Mistérios Sombrios do Vaticano

Mistérios Sombrios do Vaticano H. Paul Jeffers

Resenhas - Mistérios Sombrios do Vaticano

Lilian_89 07/01/2024

Decepcionante
Tinha tudo para ser um livro interessante, porém, só tem mais do mesmo, um monte de teoria da conspiração sem nenhum a fonte descrita ao longo do livro.

Vários dos supostos mistérios do Vaticano são fatos ou suspeitas já conhecidas, muitas delas já presentes em vários livros de ficção e não ficção.

É razoavelmente interessante a leitura porém se torna chata e desinteressante a média que percebemos quase nenhum aprofundamento nos temas tratados e a falta de fontes que corroboram os fatos mencionados.

Bom mas esperava bem mais.

AlanBorel 26/08/2023

Interessante
Interessante, por vezes fantasioso e intrigante, o autor aborda um tema de fontes pessoais, mas cabe a leitura.

Fanfinc_sf.devorador_de_livros 15/06/2023

Por trás das muralhas do lugar mais sagrado do mundo ? o Vaticano, sede da Igreja Católica Apostólica Romana ? existe uma complexa rede de mentiras, corrupção e conspirações, tão esmagadora que provocou a recente renúncia do papa Bento XVI. Neste relato espantoso e envolvente do jornalista investigativo H. Paul Jeffers, conhecemos com detalhes essa rede sinistra, cujas raízes remontam à época do apóstolo Pedro, o primeiro papa. Está tudo aqui: ? Como o rei da França e o Vaticano se uniram para destruir os Cavaleiros Templários ? A morte misteriosa do corrupto banqueiro do Vaticano ? Rumores de práticas de exorcismo e satanismo ? Os escândalos relacionados a sexo e pedofilia ? Os espiões a soldo da Igreja e seus métodos ? Os bizarros rituais do ultraconservador Opus Dei ? A guerra de 500 anos do Vaticano contra a maçonaria ? As ligações do Vaticano com a máfia e sua cooperação com o nazismo ? A indiferença do papa Pio XII diante da perseguição e morte dos judeus da Europa E muito mais! Um relato fascinante e polêmico sobre os segredos da maior e mais influente instituição do planeta

Queila.Assis 30/04/2023

A Fossa da Igreja
Da igreja católica eu espero de tudo, o livro é um compilado de artigos, documentos do próprio Vaticano e muito levantamento bibliográfico. Lembra uma fossa de esgoto, quanto mais mexe, mais fede. Não sou fã de nenhuma religião, convenhamos a católica não é lá essas coisas.... enfim ótimo livro, óbvio que tem pontas soltas mas cabe uma análise para outro livro.

Jon 09/04/2023

Muito bom pra quem gosta de investigação/especulação
Uma análise curiosa dos mistérios do Vaticano, de sua história e composição milenar arquitetônica. O autor discute diversas teorias e especulações e até certa profecia apocalíptica. Muito bem humorado e respeita o seu lugar na discussão, o que é bem raro hoje.

Joao.Paulo 17/11/2020

Cansativo
No início é um bom livro mas com decorrer da leitura vai se tornando muito chato e cansativo

FM 12/10/2020

H . Paul Jeffers, foi um escritor/jornalista, que antes de se embrenhar pela literatura, passou pelas mais importantes redes de rádio e televisão dos EUA. Sua veia investigativa é a principal marca de sua obra, que conta ainda com a visão e rigor de um historiador. Não se contentou em se ater ao factual. Embrenhou- se pelos caminhos da investigação , do tetamunhos e dos documentos. Aventurou - se ( com relativo sucesso), na produção de diversos romances e ensaios, aonde seus personagens estão sempre envolvidos em mistérios e intrigas.
Sua vasta produção literaria, contempla a área política, com a produção de importantes biografias do cenário estadunidense, assim como reportagens sobre agencias de investigação e entidades religiosas.
E minha leitura foi sobre uma dessas obras que se debruça sobre os mistérios que envolvem o Vaticano. São pontuações, fatos, vestígios e documentos , todos encontrados a partir da biblioteca do Vaticano. Criada em 1451 pelo Papa Nicolau V, como um espaço de convivência entre os 'sabios'.
Os números ( estimados) , de documentos secretos existentes nesta biblioteca são impressionantes.
É a partir desse espaço que o autor nos convida a revisitar o maior momentos da história do Vaticano. Entre escândalos de toda espécie, intrigas e violencia. O autor deixa sempre a reflexão, de que " se os arquivos do Vaticano fossem totalmente abertos para a pesquisa de qualquer interessando, o mundo passaria por uma profunda mudança".
A partir da biblioteca do Vaticano que o autor entalha seu trabalho. Os livros , e documentos que a biblioteca guarda, revelam toda a intriseca história por traz da maior religião do planeta e a entidade que a controla, O vaticano
O livro trás toda a cronologia de papas e seus períodos .
Desde o ano 32 até 2013.
Para quem gosta de estudar sobre a história do Cristianismo ou simplesmente só história, o livro é super aconselhado.
De leitura simples , agradável e rápida, consegue trazer uma riqueza de informações sem forçar a cabeça do leitor.

Marcella 07/10/2020

O que é lenda de fato?
Confesso que esperava mais do livro.
O título instiga isso.

O livro abrange uma quantidade ampla de assuntos. (alguns já sabidos)
Templários, o comportamento de alguns Sacerdotes, assassinatos, relações com a Máfia, Opus dei, nazistas, espionagem, entre outros.

A falta de credibilidade de grande parte das referências em suas citações, o torna muito especulativo.

A leitura inicialmente se arrastou, toda via, com o passar dos capítulos foi melhorando.

No geral, para quem tem interesse nesse tipo de temática pode ser de algum proveito.

Fellipe.Henrique 01/07/2020

Livro mal escrito
Livro que supostamente falaria sobre mistérios, acabou por ser um livro cheios de histórias sem comprovações e cheios de aspas e cópias de frases de outros autores de artigos jornalísticos.

Dan 20/06/2020

O demônio mora no vaticano
A igreja católica sempre carregou o estigma de escândalos, corrupção e degeneração da cadeira na corte de são pedro.
Desde que o imperador pagão Constantino teoricamente cristianizou o império, um estado de coisas começou a tomar sigilo.

Desde a influência do paganismo na doutrina cristã que gerou uma série de heresias e tradições fora da bíblia, passando pelos concílios de interesses excusos humanos, chegando á extinção da ordem templária; obstruções da justiça sobre padres pedófilos; acordo com o fascismo; omissão perante o nazismo; bispos do alto clero que servem ao diabo...a santa sé fundou a sua propria teologia dentro de uma podridão que será cobrada no juizo final.

Ale Giannini 17/05/2020

Interessante
Comecei lendo na expectativa de segredos assustadores que poderiam estar guardados numa biblioteca cercada por uma aura de mistério, mas não é essa a proposta do autor. Na verdade tratam-se de questões administrativas, financeiras e políticas da igreja católica. Não deixa de ser muito interessante.

Flavia_fernandes 28/02/2020

Comenta Livros 03/01/2020

Um livro bem misterioso
Vale a pena descobrir um pouco desse mistério do Vaticano.

site: https://comentalivros.com/misterios-sombrios-do-vaticano-h-paul-jeffers/#more-3491

angeskoober 01/11/2019

Conspiração ou verdade?
Um livro ótimo para quem gosta de conspiração. Mas nem tudo que aconteceu com relação ao Vaticano é criado pela mente de conspiradores e escritores (como Dan Brown, que chegou a ser boicotado por muita gente por causa de O código Da Vinci).
Essa obra é baseada em documentos e também especulação, porque muitos documentos o Vaticano nunca liberou para pesquisa. O livro é dividido em 16 capítulos que falam de assassinatos de papas, homossexualismo entre padres e guardas, Opus Dei (serão eles os vilões que Dan Brown criou? fica a dúvida), exorcismo (estaria o diabo agindo dentro do Vaticano? fica outra dúvida), corrupção (o Vaticano está quebrado, isso é um fato), enfim, é um "prato cheio" para quem gosta de saber dessas coisas.
Fiquei chocada em vários momentos, porque não tinha ideia de que o Vaticano era cercado por tanto escândalo. Mas como qualquer instituição, há pessoas boas e ruins dentro. Sempre tem uma maçã podre no cesto (não resisti). Apesar do título sensacionalista, o livro procura mostrar fatos, apesar de ter muita coisa que não foi provada. Aí ele já deixa a dúvida e o leitor pode tirar suas conclusões, ou esperar que um dia o Vaticano libere as provas contra ou a favor da instituição.
Gostei bastante da leitura e dá pano para manga, para quem gosta de escrever livro de mistério. Só tomem cuidado para a obra que escreverem não entrar para a lista dos livros proibidos do Vaticano, como O código Da Vinci entrou...

Edu 17/09/2017

Falta de fontes e referências comprometem a credibilidade
O livro apresenta fatos muito interessantes e curiosos sobre o Vaticano. Alguns são bem conhecidos do grande público, outros são verdadeiros mistérios, como é apresentado na capa. Mas infelizmente, quando alguém resolve tratar de um tema tão polêmico e cheio de controvérsias, é necessário um respaldo e cuidados que o livro não apresenta, como referências e fontes, o que compromete demais a sua credibilidade.
Acredito que o livro seja uma fonte interessante para dar início a pesquisa sobre o tema, mas quem quiser algo com profundidade não deve levá-la muito a sério.
Dionis 02/02/2020minha estante
Li seu comentário antes de ler o livro, terminei de ler e concordo 100%.