Lutas Sinceras

Lutas Sinceras Fernando Mendes

Resenhas - Lutas Sinceras

Pamela 15/06/2013

Publicado de maneira independente, este é o segundo não-romance publicado, além de um poema e um conto, entre os anos de 2009 e 2010, e outras obras. A aposta da vez foi depositada em Lutas Sinceras – Desarmado, que nos traz a história de Cândido, um humilde trabalhador, que fazia o mesmo caminho, todos os dias. Até que em um deles percebe a existência de um mendigo em um dos becos pelos quais passava.
Este mesmo mendigo pediu que o chamasse de Vulto, e assim foi feito por Cândido. Em um desses dias em que tudo ocorria novamente da mesma maneira usual de sempre, Cândido foi atacado, e Vulto o ajudou, desembainhando uma espada que saia do corpo do atacado.
Foi dessa maneira que um novo mundo foi descoberto por Cândido.
Escrito de forma suave e despreocupada com rebuscamentos, a narrativa flui naturalmente. A maneira como os acontecimentos se sucedem, principalmente com a sobrinha de Cândido, Natasha, são descritos com precisão de detalhes.

“A verdadeira arma é a escolha. Não importa se eu posso cometer um erro ou machucar alguém ao escolher. Fugir da escolha, isso sim me deixaria desarmado.”

O único ponto negativo é a repetição de palavras em uma mesma oração ou parágrafo. Isso cansa durante a leitura, mas pode ser concertado optando por alguns sinônimos. Mas nada que me atrapalhasse ^^. Temos fortes indícios de mangás e animes dentro da narrativa do texto, como a utilização de palavras em japonês, além de latim e passagens e citações em inglês.

Indicado a quem goste de um bom suspense e o sobrenatural ligado à criação das espadas samurais.

Ana Carolina 25/06/2013

Uma surpresa que me desarmou
Quando o Fernando Mendes, autor que gentilmente me cedeu o livro para esta resenha, convidou alguns blogueiros e eu me inscrevi, fiquei muito apreensiva. Lutas Sinceras me tirou de minha zona de conforto, mas ainda assim eu gostei demais deste livro, foi uma leitura que valeu a pena.
O livro conta a história de Cândido, um homem-menino que nunca foi muito misturado as demais pessoas. Nada belo, um pouco fora de forma, solitário e tudo mais que uma pessoa deslocada pode ter, ele se depara com um mendigo que o atrai de uma forma estranha.
Cândido e Mendigo, julgo Vulto, se encontram e conversam e a partir dai, nosso protagonista se descobre um Real Sincero. Demorei certo tempo até compreender o que era, mas ao compreender, sua capacidades que vem de sua alma, como ter uma espada, "ler" os pensamentos de outros, auto-cura e uma certa imortalidade, vemos que a capacidade de criar humana está bem longe de acabar.
O livro se desenrola a partir dai, não costumo narrar muito o enredo por isso, vamos aos destaques do livro.
O protagonista foi com certeza o meu personagem favorito!Ele é tão deslocado, tão inteligente, tão fora dos padrões... Eu me identifiquei demais com ele, pela sua coragem e audácia, de certa forma faz com a história de mova.
Vulto, o seu mestre, me deixou muito curiosa. A narração em terceira pessoa me fez desejar ainda mais saber sobre ele, mas eu tenho que entender que faz parte do personagem o mistério.
E a personagem mais adorável e forte do livro, Natasha, sobrinha do Cândido, eu realmente a amei .
E gostei dos vilões demais, os Fanáticos, as explicações, os detalhes.
Por fim, o livro foi uma grande surpresa. Apesar de não ser meu tipo literário favorito, eu me vi numa chuva de cultura, personagens bem feitos, mistério e ação. Eu realmente amei o livro.
Mas como o mundo não é perfeito, vi alguns erros de revisão, a diagramação do livro tem muitas falhas e as vezes era difícil de ler, mas isso só foi realmente relevante até eu me ver infiltrada naquele mundo.
Parabéns, Fernando! Sucesso nesse e no seu outro livro que comprarei e lerei!

" (...) O mundo é cheio de mentiras.As mentiras se dão simplesmente porquê as pessoas tem medo de ser como são. É esta a diferença." (Página 20)

GianiPlata 17/12/2013

LUTAS SINCERAS - Fernando Mendes
Essa semana conheci Cândido, um rapaz muito gentil e muito tímido. Ele me contou coisas incríveis que demorei a acreditar!

Ele me disse que uma noite voltando para casa, acabou se deparando com dois brutamontes que o perseguiram pelo simples fato de o acharem diferente.

Durante sua fuga, Cândido encontrou um mendigo que já havia visto em outras ocasiões e este acaba por ajuda-lo a se livrar dos caras maus despertando um poder que estava escondido na alma do rapaz. Ele descobre então ser um Real Sincero, uma especie de guerreiro descendente dos lendários samurais que com o poder da verdade e da pureza de seu coração, vai utilizar sua alma para combater o mal.

Após descobrir que sua alma pode se tornar a mais forte das espadas, Cândido começa um árduo treinamento para saber como desenvolver e utilizar seus poderes. Isso mesmo! PODERES! Além de formar uma espada com sua alma, ele pode conversar por pensamentos com outros que conseguiram liberar este incrível dom.

Pena que nem todos usam esse dom para o bem! Alguns se acharam tão perfeitos que querem exterminar aqueles que não querem segui-los.

E é ai que a batalha de Cândido começa! Sua família será ameaçada e perseguida e ele fará de tudo para protege-la!

No inicio, achei que a história fosse parecida com a dos heróis da Marvel, mas com o passar das páginas encontrei a pureza e a honra dos heróis dos mangás!

Adorei o autor ter usado varias palavras e frases em outras línguas como japonês e alemão! Adoro aprender idiomas e as notas no pé da página ajudam muito na compreensão!!

O autor também espalhou trechos de musica pelo livro! Mas a cabeça loira aqui só descobriu isso no final, pois reconheci a letra de "Creep" do Radiohead \m/

Aaah e tem a fofa da sobrinha do Cândido: Natasha. Ela é uma menina arteira e muito esperta, corajosa e muito meiga, ela me lembrou muito a minha irmã... E me surpreendeu muito com seu desenvolvimento na história! Espero grandes feitos dela nos próximos volumes! \o/

Bom, acho que é isso... O livro inteiro é um mistério! Então se eu falar muito vou acabar soltando algum spoiller... hehehehe

Beijokinhas Sinceras da Giiii

site: http://aestranhaestantedagi.blogspot.com.br/2013/12/lutas-sinceras-desarmados-fernando.html

Denise 18/03/2014

Lutas Sinceras - Desarmadas

Sinopse : Após conhecer um mendigo, Cândido descobre ser um real sincero, uma pessoa com capacidades especiais que nunca imaginara. Agora, ele precisa conseguir entender este novo mundo de armas especiais e superpoderes e descobrir como usar suas capacidades para proteger as pessoas que ama dos fanáticos.

Cândido é o tipo de pessoa, que não liga para aparência e que não tem muitos amigos, Só que a partir de sua curiosidade Cândido acaba por descobrir um pobre mendigo que chamava -se vulto. E o que tem de mas nisso?. É só então que ele descobre o que ele é realmente.

Ele então passa de uma pessoa comum para um Real sincero, ( Bom eu demorei um pouco até entender o que era um Real sincero). Ser um Real sincero envolve a sua alma, como Cândido ele passa a ler mente,e com a mesma tem sua proteção, e vamos ser "sinceros" Nossa capacidade humana não chegaria ao ponto.

A Ação começa a partir daí, ele enfrenta muitos vilões e alguns criados pelo próprio mestre o Vulto, só que de alguma forma esse novo lado dele estar colocando a família dele em risco, e aí o que será que vai acontecer? ( LEIA O LIVRO, seus curiosos)

O Protagonista foi o que me envolveu com toda certeza, pois ele é uma pessoa totalmente comum que entra em um mundo desconhecido e sem medo, A pesar de o Vulto/Mendigo ter me deixado bastante curiosa sobre a pessoa dele, no livro não tem muitos detalhes relacionados diretamente sobre o Vulto, e acho que é um dos motivos por eu ter gostado,pois envolve mistério e me deixou com um gostinho de curiosidade.

A Personagem que mais me encantou foi a Natasha, sem duvida uma menina muito meiga e que se importa muito com o tio,Cândido. Ela também o ajuda na tarefa que ele tem, o de se encontrar com o novo "EU" dele.

E vem aquela perguntinha na cabeça. Valeu a pena? E posso dizer com convicção SIM, pois foi uma leitura diferente do que eu estava acostumada, mas mesmo assim me prendeu e me fez criar elos diferentes com a Literatura Brasileira. Gostei da estrutura da historia tem um misto de japonesa que envolve Anime ( Eu amo S2 ! é um dos motivos a mais pra eu ter gostado)

No livro tem alguns errinhos gramaticais que você vai se deparando uma vez ou outra ao longo do livro, nada que possa realmente prejudicar o entendimento, fora isso não tenho criticas. Eu Gostei muito de varias frases que tem no livro e uma que coloquei na listinha de frases-que-deixam-algo-a-mais-para-ser-pensado foi Essa.

Lutas Sinceras- Desarmado
Autor: Fernando Mendes
Numero de Paginas: 312

E Pra Finalizar. Quero deixar meus agradecimentos ao Autor Fernando Mendes, por ter me proporcionado essa leitura, e deixo meus votos de sucesso para você Fernando :D Beijos e Abrações da Dê! Comente o que você achou :D

Anderson749 20/05/2014

Detalhado, repetitivo, cansativo e mal diagramado
Recebi um convite do próprio autor para participar de uma leitura coletiva junto a outros blogueiros, o que chamamos de booktour. Aceitei meio que apreensivo, mas -enfim- deu certo.

O livro foi publicado de maneira independente (o que está se tornando uma prática bastante comum no meio literário). Nele temos a história de Cândido, um trabalhador que, como muitos, utiliza o mesmo caminho para ir e voltar ao trabalho. Em um dia, quando voltava do trabalho, percebeu que naquele caminho havia um mendigo.

Ao encontrarem-se, Cândido descobriu (ou assim imaginou, vulgo) que o nome do mendigo era Vulto.

Cândido, voltando para asa do trabalho, fora atacado e recebeu um golpe com uma espada no corpo. Vulto, então, o ajudou. Arrancou a espada de seu corpo e pôs-se a lutar.

Terminada a briga, Cândido conhece um novo mundo de aventuras, contadas de forma bem detalhadas pelo autor.

O livro é contado de forma bastante detalhada, e vulgo que por isso houve muita repetições de palavras. As repetições deixaram a leitura muito chata, e quase impossível. Tive que passar dias sem fazer nada só para tentar ler o livro, e além disso a estória não é tão boa para prender a atenção do leitor, visto que abandonei a leitura pouco depois que comecei, mas que deu para conhecer já o novo mundo que Cândido começa a viver.

A diagramação do livro não ficou muito boa. Como fonte do texto pude encontrar a tradicional Calibri. E, o texto não tinha borda, ia do início ao fim da folha, atrapalhando bastante a leitura.

site: http://www.bondiler.com/2014/05/resenha-lutas-sinceras-desarmado-de-fernando-mendes/