O Velho Senado

O Velho Senado Machado de Assis

Resenhas - O Velho Senado

Hudson 14/07/2013

Basicamente talvez uma das mais brilhantes crônicas de Machado de Assis, com o seu senso de humor peculiar, para tratar de fatos e acontecimentos históricos que integram o cotidiano, de certa forma há um "que" Kafkiano com humor, nada surreal mas é interessante a forma como ele ambienta a situação fazendo com o que o senado pareça algo bem estranho, que de fato era se comparado com outros países do mundo.

As descrições são bem perfeitas e muito até engraçadas, embora seja o humor diferenciado machado escreveu a seu tempo e seu humor estava naquele tempo, mas nada impede de que desfrutemos disso tudo.

Dentre tantos retratos, pode-se dizer que guardam similaridades com os tempos de hoje, pode-se até pensar no nome de um Senador do nossos tempos atuais que passados quase 150 anos ainda algumas coisas permanecem as mesmas.

Um convite, escrito em forma de relato jornalístico para conhecer melhor a história do nosso país, e ver que temos que mudar muita coisa ainda, nessas ondas de mudança que estão ocorrendo agora em 2013, espero que algo seja feito.