O Conquistador: O Lobo das Planícies

O Conquistador: O Lobo das Planícies Conn Iggulden

Resenhas - O Lobo das Planícies

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Núbia Cortinhas 12/01/2023

Empolgante do início ao fim!!
Eu quero entender, como eu posso ter ficado tanto tempo sem ler esse livro? Bem, é melhor não entender... É melhor evitar a culpa!
   Eu estou extasiada com a escrita do Conn Iggulden. Que escrita! Que narrativa!!
   Pode parecer exagero, mas não é. Eu senti uma enorme felicidade em saber ler. Sim, nenhum livro tinha me chamado a atenção para isso! Eu já me emocionei, ri,  aprendi com outros autores, mas a leitura até então, era como se fosse uma extensão do meu corpo que funciona naturalmente; porém esse livro me fez ficar alegre por saber ler.

Conn Iggulden me arrebatou para as planícies mongóis de maneira fluída e muito, muito empolgante. Do início ao fim eu queria devorar esse livro, não queria sair, dormia pouco e atrasava as refeições pois afinal de contas... Deixa eu ler mais um capítulo!
   Eu visualizei a história com muita facilidade, como se tudo tivesse acontecido ontem e estava sendo maratonado numa TV. Eu tive a sensação de estar invisível... Só observando curiosamente e sentindo cada detalhe,  a atmosfera tensa, o frio congelante, o cheiro dos guerreiros, o gosto da caça assada... Simplesmente arrebatador, incrível!

Conn Iggulden viajou para a Mongólia, fez pesquisa de campo para conhecer a fundo essa cultura milenar tão exótica e distante de nós e nos presenteou com a saga "O Conquistador" .
   "O Lobo das Planícies" é o primeiro volume da coleção e irá nos apresentar a infância de Temujin, a sua família, a adolescência sofrida e o início da sua juventude como um guerreiro destemido em ascensão.
   Temujin foi um jovem visionário, rodeado por inimigos, que sonhou em unir todos os desgarrados e todas as tribos mongóis em uma só Nação, sob um mesmo estandarte. Mesmo não possuindo riquezas, ele só tinha a coragem, a determinação, a lealdade de uns poucos homens e principalmente a sua palavra.
   O que viria em seguida abalaria o mundo, sem dúvidas!
   Que venha o volume 2 "Os Senhores do Arco"!!
Elaine 13/01/2023minha estante
Woow! que tentação em ler este livro que eu não conhecia depois da sua empolgante resenha, Núbia. ?

Núbia Cortinhas 13/01/2023minha estante
Elaine, pode incluí-lo na sua meta literária, super indico!

CPF1964 13/01/2023minha estante
Ficou maravilhosa sua resenha, Núbia. Parabéns !!! ??? Faz uns 2 meses que comprei o último que ele lançou. Tenho 15 dele e ainda não li nenhum. Mas tinha certeza que seria ótimo. Adoro romance Histórico.

Núbia Cortinhas 14/01/2023minha estante
Que sonho ter a coleção completa do Conn, vou procurar com calma, pois vale a pena. Outro autor bom que estou doida pra ler é o Bernard Cornwell, só que as sagas são mais longas.

CPF1964 14/01/2023minha estante
??? Do Cornwell eu tenho todos. 44 livros físicos. Li 2.

CPF1964 14/01/2023minha estante
Ken Follett. Robert Harris.

??????

Núbia Cortinhas 14/01/2023minha estante
Opa! Já anotei o Robert Harris para pesquisar, o Ken Follet já conheço e gosto bastante.

MissDLeBeau 01/11/2023minha estante
já tava com vontade de ler ~ agora quero mais aindar.

Vincent 31/05/2021

Espetacular
Enrolei dez anos para começar a ler essa série de livros porque já imaginava a qualidade e sabia que tinha que fazer isso com tempo para desfrutar. Interromper a leitura é um martírio. Excelente.

Gilberto 03/07/2020

Infância
O autor nos conta a historia sofrida de TEMUJIN (Gengis Khan) em sua infância, como conseguiu sobreviver quando perdeu seu pai aos 11 anos, vivendo contra todas as adversidades, fome, frio e inimigos.

Marcos 17/05/2010

Razoável
Como grande fã de Genghis Khan, responsável pelo maior império em extensão que este mundo conheceu, mal podia esperar para ler. Some a isso o fato de ter gostado muito da série "O Imperador", do mesmo autor.

Fiquei um pouco decepcionado. Tenho que dar um desconto pelo fato de que há pouca informação sobre os passos de Temujin até se consagrar cã, mas, ao se comparar com a ascensão romanceada de Júlio César, narrada por este autor, até se tornar ditador, vejo que alguma coisa ficou faltando, em termos de prender a atenção.

Um aspecto positivo é a maior fidelidade histórica desta obra. O autor não repetiu mudanças absurdas da história, como fez em "O Imperador", ao criar Júlio e Brutus da mesma idade. Os fatos mais importantes existiram de alguma forma, tendo o autor o trabalho de dar aquele toque romântico.

Os personagens são menos interessantes do que eu esperava. Os irmãos Kachiun e Khasar são parecidos no nome e na personalidade, de modo que demorei bastante a identificar quem era quem na narrativa. Arslan é o cara honrado e justo que está ao lado do líder, Jelme, sua versão mais jovem. Borte é uma construção básica de personagem feminino guerreiro, nada mais, idem para Hoelun, uma espécie de Borte mais velha. Eeluk é o traidor clássico. Faltou um pouco mais de complexidade dos personagens, talvez ocasionado pela falta de registros históricos sobre os mesmos.

Destaque para algumas passagens interessantes, como a sobrevivência na floresta, a fuga do acampamento dos lobos, após ser aprisionado no buraco, a captura da águia, logo no início (que poderia ter sido mais bem explorada ao longo da trama). As batalhas são menos empolgantes do que pareciam em "O Imperador".

No balanço, é bom o suficiente pra me fazer querer ler os próximos volumes, mas não tanto a ponto de bater aquela ansiedade provocada pelos melhores livros.

Vagner46 03/02/2015

Desbravando O Lobo das Planícies
Esse livro estava há anos na minha cabeça e sempre tive vontade de desbravá-lo, mas infelizmente o tempo ia passando e a hora dele nunca chegava, até que comecei a assistir ao seriado Marco Polo e finalmente me veio a inspiração para ler a tão recomendada obra de Conn Iggulden. Só me restou pegar o e-book original e começar a desbravar. O Lobo das Planícies é o primeiro livro da série O Conquistador, composta por 4 outros, e nos apresenta o início da vida de Temujin, filho do chefe da tribo dos Lobos, vivendo em terras mongóis.

Tudo começa a dar errado quando o pai de Temujin morre após ser atacado por alguns Tártaros, o que desencadeia uma série de tragédias na vida dele. O novo khan dos Lobos abandona a família de Temujin no meio de um inverno rigoroso e sem comida, deixando-os lá para morrer. Vale destacar aqui a fibra moral e a força de vontade da mãe do protagonista, pois eu não imagino a dificuldade de se criar CINCO filhos em um local praticamente sem comida e com a ameaça de ser morto por qualquer grupo de guerreiros que aparecesse.

“There was no justice in the world, but he had known that ever since the death of his father. The spirits took no part in the lives of men once they had been born. A man either endured what the world sent his way, or was crushed.”

A escrita do autor é simples e direta, sem muitos rodeios e, mesmo que os primeiros 57% do livro são dedicados a Temujin dos 11 aos 14 anos, isso não tornou-se monótono em momento algum, tanto é que eu sempre terminava um capítulo e ansiava por mais, queria descobrir o que acontecia com a família do protagonista e o que eles fizeram para sobreviver, as provações que tiveram que passar para aguentar um ambiente tão hostil e perigoso.

O tempo passa e eles sobrevivem, sempre com a ameaça de aparecer algum Tártaro pelo caminho ou a tribo dos Lobos voltar para ver se o inverno fez o serviço completo. O ódio de Temujin e seus irmãos pelo atual khan dos Lobos é tão, mas tão intenso, que a vida deles resume-se a vingança, pela alma de seu pai, pela chance de poderem viver novamente.

Lembro também da parte inicial do livro, quando Temujin e seus irmãos saem na busca por um filhote de águia no topo de uma montanha para dar de presente ao pai e acabam encontrando dois deles, como se isso fosse uma vontade dos deuses. Nessa parte já podemos perceber a forte relação que os irmãos terão ao longo da história, seja para o bem ou para o mal, como o leitor acabará descobrindo alguns capítulos depois.

Esse livro é só o começo da história de uma nação, de um homem que manteve os fantasmas do seu passado bem vivos na sua cabeça para que ele se tornasse um líder cruel e sem medo de expandir os seus territórios, matando qualquer um que aparecesse no seu caminho e tentasse atrapalhar o seu sonho: juntar todas as tribos mongóis em uma só, torná-los somente um povo.

“You will revenge my father's death and we will be one tribe across the face of the plains, one people. As it should always have been. LET THE TARTARS FEAR US THEN! LET THE CHIN FEAR US!”

Conn Iggulden focou intensamente na parte psicológica do personagem principal e seus familiares nesse livro, trazendo à tona toda as adversidades passadas por Temujin na sua infância e como isso realmente moldou o seu caráter para que ele se tornasse como é conhecido hoje: o maior conquistador da História, o implacável e impiedoso Genghis Khan, reverenciado até hoje como um dos maiores estrategistas que o mundo teve a honra de conhecer.

“We are the silver people, the Mongols. When they ask, tell them there are no tribes. Tell them I am khan of the sea of grass, and they will know me by that name, as Genghis. Yes, tell them that. Tell them that I am Genghis and I WILL RIDE.”

Tchê, eu preciso mesmo dizer que eu gostei demais desse livro? A história de Temujin é LINDA, se é que existe uma palavra melhor para descrevê-la, e só desbravando-a será possível entender como viveu Genghis Khan e sua família. São vários momentos de tensão durante a narrativa que fica difícil não torcer por Temujin e vibrar quando os seus golpes encontram o coração do inimigo, quando ele sofre por estar quase morrendo, quando ele está na linha de frente em uma batalha, quando ele está só respirando, enfim! haha

Leitura recomendadíssima, principalmente para quem gosta de livros no estilo de Bernard Cornwell. As batalhas são bem descritas, os conflitos do personagem com as pessoas próximas são bem intensos e vocês irão se surpreender com a qualidade da escrita de Iggulden, juntando uma narrativa simples com fatos históricos (alguns foram mudados, já que essa é uma obra de ficção). Pretendo ler o segundo ainda em 2015, Temujin certamente merece mais atenção!

site: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2015/02/resenha-o-lobo-das-planicies-conn.html

Cleo.Padua 17/09/2020

Não conhecia o autor,mas,amo história,então comecei a ler série o conquistador,são 4 volumes,e não consegui parar,terminei e comecei a série imperador,6 volumes...para quem gosta,não deixem de ler. O autor simplesmente te prende do começo ao fim. Impossível parar de ler.
Ricardo Tamanini 01/11/2020minha estante
Na verdade, tanto "O Conquistador" como "O Imperador" tem 5 volumes.

Velho Vesgo 22/04/2021

O maior
Uma história incrível do maior conquistador de todos os tempos. Ficção junto com fatos reais revelam a ascensão de uma lenda. Sofrimento, suor e sangue são os pilares da construção de Genghis Khan.

Shaftiel 13/01/2009

épico na história, fraco nos personagens.
As histórias de Gêngis Khan é épica, como a de todo grande líder. Lobo das Planícies conta o início dela, quando ainda criança começa os desafios ao lado dos irmãos. Sua maior ambição é se tornar o líder da tribo dos lobos, como seu pai, no entanto, isso se desfaz quando o pai é morto em uma emboscada. Assim, Temujin, como era chamado antes de se tornar o grande líder, é deixado para morrer junto com a mãe e os irmãos. Sobrevivendo, ele se sobressai e começa a reunir as tribos para conquistas maiores.

O livro é um bom romance histórico. Trata com fidelidade as histórias dos mongóis e seus costumes. As descrições das batalhas são boas, principalmente a primeira, aquela que leva Temujim a ganhar seu nome. O problema do livro está na construção dos personagens. Como acontece em outros livros, Conn Iggulden peca na construção de Temujim. A princípio, parece um personagem normal, no entanto não tem carisma suficiente para todas as ações para as quais está fadado. Só se parece entender o carisma que gêngis tinha devido às inúmeras repetições do autor falando de como ele era amado, como ele era temido. É sempre preciso uma descrição bem direta sobre o assunto. Não se pega amor ou se sente isso pelo personagem apenas por sua essência.

Isso é totalmente diferente do que se vê em outros autores como Bernard Cornwell que cosntruiu um Rei Artur que o leitor aprende a respeitar e entende porque os outros personagens respeito. Como acontece com George R. R. Martin, que criou Ned de Song of Ice and Fire, que todos amam, mas ninguém quer perto. Essa falha de boa história, mas personagens ruins aconteceu na série o Imperador e é repetida aqui. Vemos os irmãos sub-aproveitados, necessitando das mesmas descrições diretas, um ferreiro mais sub-aproveitado ainda.

O Lobo das Planícies é um bom livro, mas inferior a diversos romances históricos atuais. Ele segue bem mais por contar uma história épica do que por ter um personagem chamativo.

Eduardo 11/01/2010minha estante
um livro muito bom, nao consegui saltar depois de comecar a ler, mal consigo esperar para ler o senhor dos arcos(parte dois da serie o conquistador). As batalhas sao bem detalhadas, me interesou sobre o povo mongol e a vida de gengis khan. Muito bom!

Felipe 25/08/2020

Um baita romance histórico!
Tem tudo que um bom romance histórico pede! Um bom desenvolvimento, personagens marcantes, leitura fluida e muitas passagens com ação imersiva!
Mt recomendado!

Rafa 24/09/2022

Descobri meu amor por ficção histórica
É a segunda vez que li esse livro, quando li a primeira eu era muito nova, devo dizer que vi as coisas com um ponto de vista muito diferente e consegui apreciar a qualidade da escrita, definitivamente não é um livro pra ser lido rapidamente.

Graxaim 08/02/2022

"Somos o povo de prata, os mongóis[...] Diga que sou cã do mar de capim, e eles me conhecerão por esse nome, Gêngis."

Um livro que conheci por acaso, mas foi uma das melhores obras que já li. Excelente forma de apresentar a história do Império Mongol. Ansioso para conseguir ou outros quatro volumes.
Igor Almeida 08/02/2022minha estante
Muito boa essa série

João Vitor Gallo 21/01/2014

O começo de mais uma épica saga escrita por Conn Iggulden
Conn Iggulden se consagra como grande escritor de ficção histórica neste livro. Se antes na muito elogiada (com toda a razão) saga literária "O Imperador", que contava a história de Júlio César, ele apareceu para o mundo, neste ele define sua marca e grava de vez seu nome junto aos dos mestres desse estilo literário,como o igualmente incrível Bernard Cornwell.

Iggulden narra com descrições vívidas sobre como era a vida nessa época nas frias e ermas terras da Mongólia. Narra com maestria o crescimento de um homem que foi largado para morrer até erguer um dos maiores impérios que o mundo já viu. Um líder sanguinário criado em uma terra que não permite fraqueza, traçando um perfil realista de como Gêngis khan realmente poderia ter pensado e tomado certas decisões em sua vida e como ele se tornou um nome a ser temido entre seus inimigos, idolatrado entre seu povo e respeitado por ambos. Tudo que é descrito é realmente crível, como ele próprio estivesse nos campos de batalha e nas iurtas registrando cada diálogo.

A leitura é fluída e agradável, de fato não precisa fazer esforço para as imagens tomarem forma em sua imaginação e todo aquele mundo em que você nunca esteve se forme nitidamente bem a sua frente. O primeiro livro de mais uma incrível e épica saga.

Walison 07/05/2022

Gêngis Khan como nunca vimos
Quando dei de cara com esse livro na biblioteca me senti atraído sem saber o porquê e quando percebi o autor já tinha me fisgado, é impossível parar de ler, você adentra na história e não sai nunca mais!

Michelle.Cristina 28/02/2020

Nunca havia me interessado por esse tipo de leitura anteriormente, mas assim que comecei não consegui mais parar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6