Névoa Kathryn James

Resenhas - Névoa

Vogel 13/01/2021

Sensacional
Esse é o único título que me vem a cabeça quando penso nesse livro. Uma história envolvente, misteriosa e encantadora. Eu me apaixonei pela Nell, uma menina com 13 anos, mas tão madura e segura de si, que nos deixa de queixo caído. Ela conhece um garoto, fica intrigada e resolve segui-lo, desenvolvem uma linda amizade, porém ele é um elfo e a partir dai muitas coisas acontecem, o que serviu para os unir ainda mais. O livro é muito bom, de leitura fácil, a autora escreve deliciosamente bem, o que nos faz não querer parar de ler. Recomendo muito

Yasmin 03/08/2013

Mundo rico, trama intrigante repleta de elementos fascinantes e conflitos sombrios

Correndo o risco de soar repetitiva vou começar a resenha dizendo que adoro elfos, desde o fascinante Tolkien, as mitologias desenvolvidas do nada as que se baseiam na mitologia nórdica. O verdadeiro pesar é ver o número pequeno de traduções de livros com eles de trama central que chega por aqui todo ano. Por isso foi com exultação que recebi "Névoa" da parceria com a Farol e com mais felicidade ainda constei que a história criada por Kathryn James traz os elfos como enredo absoluto, em uma trama sombria, cheia de mistérios e riqueza.

Nell já está acostumada a viver a sombra de sua irmã mais velha, Gwen e a não ser importar com os comentários maldosos da sua turma de amigos. Ainda mais agora quando estava intrigada com a história do aluno novo que apareceu no colégio e que ninguém mais parecia notar. Evan entra e sai quando bem quer e as pessoas parecem esquecê-lo ou pior nem enxergá-lo. Nell estava feliz por finalmente conseguir trocar duas palavras com Evan depois de tê-lo visto mais uma vez entrando no bosque. O mais esquisito foi Evan, ao ouvir sobre a festa que a irmã de Nell planejava nos bosques, pedir a ela que não aparecesse no bosque naquela noite. Por mais estranho que tenha sido Nell avisa a irmã, pede para ela não ir, mas é claro que Gwen não iria ouvir seu conselho. Precisava ir atrás da irmã mesmo com a estranha sensação desde que ouvira o conselho de Evan. Confirmando seu pressentimento e o aviso, Nell vê a irmã desaparecer desacordada na vastidão da névoa gelada do bosque. Assustada com o que viu decide adentrar no bosque copiando o estranho jeito que Evan se movia de pedra em pedra para driblar a névoa e quem sabe encontrar Gwen ainda desacordada. Quando se depara com uma clareira tem certeza de que está muito longe de casa. Continuando na onda de choque Nell descobre que Evan não é um simples garoto de cabelos longos e pálidos. Ele é um elfo, as histórias de sua avó não são lenda, ela é uma Observadora e se a organização não aceitar os termos de Fen, irmã de Evan eles nunca mais verão Gwen. Porém Nell não vai esperar mais, ela quer a irmã de volta e fará de tudo para conseguir antes da meia-noite...

Essa é a premissa básica do enredo da história criada por Kathryn James, digo básica porque não posso simplificar o complexo mundo apresentado pela autora. Com uma narrativa em primeira pessoa rica e fluida a autora desenvolve a partir do sumiço da irmã de Nell o ambiente para apresentar os elfos e sua triste história. Juntamente com Nell temos um vislumbre da história desse complexo e antigo povo que vive as margens do mundo humano. O desenrolar da trama é ágil, com descrições fortes e vívidas que tornam a ambientação da história um dos pontos marcantes. A mitologia criada pela autora baseia a origem dos elfos na mitologia nórdica o que enriquece a história ao mesmo tempo em que cria possibilidades sombrias e intrigantes.

Nell é uma personagem forte, que cresce com a trama, inteligente e suave sua voz narrativa é ágil e perspicaz. Foi bem interessante a maneira como a autora desenvolveu a relação dela com Evan. Eles supostamente deviam ser inimigos, Evan que cresceu nessa guerra contra os seres humanos até é ríspido e duro com Nell. O que causa uma dissonância já que Nell, além de ter acabado de saber da existência deles é uma garota prática, que não consegue entender o motivo da rixa, e portanto não age da forma que Evan e os outros elfos esperam de uma humana. Uma protagonista justa, simples com um humor rápido e que cativa o leitor. Do começo da trama até o desenrolar a história de Nell, Evan, humanos e elfos é uma mistura precisa de elementos ricos, trama intrincada com mistérios e segredos sombrios. Um final com revelações que surpreendem e deixem no ar perguntas e histórias a serem exploradas.

Leitura rápida, criativa e instigante com uma mitologia fascinante, que remete aos elfos da mitologia nórdica, mas com elementos inovadores e intrigantes. Kathryn James surpreende a todos com uma heroína única, a promessa de uma romance emocionante e principalmente uma trama central que promete uma continuação ainda mais rica. A única coisa que faltou para meu gosto de amante de elfos foi aumentar mais a parte onde explorava o mundo dos elfos, mesmo que perdesse em ritmo. A edição da Farol está linda, fonte grande, o livro é mais baixinho e a capa tem um efeito cintilante muito bonito. Ansiosa para o próximo livro da trilogia. A história ficaria mais do que perfeita no cinema, não só pelo mundo rico e ambiente belíssimo, mas porque vemos poucos elfos no cinema. Recomendado a todos que procuram uma fantasia rica, com uma mitologia que inova ao mesmo tempo que traz o melhor dos elfos em um conflito repleto de questões como preconceito humano e ambição desenfreada de dominar o mundo e seus recursos. Além claro de um (...)

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/08/resenha-nevoa.html

Deza Farias 30/08/2017

" FANTÁSTICO "
Eu amei essa leitura ( the end ) isso já seria o bastante...
Descobri depois de ler esse livro hahahaahaaa que meu gênero favorito *ever* ( vamos gastar nosso inglês ) é a fantasia , eu amo romance , ficção , etc e os tals . Só que com a fantasia eu me entrego mesmo , é coisa de amor mesmo sabe ? E esse livro é maravilhoso é daqueles que você não quer largar de forma alguma , a trama criada aqui é muito boa , e te prende mesmo , os personagens nooooossaaaáaaaa você não saber se terminar o livro para saber logo o final , ou se esperar mais um pouco para pôde curtir os personagens mais um pouco, porque eles foram tão bem desenvolvidos que chega a dar saudades ...
Ah e vamos entrar na estética do livro , tem que ser né non ? Gente que livro maravilindo é esse ? Cara eu simplesmente piro nessa capa , parece meio papel laminado , ou aqueles baguios que quando a gente vira de posição a imagem muda ! Que dar uma ilusão de ótica da hora !!!! Tá ligado ? ( Êpaaaaa pera ai de onde surgiu , essas gírias , mano do céu ? ) sei que a capa é o que menos importa no livro , e que não adianta em nada , a capa ser 5 estrelas e o conteúdo não chegar a uma estrela né ? Mais quando temos a sorte de ter um capa linda e a história ser maravilhosa , o coração não *guenta* e a gente cogitar morrer de felicidades .

Dê uma chance a esse livro e aposto meu ultimo centavo que vocês não vão se arrepender :)

Boa leitura a todos ! :3

1° Leitura: 22/08/17 Nota: 5 ???

Ju 02/11/2013

Névoa
Gwen e Nell são duas irmãs muito diferentes. Gwen tem 16 anos e é muito popular. Tem "seguidores" na escola, que se submetem a suas regras de como se vestir e como se comportar. Nell, ao contrário, não possui nenhuma popularidade. Tem 13 anos e faz de tudo para não ser notada. Mas as duas se amam e se admiram muito, embora não confessem isso uma à outra.

"- Vi você observando Gwen. Primeiro pensei que tinha ciúmes dela, então vi que estava tomando conta para ela não ir longe demais, para que não se tornasse alguém que machuca os outros de verdade, em vez de apenas mandar neles e fazer joguinhos psicológicos."

As garotas moram perto de um bosque, e Gwen decide que sua festa de aniversário será feita lá, mesmo com a proibição da mãe e os constantes alertas da avó para não frequentarem o lugar. Nell recebeu também um aviso direto para não comparecer. Ele foi feito por Evan, um rapaz que conheceu apesar de seus esforços para se manter invisível. Ela acredita que eles são amigos, embora não entenda direito quem ele é ou de onde vem. Sempre o vê sair do bosque pela manhã e retornar após as aulas. O garoto tem a pele muito branca e pálida, cabelos bem claros, quase embranquecidos, e olhos negros.

"- Se eu vejo algo que me intriga, preciso entender o que é. (...) Sou atraída especialmente por coisas estranhas ou assustadoras."

Nell não consegue convencer a irmã a desistir da festa. Então não vê outra saída a não ser acompanhá-la, pois nunca a deixaria sozinha correndo riscos. E seu temor, infelizmente, é justificado. Gwen é sequestrada e levada através da névoa. Uma névoa que nunca muda de lugar, e que é o cenário de uma lenda que ela conhece muito bem.

"A cada cem anos, os Elfos vêm buscar uma criança humana por vingança. E elas não podem escapar, porque, se o fizerem, envelhecem e morrem."

Nell acaba descobrindo que tudo o que sempre considerou folclore, na verdade é realidade. Precisará de toda a sua coragem para trazer a irmã de volta, e terá um tempo bem curto para fazer isso.

"Se ficasse mais de uma noite e um dia, de um pôr do sol até o próximo, uma terrível maldição recairia sobre ela, e ela morreria."

O livro é sobre muito mais do que uma irmã fazendo de tudo para salvar a outra. Não que isso não tenha valor, eu iria a qualquer lugar e faria qualquer coisa se a minha irmã precisasse de mim. Mas é sobre a humanidade como um todo. Sobre a intolerância, sobre o medo que as pessoas têm do que é diferente delas, do que não podem compreender. E o mais engraçado é que as duas raças envolvidas, humanos e elfos, se sentem do mesmo jeito.

"- Nunca se perguntou por que os contos de fada são tão sangrentos? (...) Porque são o registro de uma batalha. Acontece há séculos. Elfos contra humanos, humanos contra Elfos. (...) Compartilhamos o mundo com vocês... até vocês nos expulsarem."

As personagens têm ótimos conflitos. Nell e Evan sentem que se tornaram realmente amigos. Mas será que podem confiar um no outro? Será que é possível superar a inimizade entre as espécies e ter um relacionamento saudável?

"- Saber sobre os Elfos é complicado. Manter segredos afasta você das outras pessoas."

Até Gwen, que parece ser completamente fútil à primeira vista, no fundo usa sua pose para esconder sua insegurança. A mãe e o pai das meninas também são ótimos. São separados e têm modos diferentes de encarar a vida, mas passam por cima de todas as diferenças se for para ajudar as filhas.

Não dá para ter noção do quanto a capa é linda vendo apenas a imagem que está no início da postagem. Ela tem um efeito metalizado que a deixa ainda mais perfeita.

A narrativa do livro é fantástica, foi emocionante acompanhar a Nell em sua missão de resgate. Em alguns momentos eu ficava tão aflita por ela estar se arriscando da forma que se arriscou, que precisava largar o livro para respirar. Mas não conseguia fazer isso por muito tempo. A curiosidade sempre me vencia e eu tinha que voltar a ler para saber como a história ia terminar.

Gostei muito de todas as escolhas feitas pela autora e, como se trata de uma série, espero que a Farol lance logo o segundo livro por aqui. =)

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/10/resenha-farol-literario-nevoa.html
Lore 03/11/2013minha estante
OPAAAAAAAAAAAAA JU VOLTEI!!!! alksjdaksjjsldj eu sei, tava completamente sumida daqui, e sim já estava sentindo falta de comentar aqui no blog! É bom estar de volta, agora que o enem passou tenho um pouquinho de tempo a mais, não tanto quanto eu gostaria, mas mesmo assim já estou mais folgada. Bom, quanto ao livro, sempre tive muito interesse por ele, adoro livros com histórias diferentes, e essa sinopse e essa capa foram as primeiras coisas que me chamaram a atenção e me fizeram criar uma enorme curiosidade quanto a história. Adorei o suspense que me pareceu ter o livro. Não tenho irmãos, mas adoraria conhecer esse sentimento que só os irmãos tem, acho muito especial, no entanto não sei se gostaria de ter um irmão de fato hehe adorei Ju, de verdade, espero conseguir ler o livro muito em breve pois tenho muita curiosidade!!

Jess 03/11/2013minha estante
Já vi duas resenhas sobre este livro e continuo meio em duvida se o leio ou não.
Não posso dizer que nunca li um livro onde contivesse um personagem que fosse uma fada, seria mentira, mas nunca li um livro que uma fada fosse personagem principal. Eu sou louca para ler, para ver como o enredo vai ser desenvolvi com esse ser mágico. Mas este livro não seria um que eu leria, pois gosto de um bom romance, uma boa pegação, gosto de coisas mais adultas, mais teens, coisa que neste livro pelo visto não tem, porém sua resenha foi muito boa, parabéns.

Cris 04/11/2013minha estante
A capa é linda mesmo e a história tem um tom de mistério que é impossível não querer ler. Ainda mais sabendo que tem elfos na história, que eu adoro. Apesar destes aqui parecerem ser contra a raça humana...

Leilane 04/11/2013minha estante
Você tem razão, essa foto não faz justiça a beleza da capa. O Metálico dá a impressão que o livro está mesmo envolto em névoa, é lindo demais!
Achei a história muito interessante, como já falei na resenha de outro livro, ainda não li nenhum livro que a mitologia fosse exclusiva de elfos, por isso esse me interessou bastante, mas vou esperar o restante da série ser lançado.
Amei a resenha!
Beijos

Juh 08/11/2013minha estante
Nossa Ju essa capa é realmente linda e a sua resenha ficou ótima, nossa esse livro deve ser muito lindo e emocionante, fiquei fascinada por ele, aaai Ju pena que é serie, não sei se eu sou a única ser humana que não curte series, mas é que as vezes é um pouco chato, tipo eu fico morrendo de curiosidade, aaai não!! Mas fiquei com muita vontade de ler, achei bem interessante o tema trabalhado que seria o amor que temos pela nossa familia, que nesse caso aí foram as irmãs! E como arriscamos a nossa própria vida, para salvar a de alguém que amamos!!!

Thaís 09/11/2013minha estante
Opa! Que capa linda! E ainda metalizada? Eu quero! haha.
Ju adorei sua resenha! O livro parece muito interessante, com essa fantasia misturada com realidade e as duas irmãs diferentes uma da outra. Quero descobrir o que o Evan esconde! Me lembrei do outro livro da Farol que li que também é ótimo é "A Filha do Apanhador de Demônios" Ele também tem continuação - que já foi lançada - O livro é muito bom Ju, você tem que ler!

Ynnay@! 10/10/2022

Eu simplesmente tinha esquecido que li esse livro
Eu achei ele no fundo da biblioteca da escola e li ele no meio do ano mas esqueci que li kkk.
Falando sobre o livro eu achei ele muito fofo com ctz é uns 11+ e foi bom pra passar o tempo. Ele é um clichê com feericos mas é muito fofo e os personagens agem com a idade que tem (acho que eles tem 13). É bom e eu indico mas perdeu uma estrela pela capa feia.

Bruna 17/01/2023

O mundo dos Elfos
O meu objetivo com essa leitura era 100% me engajar a ler mais, e posso dizer que foi um objetivo concluído com sucesso.

Amei o fato que mesmo sendo uma coleção a história do livro começa e encerra nele, fazendo com que você não tenha um ataque por não saber a conclusão (já que não tenho o objetivo de ler a continuação).

Algumas partes foram bem enroladas, mas no geral eu gostei da experiência. A narrativa simples, o que é um ponto positivo e negativo ao mesmo tempo.

Poderia ser uma história muito mais marcante se não fossem alguns elementos da escrita, como a falta de alguns detalhes e algumas repetições em outras coisas. No geral, posso dizer que valeu a leitura.

Bia 07/06/2022

Um livro bom pra faixa etária 11+
O livro começa um pouco ruim confesso que quase abandonei mas decidi continuar a valeu a pena já que o livro bem gostosinho. É um livro com aquele bom e velho mundo de elfos e fadas que é característico de vários outros porém esse é um dos únicos pontos ruins junto com a personagem principal que tem a personalidade um pouco clichê. Os pontos bons do livro é que uma história simples e boa principalmente pra quem é mais jovem, ele mostra personagens interessantes e que pensam de acordo com a idade deles (13 e 14 anos) em muitos livros que eu já li as vezes os personagens mais jovens não se comportam de acordo com suas idades mais nesse livro é diferente principalmente com o personagem principal masculino que é um fofo e típico adolescente que as vezes é inocente demais mas também é responsável e se importa com os outros. A personagem principal também é legal e gosto muito que o livro narra o amadurecimento dela ao longo da história.

PorEssasPáginas 03/04/2014

Resenha: Névoa - Por Essas Páginas
Névoa me interessou pela bela capa e pela sinopse misteriosa. Recebemos um exemplar da Farol Literário e, apesar de ter demorado um pouco para iniciar a leitura, assim que comecei o livro terminei-o rapidamente. Li-o em questão de um dia e meio, praticamente. Mesmo assim, não foi uma boa leitura. Após ler Névoa, fiquei com a estranha sensação de que dentro do livro está aprisionada uma história com muito potencial, mas que foi prejudicada por uma escrita pouco habilidosa.

Começamos o livro conhecendo Nell e Evan; Nell é uma garota retraída e impopular, ofuscada pelo brilho de sua irmã mais velha, enquanto Evan é um jovem misterioso que apareceu na escola, de pele muito clara e cabelos quase brancos, que parece ser o único que conversa com Nell. Eles criam um laço devido à primeira cena que lemos no livro e, a partir daí, desenvolvem uma espécie de amizade (porque nesse livro os relacionamentos são muito estranhos e superficiais). Evan, no entanto, avisa Nell que ela tem que ficar longe do bosque e da misteriosa névoa que o envolve. O problema é que a teimosa Gwen, sua irmã, resolve dar uma festa de aniversário no bosque e Nell a acompanha, para protegê-la. Gwen acaba sumindo misteriosamente e Nell tem certeza que ela foi raptada e vai procurar pela irmã, além da névoa, descobrindo assim um novo mundo onde existem elfos e magia, assim como os mistérios acerca de si mesma.

Névoa traz um mundo extremamente rico, mas que lamentavelmente foi mal apresentado e explorado. A escrita é muito crua e pouco trabalhada; a impressão que se tem é de estarmos lendo um livro de um autor iniciante, que sequer passou pela edição crítica de uma editora. Os diálogos são forçados, pouquíssimo convincentes, os personagens não são cativantes nem conseguem transmitir emoções, os relacionamentos são pouco trabalhados, as explicações são simplesmente atiradas no colo do leitor e há pouco desenvolvimento da trama. Não consegui sentir nada com a leitura, nem mesmo raiva, apenas indiferença; isso é bem triste, porque se você apanhar somente a ideia do livro, ele poderia ser ótimo se estivesse nas mãos de um escritor mais habilidoso.

“A névoa saiu de seu rosto, deixando-o melado, mas secando rapidamente. Era como descer de um avião num país estrangeiro. Os cheiros, os barulhos e a sensação do ar eram estranhos.” Página 99

Li a biografia de Kathryn James na orelha do livro e fiquei surpresa ao ver que ela é uma escritora em tempo integral. Estive procurando sobre ela e pelo que vi Névoa é seu primeiro livro, mas ainda assim não entendo como um texto pode ser tão cru se passou por uma editora em seu país de origem – isso sem nem contar que passou por uma editora aqui no Brasil, porque o trabalho da Farol Literário provavelmente foi o de traduzir, revisar, diagramar, sem mexer, de fato, em uma história que já foi editada. Isso deveria ter sido feito pela editora original.

Gostei da diagramação da edição brasileira da Farol Literário: é um livro pequeno, mas ainda não é de bolso, e as letras são grandes, o que contribui para a leitura ser mais rápida. No entanto, apesar da bela capa (que inclusive tem um efeito de névoa, impossível de reproduzir em uma foto), a qualidade da encadernação deixou um pouco a desejar. Mal tinha lido dois ou três capítulos, e a capa já ficou com aquela marca irritante de livro que ficou aberto por muito tempo, aquelas ranhuras no vinco da capa, sabem? E as primeiras páginas, bem como as últimas, desgrudaram um pouco do miolo; elas não caíram, mas certamente isso poderia ocorrer se a minha leitura demorasse um pouco mais ou se o livro passar por mais de uma mão. Também estranhei o fato de que a orelha esquerda não tinha nada, nem um texto, nem um complemento da sinopse, nada. A revisão foi boa na maior parte do tempo, mas às vezes havia algumas construções mal colocadas, que funcionam em inglês, mas não em português, as quais me fizeram torcer o nariz.

De fato, Névoa foi um livro tão sem graça e sem atrativos, que eu mal consigo pensar sobre o que mais escrever a seu respeito. Fico pasma que seja uma série (mais uma! E não avisa no livro! Yay!), porque não vejo o que mais se precise dizer sobre ele. Obviamente, não me animei em nada para ler o próximo livro, Frost (ainda sem título em português). Para meu alívio, esse primeiro volume fecha uma história, de maneira que, se você leitor não quiser continuar com a série não é um grande problema. Não acho que eu vá continuar a ler a série já que esse primeiro livro não fez sentir nada, mas… se vocês se interessam por fantasia e elfos, talvez queiram conhecer o livro.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-nevoa

Lai 04/07/2021

Universo pouco explorado
A ideia do enredo é muito boa, mas poderia ter sido melhor executada. Os personagens são mal desenvolvidos na minha opinião, e o romancezinho entre os personagens principais também. Algumas partes do final me deixaram curiosa mas não passou muito disso.
O universo dos elfos é interessante, mas foi tratado de uma forma muito superficial ao longo da história.

Ivy (De repente, no último livro) 28/08/2018

Resenha do blog "De repente no último livro..."
Tinha Névoa há tempos na lista de desejados, e ao final, foi um livro que me despertou sentimentos vários antes mesmo de começar a ler. Morria de curiosidade em conferir uma história que prometia ser mágica, com direito a elfos, reinos secretos e primeiros amores impossíveis, porém, conforme o tempo passava, as minhas ânsias em conferir a história foram murchando, além disso, o fato de ser uma história quase infanto-juvenil também me desanimou pois eu deduzi que talvez fosse uma história narrada em um tom infantil demais para mim.

Posso dizer que foi um pouco do que eu imaginei que fosse. Um livro que se lê muito rápido, porém com uma história que poderia ter sido melhor aproveitada e melhor desenvolvida.

O universo mágico criado pela autora é interessante e toda cronologia da história de humanos e elfos é bastante mágico, eu gostei demais porque está bem explicado, de maneira adequada. Os personagens são muito jovens, a protagonista tem treze anos de idade e seu interesse amoroso tem apenas quatorze anos, então, não é um livro para esperar-se por cenas românticas intensas já que aqui ainda estaremos testemunhando algo muito parecido com a descoberta do primeiro amor. Foi bonito, puro e muito terno conferir o relacionamento de Nell e Evan, apesar da pouca idade ambos foram personagens adoráveis.

O grande problema é que a trama é cheia de falhas e pontos frouxos, mal explicados. Os fatos ocorrem de maneira apressada, houveram momentos em que sentia estar lendo o rascunho, o esboco do livro e não a sua versão final já corrigida e revisada porque sinceramente há fatos que precisei reler para entender como realmente aconteciam, em especial os eventos finais, tudo ocorre de maneira super simplória. Foi uma leitura que ao finalizar me deixou fria, não conseguiu despertar em mim nenhum tipo de sentimento. Não consegui me apegar aos personagens, principalmente porque senti que a maioria deles é tratada de maneira superficial na trama. Eles estão ali, podendo até ser cruciais em algum momento, mas o leitor recebe pouca informação sobre cada um. Mesmo o grande vilão, Fen, durante maior parte da trama é apenas citado, suas aparicões acabam sendo curtas, e insuficientes para conhecê-lo a fundo ou tentar entender algo sobre ele ou as razões de suas atitudes ruins.

Tenho na estante a segunda parte, Gelo, um livro que já nem terei muitas expectativas porém, ainda espero que me surpreenda. A narração de Cathryn James não é ruim, mas senti que foi vazia, faltava algo. Ainda assim, é uma leitura que pode agradar a leitores mais jovens, principalmente quem está iniciando na leitura e busca por histórias simples e mágicas, que nos tragam de volta aquelas lembranças boas da infância, quando escutávamos os contos de fada e as histórias sobre elfos, bruxas e princesas, onde todos os sonhos eram possíveis e ao final sabíamos que tudo sempre ia acabar bem.

site: http://www.derepentenoultimolivro.com/2018/08/review-230-nevoa-mist-1.html
Bia 07/06/2022minha estante
Amei a resenha penso assim tbm

@APassional 06/09/2013

Névoa * Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Inexplicavelmente encantador,
afinal faz parte do Glamour dos Seres Encantados.

O limiar entre dois mundos, assim é a trama deste intrigante romance infanto-juvenil, repleto de curiosidades do folclore irlandês, fonte da qual Kathryn James sabiamente bebeu a lentos goles, pois tem um cuidadoso material de pesquisa que salta a nossos olhos.

Vamos pelas beiras... A capa:

Desde o início já somos introduzidos nesta névoa, o livro é leve, de um tamanho confortável ao tato e sua fonte perfeita para o leitor que está iniciando-se na extensão do número de páginas, mas... para as “amantes de capas” ela é linnnnnnnnda tem tudo a ver com a trama e a arte final sugere mesmo uma névoa translúcida a flutuar sobre a imagem, perfeita.

Então entramos...

De cara nos defrontamos com a “Maldição das garotas perdidas” uma antiga lenda irlandesa, de meninas que se perdem nos bosques para nunca mais retornar; E, as que retornam... o fazem totalmente esvaziadas de sua juventude, encarquilhadas e envelhecidas, brrrrrrrrr.

Isso mesmo, medos infantis serão afrontados, Nell tem 13 anos e em transição para um novo ciclo, mas é sua irmã Gwen que está fazendo 16 anos e nesse importante rito de passagem decide fazer uma festa de arromba no “Bosque”, no local que sempre foi proibido, então subitamente a lenda se torna realidade e a bela e teimosa Gwen desaparece misteriosamente, para o horror de seus fanáticos seguidores.

Onde está Gwen?

No entanto o verdadeiro rito de passagem, nada simbólico, que vai nos garantir uma super aventura, será realizado por Nell Church, que mergulhará no desconhecido em busca de sua irmã.

Mensagens que jamais deveriam ser esquecidas...

Se vocês pensam que a sinopse diz tudo e blá, não se enganem, o miolo do livro é sensacional, mergulhamos com Nell na Névoa em todos os sentidos, a personagem é forte, empática, determinada, uma heroína impecável, com concepções que indicam uma maturidade que beira a sabedoria, autêntica, centrada e sagaz, "dá um olé" em todos os adultos, até mesmo em sua misteriosa avó Druscilla Church, presidente da Sociedade Britânica de Folclore.

Evan River é o par perfeito para essa garota prodígio: misterioso, atento, solícito, protetor, companheiro, mas sobretudo um líder nato, além de ser um príncipe, é claro.

Em nosso mundo ou no mundo dos encantados, Nell é polêmica, incomum, faz suas próprias regras e, no decorrer da trama evolui, se transforma e transforma todos a sua volta.

Tão interessantes quanto os dois protagonistas são Fen, Druscilla, Star, até Faolan e Thor, mas o Sr. Church sem dúvida surpreende no final.

Essa é uma trama sobre diferenças, padrões de crenças sociais que são estabelecidos entre grupos jovens que só trazem infelicidade e transtorno, diversos temas serão abordados magnificamente como responsabilidade, segredos de família, quebra de confiança, poder, amizade, lealdade, mentiras, vingança, fanatismo, coragem, perseverança e esperança.

Andam dizendo por aí, que esse é um livro para crianças, de certo modo concordo, afinal essa sempre foi a função dos verdadeiros “contos de fadas”, trazer à tona a verdade sobre aquelas coisas frágeis e secretas, às vezes horríveis das quais ninguém ousaria falar a não ser se estivessem maquiadas de encantamento.

Névoa é um manual de iniciação para o mundo dos Encantados, mas sobretudo para seres que pretendem ser verdadeiramente humanos.

Aventure-se, atravesse com Nell a Névoa!
Pode ser que do outro lado você reencontre sua criança interior.

Recomendado para todas as idades.

Rosem Ferr.:

Beijos Elficos!

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 06/09/2013.

site: http://www.arquivopassional.com/2013/09/resenha-nevoa-kathryn-james.html

isakova 11/02/2022

Esse livro eu comprei na praia, quando tinha acabado de ler todos os que eu tinha levado, sem nenhuma expectativa nem sabendo do que se tratava. Terminei de ler antes de voltar pra casa. Uma história cativante, cheia de mistério com uma pitada de romance que você não consegue parar de ler.

Vi 22/01/2017

Névoa
Livro de linguagem simples, tanto que o li em dois dias apenas.
Apesar do enorme e incrível mundo criado pela autora, o livro não deixa espaço para que o leitor o conheça melhor.
É um livro feito para pre-adolescentes, principalmente os tímidos, assim como a personagem principal.
A história eu sinto que foi escrita na pressa, sem muitos detalhes onde seriam necessários. Também notei diversas incoerências ao longo do livro, o que me fez pensar se ele passou por um processo de revisão. Há também muitas metáforas que, para um(a) viciado(a) em livros, são completamente desnecessárias.
O começo da história me fez pensar se o foco era o romance da menina ou a magia tocante.
É um ótimo livro para aqueles que estão iniciando o processo de leitura, não só pela linguagem simples e direta, como também pelas letras grandes, o que torna fácil e fluente a leitura.
Fiquei muito chateada em ver o enorme potencial da história e do mundo que ela contém ser desperdiçado em uma escrita crua e sem detalhes.
Creio que o livro poderia vender mais exemplares se houvesse mais complexidade e investimento na hora da escrita por parte da autora.
Apesar de ser uma série, o primeiro livro não me deixou com vontade de ler o segundo, situação comum em séries.

Priscila Yume 29/08/2013

Minhas impressões...
O que você faria se tudo o que você pensa fazer parte de um conto de fadas na verdade fosse tão real quanto você?

Nell é uma adolescente de 13 anos que não gosta de chamar a atenção, até porque quem tem esse posto é a sua irmã mais velha Gwen, a garota mais popular do Colégio Woodbridge Community. Elas moram com sua mãe, a policial Jackie, em uma casa próxima ao bosque. Mas esse bosque tem lendas e um passado misterioso, no qual existem várias lendas mencionando-o.

Não entre no bosque após escurecer. O aviso da mãe ecoava em sua cabeça, mas Nell o ignorou. (p. 09)

Nell estava acostumada e conhecia cada uma dessas histórias, até porque sua avó Druscilla pertence a Sociedade Britânica de Folclore. Mas todos os avisos e temores com a névoa que existe no bosque ficaram para trás quando ela viu Evan River entrando no bosque. Ela já o havia visto outras vezes entrando e saindo de lá, e isso só aumentou a sua curiosidade, e como ela havia herdado esse faro para investigar de seus pais, ela resolveu segui-lo naquela tarde.

- Sou atraída especialmente por coisas estranhas ou assustadoras - ela concluiu. (p. 14)

Está bem, ela estava intrigada com o fato de quase ninguém se lembrar dele ou notar a sua presença como ela, e pense, Evan tem cabelos brancos, um porte altivo, é ágil e é muito gato. Só que sua tentativa de investigação é frustrada quando ela perde Evan de vista em meio à nevoa e ele aparece misteriosamente atrás dela. Mas, quando os dois começam a conversar aparece o cão de Rikstall, um valentão do colégio, que, ao ver seu cachorro dócil, parte para a briga jogando um pedaço de ferro em Evan. Ele consegue pegar o metal como se fosse a coisa mais normal do mundo, mas em seguida cai e, Nell não sabendo o que fazer ameaça Rikstall e seu colega, é o tempo necessário para Evan se recuperar um pouco e lançar um encantamento nos brigões fazendo-os esquecer o ocorrido. A partir desse incidente Evan e Nell se aproximam e começam uma amizade.

- Como consegue fazer as pessoas esquecerem você? - perguntou. - Tem esse barulho de abelhas e então é como se as mentes delas ficassem vazias. (p. 41)

Ok, a vida de Nell é um tanto quanto complicada, além de ter uma irmã narcisista, um pai indiferente e duas ex-amigas que agora pegam no seu pé, afff, ela quer saber o que anda provocando cortes sistemáticos de energia em todo o país, e como se não bastasse, sua irmã resolveu comemorar o aniversário de 16 anos no meio do bosque e, apesar de Evan a ter advertido para não ir lá naquela noite, ela sente a necessidade de ficar por perto para cuidar de sua irmã. Não é para menos que ela criou um eu interior, a Hélène. Tudo corria relativamente bem na festa até quando deu meia-noite e Gwen sumir.

- O que está acontecendo? - perguntou Becca, correndo pela trilha em direção a eles. - Onde está Gwen?
Nell respirou fundo.
- Desapareceu. E vi esse estranho andando por perto. Tinha um animal com ele. Ele atacou Gwen e agora temos isso. - Ela caiu de joelhos e segurou a chama de modo que as gotas de sangue brilhassem como rubis. (p. 86-7)

É a partir do sumiço de Gwen que Nell vai descobrir que os contos de fada não existem apenas como histórias infantis, mas que são verdade e, enquanto ela busca uma forma de salvar sua irmã das garras de Fen (o irmão mais velho e um tanto quanto doido de Evan) ela vai descobrir segredos e se aventurar em um mundo até então desconhecido para a maioria dos humanos.

O livro é muito bom, você começa a ler e fica querendo saber o que vai acontecer, como será que Nell vai se sair, ela descobre que sua avó é presidente de uma organização secreta que caça as fadas que atravessam as névoa e, estes são enviados para os campos de ferro, uma vez que este metal é o único ponto fraco das fadas; que sua avó foi a responsável pela prisão dos pais de Evan e sua irmã caçula; e, sobretudo, sua própria força interior.

A autora conseguiu reunir aventura (tem passagens bem legais), mistério e uma pitada de romance (será que vai rolar alguma coisa entre Evan e Nell?), em uma narrativa fácil e que flui de forma tranquila para o leitor. Tenho que admitir que fiquei com gostinho de quero mais no final do livro.
Kathryn traz temas como intolerância, preconceito, os dramas comuns da adolescência, entre outros, o que faz com que o leitor pense e reflita,, para além das páginas do livro.
Tenho que admitir depois fui procurar mais informações sobre a série e vi que foi lançado o segundo livro, intitulado Frost (capa ao lado). Ok, agora eu pergunto, quando a Farol Lançará a continuação? Estou querendo saber o que vai acontecer, adianto que surgem dois novos inimigos os irmãos Loki e Laki...
Agora tenho historinha do que aconteceu enquanto escrevia essa resenha, teve um apagão aqui no nordeste, acredite, me perguntei, será que foram Fen e Evan aprontando das suas? Nunca se sabe!

Boa Leitura!

Juliana Pires 06/01/2014

Eu queria esse livro desde que vi essa capa maravilhosa, só não era uma prioridade, mas eis que ganhei ele e A falsa princesa no blog Estante Vertical (Obrigado pela promoção maravilhosa Lu) e fiquei eufórica, por que essas coisas nunca acontecem comigo, e ganhar dois assim de uma vez, foi muito bom.

É muito difícil não gostar de um livro com tantos elementos cativantes, temos uma protagonista corajosa, tem magia, uma amizade fofa, um pouco de drama familiar, eu não imaginava que ia gostar tanto do livro, foi uma ótima surpresa, e mesmo com uma história fechadinha, eu não vejo a hora da Farol lançar o segundo volume.

Eu tenho uma irmã mais nova, e sei bem como comparações são chatas, mas nós duas temos personalidades similares, imagina como é, quando sua irmã mais velha, é a rainha do colégio, e você é a "nerd esquisita", assim é a vida de Nell, sempre a sombra de sua irmã, mas engana-se quem pensa que isso é um problema, ela não liga, gosta da irmã e faz de tudo para protegê-la dos próprios erros.

Gostei da forma como a autora conseguiu mesclar vários elementos e deixar a história bem estruturada, o livro é tão dinâmico, que nenhuma parte é maçante, nós conhecemos os elfos, criaturas mágicas que perderam seu mundo, e precisam viver escondidos e acuados, e duas irmãs que precisam entender melhor uma a outra, e para completar, temos uma amizade entre o o menino elfo e a garota humana, que deveriam naturalmente se odiar, mas algo os impede, tem todo aquele clima de primeiro amor, mas a autora não explora isso, é tudo sútil e bem fofo.

Os elfos são criaturas mágicas, que há muito tempo dividiam a terra com os homens, mas estes se multiplicaram e sentindo-se acuados os elfos partiram para um mundo mágico, cercado pela névoa que os levam de um lado a outro, há muitas lendas que retratam essa relação de ódio entre os humanos e os elfos, entre elas a do Elfo-Rei, que se uniu a uma humana e teve uma filha, esta foi tirada dos seus braços, e ele nunca conseguiu recuperá-la, jurando vingança, prometeu que voltaria de tempos e tempos e tomaria uma filha dos homens para seu mundo.

Com irmão é assim, as vezes você briga, daqui a pouco faz as pazes, daqui a pouco briga de novo, daí você fala coisas que não devia, aí se arrepende, pede desculpa, e daqui a cinco minutos tá discutindo sobre de quem é a vez de lavar a louça, e por mais que você brigue, discuta, discorde, os momentos felizes são muito mais marcantes. Por isso, eu entendo as atitudes da protagonista, primeiro em acompanhar a irmã (já que não conseguiu impedi-la) e os amigos dela, no meio da noite para uma festa no bosque, e depois, quando Gwen some, e ela descobre a terrível verdade sobre o bosque, de ir atrás para salvá-la, mesmo que precise se aventurar em um mundo desconhecido e mágico.

Quando conhecemos uma personagem assim como a Nell, e acompanhamos seu amadurecimento durante a história, a leitura vale mais a pena, por que a garota que entrou naquela floresta atrás da irmã, não foi a mesmo que saiu, mais corajosa, capaz de enfrentar seus medos e de fazer questão de ser ouvida, chega de se esconder mais, um dos momentos mais emocionantes foi ela conversando com o pai, já que o relacionamento dos dois nunca foi bom, e ela sempre se sentiu rejeitada, foi a hora de botar tudo para fora, lindo demais. Leitura super recomenda!