Névoa

Névoa Kathryn James

Resenhas - Névoa

Victor 05/09/2015

Névoa
Gwen, uma garota de 15 anos, marca sua festa de aniversário no meio da mata. Sua irmã Nell sabe dos perigos de fazer uma festa na floresta, mas Nell não consegue impedir a irmã. Gwen é levada pela névoa da floresta. Somente Nell sabe quem está por trás do sequestro de sua irmã ? o garoto que ela imaginava ser seu amigo, o belo e misterioso Evan River. Evan não é um garoto comum ? ele tem um segredo que fará com que Nell questione tudo o que ela sempre ouviu de sua avó: que as histórias sobre as meninas perdidas fossem apenas contos de fadas. Evan vive à margem do mundo de Nell, raramente vislumbrado, incompreendido e temido. Um confronto entre os dois mundos está prestes a começar.

Bia 02/04/2015

Resenha - Névoa
Primeiramente quero confessar que comprei esse livro pois a capa me conquistou haha (quem nunca fez isso?). Mas, também li a sinopse e me chamou muita atenção. A sinopse me deixou tão curiosa que eu fiquei louca para ter o livro logo, e no dia seguinte eu comprei haha.
As paginas são amareladas, a fonte é grande e o comprimento do livro é pequeno (ou seja, páginas pequenas = Leitura mais rápida haha). Tem Vinte e Quatro capítulos. O livro parece ser dividido em três partes (pelo menos foi o que pareceu pra mim) onde encontramos um texto com o assunto voltado a um Elfo-Rei anos atrás. A capa é muito linda e um pouco prateada para dar o efeito da Névoa (achei isso tão lindo!).

Existe uma névoa que ronda o bosque... A muitas histórias sobre essa névoa. O que dizem é que nunca, jamais, vá para a névoa. Pois se não, você nunca mais voltará. Um ser de outro mundo te pegará e você ficara presa no mundo deles para sempre sem jamais voltar, pois se voltar você envelhece em segundos e morre.
Nell, uma menina de treze anos, é muito inocente. Quietinha na dela, muito tímida e simples. E não é nem um pouco popular na escola, pelo contrario, é ignorada. Ao contrario da irmã Gwen, de dezesseis anos, que é uma patricinha e tem a atenção da escola inteira sobre ela, tudo gira ao seu redor de acordo com o seu comando e regras.
Em uma noite qualquer, Nell vê um menino misterioso que às vezes costumava andar pela escola. Ele estava andando para dentro do bosque diretamente para a névoa. Quando Nell o segue para dentro do bosque, acaba fazendo uma nova amizade, ou é o que ela pensa, com o misterioso Evan. Um garoto de cabelos brancos, olhos pretos e pele pálida como gelo.
Quando Gwen insiste em fazer uma festa a noite para comemorar seus dezesseis anos no bosque, Nell insiste que a irmã mude de idéia. Mas, como Gwen insiste muito e não mudará de ideia, Nell decide ir à festa para ficar de olho na irmã. A festa estava indo muito bem... Muitas pessoas da escola compareceram (mas é claro, afinal ninguém perde nenhum evento de Gwen), teve muita bebida e muitos jogos. Enquanto Nell ficava longe em um tronco apenas com seus pensamentos.
E então, Gwen desaparece. Nell começa a procurar por sua irmã desesperada, e ao invés de encontrar Gwen ela acaba encontrando Evan. Ele lhe da um aviso e um comando. Se caso não conseguisse fazer o que precisava fazer até o pôr-do-sol, Gwen iria ficar presa na névoa para sempre sem poder voltar. Nell descobre quem Evan realmente é e o segredo do seu mundo que antes ela achava ser apenas um conto de fadas. E agora ela terá que correr contra o tempo para salvar sua irmã, e fará tudo o que puder para trazê-la de volta.

Amei esse livro. Simplesmente perfeito! Gwen é uma mimada cabeça oca, toda hora eu queria dar um soco na cara dela haha. Mesmo no perigo ela só conseguia pensar em seu cabelo, sua roupa, suas unhas, etc. Já a Nell é uma menina totalmente diferente, tímida, quieta, sozinha, observadora, mas muito corajosa! E tem certos momentos em que ela também é engraçada. Eu não sou acostumada a ler livros com criança, e a Nell é uma personagem muito madura (muito mais que a irmã), por isso em nenhum momento imaginei ela com treze anos. Não conseguia ter a imagem dela de treze anos, pra mim ela tinha uns dezoito anos.
Evan também tem treze anos, mas é maduro igual Nell. Também não consegui imaginá-lo com treze anos haha. Ele é divertido e misterioso. Mesmo com o cabelo branco, olhos pretos e pele pálida como gelo, ele é um gato!
Amei demais essa leitura e mal posso esperar para ter o segundo e começar a ler ele (Segundo livro: Gelo). A leitura é rápida, gostosa, e te prende do inicio ao fim. Vale muito a pena ler!

site: http://mysecretsbooks.blogspot.com.br/

Angel Sakura 19/03/2015

"Tem uma lição valiosa nessas páginas, acompanhamos uma evolução real de uma personagem que desabrocha na nossa frente com a sincera aceitação do que ela é."
Esse é um livro que conquista pela capa, é sério gente. Absurdamente linda. Quando a Farol enviou o livro pra iniciar nossa parceria eu não sabia bem o que esperar da história. Pra mim foi uma leitura que me divertiu do meio pro final, o inicio é meio bobinho, mas depois engata e ó é muito divertido. Mas acima de toda a história de Névoa eu quero muito recomendar essa leitura para adolescentes ou pessoas inseguras e tímidas. Tem uma lição valiosa nessas páginas, acompanhamos uma evolução real de uma personagem que desabrocha na nossa frente com a sincera aceitação do que ela é. E pra mim essa é a verdadeira magia deste livro.

“Escutem crianças. Já ouviram falar das Garotas Perdidas?
Elas entram nos bosques e nunca mais saem.”

Se quiser a versão em áudio

site: http://euinsisto.com.br/nevoa-1-kathryn-james/

Jeniffer Viana 18/02/2015

Névoa - Resenha originalmente publicada em meu blog, Doce Sabor dos Livros
Quer conferir as minhas impressões sobre esse livro?
Acesse o link abaixo! É rapidinho e você não vai se arrepender.

site: http://docesabordoslivros.blogspot.com.br/2015/02/resenha-nevoa-kathryn-james.html

Clã 17/02/2015

Clã dos Livros - Névoa
Nell e sua irmã mais velha Gwen cresceram ouvindo contos de fadas assustadores, contados por sua avó Druscilla. A avó era uma pesquisadora de contos de fadas e as meninas conhecem vários, todos com finais horripilantes.

Um dos mais contados para as duas falava sobre a Maldição das Garotas Perdidas. Uma menina é sequestrada por Elfos que vivem na Névoa encantada dos bosques, a cada 100 anos.

Nell é uma menina diferente. Inteligente e super observadora, mas com dificuldades para fazer amigos. Diferente de sua irmã Gwen, que era a menina mais popular da escola.

"O problema era que esse tipo de coisa saía naturalmente de Gwen, enquanto Nell provavelmente iria fazer uma bobagem. Era impressionante como sabia a fórmula de equações algébricas, mas não a de fazer amigos."

Por ser curiosa e esperta, Nell acabou encontrando com um menino estranho, que frequentava a sua escola, no bosque atrás de sua casa. Ela já tinha visto que ele saia por ali de manhã, como se morasse lá. O que era muito esquisito. Ele era diferente dos outros meninos. Evan era quieto, bonito, com pele muito branca, cabelos muito claros e olhos negros

Na noite do aniversário de 16 anos de sua irmã, Nell estava relutante em seguí-la na festa que queria fazer no bosque, mas como sua mãe estava trabalhando, a moça como sempre, precisava proteger sua irmã das próprias loucuras, mesmo sendo ela a irmã mais nova.

Mas Nell sabia que algo muito estranho estava para acontecer no bosque, naquela noite.

Durante a festa, Gwen foi sequestrada por um homem de cabelos brancos e olhos negros, assim como Evan. Ele era um elfo em busca de vingança. Mas como fazer com que todos acreditassem no que somente Nell sabia? A história parecia um conto de fadas louco, porém sua irmã estava desaparecida e ferida. Ela precisava fazer alguma coisa.

Os elfos e humanos habitam o mesmo planeta a milênios, porém desentendimentos e muito egoísmo fizeram com que se tornassem inimigos ferrenhos e após ver seus parentes adultos serem capturados e presos em campos de ferro, os Elfos resolveram se vingar e chantagear os humanos, para que libertassem seus pais. Nenhuma laço afetivo é permitido entre as duas raças, pois são inimigos e se odeiam.

"- Nunca se perguntou por que os contos de fadas são tão sangrentos? - ele questionou. - Porque são o registro de uma batalha. Acontece há séculos. Elfos contra humanos, humanos contra Elfos."

Será que Nell seria capaz de salvar sua irmã? Ela tentou a ajuda dos observadores, guardiões que vigiavam e aprisionavam os elfos, porém estes não estavam dispostos a negociar, então a moça precisou partir para o resgate, por conta própria.

"Então é isso, ela pensou. Sou apenas eu.
De alguma forma ela precisava descobrir um jeito de trazer Gwen de volta. "

Nell tinha agora difíceis tarefas pela frente e mesmo ainda sendo muito jovem, precisaria enfrentar a Névoa, encontrar sua irmã, lutar contra os Elfos e lobos da floresta, não se apaixonar por Evan, que parecia a cada minuto um rapaz mais encantador e bom, cuidando de seu povo e voltar para casa em segurança antes que o feitiço destruísse a juventude de Gwen.

Névoa é maravilhoso.

Eu sou uma apaixonada por livros de fantasia, mas este me surpreendeu. Leve e assustador ao mesmo tempo. A cada descoberta vamos ligando os fatos e compreendendo melhor o enredo.
Evan e Nell são encantadores. Ainda muito jovens e carregando pesos enormes nas costas, mas sem fugir de suas responsabilidades.
Cada um em seu próprio mundo, precisando lutar pelos seus e ainda assim, tentados pela amizade impossível que começa a nascer entre eles.

"- Sim claro que vai, garota humana.
- Eu vou. Você vai ver.
Mas a Névoa o levara. Ela olhou fixo para sua ligeira agitação e segurou as lágrimas. Ele não percebera, ninguém percebera o quanto ela podia ser determinada."

Os elfos são seres encantadores, porém muito temperamentais, perigosos e com poderes mágicos. Os mais jovens tem poderes impressionantes e podem se voltar contra qualquer um que os irrite.

"Cuidado com os Elfos, minhas crianças. Não sejam iludidos por eles. São belos como a luz das estrelas, ferozes como lobos e frios como gelo."

Amei e recomendo!
O segundo livro da Série já foi lançado no Brasil!

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2015/02/resenha-nevoa-livro-1-da-serie-mist-de.html

RafaCésar89 26/09/2014

|| Resenha || Névoa - Kathryn James
Comecei a leitura já esperando que fosse um livro com uma história bobinha e uma capa bonita.
A princípio é uma história bobinha, típica, duas personagens irmãs, onde uma é linda tem todos os amigos e é venerada por todos e a outra esquisita, meio nerd, quase sem nenhum amigo e que todos evitam, entretanto a história é mais que isso, ela se aprofunda em certos momentos e nos apresenta um novo mundo, que para mim era um pouco desconhecido, o mundo dos Elfos, que eu não vou me aprofundar muito para não perder a magia da leitura, só lendo mesmo para descobrir.

Tudo começa quando Gwen (a irmã popular) decide fazer sua festa de aniversário no bosque, logo para Nell (a irmã estranha) não é uma boa ideia e tenta convencer sua irmã a não fazer essa festa em tal lugar, entretanto mesmo com a reprovação de sua mãe, Gwen ainda planeja fazer essa festa e Nell não tendo escolha acompanha a irmã. Alertada por um menino na escola Evan River que há um perigo eminente, Nell fica toda preocupada que possa acontecer algo a sua irmã e fica à noite inteira de olho nela. Até que por alguns segundos ela se descuida e o que ela mais temia acontece, sua irmã desaparece na Névoa, trazendo à tona histórias que sua avó contava e que ela nem imaginava ser verdade, agora apenas Nell tem uma pista de onde está sua irmã e irá fazer de tudo para resgatá-la.

Engraçado né, basta não ter nenhuma expectativa quando começa a ler um livro para ele te surpreender e foi exatamente isso que aconteceu quando eu li Névoa, na verdade não sabia nada da história e não sabia o que esperar, comecei apenas mais uma leitura, que começa simples, mas que começa a evoluir para uma grande história na qual não conseguia parar de ler, e foi uma das leituras mais rápidas do ano, eu li em apenas dois dias, e após terminar o livro ficou o gostinho de quero mais.

Revirando aqui minha memória, cheguei a uma conclusão que não li muitos livros em que sua história fosse baseada no mundo élfico, e às vezes é bom ler histórias que você não tem muito conhecimento do que se trata, e ler Névoa foi uma experiência bastante interessante e branda, abriu meus olhos para um mundo novo na literatura (posso até ter passado pelo mundo élfico em outras histórias, mas não sendo seu mundo o tema central da história) e me despertou o interesse para estar procurando outros livros do tema e olha que fantasia de tal gênero não são os meus preferidos.

A evolução da história se dá devido à evolução de alguns personagens, pois quando comecei a ler não esperava muita coisa da Nell, mas ela me surpreendeu muito positivamente. E ela cresceu de tal maneira que deixou a história bem mais interessante. A expansão do nosso mundo para o mundo élfico nos apresentando tal mundo e alguns personagens da história, deixa a leitura um pouco mais atraente.

Bom, Névoa é um livro leve, a escrita da autora ajuda bastante a fluir a leitura e mesmo não tendo deixado pontas, a autora consegue deixar uma brecha e a curiosidade para o próximo livro, que a propósito já foi lançado me deixando ansioso para ler.

Assim, Névoa não é uma grande inovação da literatura internacional, mas é aquele livro que te prende numa boa história com personagens bem escritos, para alguns pode ser uma surpresa, para outros apenas um livro para se passar o tempo, mas sinceramente falando é uma leitura que indico, pois vale a pena se emocionar e se aventurar nessa surpreendente história.

site: http://livrospuradiversao.blogspot.com.br/2014/07/resenha-nevoa-kathryn-james.html

Bruna 14/08/2014

Oi gente, hoje temos a resenha de um livro fofo, que já faz meses que eu queria ler: Névoa, o primeiro livro da Duologia Mist, de Kathryn James.

Cuidado com as lendas e histórias folclóricas. Talvez elas não sejam apenas invenções como acreditamos.

Nell é uma jovem de 13 anos. Estudiosa, calada e quieta, ela é o extremo oposto de sua irmã mais velha, Gwen, a borboleta social da escola e ditadora de moda e comportamentos. Seus pais são policiais e são bem ausentes, e a avó é uma pesquisadora de folclore.

As meninas cresceram em uma cidade do interior dos EUA, e vivem próximas a um enorme bosque. Desde pequenas foram criadas ouvindo histórias e lendas envolvendo elfos e a névoa do bosque, e sendo intuídas a não andar por lá à noite e a não entrar na névoa.

Não entre no bosque ao escurecer. O aviso da mãe ecoava em sua cabeça, mas Nell o ignorou.
Pág. 9

Na escola, Nell não tem amigos. As únicas garotas que se aproximaram delas era duas falsa que queriam usa-la para se enturmar com Gwen. Então ela conhece Evans, um menino encantador, que ninguém mais parece reparar. Nell não entende o que acontece, mas percebe que as pessoas parecem esquecer da presença de Evans tão logo o vejam, menos ela.

Querendo uma festa de 16 anos em grande estilo, Gwen resolve convidar todos os amigos para comemorar no bosque, à meia noite. E Nell acaba indo junto, não porque queira comemorar, mas sim porque se preocupa com a irmã, e está atenta aos avisos de que não deviam ir àquele local naquela noite. E não é que esses avisos estavam corretos? À meia noite em ponto Gwen desaparece! A última pessoa que a viu foi Nell, quando a irmã mais velha era encurralada por um lobo bem peculiar.

Assim começa a verdadeira história. Nell descobre que todas as lendas sobre elfos que cresceu ouvindo não são tão imaginárias assim, que sua irmã está na terra dos elfos, e que o tempo para conseguir resgatá-la é mínimo! E com tudo contra si e sem o apoio ou ajuda dos adultos, ela embarca na missão de entrar na névoa e trazer sua irmã de volta, e tem como guia o seu novo amigo, Evans, que é nada mais, nada menos que um elfo. E nessa missão, ela descobre verdades chocantes sobre a relação entre o mundo dos humanos e elfos, e que pessoas que ela admirava e em quem confiava talvez não sejam tão honestas assim.

Você tem até o pôr do sol de hoje. Se Gwen voltar pela névoa depois disso, então cem anos recairão sobre ela assim que colocar o pé no seu mundo. Ela ficará velha e seca antes mesmo de viver.
Pág. 115

Adorei a construção dos protagonistas. Nell é uma heroína corajosa e valente, algumas de suas atitudes me irritaram, porque ela nem sempre foi sincera com Evan, mas considerando as circunstâncias, foi compreensível. Já Evans é um encanto e um herói trágico e sofrido. Assumiu grande responsabilidade, ainda muito jovem, e nunca reclamou disso. A relação dos dois é linda e super condizente com a idade dos personagens. Temos aqui o nascimento do primeiro amor, de forma inocente e sutil.

Gwen foi outra personagem de destaque, mas é uma insuportável. Uma típica princesinha mimada acostumada a ter tudo que quer, e que não consegue enxergar a realidade nem se essa lhe atacasse de frente (e olha que isso aconteceu!). Outros personagens marcantes foram o louquíssimo Fen, irmão mais velho de Evans e autointitulado Rei dos Elfos; e Drucilla, a avó modernosa e mais que bem informada das meninas.

Esse é um livro mágico e envolto em lendas. A construção do mundo dos elfos, seus hábitos e personalidades foi muito bem feita. Desde a primeira página é perceptível a qualidade da escrita da autora. O livro é escrito em terceira pessoa, na maior parte do tempo sob o ponto de vista de Nell, e isso não foi nada prejudicial. A narração é tão bem feita e fluida, que me sentia mergulhando na mente da protagonista a todo o tempo.

A diagramação da Farol está impecável: papel amarelado, fonte de tamanho agradável para leitura. E o que falar dessa capa? Bom, só posso dizer que essa capa maravilhosamente trabalhada foi a primeira coisa que me chamou a atenção, e foi por causa dela que quis ler o livro. Névoa faz parte de uma duologia, e o segundo livro, Gelo, já está à venda aqui no Brasil.

Recomendo para todos que curtem uma boa fantasia.

Bom gente, é isso. Espero que tenham gostado.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2014/07/resenha-nevoa-kathryn-james.html

"Ana Paula" 02/08/2014

"Se humanos não conseguem viver juntos, como aprenderiam a viver com outras espécies como os elfos?"

Névoa se tornou uma surpresa maravilhosa para mim. Apaixonei-me primeiro, pela capa, que é linda demais, depois pelo enredo: Elfos é um ser sobrenatural que não tenho o costume de ler. Só li alguns livros que possuí tais seres como plano de fundo secundário e recentemente, li A Caminho de Eldrian, da Juliana Velonessi (Resenha no meu blog, clique no título para ler), que também tem o foco voltado para está espécie. Mas aqui, neste livro, o enredo é diferente... Durante muitos anos, acredita-se que os elfos são seres malignos, que vêm para o mundo real através de portais nos bosques, escondidos por uma névoa, e levam crianças humanas embora por simples prazer e por causa de uma antiga maldição.

Nell, uma garota de apenas 11 anos, não é o centro das atenções como sua irmã Gwen, ela é inteligente, atrevida e mesmo não querendo, corajosa. Gwen é a famosa "patricinha". Tem seu séquito de seguidores na escola e sempre que pode, suas amigas envergonham Nell. Mas durante sua festa no bosque, Gwen é raptada, e somente Nell sabe quem pode ajudá-la - um garoto branco, com cabelos brancos e olhos negros - que somente Nell parece se lembrar de que estudam na mesma escola.

Sabe qdo vc começa a ler um livro e pensa: "Personagens chatinhos esses!" Pois é... no começo do livro eu fiquei assim, Nell só reclamava da irmã que era o centro do mundo e ela não. Sua mãe, sempre ausente e seu pai mais ainda.... Até que Nell conhece Evan e todo o mistério que o menino carrega deixa você curioso... Afinal, porque os elfos são tachados de perigosos, se Evan a trata tão bem?

Todo o mundo criado pela autora é magnífico! Ela ressalta o preconceito com o desconhecido e leva o leitor por uma aventura maravilhosa, cheia de segredos e reviravoltas incríveis! Com uma narrativa em terceira pessoa, Nell nos conta sua aventura para resgatar sua irmã, e gente! Que crescimento maravilhoso de personagem! Vc sente a diferença das primeiras as últimas páginas! A editora tbm está de parabéns com a edição, está linda demais. Encontrei alguns erros de revisão, mas nada que prejudique a leitura. Os capítulos são curtos com letras em um tamanho confortável para a leitura.
A linguagem usada pela autora é jovem e extrovertida. Sem falar nas tiras de Nell que dão um toque a mais no enredo do livro!
Se vc ainda não leu, não perca esta chance! Super recomendado!

"Sua avó dissera que eles apenas pareciam humanos, mas para Nell não eram tão diferentes. Jogavam jogos como ela fazia. Estavam determinados a arruinarem seus dentes comendo balas, assim como ela e Gwen. E, quando Evan a levou para o centro da sala e vinte pares de olhos negros, cheios de malícia, a olharam como se ela fosse algum tipo de criatura exótica, estavam agindo exatamente como a turma de Gwen fazia quando alguém novo aparecia."

site: http://www.lendoeesmaltando.com/2014/08/resenha-nevoa-kathryn-james.html

Juliana Pires 06/01/2014

Eu queria esse livro desde que vi essa capa maravilhosa, só não era uma prioridade, mas eis que ganhei ele e A falsa princesa no blog Estante Vertical (Obrigado pela promoção maravilhosa Lu) e fiquei eufórica, por que essas coisas nunca acontecem comigo, e ganhar dois assim de uma vez, foi muito bom.

É muito difícil não gostar de um livro com tantos elementos cativantes, temos uma protagonista corajosa, tem magia, uma amizade fofa, um pouco de drama familiar, eu não imaginava que ia gostar tanto do livro, foi uma ótima surpresa, e mesmo com uma história fechadinha, eu não vejo a hora da Farol lançar o segundo volume.

Eu tenho uma irmã mais nova, e sei bem como comparações são chatas, mas nós duas temos personalidades similares, imagina como é, quando sua irmã mais velha, é a rainha do colégio, e você é a "nerd esquisita", assim é a vida de Nell, sempre a sombra de sua irmã, mas engana-se quem pensa que isso é um problema, ela não liga, gosta da irmã e faz de tudo para protegê-la dos próprios erros.

"- Vi você observando Gwen. Primeiro pensei que tinha ciúmes dela, então vi que estava tomando conta para ela não ir longe demais, para que não se tornasse alguém que machuca os outros de verdade, em vez de apenas mandar neles e fazer joguinhos psicológicos."

Gostei da forma como a autora conseguiu mesclar vários elementos e deixar a história bem estruturada, o livro é tão dinâmico, que nenhuma parte é maçante, nós conhecemos os elfos, criaturas mágicas que perderam seu mundo, e precisam viver escondidos e acuados, e duas irmãs que precisam entender melhor uma a outra, e para completar, temos uma amizade entre o o menino elfo e a garota humana, que deveriam naturalmente se odiar, mas algo os impede, tem todo aquele clima de primeiro amor, mas a autora não explora isso, é tudo sútil e bem fofo.

Os elfos são criaturas mágicas, que há muito tempo dividiam a terra com os homens, mas estes se multiplicaram e sentindo-se acuados os elfos partiram para um mundo mágico, cercado pela névoa que os levam de um lado a outro, há muitas lendas que retratam essa relação de ódio entre os humanos e os elfos, entre elas a do Elfo-Rei, que se uniu a uma humana e teve uma filha, esta foi tirada dos seus braços, e ele nunca conseguiu recuperá-la, jurando vingança, prometeu que voltaria de tempos e tempos e tomaria uma filha dos homens para seu mundo.

"A cada cem anos, os Elfos vêm buscar uma criança humana por vingança. E elas não podem escapar, porque, se o fizerem, envelhecem e morrem."
"Se ficasse mais de uma noite e um dia, de um pôr do sol até o próximo, uma terrível maldição recairia sobre ela, e ela morreria."

Com irmão é assim, as vezes você briga, daqui a pouco faz as pazes, daqui a pouco briga de novo, daí você fala coisas que não devia, aí se arrepende, pede desculpa, e daqui a cinco minutos tá discutindo sobre de quem é a vez de lavar a louça, e por mais que você brigue, discuta, discorde, os momentos felizes são muito mais marcantes. Por isso, eu entendo as atitudes da protagonista, primeiro em acompanhar a irmã (já que não conseguiu impedi-la) e os amigos dela, no meio da noite para uma festa no bosque, e depois, quando Gwen some, e ela descobre a terrível verdade sobre o bosque, de ir atrás para salvá-la, mesmo que precise se aventurar em um mundo desconhecido e mágico.

Quando conhecemos uma personagem assim como a Nell, e acompanhamos seu amadurecimento durante a história, a leitura vale mais a pena, por que a garota que entrou naquela floresta atrás da irmã, não foi a mesmo que saiu, mais corajosa, capaz de enfrentar seus medos e de fazer questão de ser ouvida, chega de se esconder mais, um dos momentos mais emocionantes foi ela conversando com o pai, já que o relacionamento dos dois nunca foi bom, e ela sempre se sentiu rejeitada, foi a hora de botar tudo para fora, lindo demais. Leitura super recomenda!

Bea L 17/11/2023

Superando Expectativas
Confesso que me surpreendi, eu pensei que fosse ser pior kkkkk.
É um livro bem rápido de ler, a leitura é bem levinha.
Eu simplesmente amei a história, me diverti lendo.

Veneella 18/05/2014

Delicado, fofo e misterioso
Um delicioso achado de Bienal, Névoa cativou pela capa deslumbrante e me ganhou com um romance fofo e um mundo novo de tirar o fôlego.

Vou começar dizendo que até agora não sei direito a idade da personagem. Em alguns momentos ela diz ter 13, quase 14 anos, mas a sinopse diz 15 e durante o livro fica subentendido -devido a alguns eventos- que ela teria 14 mesmo. Mas aí conferi a sinopse do Goodreads que afirmava que ela tem 13 anos. Confuso? Um revisor distraído? Minhas fichas estão no estagiário.

De toda forma, vou considerar a sinopse americana e ficar com 13 -quase 14 anos- mesmo. Normalmente eu sempre tento me colocar no lugar da protagonista e pensar se eu teria agido dessa forma com 14 anos, mas sempre me embolo em livros com uma certa variável: irmãos.

Nell é uma daquelas pessoas que não fazem parte dos populares, mas que honestamente não liga para isso. Claro, há horas em que ela adoraria ser como a irmã, Queen Bee de seu atual colégio, que sabe exatamente o que dizer nas horas certas, mas ela ainda prefere pensar por si mesma.

Apesar do que aparenta no princípio, ambas as irmãs possuem muito carinho uma pela outra, o que motiva Nell a ir atrás da irmã quando ela desaparece na névoa. Foi realmente uma graça ver a relação das duas, e é por isso que me sinto incapaz de dizer faria ou não o mesmo na idade da personagem. Mas tenho o forte pressentimento de que, se eu tivesse um irmão, também iria ao fim do mundo por ele.

“Gwen franziu a testa.
- Ah, é aquele garoto da escola. De quem você gosta. Por que estou sonhando com seu garoto misterioso?”

pág. 291
Nell é uma boa protagonista; inteligente, madura e com um personalidade sarcástica e atrevida incrível que é desenvolvida ao longo do livro. Gwen não é uma má pessoa, apesar de ter momentos em que eu realmente desejei poder dar um tapa nela. Ela é uma garota acostumada a ter tudo o que quer, mas não necessariamente mimada, que acha que tudo vai terminar em purpurina já que ela é a Queen Bee. É apenas lógico na cabeça dela.

Evan também é um fofo, paciente e cativante. Kathryn soube muito bem construir o clima de primeiro amor inocente e fofo que faz todas nós darmos sorrisinhos bobos para o livro. Não é um livro que te faz dar risada, ele é bem recheado de tensão, prazos e perigos na maior parte do tempo, mas ele também possui uma boa quantidade de cenas leves e até meio cômicas – principalmente quando Gwen está por perto.

Gostei muito da escrita da autora, rápida e instigante. O livro tem toda uma mitologia meio sombria, o que já contou muitos pontos, e o fato dele focar na ação e nos acontecimentos o tempo inteiro, e ainda assim conseguir construir bem o romance, foi mais mágico ainda.

Tiveram algumas coisas que não me convenceram durante o livro e confesso que esperava por algumas que não aconteceram. Isso, somado à confusão de idade, me fizeram tirar uma estrela do livro. Mas foi uma leitura ótima, com um final bem colocado e que, espero, deixa algumas explicações e surpresas para o próximo livro – é uma duologia, leiam felizes.

site: http://www.itrandom.com.br

AndyinhA 20/10/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Eu tenho uma queda para com as fadas, eu curto quando elas são legais, mas amo quando elas são malvadas, então já dá para saber que ‘Névoa’ fala de fadas, mas fala de fadas-crianças [nem sei se essa ideia existe], mas como o livro é infanto-juvenil, já dá para entender que não haverá amores avassaladores como em outras séries [sim, é série].

Começo dizendo que todos os livros contam que as pessoas tem um bosque atrás das suas casas, também quero ter o meu!!!rs, brincadeiras à parte, a protagonista – Nell – é a mais nova de duas irmãs, mas age como a responsável, pois a irmã mais velha é daquelas sem noção e que adora chamar atenção. E isso a transformou em mais velha do que ela é apresentada, ela tem na faixa de 13/14 anos, mas suas atitudes pareciam muito mais com quem tem 17/18 anos, por isso em algumas vezes eu sentia que precisava de um ‘upgrade’, mas algumas páginas depois me lembrava da idade da protagonista e entendia o motivo de não ter o que estava pensando.

Os elfos dessa história possuem a idade da protagonista por um motivo interessante [spoiler], mas o básico é aquilo que já sabemos de todos os livros, os humanos invadem o terreno das criaturas e as mesmas ou desaparecem ou entram em conflito com os seres humanos e eu gostei do jeito que a autora colocou essa explicação, não descreveu absurdos.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2013/09/poison-books-nevoa-kathryn-james.html

Irene Moreira 26/10/2013

" Você já ouviu falar das Garotas Perdidas? Elas entraram no bosque e nunca mais retornaram...
A vida é cheia de sonhos e através da leitura do Névoa segui de mãos dadas com Nell. Foi uma viagem incrível através de um mundo cheio de magia com suas lendas, elfos, fadas, mistérios, aventuras e um toque de romance sendo impossível não se apaixonar. É o primeiro livro de uma trilogia escrita pela autora Kathryn James.

Vamos conhecer as irmãs Nell e Gwen completamente diferentes uma da outra, que moram próximo a um bosque onde muitas coisas vão acontecer.

Nell tem 13 anos, meia fechada, difícil de fazer amigos - ”Ela era uma nuvem de cabelos rebeldes presos e pernas finas” -. Gwen tem 15 anos sendo o contrário da irmã. Muito querida por todos, bonita, sempre bem arrumada, super popular no colégio – “... andava como se estivesse num tapete vermelho cercada de paparazzi” -. Sua amigas se vestiam da mesma forma e eram suas fiéis seguidoras.

Seus pais, Jackie Beecham e Tom Church são separados e ambos são policiais. Com isso a mãe estando de plantão está muito ausente e mesmo deixando as filhas sozinhas procura manter as rédeas da casa.

Gwen quer comemorar seu aniversário com uma festa no Bosque, mas está acontecendo constantemente apagões na cidade que deixam todos alertas. Sua mãe a proíbe de ir para o bosque o que a deixa irritada. Nessas horas Nell se mostra mais madura e responsável parecendo até a irmã mais velha.

“- Já não basta minha mãe ser uma policial, minha irmã tem que ser também uma estranha solitária?” Página 29

Nell conhece um garoto misterioso, Evan River, com 14 anos, pele e cabelos claros e com olhos negros e cheiro de folhas de pinheiro. Ele vem freqüentando o colégio e pela janela de seu quarto sempre o vê entrando e saindo do bosque. Aquilo a intrigava e tinha que entender o que estava acontecendo.

“Não entre no bosque após escurecer. O aviso da mãe ecoava em sua cabeça, mas Nell o ignorou.” página 9

Um dia depois do colégio foi direto para o bosque se embrenhando pela floresta. “A névoa enchia o buraco como fumaça num prato e nunca se dissipava.” Ele aparece, conversam e acontecem coisas estranhas. Lobos que surgem com garotos rebeldes. Lobos que se acalmam, milhares de abelhas que surgem no ar. “– Eu sou um garoto que não existe –”.

Sua avó, Druscilla Church, desde que eram crianças, contava histórias sobre os elfos e outras criaturas que viviam no bosque dentro da floresta. Elas ficavam assustadas em saber sobre garotas perdidas, elfos bonitos e ferozes como os lobos e muito mais. Só que para Nell elas agora faziam parte do seu mundo real.

Gwen, desobedecendo as ordem da mãe vai comemorar seu aniversário na floresta com sua turma. Nell ficara preocupada depois que Evan avisara para não ir ao bosque nessa noite. Tenta convencer a irmã de não ir, mas - “quando Gwen decidia que faria algo, ela fazia” – o que leva Nell a ir à festa também.

“Meia-noite”, uma névoa assombrada com uma má reputação. Uma festa de aniversário e Nell está tentando manter sua irmã fora de perigo. Sem chance Gwen desaparece na névoa. Apenas Nell tem uma pista de quem pode ajudar a desvendar o sequestro: o misterioso e atraente menino que conheceu no colégio, o menino que ela pensou que fosse seu amigo... Evan River.”

Nell mostra coragem em seguir pela floresta, passar a Névoa em busca de sua irmã, mas os Elfos querem vingança. Existe uma guerra entre elfos e humanos há séculos. Para libertar Gwen querem que libertem os elfos que são mantidos presos em um campo de ferro. Os pais de Evan e seu malvado irmão Fen foram levados para este campo.
Os colegas de Gwen chamam a polícia que cerca todo o bosque em sua busca. Seus pais mostram-se incansáveis e nessas horas o que vemos falar mais forte é o amor.

Nell vai procurar sua avó para saber mais sobre o grupo de observadores e descobre que ela faz parte dele. Sente que é impossível pedir que liberte os elfos em troca de sua irmã. Sua coragem nos surpreende e ela volta para a floresta.

“- Você não entende, não é, Nell? Não percebe o quão está longe da sua casa. Estamos fora de seu mundo. Estamos fora de seu tempo. Estamos flutuando livres. Daqui, todos os seus países estão a um caminho de névoa de distância. Pense nelas como portas mágicas. Faça um desejo e então, lá está!... você estará em algum lugar diferente.” Página 173

O que será que vai acontecer? Será que vai conseguir libertar sua irmã das mãos do fanático e malvado irmão Fen? Momentos fascinantes, emocionantes, mágicos e cheio de mistérios. Só lendo para sentir de perto o toque desse conto de fadas que só começou.

O encanto dessa leitura com certeza vai contagiar a todos e não importa a idade que tenha. A Farol Literário soube mostrar isso tudo desde a linda capa até a sua apresentação, encadernação que nos leva a sonhar sem tirar os pés do chão.

A história continua com “Frost” com lançamento previsto para 2014 e pode chegar às telas do cinema através da Produtora Viva Films que já comprou os direitos para o filme.

Nica 28/11/2013

Irreverente.
Sabe aquele tipo de livro que você se encanta pela capa e acha que não é o seu estilo de leitura simplesmente por conta do gênero literário (suspense / thriller), mas que no final acaba se apaixonando pela história a ponto de não querer largar mais o mesmo???

Então, aconteceu isso com Névoa, da autora Kathryn James, publicado aqui no Brasil por nossa querida editora parceira Farol Literário.

Quando a editora nos mandou o release, eu questionei a mim mesma se pediria esse livro para resenha ou não. Como eu disse, não é o tipo de trama que me chama muito a atenção. Mas, como vi as boas críticas à história lá fora, decidi arriscar... e NÃO me arrependo. Névoa conseguiu me surpreender e superar minhas expectativas.

Com um pano de fundo sobrenatural, rico em magia e lendas, com personagens de personalidade forte e bem palpáveis ao mesmo tempo, Névoa possui todos os ingredientes para uma ótima história: aventura, diversão, mistério e romance. Tudo acontecendo em um ritmo que não te permite desviar os olhos de suas páginas.

Nell, nossa protagonista feminina, é uma jovem de 13 anos, simples e encantadora, que vive na sombra de sua linda e popular irmã Gwen. De poucos amigos, a menina está acostumada a ficar em seu mundinho e cuidar da irmã mais velha sempre que possível. O que ela não esperava era se descobrir tão diferente assim.

Desde criança, sua avó contava histórias assustadoras de Elfos e seres mágicos que habitavam as florestas de sua pequena cidade. Mas, o que a menina não imaginava é que aquelas mesmas histórias eram, de fato, reais. Com um dom peculiar e que a princípio a assustou, a jovem Nell foi capaz de adentrar a névoa que cercava a floresta atrás do misterioso Evan Rivers.

Evan, um jovem elfo, assim como Nell, também é diferente dos seus. Ele não concorda com a forma que seu irmão mais velho está lidando com as coisas depois que seus pais, sua irmã e outros elfos foram levados para uma prisão de ferro, a fim de enfraquecer a raça e acabar com as chances de poder desse mundo. É claro que humanos e seres sobrenaturais estão errados. Mas, como sempre, cada grupo só enxerga sua própria situação... Cabe a Nell e Evan, juntos, mudar (ou não) o rumo das coisas.

“Há muito tempo vocês nos tiraram de sua história e nos transformaram em contos de fadas. É bom para nós a maior parte do tempo. Vemos vocês e vocês não nos veem. E mesmo tendo nos tirado do mundo... – ele esticou a mão mostrando a floresta em volta – ... quinhentos anos atrás, roubamos uma parte dele de volta e a fizemos nossa”.

O que mais posso falar sem soltar spoilers? Só consigo pensar em uma palavra para definir esse primeiro volume da série: FASCINANTE. A narrativa da autora te prende, te tira o fôlego e te faz viajar para uma dimensão totalmente nova e diferente. Impossível não imaginar as cenas, os seres mágicos, a névoa e todo o resto. James conseguiu, com maestria, nos presentear com uma trama rica em magia e aventura... sem falar na sutileza do romance... gente, que lindinho! Mas, ops, não posso falar mais nada! rsrs

Contudo, o cerne do livro são as personagens. Nell é uma menina meiga, mas ao mesmo tempo valente, que luta por aqueles que ama - ainda que isso signifique colocar sua própria vida em risco fatal. Como não se encantar por uma personagem assim e tão jovem??? Eu, particularmente, adoro esse tipo de heroínas. Já falei isso antes e repito: odeio protagonistas muito frágeis e com a mesma reação quando estão felizes ou lutando contra vampiros do mal. *abafa*

Evan também não perde seu lugar ao sol. Ele é um "garoto" legal, que só deseja encontrar seus pais e irmã, para que a sua terra possa ter vida novamente. Adorei vê-lo se arriscar por alguém que não fosse de sua espécie, ainda que isso o pudesse ter feito perder muito mais que a vida. Enfim, apesar da situação e de toda a tensão, foi muito ver o quão fofo e amistoso ele era... e não só com a Nell. Evan é um tipo protetor, daqueles que além de lindos, são inteligentes e lutam pelo que querem.

Enfim, mal posso esperar pelo segundo livro da série, “Frost”, que tem lançamento previsto para 2014, e deve ir às telas de cinema pelaprodutora Viva Films, o diretor John Goldschmidt, que já comprou os direitos do livro.

Névoa, simplesmente irreverente e irresistível. Você não vai conseguir parar até terminar! =)

Resenha postada no blog Drafts da Nica - PROIBIDA a cópia parcial ou integral

site: http://www.nicasdrafts.com.br/2013/08/resenha-premiada-nevoa-kathryn-james.html

silvanasartori 17/02/2014

Em Névoa, vemos Nell, uma garota de 13 anos que nunca se preocupou com aparência e nem mesmo com o que as pessoas falavam dela. Era uma pessoa simples e que gostava de ficar no seu canto.
Já sua irmã Gwen, de 16 anos, era uma garota muito popular, pois no colégio ela sempre era modelo para outras meninas e todas queriam se vestir e se comportar exatamente da mesma maneira para serem aceitas na sua roda de amigos.

Apesar dessas diferenças, as duas tinham um AMOR igualmente grande.

Em uma noite, Gwen diz para sua irmã que decidiu fazer sua festa de aniversário no bosque junto com os seus amigos, mesmo ela sabendo das proibições de sua mãe.
E bem antes de sua festa, Nell e Gwen recebem uma visita inesperada de sua vó.

Assim que Nell vai atendê-la, ela fica séria deixando sua vó preocupada, pois ela e a irmã sabem que só de ela olhar nos olhos, ela percebe quando elas estão falando verdade ou escondendo alguma coisa.
Mas Nell tenta fazer de tudo para não dar muito na cara e sua vó lhe diz que havia passado ali para deixar o presente de aniversário para Gwen que estava escondida.

Assim que sua avó percebe tal comportamento estranho, ela deixa avisado que não quer que as duas saiam de casa durante a noite, pois teme que algo ruim possa lhes acontecer.

‘’Druscilla Church encarou Nell.
- Fique dentro de casa. Nada de vagar por ai, nem entrar no bosque. É perigoso. – Ela olhou para a casa de Nell, para o jardim, para o inicio das árvores, onde o luar delineava tudo com sua luz pálida. – Não confio nas noites em que tudo parece fantasmagórico. ’’

E Nell também havia se lembrado do que seu amigo Evan havia lhe alertado, não se aproximar do bosque à noite, mas mesmo ela não querendo comparecer, ela não tinha escolha, porque não podia deixar que sua irmã fosse lá sozinha.

Então, após algum tempo, Nell junto com sua irmã e seus amigos vão ao bosque à noite e lá se reúnem em volta de uma fogueira para contarem histórias mal assombradas e após algumas pessoas, Gwen pede para sua irmã contar uma história que sua avó Druscilla Church costumava lhes contar quando ainda eram crianças.
Depois de ter mencionado sobre tal história, todos ficam muito curiosos para saber sobre a Maldição do Elfo-Rei que por vingança capturava as moças em uma névoa mal assombrada por ter sido afastada de sua filha ainda bebê.
Todos ficam boquiabertos, mas outros acham que é apenas bobagem de criança.

Após terminar a história, um rapaz dá falta de Gwen na roda de amigos e Nell também percebe que sua irmã não estava mais ali entre eles.
Ficando desesperada com o sumiço da irmã, Nell resolve então ir atrás de respostas para saber o que houve e já dentro da floresta ela encontra Gwen parada de frente um lobo branco extremamente raivoso.

‘’O lobo havia encurralado. Ele estava a um metro de distância, seus olhos eram como safiras à luz da chama, seu pelo branco era luminoso. Um graveto se quebrou sob o pé de Nell. Os olhos impiedosos se viraram para ela, a rejeitaram, e se voltaram para Gwen novamente.’’

Nell não teve chance de se mexer, pois em seguida o lobo atacou sua irmã que caiu ferida no chão e então se virou para ir embora.
Assim que o logo sai de perto, Nell se aproxima e lhe diz que vai atrás de ajuda, pois ela estava perdendo muito sangue após o ataque.
Só que quando retorna ao local onde sua irmã estava, ela percebe que novamente havia desaparecido.

Voltando com o desespero, Nell olha para todos os lados e vê então pela névoa alguém carregando sua irmã no colo com o lobo ao lado.

Ela tenta ir atrás, mas a pessoa desaparece como um fantasma.

‘’Abaixo dela a névoa se contorcia como tinta branca na água. E por um momento pensou ter visto a figura alta levando algo nos braços e a silhueta do lobo a seus pés. Estavam fugindo em meio à Névoa’’

‘’Ela penetrou no declive atrás deles, não pensando, apenas reagindo. Seus pés derrapando e deslizando nas pedras, silvas arranhando sua pele, mas ela chegou ao outro lado sem ver mais nada. Nenhuma figura assombrada. Nenhum lobo. Nenhuma irmã.’’

Após o ocorrido, Nell tenta ir atrás de sua irmã pela Névoa, mas pelo caminho se encontra com Evan que lhe diz que não irá embora enquanto não recuperar sua irmã.

‘’- Quero minha irmã de volta, e daí vou embora – Nell disse.
- Eu avisei, mas você não ouviu. Ela é nossa agora
- Você não pode entrar aqui e levá-la de volta.– ele falou. ’’

Ficando desesperada e sem entender o que ele está falando, ela diz que não irá embora até ter sua irmã junto com ela novamente.
Mas o que ela não sabe é que, após descobrir que Evan é um Elfo, ela nota que nada do que sua vó contava era um conto de fadas, mas sim uma realidade.
E que agora sua irmã estava nas mãos de Elfos que ela não conhecia e que só voltaria a vê-la novamente em troca de algo que eles queriam, principalmente para que eles pudessem voltar a viver tranquilamente sem terem que temer os Observadores, caçadores de Elfos que viviam rondando a floresta.

Só que para isso, Nell terá que enfrentar seus medos e diversos perigos pela Floresta adentro. Terá que encontrar sua irmã e trazê-la de volta antes do pôr do sol, pois se ela voltasse um minuto depois da hora, seria tarde e nunca mais seria a mesma garota linda e popular que todos admiravam.

Uma história impressionante que nos prende do começo ao fim.
Vale a pena entrar no Bosque junto com Nell ao Resgate de sua irmã Gwen.
Ficou curioso? LEIA !!!!

Minha Opinião:

Primeiramente tenho que dizer que gostei bastante da narrativa dessa história, principalmente porque a autora consegue nos envolver do começo ao final das páginas.
É um livro que é de fácil compreensão e que vai nos deixando a todo momento bastante curiosos para saber o que irá acontecer durante as páginas que virão pela frente.

Mas confesso que fiquei um pouco decepcionada, pois esperava muito mais dessa obra.
Não foi o tipo de história que quando você finaliza você fica satisfeito.

Enfim...

Diversas vezes a leitura se tornou um pouco cansativa. Tinha dias que ficava até com sono de tão parado que ficava.
Só que no geral a história é boa e dá para ter uma leitura bastante agradável para quem gosta de um Suspense e Mistério, mas eu achei que poderia ser melhor para um primeiro livro.

Já os personagens, não achei tão cativantes como eu esperava que fossem.
Você fica ligado em tudo que está acontecendo com Nell, Gwen, Evan e Fen, mas não são aqueles personagens que te agrada logo de cara.
Para mim pelo menos não foi assim.
Esperava mais dos personagens. Achei que eles foram um pouco superficiais.
Pelo menos foi à impressão que tive. Eu não me envolvi com nenhum deles =/

Diagramação: Toda arte do livro é simplesmente MARAVILHOSA, a editora Farol soube trabalhar muito bem com os detalhes dessa obra. Adorei tudo, principalmente o tamanho das fontes que me facilitou ter uma boa leitura e com as páginas amareladas.

Fizeram um excelente trabalho e por isso, minha avaliação para essa obra é de 4 Corações, embora eu esperasse dar 5, pensava que essa obra seria bastante impressionante, mas não foi.

Quem gosta mesmo de Mistério/Suspense leia esse livro, vocês vão gostar e INDICO, porque não é uma história ruim. Ela é muito boa e vale a pena vocês estarem conhecendo.

E pelo que sei, parece que a autora já tá para lançar o segundo livro dessa série que se chama FROST, por isso vamos aguardar, porque se tem continuação é porque a história ainda vai melhorar.
E lógico que eu não vou perder e vocês??

LEIAM e não percam tempo para conferir essa obra =]

site: http://lovereadmybooks.blogspot.com.br