Um Herói Para WondLa

Um Herói Para WondLa Tony DiTerlizzi

Resenhas - Um Herói para Wondla

Wagner Fernandes 04/01/2022

WONDLA: Uma trilogia subestimada.
É admirável que um livro dessa qualidade tenha míseras 19 resenhas e poucos leitores desde seu lançamento em 2013.
Por que não comentam sobre ele? Por que há poucas leituras? O livro é uma obra de arte infanto-juvenil, mas engana-se quem pensa que é apenas para pré-adolescentes. Não! Há temáticas sérias na história de Eva Nove, como por exemplo o controle social dos cidadãos na cidade de Nova Ática, que lembra o primeiro Matrix (não posso falar mais para não dar spoiler).
Mas, de fato, quem evita o livro por pensar que é "infantil" está redondamente enganado. É uma aventura que prende logo nas primeiras páginas. Foi assim com o volume 1, que li em 3 dias; está sendo assim com o livro 2.
A jornada de Eva Nove traz muitas surpresas e merece mais leitores. O ataque ao seu lar, onde vivia em paz aos cuidados da robô Mater, o encontro com o alienígena, a fuga pelo deserto, a perseguição pelas terríveis criaturas da areia, a chegada a outros povoados, a descoberta sobre o mundo onde ela está e por que foi deixada ali...
Consegui os volumes 1 e 2 numa promoção na Americanas, em 2019, e não me arrependo nem um pouco de ter garimpado pela net atrás do 3. As edições são LINDAS. A história é agradável e intrigante. Coleção pra minha lista dos grandes favoritos. Você tem filhos/sobrinhos/netos entre 9 e 15 anos? A trilogia "WONDLA" é com certeza um presente inesquecível. (E garanto que até VOCÊ vai amar a leitura!)
Nota 10!

Yasmin 08/08/2013

Continua surpreende e fascinante. Um mundo único e personagens excepcionais.

Quando vi o livro dentre os lançamentos da Intrínseca fiquei muito feliz porque estava querendo ler a trilogia faz tempo e com o lançamento pude emendar a leitura dos dois livros. Diante a minha surpresa com a história do primeiro livro não podia ter sido melhor ler um logo após o outro. Tony DiTerlizzi dá sequência a sua fantástica e ousada história de forma magistral, com belas ilustrações, uma trama surpreendente e apaixonante.

Eva está a caminho de Nova Ática, uma cidade humana sob uma redoma com clima controlado e isolada pelo vasto deserto de areia ao redor. Ela estava radiante por finalmente conhecer outros seres humanos e queria dividir cada momento com Andrílio. Após uma breve parada no exterior da cidade na casa de Hailey o piloto da nave que a resgatou Eva segue rumo à cidade para o cadastro deixando Andrílio que tinha saído com o avô de Hailey para trás esperando que ele fosse atrás dela mais tarde. O choque de Eva começa ao ser apresentada a Cadmus, o líder da cidade de Nova Ática e continua ao ser apresentado a filha dele. Garotas estranhas, artificiais e que nunca ouviram falar dos alienígenas que redespertaram a terra. O que mais assusta Eva é a suposta visão de Cadmus propaga repetidamente na mente das pessoas. Uma terra reconquistada, livre dos "invasores" e o lago por onde ela passou em sua jornada completamente modificado, com os amigos e as tribos que encontrou pelo caminho todas destruídas. Eva sabe que seu lugar não é na cidade e no caminho para fuga descobrirá que Andrílio não a abandonou, e sim foi preso em um laboratório de pesquisa assim como vários outros antes dele. Com ajuda inesperada de uma irmã Eva conseguirá fugir de Nova Ática, abalada com o que viu no laboratório e temerosa com os planos de Cadmus para o planeta, atravessando todo o deserto Eva, Andrílio, Oito e os outros precisam chegar a Lacus e ao clã de Andrílio antes que seja tarde demais para prevenir todos. E Eva ainda se deparará com uma surpresa desagradável e inesperada no caminho...

Esse é o ponto de partida da segunda jornada de Eva Nove. Dando sequência a surpreendente e fascinante história de Orbona, Tony DiTerlizzi mais uma vez conquista o leitor com uma narrativa rica e fluida, pontuada de ação e belos diálogos. Revelando uma trama ainda mais rica e detalhada por trás da história de Eva Nove, a garota que sonhava em encontrar seu WondLa, um lugar onde pudesse viver em paz com todos. Com uma sensibilidade própria marcante e um amadurecimento gradual a história ganha contornos ainda mais interessantes com o debate acerca da cidade humana, seus padrões, certo e errado. Através de descrições vívidas e um mundo que a cada capítulo revela mais surpresas Tony DiTerlizzi mostra que é um contador de histórias de primeira, reinventando o planeta Terra nesse futuro fascinante.

Eva Nove é uma protagonista que excede as expectativas, sempre surpreende com suas ações e sua compaixão, sua ligação com tudo e todos a sua volta. O modo que ela amadureceu é diferente, mais sutil e realista. Adorei o jeito que o autor desenvolveu a reação de Eva diante da cidade de Nova Ática e de tudo o que ela presenciou lá. Outra trama que encerrou de forma maravilhosa foi a história por trás das andanças de Andrílio Kitt. Seu retorno para seu clã e tudo o que aconteceu foi maravilhoso. A amizade dele com Eva é uma das mais bonitas que já vi. O autor acerta em cada pequeno detalhe e através de tudo o que eles trocam, vivências, sabedoria, amizades é que o desenrolar da história se dá. O fim deixa no ar o prelúdio de uma guerra devastadora, mas que se evitada pode mudar mais uma vez o planeta antes chamado de Terra, Orbona e seus povos para sempre.

Leitura rápida, intrincada e deliciosa que desenvolve uma trama ainda mais rica e que segue a história de forma única, harmonizando personagens e ambiente como nunca. Tony DiTerlizzi não é só um narrador de mão cheia como um contador de histórias exímio, e essas duas características se unem em WondLa aliada a belas ilustrações presenteando o leitor com uma história criativa, emocionante e fascinante. A edição da (...)

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/08/resenha-um-heroi-para-wondla.html

Nathan Soares 15/04/2022

Eva nove encontra alguém do seu passado em Nova Ática, última cidade remanescente da civilização humana. Nada é como ela pensava que seria. Agora ela precisa lutar pra que a guerra entre humanos e as outras raças não ocorra.

Eric Rocha - Ersiro 25/08/2014

Um Herói para Wondla
No segundo livro da trilogia WondLa, tudo continua muito bom mesmo! Enquanto no primeiro livro Eva acha que o mundo do lado de fora do Santuário é perigoso, neste segundo, ela percebe que os humanos podem ser ainda mais perigosos.

A primeira impressão que tive foi de que a estória estava mais amadurecida se comparada ao primeiro livro. Neste, Eva não está tão "criança mimada" e está mais para "estou a um passo da vida adulta", com isso consegui me encantar ainda mais com esta bela personagem que antes era um tanto inocente (o que é normal, já que fora criada dentro do Santuário e não tivera contato com o mundo de fora), e que agora está uma garota adorável capaz de se importar com tudo e com todos e que é capaz de optar pelas melhores escolhas possíveis.

O livro continuou me encantando assim como o primeiro. Quando eu o pegava para ler, eu dava um tchau pro mundo real para viver em Orbona, me aventurando com os personagens. A leitura continua agradabilíssima, os desenhos de DiTerllizi continuam impecáveis (também notei um amadurecimento nos desenhos), e o trabalho da Intrínseca se manteve perfeito (a não ser pelo sumário que estava organizado de maneira errada, mas isso foi de menos).

O suspense e mistério se mantém incrível com toda a junção de Nova Ática e do personagem Cadmus, as aventuras se tornam mais perigosas, e só posso dizer que DiTerlizzi sabe como manter o leitor virando as páginas do que escreve.

Cara, há um bom tempo que não lia algo que LITERALMENTE me transportava para o mundo descrito e assim foi com os dois livros da trilogia WondLa. Simplesmente perfeito!

Ei, Intrínseca? Quando o terceiro e último livro de WondLa será lançado?
--------------------
Sinopse:
Agora que o piloto Hayley encontra Eva e Andrílio, ele os leva para Nova Ática o lugar onde os humanos vivem. Porém algo estranho se esconde na grande maravilha do lugar e logo Eva Nove descobre o que se esconde por trás de Cadmus, o fundador daquele local.

Jess 21/04/2020

Uma aventura fantástica de autoconhecimento e pertencimento.
Depois de tanto desejar a convivência com "seu povo", os humanos, Eva Nove finalmente terá essa oportunidade. Contudo tudo pode não ser como ela esperava.
Após descobertas horríveis, Eva terá que escolher entre o que é certo e o que é fácil. Neste livro as peças cuidadosamente espalhadas no primeiro livro vão se encaixando e os personagens principais são obrigados a encarar seu passado, seus medos e suas perdas para descobrir quem realmente são e o que querem ser. Há uma guerra no horizonte que prevê devastação e morte. A união e aceitação mútua é a única chance de salvar todos que habitam a terra de Orbona, de alcançar a paz, mas será que isso é possível?
Com ilustrações belíssimas e muitas mensagens de sabedoria, um herói para Wondla continua a saga da jovem Eva Nove, que nos mostra o poder do amor, da bondade, empatia e da conexão com a natureza. Deixando claro que o conceito de pertencimento, lar e família é mais complexo do que pensamos

Estela | @euviestrelas 12/01/2021

Eva Nove está prestes a realizar seu sonho, ela está a caminho da cidade de Nova Ática onde pode encontrar outros humanos como ela. Mas a cidade não é tudo o que ela sonhada e logo a garota se vê em um lugar estranho com pessoas artificiais e perigosas.

Cadmus, o líder da cidade, deseja um mundo seguro e para isso quer destruir tudo o que Eva conheceu recentemente, incluindo seus amigos. Assim, a menina acaba ficando na dúvida se ir para a cidade realmente foi uma decisão certa e o que ela pode fazer para salvar seus amigos.

Neste segundo volume de WondLa, Tony DiTerlizzi leva a história para um outro nível, aqui temos uma Eva mais madura e corajosa, que tenta manter seus amigos em segurança não importa o que tenha que ser feito.

A leitura aqui é muito mais fluída do que a do primeiro livro e prende o leitor com a descrição da incrível cidade tecnológica de Nova Ática e seus residentes, eu amei conhecer a cidade com a Eva e com certeza é um dos pontos altos da história, é incrível.

Um Herói para WondLa nos presentei com uma história mais madura e com várias reviravoltas e pontos muito interessantes. O livro continua sendo uma obra de arte com as ilustrações do autor em conjunto com sua escrita fácil e gostosa.

Gezebel 30/12/2021

EVA CONTINUA A SUA BUSCA POR IDENTIDADE
Aqui, eu não vou dar apenas o enfoque do quão necessárias são as representações de mais personagens - como a Eva, como a Katniss - nesse período da vida porque sobre isso, já estamos cansados de saber. O que nos resta agora é discutir sobre esses "como fazer" dessas narrativas e aqui, está um belo exemplo de como construir uma líder de maneira natural.

Para isso, Tony Diterlizzi precisou desafiar as crianças em um universo de ficção científica, apresentar diversas espécies para fazer uma analogia com a nossa diversidade enquanto seres humanos, ao mesmo tempo que abordava sobre assuntos tão próximos como construção de identidade na adolescência ou ecologia.

Ver o amadurecimento da Eva a medida que ela vai construindo os conceitos de comunidade, de família, de respeito, de identidade, entre muitos outros, ao mesmo tempo em que ela não perde a sua ingenuidade infanto-juvenil foi, com certeza, um dos grandes aprendizados para o nosso olhar em relação as crianças.

Nesse segundo volume, fica ainda mais evidente a construção de caráter e identidade da Eva, a medida em que ela vai avançando nas comunidades, conhecendo povos e suas realidades, aprendendo a falar idiomas e desenvolvendo uma empatia necessária a uma líder.

Maryana.MenRi 19/11/2020

Eva Nove finalmente encontrou o que procurava, mas será que agora ela estará em casa?

Depois ter seu lar destruído, ser caçada, perseguida e aprisionada em um planeta completamente diferente do que Eva Nove conhecia, ela, enfim, descobriu o que houve com a Terra e agora está sendo levada até Nova Ática, para encontrar o que restou da humanidade em Orbona...

Este segundo volume nos apresenta muitas das informações necessárias pra preencher algumas lacunas deixadas no primeiro livro, conhecemos a origem de Eva Nove, o propósito em sua criação, além da história sobre o despertar de Orbona. O passado de alguns outros personagens também é abordado e gostei muito de acompanhar mais da trajetória deles e das viagens que nos mostram mais das paisagens e criações do autor, as ilustrações também continuam espetaculares e enriquecem muito toda a experiência de leitura.

Ainda assim, algumas coisas não mudaram tanto... A história ainda tem alguns fatos previsíveis e não apresenta muitas surpresas. Mas isso não atrapalhou em nada minha imersão na narrativa. Eva Nove continua evoluindo muito a cada capítulo e eu estava sempre curiosa para saber qual seria sua próxima provação.

MateusCantele 10/12/2020

As peças do jogo se encaixam. É hora de jogar!
Um herói para WondLa, Tony DiTerlizzy
Publicado pela editora Intrínseca

Neste volume temos a apresentação do real conflito da história e a construção da personalidade da protagonista. Se o primeiro volume tem a intenção de nos mostrar a Eva Nove reagindo às intempéries de um mundo desconhecido, esse tem a função de situá-la no mesmo, criando na protagonista a urgência de se posicionar ativamente na história. Essa mudança enriquece a narrativa e o autor utiliza muito bem os personagens coadjuvantes para auxiliar essa construção.

O autor decidiu tratar de temas mais densos como o papel do ser humano diante do meio ambiente, entre outras coisas. O que valoriza a obra, tornando a narrativa mais interessante e envolvente para o leitor.

Eva Nove é colocada contra parede: Ou luta para mudar o destino do planeta ou volta a viver em seu próprio mundo.

Cabe a você descobrir qual escolha ela tomará.

Gostou? Me segue no @escritaehistoria.

Ally Kay 02/02/2021

Parte 2
É aqui que o bicho pega! A situação se "resolve" para se complicar e ser resolvida novamente.

Literatura Literata 14/10/2013

Leitura para quem deseja se teletransportar
Os dois livros: em busca de wondla e um herói para wondla são igualmente maravilhosos! É um tipo de literatura que te faz viajar. A narrativa do autor é empolgante e direta. Amei e indico!

Eva Nove está em busca de sua família, os outros humanos iguais a ela. Mas pode ser que este sonho não passe de uma ilusão. Quando algo improvável se torna mais importante do que o esperado, como reagir? Quando algo que desejamos tanto se mostra vazio... Desistir?

site: http://escritoradaylaassuky.blogspot.com.br/

Lais562 30/01/2014

Perfeito
Quem acompanha o blog se lembra que a alguns dias eu postei a resenha do primeiro livro dessa série (Se chama Em Busca de WodLa. Perdeu a resenha? Confere AQUI). O segundo livro da série continua a acompanhar a garota Eva Nove que viveu toda sua vida confinada em um lar subterrâneo chamado de Santuário. No primeiro livro ela tem que fugir de seu lar e depois de várias aventuras conhece o alienígena Andrílio Kitt e perde sua querida Mãe-Robô Mater. Neste segundo livro Eva conhece um piloto humano chamado Hailey que promete levar Eva Nove e Andri até Nova Ática, uma cidade humana no planeta que se passa a história: Orbona (Como foi revelado no livro um Orbona tinha sido a Terra a muito tempo). Andrílio tem receio da proposta de Hailey e alerta a garota que eles não devem ir. Eva porém na ânsia de encontrar outros humanos aceita de imediato. A bordo da nave de Hailey, a menina encontra gravações antigas e acaba descobrindo que faz parte de um grande projeto: Muitos anos antes de Eva nascer a Terra começou a passar por mudanças na fauna e na flora. Todos sabiam que aquele ia ser o fim da humanidade, mas um homem chamado Sr. Brio teve a brilhante ideia de criar bebês através de fertilização in vitro que fossem criados em Santuários e que tivessem como mães robôs programadas para isso.
Ainda atordoada pelas descobertas Eva chega até Nova Ática e fica hospedada na casa de Hailey durante a noite. Lá ela e Andri conhecem o velho Van Turner, que é avô de Hailey e a garota descobre que este também foi concebido em um Santuário como ela. No dia seguinte Eva não consegue achar Andrílio em lugar algum e o jovem piloto diz que ele e seu avô foram explorar o local. Então a garota vai sozinha com ele até a entrada de Nova Ática. Lá ela descobre que o piloto apenas a levou lá em troca de algumas peças para sua nave: A Biju. Ela fica extremamente magoada, mas logo se alegra quando conhece Gen a filha do líder da cidade. Todavia, Eva Nove começa a descobrir segredos ocultos sobre Nova Ática e isso pode custar muito caro para ela e seus amigos!

site: http://lendoumsonho.blogspot.com.br/

Ylopes 03/12/2023

Ótima leitura
Li o primeiro livro da trilogia quando adolescente. Tenho muito carinho pela obra e adorei a continuação de modo geral. Como se trata de um livro voltado ao público mais jovem, por vezes é repetitivo e não se aprofunda tanto em questões mais sensíveis, simplifica problemas e por isso achei meio chato. Espero que no último livro explore melhor a história que tem um potencial imenso.