A Garota do Penhasco

A Garota do Penhasco Lucinda Riley

Resenhas - A Garota do Penhasco

Ana Paula 07/06/2023

Como nunca li nada dessa autora antes?
Gostei da primeira experiência com a Lucinda Riley. A história flui muito bem, mesmo alternando épocas e mesmo também sendo narrado em terceira pessoa. Tem um pouco de drama mexicano, mas nada em excesso que possa atrapalhar ou cansar. Enfim, já estou à procura do próximo livro da aurora.
Paula.Soares 07/06/2023minha estante
Leia A morte no internato é ótimo

Ana Paula 08/06/2023minha estante
Obrigada Paula! Já vou colocar na lista de compra ?

Paula.Soares 09/06/2023minha estante
??

Ana Vidal 23/09/2023minha estante
Eu tb nunca tinha lido nada dela e agora estou indo pro 4o kkkkkkk

Ana Paula 24/09/2023minha estante
Viciante, né?
Eu gostei muito do livro que li e já tenho um tanto na fila rs

Andresa Lopes 01/08/2013

Incrivelmente Arrebatador
Estou completamente estupefata, sim é esta a palavra que me define, ao terminar de ler as 528 páginas brilhantemente escritas por Lucinda Riley, eu fico impressionada com toda a riqueza de detalhes que a autora descreve cada um de seus personagens, lugares que fica impossível não imaginar e entrar na história.
Quanto aos personagens Aurora Devonshire, encanta desde o primeiro momento em que é citada, e que exemplo, é impossível não se apaixonar e se emocionar com toda sua doçura, sabedoria e magia, ela com certeza vai ser daqueles personagens que a gente guarda na memória e que em diversas situações da vida iremos nos lembrar, aliás neste livro Lucinda Riley reuniu várias personagens heroicas, como Grania Ryan, que conseguiu ser brilhante em meio a sua teimosia, Kathleen Ryan, uma mulher simples que viveu uma vida inteira em sua casa na fazenda, e mesmo sem um conhecimento cultural, ela nos encanta e se revela uma mulher muito sábia, pois dentro de sua simplicidade ela tinha o conhecimento da vida, na sua forma mais original, vale lembrar de Anna que tem um lado excêntrico e egoísta, mas é fundamental no desenrolar da história, e a grande Mary a mulher forte e determinada e é quem da início a toda história, o que eu pude ver nela é que não devemos julgar alguém pelas aparências, seguindo esse princípio ela pode viver um grande amor, entre outras heroínas também temos grandes homens como o Sr Ryan que mostra-se um esposo tão amável, e companheiro de sua esposa Kathleen, o Sr Landgon, que me emocionou várias vezes assim como Alexander Devonshire, e o querido Matt.
Enfim, poderia ficar aqui escrevendo muito sobre cada um deles, e suas características incríveis, mas creio que o melhor é ler esta obra que é um verdadeiro primor, vou dizer mais uma vez, são 528 páginas, que valem a cada letra e vírgula que a gente lê, eu definiria esta obra com uma única palavra (olha que foi difícil encontrar uma só) “ARREBATADORA”
Vou presentear minha amiga querida Luciana Scandolara, com essa obra prima “A Garota do Penhasco”
Abraço,
Andresa Lopes

site: http://youtu.be/kYzPNLeTRt0
Rafa P. 11/08/2013minha estante
Amanda , fiquei super curiosa sobre esse livro, parece que é bem o estilo de história que me agrada. Mais um para a lista de leitura, que a cada dia se torna maior, rsrsrs
Adorei sua resenha.
Bjsss

Rafa P. 11/08/2013minha estante
Adorei sua resenha.
Bjsss

Gi (linda) 28/10/2013minha estante
fiquei curiosíssima... ganhei hoje na cortesia do skoob... acabei de receber o livro!!! que espero gostar!!! :)

Andresa Lopes 29/10/2013minha estante
Gi e Rafa, tenho certeza que vcs irão adorar!!!! Abraços e boa leitura

Sâmella Raissa 17/01/2015

Resenha original para o blog SammySacional

Quando resolvi dar uma chance para ler Lucinda Riley, minha principal expectativa era encontrar um enredo dotado de muita emoção e acontecimentos marcantes, mais ou menos como as histórias da Kristin Hannah - de quem vocês já devem saber que eu gosto muito dos livros. Fazer uma comparação entre as duas autoras provavelmente seria errado, visto que, mesmo entre suas semelhanças, temos distinções gritantes em detalhes minuciosos, mas, no fim das contas, cada qual, a seu modo, é capaz de conduzir o leitor por meio de enredos envolventes e inesquecíveis. E, sem dúvidas, A Garota do Penhasco é um deles.

No livro de Lucinda Riley, iremos acompanhar as histórias de duas famílias por entre suas três gerações, e embarcar numa gama de emoções e acontecimentos capazes de não apenas chocar, como fazer o leitor ir do sorriso às lágrimas em pouco tempo. Mais ainda, vamos nos deparar com toda a trajetória decorrida no tempo que, por fim, ocasionou em uma separação mútua entre os Ryan e os Lisle, começando desde os tempos da Segunda Guerra, com a doce e esforçada Mary, até os dias atuais, com Grania. Marcas de rancor e tristeza por feridas que permanecem em todos, mas que poderão ser curadas com a determinação de uma mulher, aos trinta e um anos, cujos instintos maternais nunca estiveram tão fortes.

"- Promete que vai se cuidar?
- É claro que vou, mãe, sou uma garota bem crescida.
- Nunca será crescida demais para se esconder de sua mãe."
- Página 374 -

Após perder seu bebê, Grania Ryan abandona o namorado na grande Nova York e retorna à Irlanda para a casa dos pais, recebida de braços abertos para passar uma temporada e esfriar a cabeça dos problemas que, porém, ela insiste em esconder mais a fundo de sua mãe. Em uma noite, após uma caminhada, porém, Grania depara-se com a pequena Aurora Devonshire parada no penhasco, e assumindo posição de alerta, com medo de a menina cair, tenta atraí-la de volta para longe do precipício. Quando Aurora o faz de maneira muito abrupta, uma lacuna à respeito da menina fica na cabeça de Grania, e ao tentar saber com a mãe de quem se trata, aos poucos, ela irá se deparar com a história do falecimento da mãe de Aurora, e logo mais, no decorrer de todo o livro, com os laços que permeiam a vida dos Ryan e dos Lisle. Mas, ao mesmo tempo em que embarca numa jornada de descobrimento de sua própria família, Grania, sem perceber, terá de enfrentar seus próprios conflitos, e não apenas garantir a reconciliação das duas famílias, como também consigo mesma e aqueles que ama.

Até agora, um bom tempo depois de ter lido esse livro, continuo lembrando-me de seus personagens, acontecimentos... seu enredo como um todo, e continuo surpresa com a história tão extensa, mas ao mesmo tempo tão breve e intrínseca de duas famílias que, aparentemente, julgaram errado uns aos outros e perderam tempo demais remoendo as mágoas, ao invés de procurar a superação e a reconciliação. Acompanhando essa história, de repente pude enxergar ainda mais o quão marcantes (negativamente falando) certas coisas podem ser e, mais ainda, quanto rancor elas podem gerar no ser humano. Histórias e fatos que, na verdade, foram dolorosos e por vezes inacreditáveis, mas que também têm seus mistérios, que não estão disponíveis à muitas pessoas simplesmente porque elas não aceitam encarar a verdade de frente e mudar a situação.

Leia o resto da resenha em...

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2015/01/Resenha-AGarotaDoPenhasco.html
LuaTeresa 31/08/2023minha estante
Me deixou curiosa o livro

LuaTeresa 31/08/2023minha estante
Essa autora escreve hot? Não gosto

Sâmella Raissa 31/08/2023minha estante
Tem tempo que li esse livro, o único que li dela até hoje inclusive, mas que eu me lembre deve ter uma cena, mas não chega a ser um foco. Os outros livros dela já ouvi terem um pouco mais, acho

Entendi. Obrigada!?

jumorgensten 24/07/2019

Eu já comentei muitas vezes de como adoro encontrar livros normais que acabam falando sobre espiritualidade. Nunca tinha lido nada a autora, me joguei e não me arrependi.

A obra é um romance que alterna o momento presente com o passado e conta a história da escultora Grania. Ela morava em Nova York com o marido quando perde o bebê, surta e vai morar com os pais na Irlanda.

Em uma das suas corridas conhece Aurora, uma garotinha solitária que perdeu a mãe para o suicídio e o pai vive viajando. Elas fazem amizade e Grania acaba sabendo da fama da menina através da sua mãe.

Aurora é conhecida na cidade por sempre ficar no penhasco porque, segundo a mesma, sua mãe está ali e fica chamando por ela.

Sem se importar com isso e cada vez mais apegada a menina, Grania acaba se tornando babá da garota e também descobre histórias passadas daquele lugarejo e das pessoas que ali viveram.

Em paralelo a isso, também ficamos conhecendo Mary, a moça que deu início a tudo que Aurora e Grania vivenciam no presente.

Mary, até então, era uma menina órfã, morava com as freiras e se torna empregada doméstica para ter uma vida. Acaba conhecendo um rapaz e quando estava prestes a se casar, ele vai para a guerra.

Em meio a esse turbilhão, Mary fica encarregada de cuidar de uma bebê denominada Anna que ninguém sabe a sua origem.

Os anos passam, as cenas e os fatos vão se repetindo com outros personagens. Antigamente era com Mary e Anna, atualmente Grania e Aurora.

A Espiritualidade acontece em vários momentos. Com Aurora e sua forte mediunidade nunca entendida, nos momentos que a menina narra a própria história e coloca pitadas espirituais. Os dons mediúnicos também aparecem com Kathleen e sua forte sensibilidade, tanto que é chamada de bruxinha pelo marido e filho. A questão do suicídio e da pessoa ficar presa no lugar revivendo a situação sempre. E, principalmente, o fator reencarnação. Pois durante a narrativa temos certeza que muitos personagens estão de volta em novos corpos.

A leitura é fluída e mega envolvente. O texto é de fácil entendimento.

Foi meu primeiro contato com a autora. Me lembrou horrores a Kristin Hannah e a delicadeza espiritual.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/07/24/a-garota-do-penhasco-lucinda-riley/
Mel 27/07/2019minha estante
Comecei a ler agora (amo os livros dessa autora) e adorei saber dessa espiritualidade! A Kristin Hannah segue essa linha? Sempre tive curiosidade de ler os livros dela.

jumorgensten 27/07/2019minha estante
Você vai adorar então. Quanto a Kristin Hannah: Só li Jardim de Inverno dela e tinha bastante espiritualidade sim. ;)

Mel 28/07/2019minha estante
Legal, obrigada!

Fernanda 04/11/2013

Resenha: A Garota do Penhasco
Resenha: “A garota do penhasco” de Lucinda Riley, tem como tema principal o amor em todas as suas peculiaridades e gestos mais simples. Tanto referente ao passado e presente, é imprescindível citar que a autora revelou um ótimo trabalho diante de personagens extremamente complexos e uma trama revigorante que se estende no tempo sobre ligações muito importantes.

Grania Ryan estava satisfeita com sua vida, até que surgiu a vontade incessante de ter um filho. Ela compartilhou a novidade com Matt, que prontamente se mostrou muito dedicado e aberto a novas perspectivas. Sua vida era bem normal e como qualquer família comum, apresentava suas desavenças e outras complicações. Porém o que viria a incrementar a relação dos dois acabou tendo reviravoltas surpreendentes. Grania teve um aborto, e inconformada com tal situação partiu em direção a casa de sua mãe na Irlanda. Tudo aconteceu muito rápido e nesse momento não há nada que explique tal atitude e nem que descreva o sofrimento de ambas as partes. Grania estava assim por causa da perda e Matt se mostrou inconformado sem ter nenhuma explicação de o porquê foi abandonado num momento tão difícil – mesmo porque ele também sentia muito pelo ocorrido.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG:

site: https://twitter.com/segredoemlivros/status/397022401562959872
Denise 19/03/2015minha estante
São raros os livros que me tocam tanto! Impossível ler sem derramar pelo menos uma lagriminha solitária... Estou muito curiosa para ler os outros da autora! Li em dois dias, só porque tive que trabalhar também. Mas, se pudesse, teria lido em um dia, tamanha a curiosidade que o enredo desperta!

Lilia62 16/04/2023minha estante
Oii, pode me dizer qual a classificação indicativa?

Zilai.alciele 18/04/2023minha estante
Maravilhoso esse livro

SahRosa 29/07/2013

A dor que Grania Ryan sente em seu coração, não pode ser apagada rapidamente. A perda de seu precioso bebê deixou Grania muito frágil. Seu marido Matt, não consegue entender até que ponto essa dolorosa perda afetou sua relação, afinal, Grania simplesmente foi embora, sem ao mesmo lhe dizer nada, como se algo mais estivesse a magoado além da perda de seu filho. No entanto, para ela esta clara como a água, jamais poderá perdoar Matt e para tentar acalmar seu coração, Grania volta para Irlanda, para os braços de sua adorável família.

Durante sua estadia, Grania se depara com uma visão assustadora: Uma linda menina de cabelos ruivos encaracolados, apenas portando um vestidinho rosa, se encontra parada olhando para o nada no penhasco perto da cada de seus pais. Com medo pelo que podia acontecer a garotinha, Grania vai ao seu encontro e a partir de então, suas vidas passam por uma mudança sem igual. Passado e presente decidem que era hora de se encontrarem novamente e por um fim nas mágoas. Grania descobrirá que não foi coincidência encontrar aquela menina, que agora faz parte de sua vida de uma maneira única.

Grania Ryan e Aurora Devonshire, unidas por um laço muito antigo, cercado de segredos e lágrimas.

***

Lucinda Riley possui um talento fenomenal, isso é fato! Sua escrita sensível, romântica e poética, continua ainda mais marcante em A Garota do Penhasco, que traz consigo grandes sentimentos e uma magia sem igual. A autora consegue transportar seu leitor para dentro de seu livro, fazendo com que facilmente venhamos a visualizar sua história, no entanto, é muito mais que uma simples visualização. Lucinda consegue nos tocar tão profundamente com seu enredo.

Lucinda é uma autora maravilhosa, seus livros conseguem facilmente cativar e comover seu leitor, seus personagens encantam como se possuíssem vida própria e passamos a compartilhar de suas dores, segredos e amores. Por mais que a autora tenha usado e abusado da mesma fórmula neste livro, a mesma empregada em A Casa das Orquídeas, mesclando passado e presente, usando segredos obscuros ligados a duas famílias distintas e consequentemente fazendo com que algo surja para poder finalmente quebrar o ciclo de mágoas, A Garota do Penhasco encanta por sua suavidade e emoção. Realmente, a autora volta a surpreender com este livro, ficando impossível se desligar da leitura antes de seu final.

Simplesmente mais um trabalho fantástico de uma autora incrível, que me cativa com seus livros. Ler A Casa das Orquídeas e agora A Garota do Penhasco fica evidente para mim, que Lucinda é um daqueles escritores, que sempre irá povoar nossas lembranças, jamais seus livros serão esquecidos! É tocante a beleza encontrada em A Garota do Penhasco, amei demais a leitura e não consegui de fato desgrudar do livro até o seu fim, terminando as mais de 400 páginas em apenas um dia. Minha intenção era dividir o dia entre outros livros, mas Aurora me chamava e me persuadia a continuar acompanhando cada passo de sua história e não me arrependo, uma leitura muito agradável, comovente, só tenho elogios a autora!

Quanto ao trabalho editorial, a Novo conceito fez um trabalho muito bonito com a diagramação, e esta de parabéns nesse requisito, mas a revisão deixou e muito a desejar. Encontrei muitos erros de revisão, o que me deixou triste, pois raramente eu encontrei esses erros em outros livros da editora, e se tratando de um livro da Lucinda, achei que a editora devia ter tido um cuidado mais atencioso. Os erros encontrados foram em diálogos, que apresentavam várias vezes à falta do travessão para separar a descrição da fala do personagem, a falta dele; frases sem pontos e vírgulas e palavras faltando letras. O engraçado, é que os erros foram mais visíveis da metade para o final do livro... Além disso, há uma frase na própria sinopse que não bate com a história do livro. Não se é um erro de tradução outra coisa, mas não tem um sentido correto do que apresentado ao livro e olha que eu procurei, analisei e fiquei refletindo, mas não consegui entender. No caso é essa frase em particular: O caso de amor entre Grania Ryan e Lawrence Lisle comove por sua delicadeza e força vertiginosa que culmina em imensa tristeza. Caso mais alguém tenha lido o livro, peço que me explique à razão desse contexto, pois não bate mesmo com a história apresentada no livro em nenhum sentido, mas deixarei que vocês mesmo descubram por que eu penso assim, pois sinceramente, não entendi mesmo, para mim, há algo de errado nessa frase...

Por fim, apesar desses pequenos pontos, o livro é fantástico e encantador. Vocês com certeza não vão conseguir fugir da magia de A Garota do Penhasco! Livro mais que recomendado!

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/
Mari Siqueira 30/07/2013minha estante
Também procurei uma explicação para essa frase, sem sucesso. Prefiro pensar que por algum erro foi escrito 'caso' ao invés de 'laço', pois aí tudo teria uma boa explicação.. ótima resenha!

SahRosa 19/11/2013minha estante
Obrigada, Mari!

Roberta 12/05/2015

Novela Mexicana
Esse livro não deixa nada a dever a nenhum dramalhão mexicano que assisti no SBT quando era criança. Lágrimas, mal entendidos, ingratidão, volta ao passado e uma criança tão manipuladora que deve ter algum traço de psicopatia.
Entretém, mas também enche o saco.
Juliana 14/09/2015minha estante
achei engraçada sua crítica. Aurora psicopata! Hahahaha

Thais 09/03/2017minha estante
Roberta, concordo com vc e olhe que nem acabei de ler o livro. Até o momento não é dos meus favoritos da Lucinda e só falto ler este. Como uma pessoa escreveu , eu prefiro as protagonistas antigas do que as modernas. Mas voltando à Garota do penhasco, essa menina é uma bela manipuladora....

Rubia 11/06/2021

Muito Bom!!
Como todo livro da Lucinda que eu li até agora, esse livro é cheio de reviravoltas, situações muito tristes, alguns finais tristes e outros felizes. Nesse livro a personagem principal Grania esta reclusa na sua casa na Irlanda por conta de uma decepção no relacionamento. Ali ela conhece Aurora, uma menina incrivel de 8 anos. Essa menina fez o livro valer muito a pena. ela traz muitas reflexões sobre a vida, e sobre o pós vida.. tem passagens que realmente te fazem relfetir muito..A historia da bisavó de Grania, Mary, é uma historia incrivel mas também de muita tristeza... Enfim, mais um livro que te tira da zona de conforto, e te deixa com o coração despedaçado no final.
Cássia 11/06/2021minha estante
Gosto muito da escritora. Hoje, 11/06/2021, ela faleceu, vítima de um câncer. Luta de quatro anos com a doença.
Triste. Mas ela deixou muita coisa boa.

Rubia 23/06/2021minha estante
Nem fala, eu acabei esse livro na terça e na sexta ela morreu, e eu estava muito com a cabeça na historia, pra mim foi um choque... os livros dela são incriveis.

@sandraalmeidaeseuslivros 16/03/2024

Sou apaixonada pelo talento da Lucinda Riley, fico impressionada de como ela consegue alternar passado e presente com muita maestria, repetindo informações relevantes sempre que necessário para não nos perdermos no meio de tantos personagens.
Aurora é quem nos conta a história, e ela aparece diversas vezes colocando reflexões sobre os acontecimentos, sendo o tema principal - Amor e as escolhas que fazemos por causa dele.

Grania precisa de tempo para assimilar os últimos acontecimentos em sua vida e abandona sua vida em Nova York e vai para a fazenda dos pais na Irlanda. Ela conhece Aurora, uma criança de 8 anos na beira de um Penhasco, o mesmo lugar onde à mãe da menina tirou sua própria vida. O mistério envolvendo a família de Aurora e a carência nos olhos da menina transformara a vida das duas.

Gostei muito do livro mas não consigo imaginar uma criança de 8 ou 9 anos fazendo o que Aurora faz, mas entendo que em uma ficção tudo é possível e optei por me apaixonar pela personagem com uma sabedoria impressionante. Os melhores quotes estão em suas reflexões.

Tendo o balé como uma paixão e um talento entre as gerações. Os horrores da guerra, histórias que se repetem , segundas chances e mulheres fortes acompanharam vocês nesta leitura.

?. o amor, a bondade, a fé e a esperança, sempre vencem.

?. como orgulho, a raiva, a insegurança acabam tão facilmente com a chave da felicidade.

?.. passamos a maior parte da vida correndo atrás e desejando a magia do amor.
Katia 02/04/2024minha estante
Como não amar Lucinda Riley?

Katia 02/04/2024minha estante
Ainda não li essa história.

leiturasdabiaprado 10/04/2024

A Garota do Penhasco é um livro com a clássica assinatura da Lucinda, personagens femininas fortes, contexto histórico e tramas que abraçam gerações!
Gostei muito da abordagem da Primeira Guerra e a vida no entre guerras, os traumas, as vidas e os sonhos destruídos pela guerra!
Um tema que deveria ter ficado no passado e que se faz extremamente necessário, pois vemos os erros sendo repetidos e novas guerras acontecendo...
Duas personagens ganharam meu coração, Mary no passado e Aurora no presente!
Mary é a força feminina pura, amorosa, forte, determinada e corajosa, uma alma evoluída capaz de tudo para proteger quem ama!
Aurora é uma criança iluminada, marcada por uma vida de perdas, encontra motivos para continuar no amor, uma menina sensitiva, sábia e muito astuta, uma criança além da sua idade!
E para deixar a história ainda mais bela temos a paixão pela dança atravessando gerações, o ballet como sangue pulsante da vida!
E para finalizar temos o interior da Irlanda e duas famílias que se misturam em dominação, senhores de terra e arrendatários, sangue e amores!
Um livro que prende do início ao fim, que eu li em apenas dois dias pois não conseguia largar!
Pêpe 10/04/2024minha estante
Adoro os livros da Lucinda, só falta esse pra eu ler ??

leiturasdabiaprado 10/04/2024minha estante
A escrita dela é apaixonante mesmo!! ?

Alana 20/05/2015minha estante
Adorei seus comentários, principalmente sobre a autora ser machista. Tive essa mesma impressão durante minha leitura, e fiquei imaginando se seria implicância minha, mas as várias passagens sexistas da história não deixam mentir...
Mas no final da leitura também perdoei esses erros, por se tratar da encantadora Aurora, que foi a minha personagem favorita do livro

Juliana 14/09/2015minha estante
Gostei da sua crítica. De fato Grania é uma personagem além de teimosa e orgulhosa, muito mimada e egoísta. Não se justifica - de nenhum ângulo - a tortura psicológica que ela impôs ao Matt. Mesmo ele sendo tão cachorrinho e não tendo um pingo de amor próprio. Ficou bem forçado essa parte. Tbém achei que a Lucinda mantém alguns esteriótipos românticos demais idealizando que a mulher só é feliz ao lado de um homem, etc, mas no finzinho do livro ela fala com uma perspectiva do futuro, lembra? "Sei que hoje em dia muitas mulheres não precisam de homens em sua vida...", mas coloca a opinião dela que acha o amor romântico fundamental, enfim! Parece que ela respeita a diversidade, mas se guarda ao direito de gostar dos papéis tradicionais. Ela foi tão honesta na descrição dos defeitos dos personagens que a perdoo por isso! rs
E os personagens do passado são bem mais cativantes mesmo. Jeremy e Mary

Ana Lara 14/09/2021

Magnífico
Sou fã da Lucinda Riley e este é, na minha opinião um dos melhores livros dela. Se nunca leram nada dessa autora comecem por esse livro.
Renatinhasilvs 14/09/2021minha estante
Eu tou querendo esse tbm

Ana Lara 14/09/2021minha estante
Maravilhoso, romance, drama e suspense. Perfeito.

Letícia 28/10/2019minha estante
O que seria leitura dinâmica?

Lola 20/04/2020minha estante
Ainda bem que vc deu esse spoiler. Esse livro não é pra mim rsrsrs

luannafreitas 22/03/2024

10/2024
?Livro lido em Março/2024!
10/2024

?A garota do penhasco
?Gênero: Ficção Histórica / Romance histórico
??Autora: Lucinda Riley
?Editora: Arqueiro
?LC: @
???? ???

??Nunca perca a fé na beleza e na bondade da natureza humana. Ela sempre existirá; só que, às vezes, é preciso procurar com um pouco mais de perseverança"

??????? Falar dos livros da Lucinda, para mim sempre será difícil... eles sempre são tão impactantes e mexe tanto comigo de uma forma, que nunca vou conseguir expressar. E esse livro, não foi diferente... mais um que conquistou meu coração que li e emocionei praticamente o livro todo...

??????? Falar da Aurora é tão fácil, que criança iluminada é essa? De uma idade que não condiz com as crenças e atitudes, que a torna mais que especial... tenho certeza de que todos vão se apaixonar por ela! Ela é representação da pureza e da inocência de uma criança e acima de tudo, a certeza que nesse mundo, anjos andam entre nós.

??????? Esse livro também volta ao passado, e como sempre, um passado lindo, com personagens maravilhosos, principalmente as mulheres, que passam por situações emocionantes, mas sempre a força e o amor delas a tornam tudo especial. Há... o passado... é tão forte, triste, emocionante, lindo... é tudo!
O presente, além da fofa Aurora, temos outras personagens marcantes, mas, o que eu mais gostei, foi como a Lucinda trouxe que o amor transcende gerações, unindo famílias e só destacando e fortalecendo as mulheres.

??????? Outra coisa que não posso deixar de falar, é fator histórico que ela sempre coloca em seus livros, e nesse ela também não nos decepcionou, foi maravilhoso!

??????? Resumindo: É um romance lindo e delicado, que retrata o amor nas suas diversas formas. que destaca os conflitos da vida humana, as incertezas, as falhas, as dores e os amores. O protagonismo feminino é bem presente no livro. Mulheres fortes, que passaram por dramas profundos e complexos. Os cenários são lindos e o desenvolvimento de cada personagem é incrível. A escrita é fluida e envolvente. Algumas passagens podem ter um tom mais sombrio, mas nada demais.

??? Mais um livro que chorei, em várias partes, até o final... Leiam, super indico!!!

#agarotadopenhasco #lucindariley #editoraarqueiro #amoler #leituracoletiva
#ficcaohistorica #romancehistorico #dicasdeleitura #leituracoletiva #amigasqueleiamjuntas
leiturasdabiaprado 10/04/2024minha estante
Que resenha perfeita amiga!!!

luannafreitas 15/04/2024minha estante
Obrigada amiga ??

Rodolfo 12/02/2022

Após sofrer uma grande perda em sua vida, Grania decide deixa a vida agitada de Nova York e volta para a casa dos pais na Irlanda para tentar colocar sua vida novamente nos eixos. Para isso ela decide cortar qualquer contato com Matt, o namorado que ela abandonou sem nenhuma explicação.
Na Irlanda ela acaba conhecendo a encantadora Aurora, uma garotinha com quem surge uma inesperada amizade, porém essa amizade não agrada nada a mãe de Grania pois o passado das duas famílias já se cruzaram e não terminou bem. Entretanto, se quiser que sua filha não se machuque e repita os mesmos caminhos de seus antepassados, ela terá que contar toda a história para Grania.
A história vai intercalando o presente, que é a relação de Grania e Aurora, com o passado de suas famílias, contado através de cartas e pela própria mãe de Grania.
É incrível a capacidade da autora em manter o leitor preso e curioso para saber o que aconteceu e como isso irá influenciar as decisões da Grania.
Confesso que quando parte do segredo é revelado, a história fica um pouco confusa, porém a autora inseriu uma árvore genealógica, o que facilita a compreensão do leitor.
Com uma narrativa repleta de diálogos, que dão agilidade na história, A garota do penhasco é uma história de dor e mágoa, mas também de como o amor é capaz de curar as feridas da vida.
Marquinho 13/02/2022minha estante
Excelente interpretação.