Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos

Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos Ana Paula Maia

Resenhas - Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lu 29/05/2023

Desumano
"Não leia este livro antes de dormir, nem quando for comer", essa foi a primeira recomendação que eu dei ao falar dessa obra. Chega a ser extremamente violento, grotesco, de arrepiar não por ser assustador, mas pela banalidade que narra acontecimentos chocantes e desumanos.
Sim, desumano é uma excelente palavra para definir Entre Rinhas de Cachorros e Porcos Abatidos. Apesar de ter uma linguagem e acontecimentos que necessitam de um certo estômago por parte do leitor, Ana Paula Maia demonstra, com esse livro, porque seu nome deve ser extremamente considerado na literatura contemporânea. Ela aborda temas como banalização da violência, desumanização no trabalho, trabalhadores marginalizados, desigualdade; de uma forma que impressiona o leitor, pela banalidade em que trata acontecimentos e, ao mesmo tempo, pela profundidade de suas críticas.
Mesmo não gostando de livros violentos, sinto que seria uma obrigação minha, como estudante de literatura, indicar uma obra de tanta qualidade.
Novamente, recomendo estômagos fortes.
Boa leitura :)

Ricardo 20/09/2021

A forma que a história é contada é incrível, passando por todo tipo de miséria mais absurda com um olhar sem juízo valor. Você não concorda com os personagens às vezes, mas apesar da autora na maioria das vezes não tentar justificar as ações dos personagens, você entende. E levado na história tendo tanto contato com o lixo, a miséria, o descaso, você acaba acompanhando as coisas horríveis tão impassível quanto os que as vivenciam. Sinto que eu queria algo maior na história, que às vezes parece que a história está prometendo, mas na realidade ela não está, é sobre pessoas e coisas tão absurdas e revoltantes quanto cotidianas.

Adriana1037 25/07/2021

A crueza da sociedade moderna. Sua hipocrisia e seus conflitos. Estar a margem. Retrato frio e cruel da humanidade.

Grace @arteaoseuredor 10/06/2021

?Entre Rinhas de cachorros e Porcos Abatidos, de Ana Paula Maia.
?O texto da autora no início do livro já diz tudo o que esperar: ?Este livro reu?ne duas novelas litera?rias compostas de homens-bestas, que trabalham duro, sobrevivem com muito pouco, esperam o mi?nimo da vida e, em sile?ncio, carregam seus fardos e o dos outros.
Os textos, em tom naturalista, retratam a amarga vida de homens que abatem porcos, recolhem o lixo, desentopem esgoto e quebram asfalto.
Toda imundi?cie de trabalho que nenhum de no?s quer fazer, eles fazem, e sobrevivem disso.
Fica por conta do leitor medir os fardos e contar as bestas.?
?Gostei muito do livro, e achei um dos mais pesados que li da escritora, e como sempre ela te faz ficar pensando nos livros por um tempo, e nos faz olhar dentro de nós mesmos, com suas críticas e linguagem crua.
São duas novelas, ?Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos? e ?O Trabalho sujo dos outros?.
Ambas trazem personagens marginalizados, sem esperanças, que ficam à margem da sociedade. Na primeira Edgar Wilson abate porcos e nas horas vagas aposta nas rinhas de cachorros. Na segunda Erasmo Wagner trabalha de lixeiro, o que aconteceria se não recolhessem o lixo nas cidades? São novelas impactantes.

Yasmim 29/02/2020

Porcos, cães, bode e cabras..
Leitura curta e intensa com um tanto de realidade misturada ao exagero. Senti a sensação de estar vendo o filme O Alto da Compadecida, e me perguntei se realmente coisas citadas no livro acontecem por aí (mas é claro que acontecem) e tive pesadelos no primeiro dia de leitura, fiquei impressionada.

João Vitor Schulte 02/03/2020

A sujeira do homem
Por dentro da vida dura de quem faz o trabalho que ninguém quer.

Edianne.Novaes 13/04/2020

Impactante
Brutal, arrebatador, violento, despudorado, direto, cortante...
Não há preparo ou antecipação capaz de aliviar o impacto causado por essas duas novelas num mesmo livro.
Apesar da violência do texto tão cru, acho que ele fala sobre sobrevivência e amizade

jacquelinands 22/04/2020

Mórbido e tangível
"Esta cidade não faz acepção. Tudo se transforma em lixo.Os restos de comida, os colchões velhos, a geladeira e um menino morto. Nesta cidade tenta-se disfarçar afastando para os cantos o que não e bonito de se olhar. Recolhendo os miseráveis e lançando-os às margens imundas bem distantes."

O livro tem dois contos e retrata além a desigualdade, os protagonistas - que sonham em sair dessa cidade para enfim morrerem soa como um tipo de paraíso para eles - e os cenários são muito bem construídos e criam uma densidade durante a leitura, alem disso os momentos de humor funcionam muito bem para a quebra do peso causado pela reflexão das historias dos trabalhadores.

Julia 08/02/2021

Te faz refletir
A autora mostra de forma brutal e crua a degradação humana com personagens despidos de empatia, o livro te deixa boquiaberto, em choque e te faz refletir sobre tudo.

Lanna 27/01/2021

Eu sou bem ignorante então n sei o termo certo pra o gênero e nem quem veio primeiro mas me senti como se tivesse assistindo pulp fiction e acho q aquele doido do T*ra***** ia ficar mais doido ainda com o primeiro conto

Paulo Renan 16/01/2021

Tiro, porrada e bomba.
Todos os personagens se parecem com psicopatas, destituídos de qualquer empatia pelo sofrimento alheio. É certo que há pessoas assim, mas não creio que comunidades inteiras sejam tão cauterizadas moralmente quanto se demonstra na primeira parte do livro.

As reflexões sobre lixo e exclusão social são interessantes e dão um peso maior ao livro.

fev 13/01/2021

#MulheresParaLer

4,5

Que livro! Que porrada na nossa cara e no estômago. O livro da Ana Paula Maia é constituído de duas novelas que se interligam em determinado momento. A narração em Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos é direta, sem rodeios e floreios. É uma obra que, com certeza, te chocará. Eu fiquei chocado com a violência banal, mas o modo como a Ana Paula contou a história me pegou de jeito. Me peguei rindo, chocado e com nojo várias vezes. A história te provoca e te tira da zona de conforto.

O realismo nas histórias protagonizadas por homens que vivem à margem da sociedade é um balde de água fria. Como a mesma autora diz são histórias de homens que fazem aquilo que nós não gostaríamos de fazer e simplesmente temos nojo. Trabalhar com porcos, recolher lixo e limpar esgotos não é nada agradável.

O livro só narra o que de fato acontece na vida cotidiana. A segunda novela é mais crítica e menos violenta. A primeira é nojenta e violenta, mas tem os seus méritos. É um livro pesado. A leitura é rápida, mas é agradável. Recomendo pra quem quer sair da zona de conforto.

Re Vitorino 29/08/2020

Chocante, incrível, assustador, perfeito
Nenhuma palavra é desperdiçada em duas histórias narradas com fluidez e sem poupar o leitor da crueldade dos ambientes dos personagens. Minha primeira obra da autora e definitivamente quero mais, quero tudo.

Edi 05/10/2020

Submundo e desumanização do sujeito
O livro é composto por duas novelas.
A primeira trás como personagens principais Gerson e Edgar Wilson. Ambos trabalham no abate de porcos e apostam em rinhas de cachorro como forma de diversão. Já na segunda, a história gira em torno de Erasmo Wagner que trabalha no recolhimento de lixo de um centro urbano.
É interessante perceber como em ambas as narrativas, a autora constrói um cenário brutal e pouco romantizado, levantando pontos extremamente pertinentes pra pensarmos numa sociedade subversiva e perversa.
É uma leitura que vale muito a pena pela construção complexa dos personagens e do contexto no qual eles estão inseridos.
Me tirou completamente da zona de conforto.
Super indico!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6