A Garota do Penhasco Lucinda Riley

Resenhas - A Garota do Penhasco

Fer 12/04/2021

Um dos meus queridinhos
Hoje falo de um dos meus queridinhos de uma das minhas autoras preferidas, a Lucinda Riley, e o livro A Garota do Penhasco. Que história linda, envolvente, emocionante, cativante. Foi uma daquelas leituras que me fisgou desde o início e quanto mais eu lia, mais queria devorar e saber o desenrolar da trama.
Fala sobre as incertezas da vida, falhas, dores, amores, encontros, desencontros, escolhas, famílias que guardam rancor e tristeza por gerações e como tudo se esclarece à medida em que Aurora, uma menininha de apenas 8 anos, narra a história e dela também participa.
Li ano passado e este livro tornou-se um dos meus favoritos. Nele há a descrição rica em detalhes de paisagens e cenários, bem como a clareza da personalidade de cada personagem, além de nos mostrar a possibilidade de superação de certas situações. Lindo, lindo esse livro.
Deixo aqui a sinopse para vocês conferirem
?Tentando superar um coração partido, Grania Ryan deixa Nova York e volta para a casa dos pais, na costa da Irlanda. Lá, na beira de um penhasco, em meio a uma tempestade, ela conhece Aurora Lisle, uma garotinha de 8 anos que mudará sua vida para sempre.
Apesar dos avisos da mãe para ter cuidado com os Lisles, Grania e Aurora ficam cada vez mais próximas, e ela passa a cuidar da menina sempre que Alexander, o belo e misterioso pai, precisa viajar a trabalho. O que Grania ainda não sabe é que há mais de cem anos o destino das famílias Ryan e Lisle se entrelaçam inexoravelmente, nunca com um final feliz.
Através de cartas antigas, Grania descobre a história de Mary, sua bisavó, e começa a perceber quão profundamente conectadas as duas famílias estão. Os horrores da guerra, o destino de uma criança, a atração irresistível pelo balé e amores trágicos vão deixando sua marca através das gerações. E agora Grania precisa escolher entre seguir em frente ou repetir o passado.
Alternando entre romance histórico e contemporâneo, A Garota do Penhasco é um livro sobre mulheres fortes, grandes sacrifícios e a capacidade do amor de triunfar sobre tudo.?

E aí, se encantou também por esta trama?

Gostaria de ler esse título? Então tenho um convite para você: a JÔ, @curtaleitura fará a LC dele ainda esse mês. Participe e depois me conte o que achou.

Espero que também se encante por essa leitura e aproveite!
Danielly.Silva 02/05/2021minha estante
Olá!
Eu adorei o livro! mas gostaria de saber qual foi o presente que Aurora deixou para Grania, que representa o elo entre as famílias. Eu não consegui decifrar. Conseguiria me dizer?
Obrigada.

Michelle 06/11/2021

A Garota do Penhasco
Devastada com a perda recente, Grania Ryan voltou para a Irlanda e para os braços de sua amorosa família. E é lá, à beira de um penhasco, que ela conhece uma menina , Aurora, que mudará profundamente sua vida. Misteriosamente atraída por Aurora, Grania descobre que as histórias de suas famílias são estranha e profundamente entrelaçadas. . . De um romance agridoce na Londres do tempo da guerra a um relacionamento conturbado na Nova York contemporânea, da devoção a uma criança enjeitada às memórias esquecidas de um irmão perdido, os Ryans e os Lisles, do passado e do presente, estão enredados há um século. No final das contas, será Aurora cuja intuição e espírito notável ajudará a quebrar o feitiço e desbloquear as correntes do passado. Assombrosa, edificante e profundamente comovente, a história de Aurora fala do triunfo da esperança sobre a perda

Tali @letrasmaislivros 03/07/2014

Um dos melhores livros que já li
Antes de começar a resenhar este livro maravilhoso, gostaria de ressaltar que houve um pequeno erro na sinopse: Grania e Lawrence não possuem um romance, pois pertencem á diferentes gerações. Acredito que tenha sido um erro da gráfica, ao qual confundiu o nome de um dos personagens.
O livro começa nos apresentando a protagonista Grania Ryan em um momento de profundas mudanças. Ela esconde um segredo, um segredo que a levou á atravessar o Atlântico e voltar a morar com os pais na Irlanda temporariamente. Sua mãe, Kathleen Ryan, a instiga a revelar o que realmente aconteceu, porém Grania está relutante em revelar algo que a feriu em Nova York. Seu namorado,Matt , constantemente procura contactá-la, porém Grania ignora os emails e telefonemas do rapaz, que não possui a menor ideia do motivo de Grania o evitar.
Em uma tarde, caminhando pelas redondezas da cidade, Grania vê uma garota no penhasco. A garota lhe parece tão solitária e madura... Grania procura saber com sua mãe quem é a garotinha misteriosa. Sua mãe lhe revela que se trata de uma garota Lisle, que perdeu a mãe quando possuía apenas quatro anos e recomenda que mantenha distância deles. Grania não compreende o rancor que sua mãe nutre pela família da garota e ignorando os avisos da mãe acaba se aproximando da menina.
Cada vez mais ela se aproxima de Aurora Devonshire e vice-versa. Grania então conhece o pai da menina, Alexander Devonshire, e se sente cada vez mais afeiçoada à aquelas duas pessoas.
Com a inevitável proximidade da filha com os Lisle, Kathleen se sente obrigada a revelar os segredos que mantém as famílias separadas. Então, o leitor embarca em uma viagem até o passado destas famílias que se uniram: Mary, bisavó de Grania, e o bebê ao qual ela teve a missão de cuidar, a futura bailarina Anna Langdon. Passando pelos EUA, Irlanda e Russia, pelas guerras e aos palcos, o livro é recheado de detalhes históricos, e de como esses fatores afetaram a vida de seus personagens.

Esse livro foi a melhor leitura do ano! Foi o meu primeiro livro da escritora Lucinda Riley, e descobri que ela possui uma escrita quase poética; carregada de sentimentos. O livro é melancólico, devo avisar, porém ele traz uma bela mensagem em suas mais de 500 páginas, algo que fica claro ao leitor, resumida nesta frase do livro, na página 206: "E se havia uma coisa que havia aprendido com Sean, e de suas esperanças e sonhos com ele, era que tudo o que podia fazer era aproveitar o dia."
O livro trata de temas como família, traição, perdão, amor, mudanças, escolhas, superação... Recomendo a quem aprecie um belo romance histórico e esteja á procura de uma leitura que lhe faça refletir sobre o modo como "tratamos a vida".

site: http://letrasmaislivros.blogspot.com.br/
Silvia 25/07/2014minha estante
Gosto muito do estilo da Lucinda Riley

Ana Luiza 06/09/2021

Duas famílias, quatro gerações e segredos sombrios
📚 A HISTÓRIA⠀⠀
⠀⠀
Quando o sonho da família feliz de Grania Ryan desmorona, a escultora deixa Nova Iorque para se refugiar na sua cidade natal na Irlanda. Os pais e o irmão não entendem porque Grania se recusa a falar com o ex, mas a acolhem de braços abertos.⠀⠀
⠀⠀
Ou pelo menos até Grania conhecer Aurora Lisle no penhasco, uma menina curiosa que vive na mansão da propriedade vizinha. Aurora perdeu a mãe, e Grania o seu bebê, então acabam naturalmente desenvolvendo uma conexão poderosa.⠀⠀
⠀⠀
Só que os Ryan e os Lisle têm um histórico antigo e perturbador que Grania até agora desconhecia. E quando a artista aceita cuidar de Aurora por um tempo e começa a se interessar pelo pai da menina, a mãe de Grania decide que hora dela saber a verdade. ⠀⠀
⠀⠀
Tudo começa com Mary, uma jovem órfã noiva de um Ryan. Trabalhadora e inteligente, Mary é uma criada na mansão dos Lisle. Contudo, quando a Primeira Guerra Mundial estoura, ela acaba sendo transferida para a casa da família em Londres e fica responsável por cuidar de Anna, um bebê de origem misteriosa. ⠀⠀
⠀⠀
Será que alguns destinos estão fadados a se repetir?
📚 VALE A PENA LER?⠀⠀

Tenho vários livros da Lucinda Riley esquecidos na estante, por isso fiquei animada para ler "A Garota do Penhasco". A obra tem uma narrativa que cativa. A escrita flui bem com toques de mistério.
⠀⠀
Se alternando entre passado e presente, a trama mesmo que extensa se desenvolve com um bom ritmo. É interessante também como tempo passado e contemporâneo se entrelaçam ao longo da história. Contudo, com linhas genealógicas confusas, acontecimentos dignos de novela mexicana ruim e personagens detestáveis, no fim acabei me decepcionando.
⠀⠀
Este não é um livro ruim. No final todas as confusões, brigas e segredos dos personagens são revelados e a história se encerra sem deixar pontas soltas. Contudo, os motivos das protagonistas para agir de forma tão arrogante, dramática e orgulhosa não convencem na maioria das vezes.

Também me incomodou a representação feminina na obra. Ou a mulher tem um lado materno e, logo, é uma fada doméstica que deve ser louvada, ou ela é uma péssima pessoa sem coração que deve ser odiada. Essa representação limitada se vê também no fato das personagens femininas (adultas) do livro parecerem não saber viver sem um homem.⠀⠀
⠀⠀
Mesmo com potencial, "A Garota do Penhasco" no fim não me conquistou. Terminei o livro cansada de tanto drama, assim como desanimada de tentar ler outras coisa da autora.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG:

site: https://www.mademoisellelovesbooks.com/2021/09/resenha-garota-do-penhasco-lucinda-riley.html

Let 18/05/2021

Lucinda mexendo com nossos corações
Depois de ler a rosa da meia noite e amar muito, precisei pegar outro livro da Lucinda Riley e por incrível que pareça, gostei até mais deste do que do primeiro!! A garota do penhasco é um livro apaixonante. Tem histórias sobre o passado mas que são contadas de uma vez só, não em forma de paralelos como ?A rosa da meia noite? e esse foi um dos motivos pelos quais gostei mais desse livro, ele é mais dinâmico, além de ter uma história que faz mais ?o meu tipo? hahaha!!

Depois de brigar com seu namorado em Nova York por um motivos a princípio não revelados, Grania foge de sua carreira de escultora e seu relacionamento, voltando para passar um tempo com seus pais na Irlanda, onde conhece uma encantadora garotinha chamada Aurora. O pai de Aurora é um homem descrito como muito atraente e gentil, que pede para Grania cuidar de Aurora por um mês no qual estará ausente por motivos de trabalho. A protagonista ao longo da narrativa descobre várias intrigas e histórias envolvendo sua família e a de Aurora conectadas pela mãe da menina Lily (que cometeu suicídio em reflexo de doenças mentais) e gerações passadas. Mesmo assim Grania se apaixona cada vez mais pela menina e se encontra em um empasse, onde deve decidir o que vai fazer com sua vida a seguir, voltar para Nova York e seu ex-namorado Matt, ou ficar com Aurora e seus pais na Irlanda.

Hevelyn 26/02/2024

Melhor coisa que fiz foi ler este livro
Eu julguei esse livro horrores pelo título e pela capa, não tava esperando que fosse tão bom.
Tô destruída.

Andreia393 08/08/2023

Livro marcante, que foge do clichê
O livro me surpreendeu do começo ao fim, com personagens que retratam nossas inseguranças e que demonstra que não somos seres perfeitos, mas que devemos sempre buscar melhorar, logo que na vida somos passageiros. A propósito, A garota do penhasco foge ao clichê dos livros que tenho o hábito de ler, isto é, do romance entre homem e mulher, mas sim retrata o amor entre uma mãe e um filho, mesmo sem laços de consanguinidade.

Maninha 21/08/2023

A Garota do Penhasco
Esse livro se mostrou interessante. Porém, fiquei com a sensação de que eu já tinha lido em algum lugar, algo mais do mesmo. Eu previa facilmente o que aconteceria.
Achei legalzinho, nada demais.

Yuno 05/05/2022

SIMPLESMENTE MARAVILHO!!!
Foi uma leitura que me deixou feliz,angustiada,ansiosa até o fim. O final ao mesmo tempo que me surpreendeu me deixou bem triste sobre uma personagem em questão(quem leu sabe do que eu estou falando).

Bel 11/07/2022

????
História interessante e não há como não se apaixonar por Aurora, uma linda garotinha tão jovem e tão sábia! O livro traz muitos aprendizados sobre o amor e sua força! ?

Monica351 30/08/2023

Sempre Lucinda.
As descrições históricas da Lucinda não poderiam ser mais completas.

Como bônus ela ainda nos brinda com romance e mistério que nos envolve e prende até o final.

Apesar de algumas soluções muito novelescas e incompatível com a idade de algumas personagens é um livro que nis surpreende e nos emociona.

Hester1 21/01/2015

Nao gostei muito do livro, fiquei um tanto decepcionada. Acho que, novamente, após ler as resenhas aqui, fui com muita sede ao pote. Nao que o livro seja de todo ruim, mas esperava mais. Achei que a estória fica muito encaixadinha, tudo se resolve da melhor forma, como os livrinhos que lemos sem compromisso, tudo termina bem em alguns pontos e nem tudo é assim. Gostei da primeira parte do livro, quando vemos a história de Mary e Anna, a luta de Mary para fazer o melhor pela Anna que ela tanto amava. Depois a história dela com o marido. Esta parte eu amei.. Mary é uma pessoa adorável, forte, de uma bondade e amor sem limites. Depois fiquei louca para saber o porque da crise da Grania, o por quê da fuga... Ai fiquei chateada porque ela é muito teimosa, mas felizmente ela abre o olho a tempo. Um personagem que também me tocou foi o Alexandre... penso no desespero dele diante da situacao. Enfim, acho que nao havia necessidade de tantas páginas.

Isa 08/02/2021

esse livro é tudo de booom!
com ctz um dos melhores que eu já li! a história se passa em quatro gerações e um conflito, que é a desunião de duas famílias irlandesas.
muitas temáticas diferentes são abordadas e a dose de drama vem na medida certa.
por ser um calhamaço, eu senti que evolui como leitora e pessoa ao longo da narrativa.. e o desfecho... é de tirar o fôlego! amei muito

esse livro me foi indicado por uma professora de português que eu conheci no sebo. fiquei muito grata por essa indicação.

cbarbugiani 01/07/2022

A Garota do Penhasco costa a história da família Ryan e da família Lisle, e de como essas duas famílias se entrelaçaram ao longo de gerações, formando laços de rancor, tristeza, amizade, mistérios e amor.

O desenrolar da trama tem como personagens centrais Grania Ryan, uma escultora que, se vendo em um momento difícil da sua vida, volta para o aconchego de sua família na Irlanda, e Aurora, uma garotinha encantadora e sensível que muda completamente a vida de Grania a partir do primeiro instante em que se encontram.

Grania tem uma personalidade muito marcante, mas a característica que mais a descreve é o instinto materno que carrega. Ao conhecer Aurora, esse instinto se aguça e as duas passam a conviver diariamente. A menina é órfã de mãe e mora com seu pai em uma mansão próxima à casa dos pais de Grania.
O fato das duas se aproximarem cada vez mais gera preocupações por parte da mãe de Grania, que mostra claramente que não é a favor dessa amizade. E os segredos por traz dessa apreensão são emocionantes e surpreendentes; os mistérios, os mal entendidos e o rancor que perpassam as gerações de famílias vão sendo brilhantemente desvendados e resgatados na história e no tempo.
Alguns detalhes no livro fazem toda a diferença pelo modo afetuoso e poético com que a autora escreve; a riqueza de detalhes em relação aos cenários e as características de cada personagem fazem com que a leitura flua tão rapidamente quanto o envolvimento do leitor com os personagens a cada novo capítulo.

A trama é narrada por Aurora e, apesar da narrativa ser em terceira pessoa, ao longo dos capítulos temos sua intervenção ao falar diretamente com o leitor, o que ajuda muito na compreensão de alguns acontecimentos na história. Já que o livro mescla passado e presente, esse é um ponto muito positivo da leitura.
É um romance lindo e de uma delicadeza incontestável. A forma que a autora deu a cada um dos personagens conseguiu colocar em destaque os conflitos da vida humana, as falhas, os desejos, as incertezas, o amor e as dores, e também a superação das dificuldades de uma forma humanizada, sensível e verdadeira.
Não poderia deixar de destacar o protagonismo das personagens femininas no livro, mulheres com fortes histórias de vida permeadas por dramas profundos e complexos, em sua maioria, que conseguem mexer com as nossas emoções e despertar sentimentos singulares em relação a cada uma delas, principalmente em relação à menina Aurora, que longe de ser uma criança comum, revela-se sensível aos acontecimentos ao seu redor, carregando consigo, um encanto incomum e mágico.

Borettiju 10/07/2022

Um romance que enreda o leitor através de vários fios: