Novelas exemplares

Resenhas - Novelas Exemplares

Leila de Carvalho e Gonçalves 23/02/2021

Lançamento Aguardado
A Respeito Da Edição:

Em 1970, a Editora Abril publicou Novelas Exemplares, de Cervantes. Era o quarto volume da coleção "Os Imortais da Literatura Universal" e essa escolha surpreendeu os leitores, pois se esperava o óbvio: Dom Quixote de La Mancha.

O livro, uma reedição da Editora Boa Leitura lançada em 1963, vendeu milhares de cópias por assinatura e nas bancas de jornais a despeito de sérios problemas. Sem a introdução do professor Julio Morejón e descartadas as ilustrações Christa Salletier, só restou a tradução antiquada de Darly Nicolanna Scornaienchi para a singular apresentação das novelas, isto é, fora da ordem adotada pelo autor. Aliás, só para parte das novelas, pois das doze, apenas nove e uma mutilada foram impressas, uma estratégia que já fora empregada pela Boa Leitura, provavelmente para baratear os gastos.

O mais espantoso é que durante décadas, essa foi a melhor opção para quem desejasse conhecer o livro em nosso idioma. Somente em 2015, a Cosac & Naify publicou uma edição à altura do talento de Cervantes. Em capa dura, com ilustrações de Vânia Mignone e tradução do gaúcho Ernani Ssó, o livro possui todas os novelas além de 60 páginas de Fortuna Crítica. Todavia, com o fechamento da editora, o preço do exemplar disparou e ainda hoje, por um valor exorbitante, há um pequeno número à venda.

Portanto, a recente chegada às livrarias de uma nova edição da obra, a cargo da Editora Martin Claret, vem despertando a curiosidade, em especial, por conta da nova tradução de Yara Camillo que inclui um útil glossário com 604 notas de rodapé que mostram ?interessantes contextualizações históricas, referências folclóricas, paremiológicas, mitológicas e literárias?, como adianta Silvia Cobelo, mestre e doutora em Cervantes, num esclarecer prefácio que antecede o comentário da tradutora, a dedicatória e o divertido prólogo do autor.

Nota: Como tenho os livros da Abril e da Cosac & Naify, decidi comprar o e-book da Martin Claret e recomendo. Por sinal, é a primeira vez que uma tradução para o português de Novelas Exemplares é oferecida nesse formato.

Sobre a Obra:

Publicadas em 1613, esass novelas primam pela graciosidade, fluência e o bom humor. Ao contrário do que esperava, não são solenes nem cansativas e apresentam sentimentos intensos, tramas burlescas bem ao gosto da época e personagens de diferentes origens culturais, compondo um precioso painel da Espanha Católica.

Cervantes sem meias palavras aborda a loucura e defende as minorias, trata também da criminalidade, do casamento por interesse e sedução. Até mesmo, burlando a censura, toca num assunto difícil por duas vezes: o estupro e suas consequências.

Todavia, não espere pelo tom sexualmente explícito de "Decamerão", a influência do livro refere-se apenas a estrutura das narrativas, afinal, essa novelas são ?exemplares?. Ou melhor, são ?singularmente exemplares?, pois alguns dos relatos referem-se ?a exemplos a serem seguidos, mas outros, evitados?...

Sendo mais explícita, como explica Silvia Colebo, Cervantes ao adjetivar o título e confirmar a exemplaridade da obra no Prólogo, também estava se referindo ao fato dela ser ?um exemplo a ser seguido por outros escritores?, afinal, ele ?foi o primeiro a novelar em sua língua?, um gênero considerado menor na Espanha na ocasião.

Finalmente, essa é uma leitura indispensável para quem aprecia os clássicos. Encerro com Oto Maria Carpeaux: "Novelas exemplares" são a outra grande obra de Cervantes, digna de figurar ao lado de "Dom Quixote".
Karamaru 23/02/2021minha estante
Que novidade boa. Suas resenhas (como sempre) excelentes! Abraços?

Leila de Carvalho e Gonçalves 23/02/2021minha estante
Grata, abraços!

Anthony 25/05/2021

Amor, aventura e religiosidade
O livro composto de contos, nos põe diante de um contexto histórico no qual a fé, a hierarquia social e a figura masculina dominavam a sociedade.

F Fernández 05/12/2010

Os gênios também são filhos do seu tempo
Nesta obra de Cervantes observei que os grandes escritores também vivem o mundo ao seu redor, mesmo rompendo com o discurso da maioria, eles precisam estar naquela realidade posta, então sua estrutura mental se adequá ao grupo.
Nesta obra se observa o moralismo cristão nas obras, uma obra com intuito de divulgação e ganho não mais do que isso, digamos que se Cervanter inaugurou o romance moderno, também fez parte dos fundadores de beastsellers.

Filipe 12/06/2020

Todos as novelas são bem interessantes e curiosas pela época em que se passam. "O ciumento" e "A espanhola inglesa" me prenderam em especial.

iarakessia 30/04/2021

nada de novo
eu gosto bastante dos trabalhos do Cervantes. esses contos seguem a linha de Dom Quixote, com donzelas e cavalheiros pela Espanha, Itália e França, sem falar dos turcos ou mouros, que eu acho que são o mesmo, não tenho certeza.

teve um conto específico que eu achei bem polêmico, pq falava sobre o casamento de um velho de quase 70 anos e uma menina de 14. os tempos eram outros e isso era algo tão normal quanto a luz do dia, o que não significa que estavam certos, apenas não tinham a mesma bagagem social e consciência que temos hoje.

em geral gostei bastante.

Luiz298 22/05/2012

Uma breve descrição
O que pode ser esperado de uma novela para que esta possa ser tida com 'Exemplar'?
Claro, espera-se a discussão polêmica da realidade cotidiana, de forma que, possamos refletir e apreciar causos do dia-a-dia manifestados nestes atos.
Miguel de Cervantes Saavedra, é um grande autor, pois redigiu em poucas páginas diversas histórias que tratam de temas que surgem das relações humanas. Em suma: ciúmes, traições, omissões, loucura, espertezas e desventuras, são o cerne desse brilhante livro que, parafraseando o Licensiado Vidrieira (personagem de uma das novelas deste livro), "Que direi eu daquele que se deseja ver estimado, apreciado em sua estupidez, venerado, enquanto a ignorância se aproxima dele cada vez mais?" Eis uma pergunta que perdura até as novelas dos dias de hoje.

Leandrotron 02/02/2013

Divertidissimo, todas as estorias contidas no livro são muito engraçadas.

Egídio Pizarro 16/06/2013

Enjoativo
Eu esperava mais. Achei todas as histórias meio bestas, todas mostrando como o mundo é pequeno, todas com a personagem principal "de uma formosura jamais vista" (sempre com essas palavras)...

Fico me perguntando se "Dom Quixote de la Mancha" é tão pobre de qualidade quanto este livro.
Phelipe Guilherme Maciel 11/01/2018minha estante
Egídio, talvez pelo fato de serem novelas, não se tratam de narrativas muito complexas. E Dom Quixote de la Macha possui diversas pequenas novelas dentro da sua grande narrativa, uma vez que Cervantes usou o primeiro tomo desta obra para fazer testes e verificar se criar novelas seria algo realmente viável. Então você vai encontrar novelas sim, dentro de D. Quixote

Vicky 23/12/2023

Novelas exemplares
"E assim, digo-te outra vez, leitor amigo, que de maneira alguma poderás fazer confusão com as novelas que te ofereço, porque elas não têm nem pé, nem cabeça, nem miolo ou coisa parecida; quero dizer que os galanteios amorosos, que em algumas encontrarás, são honestos e tão orientados pela razão e pelos preceitos cristãos, que não podem levar a um mau pensamento tanto o descuidado como o cuidadoso que os ler."

Este é um livro bom para quem deseja conhecer mais de Cervantes do que apenas Dom Quixote. Nele temos um panorama da sociedade espanhola (mas também de outros países vizinhos) da época da monarquia. Por essa grande distância temporal algumas histórias podem soar inadequadas aos dias de hoje, mas a leitura vale para quem quer viajar no tempo e ter uma melhor ideia dessa época.

Li Caldas 26/11/2016

Linda obra!
Novelas exemplares, de Miguel de Cervantes, é um livro que vale a pena ser lido.

Comecei minha leitura na versão digital, que é excelente, mas me encantei tanto com as ilustrações, que resolvi comprar o livro físico e continuar a leitura. Esteticamente a edição é fabulosa, livro grande, capa dura, belas ilustrações, páginas encorpadas, notas de rodapé, que auxiliam muito no esclarecimento de detalhes da época... Livro digno para se ter na biblioteca.

Em relação às novelas, são histórias belíssimas! O livro contém 12 novelas. Mostram a Espanha da época de Cervantes, a cultura da época, a religiosidade, as crendices populares. Os temas das novelas são os mais variados, mas igualmente encantadores, todos prenderam minha atenção do início ao fim. As novelas de que mais gostei foram a "Novela da Ciganinha" e a "Novela da Espanhola Inglesa".

Recomendo muito a leitura desta bela obra, de edição encantadora, completa, com notas de rodapé esclarecedoras. Vale a pena!

Gláucia 26/08/2010

Pequeno Decamerão
Composto por seis pequenas histórias, dentre as quais destaco RINCONETE E CORTADILHO e AS DUAS DONZELAS. Algumas dessas histórias me lembraram aquelas contidas no DECAMERÃO, no estilo e tipo de narrativa. São bastante divertidas e Cervantes mostra seu sarcasmo e ironia.

Alice 10/10/2015

Surpresa boa
Novelas exemplares reúne uma série de contos escritos por Miguel de Cervantes a cerca de acontecimentos comuns à famílias nobres da época em q viveu. Uma verdadeira contação de causos leves q visam ensinar o qto a perseverança, honestidade, valores familiares, honra e amor verdadeiro podem recompensar no final.

Gustavo.Borba 08/05/2023

Novelas espantosas
#LivrosQueLi

Novelas exemplares, de Miguel de Cervantes Saavedra. Ed. Cosac Naify: 1613, 467 pgs. Retornando ao criador do Cavaleiro da Triste Figura, vemo-lo nos apresentar um conjunto de escritos que refletem sua criatividade, ao mesmo tempo que representam sua época, nos primevos do séc. XVII. Suas 12 histórias trazem alguns temas comuns em sua maioria, ainda que tenhamos 2 ou 3 que divergem desse padrão. São representações de tramas relacionadas à formação de casais que se defrontam com vários entraves na sua constituição como par romântico, mas que, após um conjunto de ações e acasos, acabam ficando juntos e desfrutando da felicidade em sua união. Mas é bastante controverso o contexto que essas histórias representam. Temos casos de estupro, de sequestro de menores, de falsas promessas de compromisso, de casamentos por interesse, de abandono de menores. Um conjunto de ações reprováveis. E a motivação também o é, pois está bastante presente a dominação do homem sobre a mulher, a realização da mulher como dependente de um casamento com alguém de posses e nome, a total dependência da mulher às decisões de homens, sejam eles pais ou maridos, quanto ao seu destino. É claro que qualquer avaliação crítica desses padrões culturais da época não deixa de ser anacrônica. Atenhamo-nos à qualidade literária, então. O livro é um conjunto interessante de narrativas de seu tempo; não esqueçamo-nos de que foi Cervantes o criador da prosa moderna. É bastante interessante notar como ele constrói a resolução dos conflitos narrativos presentes em sua obra, apesar de se apresentarem repetitivamente.

#livros #ler #lendo #livro #euamolivros #euamoler #estantedelivros #leiamais #leitura #leituras #livrosemaislivros #lido #resenhadelivros #indicacaodelivros #lendolivro #lendoagora #resenhaliteraria #literatura

Fernando Lafaiete 27/02/2018

NOVELAS EXEMPLARES: O ENTRETENIMENTO CLÁSSICO QUE SE TORNOU UMA DAS PRINCIPAIS OBRAS DA LITERATURA ESPANHOLA.
***Nota: 3.5***

A INAUGURAÇÃO DE UM NOVO GÊNERO LITERÁRIO: A IMPORTÂNCIA E A RIQUEZA DE NOVELAS EXEMPLARES
______________________

Novelas Exemplares são 12 pequenas histórias publicadas em 1613. As mesmas foram escritas por Miguel de Cervantes, o autor de Dom Quixote, enquanto ele fazia uma pausa no desenvolvimento da segunda parte de seu grande clássico. Com tal publicação, o autor inaugurou o gênero novelas na literatura espanhola; já que que as novelas em espanhol nada mais eram do que traduções de obras provenientes de outros países, sendo o principal, a Itália.

O título para esta coletânea se dá pela interpretação que o autor fazia de suas narrativas. Resta saber ao terminar de lê-las, qual a razão que fez o autor atribuir a palavra exemplar para histórias com teores tão questionáveis e nada exemplares. Teria o autor tido uma interpretação errônea de sua própria obra?

Silvia Massimini Felix, mestre em literatura espanhola pela Universidade de São Paulo, afirma que o próprio autor se contradizia a respeito da escolha de tal título. Ele afirmava que era impossível ler tais novelas sem tirar um exemplo proveitoso. Mas como considerar como exemplar histórias focadas em infidelidade, agressão contra a mulher, roubo, estupro, sequestro... o problema não está em abordar tais temas mas sim no desenvolvimento que se dá aos mesmos. Mas já voltaremos a esta importante questão.

O próprio autor se contradizia porque apesar de afirmar e defender a exemplaridade das histórias, ele também demonstrava uma certa preocupação se elas seriam de fato bem interpretadas.

"[...] Mas uma coisa me atreverei a te dizer: se de alguma forma a lição destas novelas pudesse induzir o leitor a algum mau desejo ou pensamento, eu preferiria cortar a mão com que as escrevi a publicá-las."

O importante é lermos tais novelas sem buscar uma moral ou lição. Miguel de Cervantes era um autor de entretenimento. Não digo isso de maneira depreciativa, pois o próprio autor se denominava como tal. Podemos interpretar também o significado de exemplar referente as situações desenvolvidas pelo autor, levando em consideração as exigências narrativas da época, as questões culturais e a necessidade de agradar ao poderosos da época os quais ele havia conquistado com a publicação da primeira parte de Dom Quixote.

Miguel de Cervantes também se tornou um autor consagrado principalmente por conseguir encontrar e desenvolver um equilíbrio entre a narrativa de admiração (a missão de deslumbrar o leitor com cenas fantasiosas) e a narrativa da verossimilhança (a narrativa focada em situações verossímeis).

Cervantes foi um autor revolucionário (a sua maneira) em um período onde toda narrativa deveria seguir regras pré-estabelecidas. O processo de criação não era livre e sim regrado. As descrições de personagens, principalmente quando se referem ao físico dos mesmos, é algo que alguns leitores reclamam. Mas precisamos entender que isso era algo comum na literatura do século de ouro, o auge cultural da Espanha, que durou do século XVI ao século XVII.

Novelas Exemplares são textos cheios de referências históricas, literárias, e com criticas veladas à estruturação narrativa e à aspectos sociais. Na novela A Ciganinha, o autor reforça a visão preconceituosa que temos sobre os ciganos. Na novela A Força do Sangue, ele deixa claro de como as mulheres estavam suscetíveis a serem violadas a qualquer momento por um homem. Na novela A Espanhola Inglesa, ele reforça que o desejo da alta sociedade, se sobrepunha a vontade e liberdade de outras culturas. Em uma das novelas ele nos apresenta uma narrativa protagonizada por dois cachorros, onde ele explora aspectos sobre desenvolvimento narrativo e sobre a complexidade do comportamento humano, tido como racional.

Tanta racionalidade e tanta verossimilhança são o suficiente para tornar estas histórias realmente exemplares? Seria este título um título atemporal e ainda apropriado?

Novelas Exemplares são narrativas ricas e importantes. Elas deram autonomia aos escritores espanhóis para se aventurarem à um novo gênero literário, até então negligenciado por eles.

A VISÃO ANALÍTICA DE UM LEITOR DO SÉCULO XXI EM FRENTE À UMA OBRA DO SÉCULO XVI - XVII
___________________

Quando lemos um obra tão atemporal como esta, devemos ter em mente que nos depararemos com situações completamente (ou não) diferentes de nossa época. A razão disso é bem óbvia. As coisas são mutáveis e a maneira de viver e de enxergar o mundo das pessoas de séculos atrás serão diferentes da nossa maneira de enxergarmos as coisas e de agirmos. A historiografia literária é um dos estudos de análise literária mais importante para quem decide ler um livro como Novelas Exemplares.

Mesmo tendo noção disso tudo, algumas coisas me incomodaram, sendo elas as histórias que possuem cenas de estupros. A novela da Força do Sangue foi a que mais me incomodou. Na narrativa em questão temos a história de uma mulher que é sequestrada e estuprada. O problema é que toda a situação acaba sendo romantizada. Não me interessa em que época a história se passa e se isso era comum na época em que ela foi escrita. Romantização de estupro é algo que jamais aceitarei.

E vocês devem estar se perguntando: Mas você gostaria que fosse apresentada uma problematização para a situação? Uma problematização que não era comum no período em que a novela foi escrita?

E eu os respondo. Não, eu não queria uma problematização e e nem esperava algo do tipo. Como disse anteriormente, a estruturação narrativa da época era regrada e problematizar temas e situações não era algo comum. Só o fato do autor não romantizar tal absurdo, já seria o suficiente para mim. Entendam... o que acontece na novela era comum e completamente verossímil. Mas isso não significa que eu deva me sentir bem e que eu deva aceitar a situação explorada por Cervantes.

Outra coisa que me incomodou foram os desenvolvimentos planos das novelas. As primeiras novelas são excelentes. A escrita de Miguel de Cervantes é magnífica, envolvente e fluída. Algo totalmente diferente do que eu esperava.

As histórias apresentam reviravoltas e momentos tensos que me fizeram devorar as narrativas iniciais. O problema é que este ponto positivo não é mantido nas demais novelas. A maioria delas possuem desenvolvimentos mornos, planos do início ao fim. Elas me cansavam e não conseguiam manter minha atenção por muito tempo. Sem contar os desfechos sem graças e anti-climáticos.

As novelas são todas muito bem escritas e com bons personagens. Mas nem todas são excelentes. Construí uma expectativa alta após iniciar a leitura e essa expectativa não foi suprida. Ainda assim, terminei a leitura apaixonado pela escrita de Cervantes e bem empolgado para iniciar a leitura de Dom Quixote.

As personagens femininas são muito boas. Fortes, determinadas, destemidas e inteligentes. Os personagens masculinos são bons e trazem movimentação narrativa que é muito bem inserida pelo autor.

Devo citar novamente algo dito pela professora Silvia Massimini Felix:

"As narrações curtas cervantinas são simultaneamente críticas e conformistas; realistas e idealistas; sérias e burlescas [...]"

Muitos afirmam que Novelas Exemplares é uma obra refém de seu próprio tempo. Ela de fato é. E não é de maneira parcial, e sim em sua plenitude.

AS NOVELAS QUE MAIS QUE GOSTEI
______________________

Novela da Ciganinha: Aborda a importância da força do amor, a importância do perdão e o preconceito cultural contra os ciganos. O autor apresenta a maneira interessante de viver deste povo.

Novela do Amante Generoso: Fala sobre a luta de um homem em (re)encontrar o seu verdadeiro amor. Mesmo diante de diversidades o autor nos mostra que o amor e a fé são os maiores dos desejos.

Novela da Espanhola Inglesa: O autor apresenta uma situação de sequestro e de falsa identidade. Mesmo apresentando um final previsível, o conto consegue prender e tem um ritmo narrativo viciante.

Novela do Ciumento Estremadura: Aborda o ciúme extremo de um homem em relação à sua esposa. O desenvolvimento de tudo é espetacular e nos mostra que muitas vezes devemos tomar cuidado com as pessoas que nos cercam.