A fantástica vida breve de Oscar Wao

A fantástica vida breve de Oscar Wao Junot Díaz

Resenhas - A Fantástica Vida Breve de Oscar Wao

1 | 2 | 3 | 4 | 5

dessa77 21/04/2024

Foi uma luta mas consegui terminar
É o tipo de livro que não curto, dei uma chance porque foi o escolhido do mês no meu grupo de leitura.
Eu demorei muito pra ler, mais do que livros de mil páginas que já li, porque tem certas partes que não consegue te prender. Alguns capítulos que a gente torce pra acabar logo. Mas tem outros verdadeiramente bons.
É uma estória que foge da curva por contar a história de um obeso nerd e latino, só querendo ser amado por uma mulher, e não conseguir.
O final me deu muita raiva desse Oscar KKKK mas acho que dá pra entender ele (um pouco, talvez).
Enfim, não é ótimo mas também não é totalmente ruim. Provavelmente só não é pro meu gosto mesmo.

Murilo201 06/04/2024

Fukú...
Extremamente interessante. Jamais pensaria em ler sobre a Republica Dominicana e o Trujillato (o qual não havia nem ouvido falar) fora dos livros de história. O livro possui várias camadas, com personagens completos e suas vidas tão complexas quanto eles próprios. O conto é, acima de tudo, bem humano - o que traz um punhado de sentimentos na crueza; desperta-se gatilhos. A escrita é feita com furor, totalmente congruente, sem brechas ou pausas. Algumas vezes o excesso do espanhol atrapalhou a fluidez.

Realmente uma grande experiência. Un libro muy rico.

Najara 09/03/2024

"Nada mais reconfortante (escreveu ele) que salvar a própria vida simplesmente por despertar"
Oscar é um Nerd. Com "N" maiúsculo e isso não tem como negar. Ele também é esquisito, isso todos podem perceber. É um menino grande, e bote grande na frase. Mas além disso, o que mais Oscar é? Ninguém na história saberia dizer, pois ninguém se interessou o suficiente para conhecê-lo. Esse é um livro de um garoto dominicano obeso, que ironicamente, passa como invisível por todos os lugares que frequenta.

Livro vencedor do prêmio Pulitzer e eleito o melhor romance do século 21, vai abordar sobre a solidão de imigrantes em países estrangeiros, lações familiares (ou nós desfeitos), sentimento de abandono, rejeição e pertencimento. Vamos acompanhar personagens complexos e bem desenvolvidos, com os quais não iremos concordar com muitas atitudes, mas é isso que faz deles humanos, reais e palpáveis. Um livro cheio de péssimas escolhas e decisões, que vai deixando nosso coração apertado por não poder fazer nada para mudar o destino de cada um deles.

Maria Fernanda Greiner 24/02/2024

Vencedor do Prêmio Pulitzer de ficção de 2008, ?A fantástica vida breve de Oscar Wao? é um livro brilhante. É uma especie de romance nerd trágico e fantasioso - repleto de referências sci-fi como Frank Herbert e sua grande saga Duna, DC comics, Marvel - ao mesmo tempo que nos traz aquele toque de ficção histórica, com riquíssimas notas de rodapé, repletas de ironia, acerca da historia da Republica Dominicana desde o domínio do autoritário ditador e assassino Rafael Trujillo, que comandou a Republica Dominicana por longos 31 anos difundindo terror e repressão em escalas monumentais, até seu assassinato que iniciou a Queda da Era Trujillo

Essa é uma historia completa, temos momentos de alívio cômico que deixam a leitura mais leve, mas também contamos com cenas fortes e fatos históricos brutais. Fiquei impressionada com quão rico esse livro é, fiquei completamente absorta e sinto que também aprendi muita coisa, isso sim é uma leitura proveitosa, foi muito bom acompanhar as gerações e cultura dominicana dessa família emblemática.

Fabio.Nunes 03/01/2024

Ótimo
A fantástica vida breve de Oscar Wao - Junot Díaz
Editora: Record, 2022

Eis que 2024 começa bem! Um livro contemporâneo indicado por um amigo e que me surpreendeu.
Díaz é um dominicano que traz nessa obra a história de Oscar, um descendente de dominicanos que vivem nos EUA. Um menino/jovem obeso introvertido, aficcionado por fantasia e Sci-Fi, com tremendo potencial imaginativo que compensava suas dificuldades em viver no mundo real e ser aceito pelas pessoas fora de sua família.
Além dele, conhecemos a história de sua irmã Lola e de sua mãe Hipatia.
Por meio desses personagens, principalmente a mãe, nós adentramos um pouco na história da República Dominicana, e conhecemos melhor o período do ditador Trujillo, mais um dos terríveis ditadores que tomaram o poder na América Latina no século XX.
Com capítulos alternados no tempo e com diversas vozes narrativas (principalmente a do ex-cunhado de Oscar - Yunior), Díaz nos brinda com uma obra densa e ao mesmo tempo jocosa, nos fazendo rir em vários momentos, mas sem perder a tensão inerente à estória.
O autor também cria personagens críveis, não só em si mesmas mas com relação às demais. Não à toa ganhou o prêmio Pulitzer de ficção.
Difícil definir esse livro, alguma coisa com certeza ficou de fora dessa resenha, mas gostei demais do processo de leitura, e por isso recomendo fortemente.
Flávia Menezes 03/01/2024minha estante
Começando com o pé direito 2024 e com uma resenha que instiga por trazer mais de um país e cultura da qual não estamos tão habituados a ouvir falar. Parabéns pela resenha, Fábio! ????

Fabio.Nunes 03/01/2024minha estante
Obrigado Flavinha! Dizem os entendidos no assunto que esse livro é um clássico da alta literatura contemporânea.

Mai.lendo 29/11/2023

Breve, e não tão fantástica assim
Oscar é um jovem obeso e dominicano que passa seus dias tentando conseguir dar seu primeiro beijo e ter uma namorada, mas essa é uma tarefa muito difícil para o adolescente nerd e esquisitão, que se apaixona a cada olhar por qualquer mulher que dê o mínimo de atenção ou educação.
A obra no início pode ser um pouco confusa pela mudança de narradores, mas logo a gente se acostuma, e aprende a gostar, e tbm a ter raiva dos personagens e da dinâmica familiar. A medida que vamos conhecendo a trajetória de cada um vamos entendendo essas relações familiares e suas consequências.
Fiz toda leitura esperando que as coisas acabassem bem, que Oscar finalmente estivesse feliz e realizado, e aparentemente no final ele consegue se sentir completo. E ao mesmo tempo que isso é bom, é tbm muito triste.

É importante falar que em alguns momentos pode haver gatilhos para o suicidio.

Larissavmelo 31/10/2023

Um livro interessante que traz muito sobre a cultura e história de um país que tenho pouco conhecimento! Isso por vezes me deixava um pouco perdida, assim como a mistura das vozes que narram a história! Personagens com muita carga emocional! Fiz toda a leitura esperando pela felicidade de Oscar!

Faluz 02/10/2023

A Fantástica Vida Breve de Oscar Wao. - Junto Diaz
Ficção da República Dominicana. Traz a tona um vocabulário próprio da ilha onde o autor justifica as palavras sem tradução "quase como uma vingança" pelos imigrantes que desembarcam nos EUA sem saber falar corretamente o inglês e submergem tentando entender e ser entendido com a máxima urgência diante da necessidade e sobrevivência.
O autor apresenta capítulos apresentando um narrador a cada vez, sem explicações prévias. Nos acostumamos com esse encaminhamento da narrativa. Além disso a narrativa transcorre em paralelo com a história do país, apresentada e explicada por meio de notas explicativas.
Esse texto nos faz refletir como o momento atual é uma repetição/apresentação de momentos anteriores de imposição política, cultural numa sociedade comandada por ditadores.
Ótima leitura.

Ju 18/05/2023

Tao real
Oscar o dominicano sem os parangolé dominicano conquista a gente com sua doçura e nos faz refletir sobre a dificuldade de ser voce mesmo no mundo.

Higor 09/05/2023

"LENDO PULITZER": sobre um remake de clássicos latino-americanos
Se por um lado é incrível ver livros fora da caixinha, como "A fantástica vida breve de Oscar Wao", romper barreiras e alcançar méritos inimagináveis, como o de ganhar o Pulitzer e ser eleito o melhor livro do século 21, por outro, é um tanto frustrante lê-los e ver que foram superestimados.

Tudo bem que o Pulitzer não é o melhor parâmetro em questão de premiações, afinal, sua irregularidade é notória, mas mesmo que qualquer lista de melhores livros seja subjetiva, escolher um livro dominicano para ser o primeiro dentre os melhores livros, não do ano ou da década, mas de um século que está apenas começando, chama a atenção, não?

O leitor logo se questiona, curioso, por menor que esteja: o que este livro tem, o primeiro romance em uma bibliografia de duas coletâneas de contos, de tão interessante para desbancar nomes consagrados e populares, como Ian McEwan, Chimamanda Ngozi Adichie, Elena Ferrante e Zadie Smith, dentre tantos outros? Para mim, nada. Tanto que, em listas mais recentes, ele cai vertiginosamente de 1º para 63º, o que é muito mais coerente.

Importante ser justo e falar que "A fantástica vida breve de Oscar Wao" é, sim, um livro interessante, em que a narrativa atrai a atenção do leitor, mas também é preciso admitir que o livro não se sustenta sozinho e, pior, parece mais um remake de tantos outros clássicos latino-americanos consagrados, como se o livro fosse uma versão modernizada para atrair novos leitores, um público alvo recente ou em um nicho específico, certamente de receosos ou que consideram clássicos como Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa, Juan Rulfo e tantos outros como chatos, difíceis ou antiquados de se encarar.

Digo isso porque os grandes temas abordados em "Cem anos de solidão", "Ficções", "A casa dos espíritos", "Pedro Páramo" estão presentes em "A fantástica vida breve de Oscar Wao". As ditaduras latinas, o realismo fantástico e até mesmo as gerações de famílias e suas narrativas emblemáticas se fazem presentes, mas de maneira organizada, ora tímidas, ora mais modernas e descontraídas, mas nada de tão renovada ou louvável.

Seriam, então, as referências às culturas geek e pop o grande atrativo de "A fantástica vida breve de Oscar Wao"? A mistura eficiente de espanhol com inglês em uma mesma frase, como se fosse um novo idioma usado pelos latinos nos Estados Unidos?

Claro que todo livro não precisa ser necessariamente, original, ou iniciar um novo estilo ou escola literária, mas apesar de "A fantástica vida breve de Oscar Wao" ser divertido de se ler, o que já é um dos objetivos de um livro, é bastante comum ver outros leitores falando: este livro fala sobre a Ditadura na República Dominicana, mas para entender melhor esse contexto histórico, leia livro tal. Se "A fantástica vida breve de Oscar Wao" se propõe a falar sobre tal assunto, ele não se basta? Ele não se sustenta sozinho, mas precisa de apoios, de outros romances ambientados no mesmo contexto, para poder caminhar?

"A fantástica vida breve de Oscar Wao", de Junot Diaz, não precisaria se apoiar em "A Festa do Bode", de Mario Vargas Llosa, para ser um bom livro a abordar a Ditadura Militar da República Dominicana, muito embora saibamos que se inspirou nele - ou mergulhou de cabeça na fonte - para escrever um dos mais emblemáticos capítulos de seu livro.

Acredito que o autor tenha potencial, tanto que o livro começa muito bem, mas se perde com a parte da mãe, principalmente, e quando volta, não parece mais tão promissor, e sim morno, pouco natural e apelativo até, como se forçasse o leitor a acreditar que o destino de Oscar Wao fosse um, para depois fazer um plot twist e apresentar um desfecho que leitor nenhum esperava.

Um tanto fora da caixa, "A fantástica vida breve de Oscar Wao" é um bom livro, com muitos defeitos, mas não o melhor livro do século ou sobre o assunto. Incrível para uns, dispensável para outros, é um livro democrático, pelo menos.
Tana 06/07/2023minha estante
Parti desse para A Festa do Bode de Llosa!

escorpimonia 21/01/2023

Tocante
Essa é uma daquelas leituras que classifico como "não sei o que falar, apenas o que sentir".
Desde o começo me conectei com o Oscar e senti sua solidão e tristeza, fiquei muito comovida e achei maravilhoso o autor ter apresentado personagem que demonstra as suas fraquezas.
Lola também é uma personagem incrível, sinônimo de força e resignificação.
O livro é incrível e a narrativa é emocionante e triste ao mesmo tempo, porém trazendo aquela sensação de "realidade".

Livro mais do que indicado.
Natzera 21/01/2023minha estante
Tão linda ai ai ai? ?

escorpimonia 21/01/2023minha estante
Você que é linda, minha leitora favorita ?????

Natzera 21/01/2023minha estante
Você que é a minha ?

Fabrício Franco 03/01/2023

Inusitada ficção e essencial saber da ditadura de Trujillo
Uma estória que mantém você interessado até a última página (embora o título sugira o que vai acontecer). Junot Diaz conta as desventuras do infeliz Oscar de Leon através de múltiplas vozes (com um narrador principal inesperado). Cada uma dessas vozes agrega um pouco mais sobre Oscar, mas também sobretudo da história moderna da República Dominicana e dos dominicanos nos Estados Unidos. Usando uma voz de fala rápida, polvilhada de espanhol, com intensa referência à cultura pop, atrai o leitor para o (des)governo de 30 anos do ditador Trujillo - que, para mim, foi a parte mais interessante. Talvez haja um único senão no livro: embora a obra leve seu nome, não há um desenvolvimento de Oscar que nos permita conhecê-lo como ser humano. Parece um desenho animado, um personagem que poderia ser atribuído a qualquer outro e nada mudaria. Não obstante, esse é sem dúvida um dos livros mais inusitados que já li.

Bruno 27/12/2022

Melhor do ano!
Sei que tenho mais um livro para ler antes do fim do ano, mas já posso declarar o vencedor.
Uma história incrível, personagens cativantes, uma aula de História latino-americana,?
Melhor livro do ano e um dos melhores da vida!

DêlaMartins 29/11/2022

Vida breve, definitivamente não fantástica
A história começa com Oscar adolescente, obeso, negro, nerd total, sem amigos, louco para ter um amor, mas totalmente sem habilidade para isso, que vive com a mãe e irmã em Nova Jersey, no que parece ser um gueto de latinos. Da adolescência até depois de formado na universidade, ele segue exatamente assim... De fantástica, sua vida não tem nada. Ele se apaixona loucamente umas 5 vezes, sempre sem sucesso. Desconheço as referências nerds do livro e, mesmo boiando em grande parte delas, acompanhei a história e consegui rir de alguns exageros e ironias relativas a isso.

Mais do que a história sobre Oscar, o livro conta a saga da família, originária da República Dominicana. Os rodapés com longos textos sobre o período em que o país foi governado por Trujillo são muito interessantes e fiquei curiosa para entender sobre o país e seu ditador sanguinário, impiedoso, fascista. Busquei outras informações porque nada sabia sobre o tema e realmente, durante os 30 anos dessa ditadura, o país viveu sob domínio do medo. Bastante triste.

A saga da família Cabral passa pelo que acreditam ser uma maldição, o chamado fukú, e cobre torturas, assassinatos, injustiças, começando pelo avô de Oscar, Abelard, um médico bem sucedido da República Dominicana, que por não ter levado a filha e a esposa para uma festa de Trujillo, sofre graves consequências. O fukú segue com a mãe de Oscar, Belicia, que foi criada pela prima de seu pai, La Inca, na República Dominicana e que, ao se apaixonar por um gangster, passa por momentos difíceis e deixa o país, para viver nos EUA. A saga continua com Oscar e Lola, sua irmã.

A narrativa não é contínua e salta de um personagem para outro, em épocas diferentes. Os narradores vão mudando sem aviso prévio e, embora isso confunda um pouco, o fio da meada não é perdido. Um ponto curioso é que o autor escreveu em "spanglish" que, definitivamente não é igual ao "portunhol". Achei que a essência da ideia do Junot Diaz foi perdida na tradução.

Uma história triste, muitas vezes escrita de forma irônica com pitadas de humor. Uma saga. Um bom livro, ganhador do prêmio Pulitzer de ficção de 2008.

@buenos_livros 19/09/2022

A Fantástica Vida Breve de Oscar Wao - Junot Díaz ??
?Por mais que se iludisse, nada mudaria a realidade nua e crua de que era uma jovem moradora da República Dominicana de Rafael Leônidas Trujillo Molina, o Tirano mais Tirânico que já Tiranizou. Aquele era um país, uma sociedade, que havia sido projetado para ser à prova de fugas. O Alcatraz das Antilhas. Nem o ilusionista Houdini escaparia daquela Cortina de Plátano. Opções eram tão raras quanto tainos e, para flacas irascíveis de pele negra e poucos recursos, mais escassas ainda.?
. 68/2022
. A Fantástica Vida Breve de Oscar Wao (2007)
. Junot Díaz ??
. Tradução: Flávia Anderson
. Romance | 308p. | e-Book
. @editorarecord
. Primeiro romance do autor dominicano Junot Díaz, laureado com o Pulitzer é recebido como uma das grandes obras latinas contemporâneas, é um livro inventivo é original. Conta do a saga de Oscar Wao e sua família de imigrantes dominicanos tentando a vida nos EUA, a história muda de rumo, protagonista e tom de voz diversas vezes, montando um mosaico de narrativas que tem como pano de fundo e principal conexão as consequências do horror ditatorial de Trujillo na ilha caribenha. Ao final, um alter ego do autor, o personagem ?Yunior? é quem conecta as partes e da sentido a história. Para quem leu ?A Festa do Bode? de Mário Vargas Llosa, é um complemento e ao mesmo tempo contraponto, trazendo a visão das pessoas que sofrearam as consequências das insanidades do ditador. Infelizmente, esse belo livro tem sido ofuscado pela conduta controversa do autor, acusado de abuso sexual, que o levaram inclusive a renunciar à presidência do conselho do Prêmio Pulitzer.
. ????????

1 | 2 | 3 | 4 | 5