Novelas exemplares

Novelas exemplares Miguel de Cervantes

Resenhas - Novelas Exemplares

Gláucia 26/08/2010

Pequeno Decamerão
Composto por seis pequenas histórias, dentre as quais destaco RINCONETE E CORTADILHO e AS DUAS DONZELAS. Algumas dessas histórias me lembraram aquelas contidas no DECAMERÃO, no estilo e tipo de narrativa. São bastante divertidas e Cervantes mostra seu sarcasmo e ironia.

Jurandi.Junior 14/12/2017

Obra maravilhosa
Cada novela, é especial. Cada uma prendeu minha atenção. Boas histórias, principalmente a do licenciado vidraça. Algumas engraçadas outras românticas, mas todas boas recomendo.

Leila de Carvalho e Gonçalves 12/07/2018

Cervantes Na Melhor Forma
Em 1970, a Editora Abril lançou "Novelas Exemplares". Era o quarto volume da coleção "Os Imortais da Literatura Universal" e a escolha dessa obra surpreendeu os leitores, a medida que esperava-se pelo óbvio, "Dom Quixote de La Mancha".

O livro era uma reedição da Editora Boa Leitura, publicada em 1963, e não atraiu maior interesse. Sem a introdução do professor Julio Morejón e descartadas as ilustrações, a tradução de Darly Nicolanna Scornaienchi era em português arcaico e na ordem inversa de leitura recomendada pelo autor. Se não bastasse, das doze histórias, apenas nove e uma mutilada faziam parte da seleção.

O mais absurdo é que tratava-se do melhor à disposição no mercado. Somente em 2015, a Cosac & Naify publicou uma edição a altura do talento de Cervantes. Em capa dura, papel de boa qualidade, belíssimas ilustrações de Vânia Mignone e caprichada tradução do gaúcho Ernani Ssó, a publicação conta ainda com 60 páginas de artigos que ajudam na sua melhor compreensão.

Publicadas em 1613, essas novelas primam pela graciosidade, fluência e o bom humor. Ao contrário do que esperava, não são solenes e nem cansativas, apresentando sentimentos intensos, tramas burlescas bem ao gosto da época e personagens de diferentes origens culturais, compondo um precioso painel da Espanha Católica da época.

Cervantes sem meias palavras aborda a loucura e defende as minorias, trata também da criminalidade, do casamento por interesse e sedução. Burlando a censura, toca num assunto polêmico, o estupro* e suas consequências. Todavia, não espere pelo tom sexualmente explícito de "Decamerão", somente pela sua nítida influência na estrutura das narrativas. Essas novelas são "exemplares" e como afirma seu autor: "de todas pode-se tirar alguma lição proveitosa."

Segue a lista conforme a ordem de apresentação:

- Novela da Ciganinha
- Novela da Ilustre Fregona*
- Novela das Duas Donzelas
- Novela da Senhora Cornélia
- Novela do Casamento Enganoso
- Novela e Colóquio Que Houve Entre Cipião e Berganza (metaficção)

Atenção, as duas últimas narrativas podem ser tratadas como leituras independentes, mas na verdade, compõem uma única história. Uma ousadia de Cervantes que comprova sua genialidade, visto que é empregado um recurso literário chamado metaficção.

Leitura indispensável para quem aprecia os clássicos, encerro com Oto Maria Carpeaux: "Novelas exemplares" são a outra grande obra de Cervantes, digna de figurar ao lado de "Dom Quixote".

isa.dantas 29/07/2016

Ótima reunião de novelas que divertem pelo senso de humor de Cervantes, além de sua criatividade!

bella 21/01/2023

desculpa miguel
péssimo primeiro contato com cervantes. não tenho certeza se quero ler mais coisas do autor, sinceramente. não me brilhou o olho com nenhuma das novelas contadas nessa obra e o fato do narrador, ao fim de cada história, conversar com o leitor me incomodou demais.
moraes_psi 10/03/2023minha estante
Cada um tem sua opinião, mas eu adoro isso do texto conversar com o leitor. Aliás, era mais comum nos séculos anteriores. Algo que o nosso Machado de Assis copiou.

Quando conversam com o leitor eu me conecto na leitura.