sobre como pensar o mundo
Antes de mais nada: o livro é muitíssimo bem escrito e fluido, além de abordar toda sorte de assuntos interessantíssimos, de xadrez a pandemias. Super recomendo a todo mundo, sem exceção.

O foco do livro é apresentar o seguinte: devemos adaptar nossa forma de pensar sobre o futuro tendo em vista o que estamos observando agora. E usando diversas abordagens: qualitativas, quantitativas, mais exatas, mais precisas. E é importante também conhecer as propriedades do que se aborda para saber como prever, possivelmente, futuros comportamentos. Existem coisas que conhecemos, coisas que sabemos desconhecer e coisas que desconhecemos desconhecer. O livro ajuda a navegar nessas águas de incerteza.

Rui Alencar 22/11/2014

Porco-espinhos x raposas: Porco-espinhos são personalidades que acreditam em grandes idéias – ou seja, em certos princípios que regeriam o mundo com o rigor de leis da física e que sustentam praticamente todas as interações que ocorrem na sociedade. ... Raposas, por outro lado, são criaturas afeitas a fragmentos, que acreditam numa infinidades de pequenas idéias e em adotar uma série de abordagens diferentes para um problema. Tendem a ser mais tolerantes em relação às nuance, à incerteza, à complexidade e às opiniões discordantes.
Raposas são muito melhores em fazer previsões que porco-espinhos.

A teoria do caos aplica-se a sistemas que possuem as duas propriedades a seguir:
- Dinamismo, o que significa que o comportamento do sistema em um dado momento influencia seu comportamento no futuro;
- Não linearidade, o que significa que são fiéis a relacionamentos exponenciais, não aditivos.

Quando não se consegue fazer uma boa previsão, é perigoso fingir que se consegue....Grande parte dos trabalhos mais sérios que encontrei sobre o uso e o abuso de modelos estatísticos e o papel adequado da previsão foi escrita por pessoas da área médica...

Todos os modelos estão errados, mas alguns são úteis (George E. P. O. Box)... Ele quis dizer que todos os modelos são simplificações do universo como devem ser. Como disse outro matemático: “o melhor modelo de um gato é um gato”. Todo o resto excluirá algum detalhe. Quão pertinente esse detalhe pode ser dependerá do problema que estamos tentando resolver e do grau de precisão de que precisamos como resposta.

...ruido e sinal são partes irredutíveis de nosso universo e nos dedicarmos a apreciar cada um pelo que é..

Na ciência, pelo menos na ciência ideal, existe esse tipo de processo deliberativo. Artigos sã publicados, e conferências, realizadas. Hipóteses são testadas, e descobertas, discutidas – e algumas sobrevivem ao escrutínio melhor do que outras.

Na ciência, é raro vermos todos os dados apontarem para uma conclusão precisa. Os dados reais são ruidosos; mesmo que a teoria seja perfeita, a intensidade do sinal varia. E, segundo o teorema de Bayes, nenhuma teoria é perfeita. Ao contrário, trata-se de uma obra em andamento, sempre sujeita ao aperfeiçoamento ea testes. Nisto consiste o ceticismo científico.
Na Política, não se espera que qualquer território seja cedido aos adversários. Espera-se que os partidários demonstrem igual convicção a respeito de um conjunto de crenças numa gama de questões econômicas, sociais e de política externa que tem pouca relação intrínseca entre si.

Nosso planejamento tem uma tendência a confundir o desconhecido com o improvável. O que não consideramos com seriedade parece estranho, o que parece estanho é tachado de improvável e o que é improvável não precisa ser considerado pela sociedade (Thomas Schelling, Nobel de Economia);

Nossas previsões costumam falhar quando nos aventuramos “fora da amostragem”;

Tente e erre...O teorema de Bayes diz que devemos atualizar nossas previsões sempre que fomos apresentados a novas informações...O teorema de Bayes nos estimula a ser disciplinados ao pesar novas informações... Na maior parte do tempo não compreendemos a quantidade de ruídos presentes nos dados, por isso tendemos a atribuir peso demais aos dados mais recentes...Quanto mais vocês estiver disposto a testar suas idéias, mais rápido aprenderá com seus erros...NA VIDA REAL É RARO QUE NOVAS IDEIAS NOS OCORRAM QUANDO ESTAMOS INERTES...

Anderson Ferreira 24/08/2013

Massante...
É inevitável sua comparação com "O andar do bêbado" de L. Mlodinov. O sinal e o ruído faz uma análise estatística em diversos campos, desde o poker até previsão do tempo. Porém, no meu julgamento, ele faz isso de forma um tanto enfadonha. Por muito pouco não desisti de terminar de ler.
cliffoliveira 06/09/2013minha estante
eu gostei muito do "O andar do bêbado", estou começando o Sinal e O Ruído, espero não achar tão

urielmarx 09/05/2014minha estante
iCapítulo de Basebol (Ou seria Beisebol, ou Baseball? Lê-se Báseból ou metade numa língua e metade em outra? kkkk), concordo 100%. O resto, nem tanto... Verdade que O Andar do Bêbado tem um estilo quase sempre melhor, mas O Sinal e O Ruído tem muita coisa legal também. Um ponto: os dois possuem teses "filosóficas" diferentes sobre a estatística, vale a pena ler um e outro pra saber das duas.

Sugestão: começar pelo mais chato, o que não vale nem para mim nem para Anderson kkkk

Kotó 15/07/2014minha estante
Legal. Li O Andar do Bêbado e gostei bastante. Gostei mais ainda dos comentários. Certamente lerei O Sinal e O Ruído, não apenas para comparação, mas também para ver com qual filosofia o meu pensamento se encaixa. Conhecimentos super válidos. =)

André 03/08/2016

Mais uma força para o Pensamento Crítico
Quantas vezes você precisa tomar uma decisão, ou fazer uma previsão, baseada nos dados existentes, mas você não imagina o quão corretos estão esses dados. O autor chama isso de ruído que compromete o sinal, e te faz tomar decisões incorretas.

Hoje existem várias metodologias estatísticas que são utilizada para previsão de quase tudo na nossa vida. Bolsa de Valores, clima, resultados de jogos, eleições, etc... No entanto sabemos que estas previsões, por mais desenvolvidas que estejam, muitas vezes não conseguem se confirmar. Isso é porque os dados utilizados estão mal levantados ou o método não considerou as suas limitações?

É sobre isso que o autor escreve nesse livro. Utilizando exemplos de metodologias utilizadas para previsão e decisão e o quanto elas estão acertando, ele discute como podemos utilizar melhor os dados.

Ele não fica dando sugestões de como resolver os problemas que ele aponta. Mas o livro acaba sendo uma importante ferramenta para o pensamento crítico. Se você souber como as previsões são feitas vai entender melhor quando ouvir no noticiário que um determinado candidato tem mais chances de ganhar uma eleição. E vai ficar mais antenado sobre as condições em que estas previsões são tomadas e os possíveis erros do método utilizado.

Em resumo o que percebi é que o autor nos passa o seguinte recado: Não acredite em nada antes de confirmar você mesmo os cálculos. As vezes até os melhores cientistas podem estar utilizando dados de maneira errada e passando informações incorretas sem querer. Seres humanos erram. Isso é um fato. E não quer dizer que haja má fé.

O capítulo sobre mudanças climáticas eu recomendo principalmente. Primeiro porque é um assunto mundial, diferente da maior parte do livro onde os exemplos utilizados são bastante vinculados a cultura norte americana. E esse assunto gera polêmica até no café da empresa e esse livro só coloca lenha na fogueira....

site: www.exatamente.com.br

LimaCamila 30/12/2022

Esse livro é bom para quem se questiona sobre previsões, modelagem estatística e como são aplicadas. Gostei muito, apesar de estar "defasado" em alguns capítulos.

Peterson Boll 23/06/2015

Apesar da sincera tentativa de Silver em escrever ao grande público, por vezes o seu texto fica bastante técnico, principalmente nos capítulos dedicados as finanças, que ficam ainda mais confusos pois o autor usa de termos e particularidades pertencentes ao mundo financeiro de Wall Street. Porém, é interessante e competente em demonstrar sua teoria.

Breno.Rocha 30/08/2015

Divulgação científica muito bem feita!
Análise amostral e estatística são assuntos complexos, mas Nate consegue torná-los acessíveis e envolvente mesmo para os leigos no assunto (como eu). Comecei a ler por me interessar em como os métodos científicos são capazes de filtrar e interpretar a imensa quantidade de informações que o mundo nos oferece. E o livro me surpreendeu positivamente do início ao fim. Entretenimento e informação simultâneas! Recomendo a todos que se interessem por qualquer assunto que esteja mesmo remotamente relacionado ao livro.
Endel.GuimarAes 30/12/2015minha estante
recomendou mas deu zero estrelas! heheh

Marco.Antonio 11/11/2015

Big bom senso
O uso de ferramentas estatísticas sobre bancos de dados cada vez maiores trouxe a idéia de que o método científico deveria mudar: para quê deveríamos desenvolver teorias, quando uma boa regressão com todos os dados já nos traz as correlações entre as variáveis relevantes?
Nesse livro, Nate Silver ajuda a destruir esse e outros mitos ao redor do Big Data. O livro segue as mais diversas áreas do conhecimento, apontando casos de sucesso e fracasso em atividades preditivas, sendo sempre interessante e provocativo e trazendo análises sobre a forma de trabalho dos profissionais mais propensos a terem bons resultados em suas áreas de atuação.

LucasGeneve 03/02/2016

Interessante
É um livro interessante, aborda alguns assuntos bem legais de raciocínio estatistico. Talvez seja um pouco massante em alguns capítulos, mas ainda assim vale a pena.
Em cada um dos capítulos o autor traz uma situação real, exemplificando e mostrando alguns pontos interessantes: modelos estatísticos de previsão do tempo, eleições, baseball, raciocínio do Poker, xadrez...

Isotilia 15/07/2018

Gostei!
Gostei. Saiba mais no blog 600 livros!

site: https://600livros.blogspot.com/2018/07/qual-probabilidade-de-uma-traicao.html

Biblioteca Álvaro Guerra 13/08/2019

Ter acesso à informação nunca foi tão fácil. Apesar disso, enfrenta-se no dia a dia o desafio de saber o que é relevante em meio a um volume cada vez maior de dados. Entre as diferentes notícias, opiniões e pesquisas que chegam ao conhecimento da população, como identificar o que é útil no momento de traçar um plano, de se preparar para determinado acontecimento, de acertar uma previsão? Para o economista Nate Silver, garantir a qualidade da informação é o primeiro passo.

Em O sinal e o ruído, ele examina casos de sucessos e fracassos para determinar o que as melhores previsores têm em comum em diversos campos de atividade, como ao avaliar o desempenho de um político em campanha, o estrago esperado de um furacão ou o avanço de uma epidemia perigosa. Silver demonstra que a interpretação correta de dados numéricos é essencial para a segurança e o progresso de nossa sociedade.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580573466