Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos

Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos Ana Paula Maia

Resenhas - Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Clio0 06/03/2015

Você é um animal.

Ana Paula Maia aparentemente não pensou duas vezes sobre isso quando decidiu escrever esse livro.

Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos traz alguns contos que apenas parecem desconectados no começo, mas que mostram a vida de alguns personagens sobre a forma mais animalesca possível.

Sangue, luxúria e desprezo são descritos de forma direta, mas intencional. Esse é livro sobre um tema polêmico e com uma história igualmente controversa - escrito da forma mais prosaica possível.

Os personagens, com comportamento ou motivações extremamente complexos, não são defendidos nem massacrados. Isso não significa em absoluto que a narração seja seca como uma reportagem de jornal.

Recomendo.
Felipe.Camargo 26/11/2021minha estante
Será um dos meus próximos...

Diã 26/11/2021minha estante
Que livro!!!!

Geovana Rodrigues 09/03/2022

[ALERTA GATILHO: 4SS4SSIN4T0, VI0LÊNCI4 CONTRA ANIMAIS]
Já começo dizendo que “Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos” é um livro que possuí um peso gigantesco. Se você for sensível aos temas citados acima, guarde essa leitura para outro momento.

“Erasmo Wagner olha para dentro da caçamba e pensa que já não há espaço no mundo pra tanto lixo. Que serão todos sufocados por ele. Um mar de imundície sacrificará a humanidade com seus próprios dejetos.”

A obra possuí duas novelas, a primeira, que dá nome ao livro, e a segunda, na qual tirei o quote à cima. Sinceramente, não sei qual me abalou mais! A linguagem é crua, assim como a violência – de pessoas contra outras e do sistema contra todos. Vemos a desigualdade, a pobreza, abusos e absurdos que a classe pobre enfrenta. O lixo e sua definição de status social sendo medido pela quantidade, e o prazer que homens simples encontram na violência.

Cada um dos protagonistas principais das novelas são homens que compartilham do destino duro e injusto. Uma moeda de duas faces, opostas, mas que são a mesma coisa. Um vive dos restos e o outro limpando os resíduos. A dureza impregnada nos diálogos e na vivência dos personagens me deixaram com o estômago embrulhado. Confesso que só senti empatia pelo protagonista da segunda novela – um pesar imenso porque sei, sem pensar longe, de pessoas que vivem assim, às margens. E isso me deixou muito triste!

E assim que encerrei a leitura, passei muito tempo refletindo e agradecendo todos os privilégios que já tive e ainda tenho. Foi impossível não associar a última novela, ao doc. que assisti no ensino médio: “Ilha das flores” – para quem nunca assistiu, recomendo procurar na rede vizinha, que só tem vídeos. Mas sugiro se preparar, porque as imagens e a narração jamais sairão da sua cabeça.

site: https://www.instagram.com/p/Ca0PyRtvNjQ/
Alê | @alexandrejjr 18/03/2022minha estante
Belíssimo texto, Geovana! Obrigado por compartilhar a tua experiência conosco e ainda citar um dos curtas mais importantes do país! Jorge Furtado é um gênio da nossa produção audiovisual.

Geovana Rodrigues 19/03/2022minha estante
Fico até sem graça com esse elogio ? muito obrigada

Felipe Duco 28/04/2017

É violento, direto e ainda arruma espaço pra filosofar
Nunca tinha lido nada nem que fosse parecido com o que Ana Paula Maia fez nessas páginas. Foi incrível. Sou acostumado a ler coisas pesadas (acho que são pesadas) mas nunca tinha lido uma literatura suja.
E isso é muito diferente.
E ótimo.
A história: homens que tem que ganhar a vida mediante empregos pesados, sórdidos e inescrupulosos. Acompanhamos como todos os ambientes ao redor desses homens é muito semelhante ao trabalho e que suas personalidades são alteradas e modificadas devido a não respirarem outros ares que não sejam os da sujeira e miséria.
Percebi em ENTRE RINHA DE CACHORROS E PORCOS, uma tensão em cada diálogo, em cada personagem descrito. É violento, direto e ainda arruma espaço pra filosofar e ser sensível.
É feito pra incomodar, o hiper-realismo atinge o propósito inicial de existir e mostra as coisas de maneira tão real e honesta que a sensação de sujeira é nítida. Um livro escrito por uma mulher, mas que não é um livro de mulherzinha. Nem personagem feminina tem direito!
A leitura é recomendada pelo fato de eu ter quase certeza de que você nunca leu nada parecido!
@lidcomisso 28/04/2017minha estante
Adoro! Se fosse ruim - o que não é - valeria só pela apresentação da autora, que já é uma senhora provocação. Os outros dois desta saga são igualmente bons!

Felipe Duco 30/04/2017minha estante
Lidi, achei bom também, embora que CARVÃO ANIMAL é o melhor de todos, muito tocante e o mais diferente entre os três, ele é o meu preferido :)

GilbertoOrtegaJr 26/08/2015

Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos – Ana Paula Maia
De muitas formas eu já imaginava que iria gostar de ler Ana Paula Maia, mesmo sem ter lido nenhuma amostra por menor que fosse do seu trabalho eu já tinha esta sensação, não sei dizer se é pelo títulos esdrúxulos ou se é pela inclinação ao humor negro, ou simplesmente por este ser mais um daqueles livros bem estranhos que escolho ler, mas de toda forma o resultado é que gostei, e muito de ler Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos.

O livro faz parte de uma trilogia chamada A saga dos brutos e é composto por duas novelas, a primeira dá nome ao livro e conta a história de Edgar Wilson e de Gerson, um amigo dele que está sofrendo de câncer, ambos vivem entre seu trabalho de abater porcos e nos momentos de descanso se divertem apostando em rinhas de cachorros.

Já na segunda novela que compõe o livro, e é chamada de O trabalho sujos dos outros, é apresentado ao leitor Erasmo Wagner (um lixeiro), Alandelon (um operador de britadeira) e Edvardes (um desentupidor de pias, latrinas, ralos, esgotos e etc.).

O que liga estas duas novelas é uma quantidade muito grande momentos nojentos e cenas bizarras, que vão desde um cara que decide pegar de volta um órgão que doou a irmã, passando por momentos como um cachorro comendo carne de um ser humano morto, ou até mesmo um homem que comeu o fígado humano. Tudo isso em um texto que veloz e ágil, mas que não está ali de forma gratuita, ou somente para chocar os leitores, as cenas são contextualizadas e criadas especialmente pela autora para que pudesse fazer um retrato de seres humanos embrutecidos pela vida.

Peguei este livro para ler e viciei, ao longo das 160 páginas eu quase não desgrudei dele. Ele faz parte de uma trilogia onde a autora busca retratar o processo de embrutecimento que os seres humanos passam para poder sobreviver, mas em meio a tantas coisas nojentas, e personagens que são quase inumanos, repletos de crueldade e bestialidade, a autora consegue criar uma bonita história de amizade, mesmo que não seja uma história tradicional de amigos. Para quem tem estômago forte recomendo muito que leia este livro o mais breve possível.

site: https://lerateaexaustao.wordpress.com/2015/08/27/entre-rinhas-de-cachorros-e-porcos-abatidos-ana-paula-maia/
Arsenio Meira 26/08/2015minha estante
Bacana demais a resenha!
Já tá na fila.

julianny 17/01/2021

Homens e animais são os mesmos
A cada livro da Ana Paula que leio, me surpreendo mais e mais com sua linguagem e um livro acaba sendo surpreendentemente mais cruel que o outro. Não há eufemismo ao se tratar de violência e vísceras. Me senti enojada em muitas passagens, principalmente no primeiro conto, de tão absurdamente violento que é. Homens morrem como animais. Animais são tratados da mesma forma que os trabalhadores. É quase antropofágico. Afinal, não há mesmo tantas diferenças entre eles.
Marina 23/01/2021minha estante
Antropofágico!!! Realmente é essa a palavra!!!!!

Peleteiro 10/08/2020

Excelente!
Lembrou-me de John Steinbeck, com o seu ?Ratos e homens?. Não pela caracterização dos personagens a partir dos diálogos, mas pela condição tratada. Pela degradação dos homens que exercem funções basilares, mas invisíveis, promovida pelas sociedades. Sem dúvidas, há aqui uma narrativa dura, crua e surpreendente. Grande obra!
Stephanie.Franco 24/10/2020minha estante
Que definição incrível! ?Pela degradação dos homens que exercem funç?es basilares, mas invisíveis?. Resume muito bem a aspereza e pungência do livro.

Juliana 22/10/2015

Dualidade
Esse livro é dividido em duas partes diferentes na escrita, mas parecidas no tema e personagens. A ambientação é muito boa e as características mais "realistas" estão bem presente. No entanto, tive um pouco de problemas com os diálogos.

Gláucia 10/05/2016

Entre Rinhas de Cachorros e Porcos Abatidos - Ana Paula Maia
Composto por duas novelas, a primeira que dá título ao livro e a segunda "O Trabalho Sujo dos Outros", faz parte de uma trilogia.
Traz como protagonistas pessoas que tendem a ser vistas como invisíveis pela sociedade cujos trabalhos são absolutamente essenciais, básicos, sem que alguém o destaque de alguma forma: abatedores de porcos, desentupidores de esgotos, coletores de lixo, quebradores de asfalto. Bem ao contrário, não queremos nos deparar com o lixo que produzimos o tempo todo.
Pelo tema o livro tem um tom naturalista, a leitura é rápida e serviu pra me chamar a atenção para essas pessoas, os ditos invisíveis.

Le Vieira 04/03/2024

“Dos escombros de nosso desespero construímos nosso caráter.”
Todos aqueles afirmam não haver relação entre o ambiente em que a pessoa está inserida e o seu caráter, sua forma de ver e lidar com o mundo, deveria ler este livro. Ana Paula retrata os personagens e suas vivências com tanta frieza, e ao mesmo tempo com tanta alma. Em momento algum me pareceu ficção. O mundo é assim, as pessoas são assim. Nós só fingimos não ver.
Em ambas as histórias, homens embrutecidos vivem suas vidas com o que lhes é dado, e com o que conhecem. E quem vive fora dessa realidade não tem o direito de julgar.

“Erasmo Wagner em alguns momentos sente-se como um ruminante. Remastiga e remói lembranças mal digeridas. Os ruminantes estão condenados a mastigar de novo e de novo o que volta do estômago à boca, e não percebem isto, ruminam qualquer coisa, sem questionar. A maioria dos homens que conhece são ruminantes. E fazem isto em silêncio.”

Rodrigo 18/01/2018

ENTRE RINHAS DE CACHORROS E PORCOS ABATIDOS
Excelente. Duas histórias sobre a crueza dos que lidam com os restos, as sobras, o lixo produzido por todos, e que deve ser eliminado por outros. Histórias que se cruzam, e têm em comum a humanidade mais básica, não lapidada, sem espaço para devaneios e caprichos, bruta. A primeira parte é boa, mas a segunda é excelente.
Recomendo muito

hanny.saraiva 31/07/2018

Se você gosta de livros sujos, mergulhe nesse.
O que eu mais curti no livro de Ana Paula Maia foi a identificação com as situações descritas nesse livro. O convívio com situações consideradas extremas e miseráveis por uns é convívio diário para outros. Entendo o cheiro de gordura emanada, o calor, os excrementos e o trabalho sujo que escorre de suas páginas. Por mais que falem que é uma narrativa realista, para mim ela tem o poder de jogar sobre esse realismo um quê de fantástico, não no sentido de sobrenatural, mas em pitadas de fantasia pinceladas no comportamento dos personagens. Os personagens de Ana Paula têm cheiro, pensamentos, rotinas vívidas, vida podre para alguns, mas peculiar e envolvente para outros. É como se víssemos um filme de Tarantino na periferia de casa. Sonho de muita gente que viveu os anos 90 e queria fazer cinema por essa periferia, vidrados em narrativas que se pegava nas extintas locadoras. Totalmente visual, o livro nos transporta com ardor e sabor amargo, como uma gosma entalada, para pontos específicos dentro da vida na margem da periferia. Não é apenas periferia, é periferia dentro da periferia. Visionário, eu diria. E ao mesmo tempo saudosista. Sufocante, original e necessário.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6