Mamãezinha Querida

Mamãezinha Querida Christina Crawford

Resenhas - Mamãezinha Querida

Bell 31/08/2021

Mãe narcisista
Uma grande estrela de Hollywood, ela tinha tudo, fama, dinheiro e homens aos seus pés, mas lhe faltavam filhos.
Joan queria ser mae.
Adotou 4 crianças.
Este é o relato da primeira criança que lhe chamou de "mamãe".
Christina Crawford causou um imenso rebuliço ao lançar este livro, após a morte de Joan. No livro temos o triste relato de uma filha de mãe narcisista.
A máscara social de família feliz escondia um lar cheio de abusos físicos e psicológicos.

Christina queria ser amada, Joan queria ser idolatrada.
o que Christina teve foi uma vida de hoovering, gaslighting, triangulação, manipulação, descarte e crueldade. E no final foi deserdada, por "razões que ela sabia bem " assim Joan deixou expresso em seu testamento, expondo e humilhando a filha, depois de morta.
Sua cartada final.
Um livro triste e angustiante!

Após o livro, lançaram um filme, em 1981, com a atriz Faye Dunaway.
O filme é maravilhoso e retrata fielmente o que foi descrito no livro!

Aos interessados pelo tema indico livro e filme.

Carla 16/07/2009

Pra quem gosta de 'farandula' é prato cheio.
Foi a muito tempo que li esse livro, mas nao há como esquecer as maldades, as loucuras da 'Mamaezinha Querida'. Joan era insana, mas nao da para odia-la, nao servia pra ser mae isso é certo, mas tinha um talento nato para o drama que transformou sua vida.

Viviane.Lopes.Costa 01/07/2023

Será possível que uma pessoa seria capaz de tantas maldades assim, de graça com a própria filha?????

Zuca 22/04/2009

Ter filhos é fácil, principalmente quando há muito dinheiro. Educá-los é que é difícil. Christina revela como foi ser criada por uma diva de cinema. Isso me leva a pensar numa atriz estrangeira que já tem seis filhos... Será que ela dedica alguns minutos diários para eles ?
José Frota 10/08/2019minha estante
Se é a mesma que penso...a vida da família dela é um caos.

JuBa 18/10/2009

Sinismo do título
Faz uns 3 anso que li esse livro, e ele continua vivo em minha memória. Comprei para inicialmente dar de presente para minha mãe (graças a Deus que eu tenho o hábito de ler um folha avulsa de qualquer livro, para julga sua escrita).

"Mamãezinha Querida" é o relato de Chistina Crawford, filha adotiva da famosa atriz Joan Crawford, contando a tortura que era viver ao lado de sua mãe adotiva, que ao contrário do que a atriz tentava mostrar para imprensa, transformava a vida de Christina e seu irmão adotivo, um verdadeiro inferno.

Comprei outro presente para a minha mãe. :-)
José Frota 10/08/2019minha estante
Quase se deixou enganar pelo título?

San... 29/06/2011

O livro é bom, bem escrito, uma leitura que flui com facilidade.
A história é horripilante, medonha...
Enquanto lia, duas emoções diferentes se mesclavam: horror e raiva.
O relato mostra-nos um ser desprezível, maldoso, desequilibrado, enfim, a insidiosa face oculta, apartada dos holofotes, de Joan Crawford...
Necessário que se diga que muitas criaturas como ela graçam pelo mundo sem qualquer impedimento, perpetrando seus despautérios, suas maldades.
Mas o que mais me indigna é que, na maioria das vezes, o que ocorre é que aqueles que são vitimados por essas criaturas melífluas, tal qual os que sofrem da sindrome de estocolmo, ainda tentam embelezar esses aleijões espirituais, tentam auferir-lhes características humanas. Não que eu quisesse que tivessem sentimentos de vingança, ao contrário, uma vez que tais sentimentos envenenariam-lhes a alma. Queria mesmo é que apagassem de suas mentes e espíritos o contato que tiveram com tais monstros.

Vitor.Stenner 22/03/2021

Na realidade ouvi o audiobook lido pela Christina (é menor)
Não é exatamente bom, porque não parece ter um propósito, é um mero relato quase novelesco dos abusos da mãe. A adaptação para filme não poderia ter sido mais fiel, apesar da própria Christina não ter gostado por ter trocado um pouco a perspectiva (no filme, a Joan é a protagonista e a Tina meio que também, enquanto no livro a Joan é obviamente o tópico principal, porém é analisada diretamente do ponto de vista da narradora, Tina).
Se eu acredito que essas coisas aconteceram? Acredito. O que é bem triste...

Vânia 01/04/2009

Por trás da fama
É sempre interessante ler biografias e constatar que glamour só na frente das câmeras ou no palco. Por trás, só podridão.

denise 14/02/2010

eu amei esse livro, mostra que por traz das aparências pode existir alguém maquiavélica, que as ações passam ímplicias aos olhos de quem esta vendo por fora, mas só quem esta dentro de casa, na convivência sabe como a pessoa realmente é...
também serviu para nos abrir os olhos para valorizar nossa própria mãe...vale a pena ler, além de ser uma histórica verídica.

Diego980 16/12/2022

Esse livro que inspirou o polêmico filme de mesmo nome