Do Calvario ao Infinito

Do Calvario ao Infinito Zilda Gama...

Resenhas - Do Calvario ao Infinito

Carlos Nunes 30/03/2021

DO CALVÁRIO AO INFINITO
DO CALVÁRIO AO INFINITO, um romance, supostamente ditado por ninguém menos que Victor Hugo à médium Zilda Gama, publicado em 1944.
É um romance com o objetivo principal de mostrar a lei de causa e efeito, ou seja, tudo o que nós plantamos, nós colhemos, seja nessa vida ou em outra, mas também todos têm igualmente direito a conquistar sua evolução e seguir em frente. O livro é dividido em sete partes e começa em uma aldeia muito pobre da Rússia do século XIX, com o menino Pedro Ivanovitch, órfão aos 10 anos de idade, que foi abrigado no lar do terrível Sr. Peterhoff e de seu invejoso filho André. Ele passa por muitas privações e dificuldades durante o tempo que fica com essa família. Alvo de perseguições e atrozes castigos, seu único alento era a bondade da menina Sônia Peterhoff. Como consequência de um ato impensado ele acaba tendo que fugir daquele local, assume uma outra identidade, tentando fugir das responsabilidades do que fez, mas a vida acaba o encontrando e a cobrança vem. Ele acaba morrendo e volta numa outra encarnação, na qual encontra várias pessoas que fizeram parte de sua vida anterior, e agora terão outra oportunidade de acertar suas diferenças. É um livro para nos fazer pensar em como as coisas que acontecem em nossas vidas não são aleatórias, mas estão ali para auxiliar a nossa evolução, e como todos têm os mesmos direitos e as mesmas oportunidades.
Sem entrar nesse mérito da veracidade da autoria do Victor Hugo, devo admitir que o estilo é bem parecido. É uma história muito triste, mas também muito bonita. Só nos capítulos finais é que o livro deixa a história para longas digressões sobre a fé, a caridade, a conduta moral, deixando a trama um pouco de lado.

rcavalcanti3 11/07/2016

O primeiro a gente nunca esquece
Primeiro livro espírita/espiritualista que li. Sua sensibilidade, seus ensinamentos e sobretudo as viradas na história, sempre surpreendentes, me estimularam a seguir adiante com os estudos.

Lilian 27/05/2013

Do Calvario ao Infinito_Zilda Gama,Ditado pelo espírito Victor Hugo
O livro é dividido em 7 partes,e descreve uma história drámatica de espiritos ligados entre sí por sentimentos intensos como o amor,o ódio e a vingança.
Conta com riqueza de detalhes como mais uma vez a inteligência suprema coloca frente-a-frente em vestes carnais no palco da vida,velhos
inimigos de um passado milenar.

"Quem ousa dizer que o criador é o rei dos exercitos profere uma grande blasfêmia:
Ele condena cabalmente o homicídio,singular ou coletivo,do decálogo,de cuja procedência celeste não é licíto duvidar-se. O onipotente deseja a concôrdia e não as dissessões mortíferas;aspira a hastear em todos os horbes - como arcas santas após o dilúvio das iniquidades - o ramo de oliveira,no estardante níveo da paz,e não empunhar o archote rubro das pugnas assassinas;quer a solidariedade universal e não as seleções de raças,prejudiciais á unificação dos povos;quer imanar todos os homens e não alimentar em seus corações mútuos sentimentos ultrizes. As hostilidades bélicas infrigem suas leis de amor,equidade e perdão.A espada é,para Deus,um punhal fraticida que os códigos sociais tornaram legal,e,portanto,sobre ela não pode incidir sua bênção luminosa.Quem quebrar o equilíbrio e a harmonia que devem existir entre as nações,nunca será para Ele um herói,mas um bárbaro,um corsário ou um precito!" PAG 416_Do calvário ao Infinito

Fabíola 23/09/2019

Ciclos
Resenha?
Esse é meu segundo contato com Victor Hugo psicografia de Zilda Gama e foi uma leitura prazerosa e surpreendente.
Tudo se inicia em uma pequena aldeia muito pobre da Rússia do século XIX, Pedro Ivanovitch será um entre nossos personagens principais. Ele fica órfão aos 10 anos de idade e é abrigado pela família Peterhoff. A trama central dos primeiros volumes se desenvolve dentro de um contexto de tristezas, humilhações, egoísmo, perseguições, pelo qual esse pequenino vivia.
É um romance que nos traz a história de almas ligadas entre si que, em expiações redentoras, lutam e sofrem para ressarcimento de crimes cometidos até a conquista da felicidade.
Alguns capítulos tocaram no íntimo de minha alma, um deles foi- No rochedo das lágrimas , quanto realmente precisamos da dor como escola para aprendermos um dos maiores desafios: o perdão verdadeiro...
A partir do livro V: Resurrectio alguns antigos personagens ocuparão novas vestimentas carnais com a finalidade da busca da redenção, do burilamento pessoal o que traz ao romance mais ensinamentos e emoções.
É uma obra primorosa.
Indico a leitura.