Manual do pequeno investidor em ações

Manual do pequeno investidor em ações Fábio Almeida

Resenhas - Manual do pequeno investidor em ações

Julio.Argibay 16/03/2021

Ações
O Manual do pequeno investidor de Fabio Almeida.

Diante dessa minha tentativa de mudar de ares, dentro do universo da leitura, a qual eu estou determinado a trilhar eu resolvi diversificar os temas de leitura ? filosofia, romance, mercado de ações e livro de autoajuda, este só que não. Então, com esta determinação, eu procurei uma obra que me iniciasse no mundo do Mercado de Ações, pelo menos teoricamente. Sendo assim, para minha sorte dei de cara com esse livro. Vamos adiante. O autor nessa obra utiliza uma linguagem de fácil entendimento, se eh que eh possível fazer isso. Como metodologia, ele utilizou alguns cases, demonstrou algumas fórmulas, citou algumas bibliografias interessantes, o que são dividendos, compra e venda de ações, etc e tal. Quanto a distribuição dos assuntos na obr, achei bem pertinente. Então, vamos a obra propriamente dita. Nela, diversos assuntos sobre o mercado de papéis na bolsa são descritos e esclarecidos. Alguns macetes, de como investir nesse mercado são passados. Dentre os temas abordados, eu destaco: noções sobre as diversas formas de se operar no mercado. Tais como: modos de operar na bolsa, utilizando a técnica (de curto prazo) mais agressiva e especulativa ou a teoria fundamentalista (de longo prazo) mais racional e segura para o investidor. Ele cita os riscos dos papéis disponíveis no mercado e faz alguns aconselhamentos. Aprendemos, também, o conceito de renda fixa ou variável. Se a taxa de retorno do papel é pré ou pós fixada e que significa estes termos. Quais os papéis onde que é incidido IR, IOF, taxas, etc. A noção sobre home broker, ou seja o próprio aplicativo que você utilizada para se comunicar com a operadora e eh disponibilizado pela corretora. Enfim, a obra dá uma boa desmistificada a respeito do Mercado e da bolsa. Explica também, como se dão as crises e dá macetes de como se comportar nesses momentos de instabilidade do mercado. Destarte, quais são os papéis mais negociados na bolsa: ações, fundos de investimento, títulos do tesouro, títulos imobiliários, CDBs, etc. Na minha opinião é uma obra bem feita, resultado de muita experiência e pesquisa. Muito útil, recomendo.

Solangeeoliv 30/01/2021

O pontapé para Bolsa de Valores!
Abordagem simples, abre a mente e ensina colocar o pé no mercado de ações.

Explica como indentificar empresas, esclarece nomenclaturas difíceis, mostra como as ações funcionam, bem como seus riscos com uma linguagem bem fácil.

Achei valioso e esclarecedor.
Após a leitura, coloquei em prática e me tornei investidora em renda variável.

Vale muito a pena! =)

Layla.Ribeiro 30/01/2021

Se você tem medo ou dúvidas sobre investimentos, leia!
Um livro bastante didático, ele vai explicando desde o início como investir até a análise fundamentalista da maneira mais clara possível, é um tipo de livro que sei que vou voltar a consultar sempre, ele é muito bom para iniciantes ou até mesmo para quem tem pouco tempo investindo , tinha coisas que eu já sabia, mas também aprendi muito com este livro. Super recomendo e já quero o físico em minha estante.
Maria de Fátima 30/01/2021minha estante
Bons investimentos, Layla! :)

Layla.Ribeiro 02/02/2021minha estante
Obrigada ;)

Sabrina 08/11/2020

O livro é muito bom! Gostaria de ter lido antes. O autor conseguiu simplificar conceitos complexos sobre investimentos. Existem alguns erros de raciocínio ou de digitação, porém se o leitor estiver atento consegue facilmente entender o que o autor realmente quis dizer.

Erismar 29/05/2020

O livro é muito bom tem bastante exemplos; exemplo de empresas reais.

Rafael.Macedo 30/07/2019

Livro excepcional para o investidor iniciante na renda variável
Apesar de não estar atualizado, a leitura do livro é extremamente recomendado para o investidor iniciante em renda variável.
A linguagem é descomplicada e didática, servindo como excelente suporte no desenvolvimento do interesse pelo mercado de ações.

Felipe Sampaio 15/10/2018

Resenha: Manual do pequeno investidor em ações, Fábio Almeida
A obra é boa, começa bem básica e é preciso que o leitor se atente para alguns dados que estão desatualizados em relação aos praticados na época em que o livro foi escrito. Ainda assim, os valores morais são legítimos e os exemplos bem didáticos. É um bom ponto de partida e os livros que o autor indica no final da obra podem se tornar um ótimo complemento. Vale a leitura!

samir.silva.127 18/05/2017

Tem vontade de investir em ações? Comece lendo este livro!
A primeira coisa que eu gostaria de salientar foi minha visão ao ler este livro. A tempos eu tinha vontade de investir no mercado de ações mas tinha mitos na minha cabeça colocados pela sabedoria popular. Aos poucos comecei a ler informações em blogs e sites, mas todas as informações eram dissipadas e não vinha de uma maneira logica. Foi então que eu senti a necessidade de ler um livro que condensasse essas informações.

E é isto que o trabalho de Fábio Almeida faz muito bem. Ele condensa todas as informações que você precisa para começar a investir em ações. Este livro vem regado das principais informações sobre tributação, legislação, tipos de indicadores, mitos, comparações com outros investimentos, conselhos e até sugestões de leituras complementares!

O problema é que o livro não é tão rico no quesito analise. As analises são um pouco superficiais e, como já indicado na resenha do nosso outro amigo leitor, faltam estudos de casos mais elaborados para elucidar o que é investir em ações e para fazer o leitor entender melhor a interpretação dos diversos indicadores. Alerto também que o autor traz exemplos um pouco utópicos para mostrar as razões de investir ao longo prazo, isso sem falar que a maneira com que ele aborda o investimento em ação soa simples e fácil, o que gera motivação no leitor, mas deve ser adotado com cautela já que investir em ações e empresas é um pouco mais complexo do que o que é abordado no livro.

Além disso, na versão para kindle, encontrei alguns pequenos erros de português, mas nada que atrapalhe a leitura.

Assim, recomendo o livro para todos os investidores iniciantes e para quem deseja investir, mas com cautela, não deixe de continuar lendo sobre o assunto e estudando outros materiais
Motta 14/03/2019minha estante
Boa resenha! Estou lendo o livro e tentando adquirir informações sobre investimentos.

Albert 12/11/2015

Ótimo manual de apoio
Ótimo livro contendo informações úteis principalmente para quem vai iniciar no investimento em ações. Como o autor cita no final, a intenção foi desmistificar o investimento em ações com informações claras servindo de base para ampliar o conhecimento. De leitura simples, sem dificuldades e didático, Fábio explica alguns conceitos básicos do que é uma Ação até a interpretação de indicadores. Há tópicos interessantes e relevantes que o investidor pode utilizar como complemento em estudos e pesquisas.

Pelo título constar a palavra Manual, particularmente eu esperava um maior aprofundamento com estudos de casos de empresas listada na Bolsa como exemplo e demonstrando ao leitor análises com indicadores de balanço e de mercado/fundamentalista com as interpretações ao investidor. O autor costuma fazer em seu site pessoal com maior abrangência e riqueza de detalhes, e são excelentes.

Minha expectativa não foi 100% correspondida pelo fato de algumas partes do conteúdo do livro eu já ter visto no site ao longo de alguns anos mesmo que em outras palavras; e em outros livros e revistas. É um ótimo livro que o investidor pode tirar grande aprendizado.
Vitor Hugo 12/11/2015minha estante
Eu achei o livro excelente... Mas após a sua resenha, concordo que faltou mostrar alguns exemplos. Realmente no blog dele, o investidor vai achar muito mais informações...

Albert 12/11/2015minha estante
Pelo fato dele expor muito bem análises no site, pensei que levaria para o livro de maneira mais aprofundada e abrangente, fiquei com alta expectativa e conforme fui lendo o que eu esperava não encontrei. A impressão que fiquei ao fim da leitura é que do ponto de vista de quem já tem certo conhecimento, a obra é boa, dependendo da maneira como é exposto o conteúdo, é como reler as informações; mas do ponto de vista dos que possuem poucos ou nenhuma noção e não conhece o site dele, o livro é ótimo. Na minha opinião, o livro Manual do Pequeno Investidor dentre vários outros, pode ser considerado como obrigatório para o investidor consciente ampliar conhecimentos.