Justiça Generosa

Tim Keller

Resenhas - Justiça generosa

Claudio 01/01/2017

Justiça Generosa
Timothy Keller é pastor de uma igreja em Manhattam. nesta obra ele aborda a Justiça sob o ponto de vista do Evangelho cristão, isto é, o que a Bíblia diz sobre fazer e praticar a justiça tendo como premissa a Graça de Deus.

O livro é dividido em oito capítulos bem distribuídos e sequenciados. Começa trabalhando o conceito de fazer justiça, faz comparação do termo no Antigo e do Novo Testamento bíblico. Dois terços do livro fundamenta-se nos ensinos de Jesus em relação a justiça social e faz um chamado a prática da justiça generosa conforme apresentada nos evangelhos.

OPINIÃO SOBRE O LIVRO:
O livro trata de um assunto não muito comum entre a literatura cristã evangélica da atualidade. Enquanto na maioria das igrejas é disseminada a chamada Teologia da Prosperidade, Justiça Generosa de Timothy Keller versa sobre justiça social.
O autor não poupa argumentos em mostrar as bases bíblicas para a prática da generosidade entre os cristãos e destes para o meio em que vivem. Fundamenta-se principalmente nos Evangelhos neotestamentários e nos ensinos de Jesus sobre o tema.

O assunto chega a ser constrangedor diante do consumismo e do individualismo de nossos dias e faz com que repensemos nossas atitudes em relação ao próximo. Afinal de que adianta termos em abundância se do nosso lado tem pessoas que passam necessidades físicas e matérias que precisam ser rapidamente supridas.

Keller trabalha as necessidades humanas como um todo, isto é, o ser humano em sua esfera biológica, psíquica, social e espiritual. Assim o Evangelho todo para todo o homem e para o homem todo a fim de redimi-lo de sua condição miserável.

Por fim, diria que a proposta do livro é interessante e praticá-la deve ser um alvo constante, fazendo as boas obras com sabedoria e equilíbrio tendo em mente que os desafios, internos e externos, são grandes, mas se cada um fizer um pouco, de muito valia será para o seu semelhante e para a expansão da justiça generosa entre os seres humanos feitos a imagem e semelhança de Deus.

Emanoel Mannô 10/06/2014

Justiça social tem a ver com teologia da libertação? Com missão integral? Ou com a pura e simples graça de Deus?

Nesta obra Tim Keller analisa a fundamental relação entre evangelho e justiça e nos dá uma visão bíblica de justiça social. Ele nos mostra que a preocupação com a justiça em todos os aspectos da vida não é acréscimo artificial nem contradição à mensagem das Escrituras, pois a Bíblia é a verdadeira base da justiça.

Aninha 16/05/2017

E você, o que tem feito pelos "vulneráveis"?
Timothy Keller
Ed Vida Nova - 208 páginas

"A Bíblia é, do começo ao fim, um livro dedicado à justiça no mundo (...) Ela nos oferece tudo que precisamos - motivação, orientação, alegria íntima e poder - para vivermos uma vida justa." (página 15)

Esse livro é, do começo ao fim, um incentivo para que os cristãos arregacem as mangas e comecem a trabalhar, de fato, em prol dos mais vulneráveis, a saber, os pobres, os doentes, os órfãos, as viúvas e os estrangeiros.

"Se nós, os crentes em Cristo, não honramos os clamores e necessidades dos pobres, deixamos de honrar a Deus." (pág 29)

Podemos ajudar em 3 dimensões: assistência, desenvolvimento e reforma social.

"Assistência é a ajuda direta que supre as necessidades física, material e financeira logo de início." (pág 122)

" Desenvolvimento significa oferecer a indivíduos, famílias ou comunidades inteiras aquilo de que precisam para se tornarem independentes da assistência e alcançar condições de autossuficiência econômica." (pág 123)

Por fim, a reforma social é o passo seguinte, quando o conjunto das ações de desenvolvimento se espalham e beneficiam todo um grupo ou comunidade, com mudanças estruturais de comportamento e modo de vida.

O autor levanta questões interessantes sobre evangelismo, assistencialismo, dedicação, formas de ajuda e outros temas que nos fazem refletir sobre nosso papel, independentemente do tamanho da igreja que frequentamos, ou da nossa disponibilidade. Sempre há algo a ser feito.

"...o evangelho produz interesse pelo pobre e as obras de justiça dão credibilidade à pregação do evangelho. " (pág 142)

É um ciclo: por você ter sido amado por Deus, você ama. E por amar, você faz. E, fazendo, você legitima aquilo que prega.

"Evangelismo é o ministério mais básico e radical possível para o ser humano. Isso é verdade não porque o espiritual é mais importante do que o físico, mas porque o eterno é mais importante do que o temporário." (pág 142)

E aí, se animou a fazer mais próximo?

Boa leitura!

site: http://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com.br/2017/05/justica-generosa.html

mariahlemos 28/05/2020

Sem palavras!
Acho que todo cristão precisa ler esse livro. Todo cristão precisa entender que missão é mais do que ?falar de Jesus? e que o outro é uma extensão do Eu.
Esse livro mudou minha vida!

Es Sên Cia 26/10/2020

É um livro incrível!!! Deveria ser leitura obrigatória para todos os cristãos (e não cristãos)

Jarbas Jr. 17/01/2023

CONFRONTADOR E NECESSÁRIO
Este foi o livro mais importante que li em 2022. Tim Keller me ajudou a perceber a necessidade de minha ortodoxia se tornar ortopraxia ? da teologia não ser apenas teórica, mas prática também. Afinal, se realmente você foi alcançado pela graça de Deus, necessariamente se importará em fazer justiça no mundo. A fé salvadora leva às boas obras.

O livro está dividido em oito capítulos. No primeiro, Keller estabelece o que significa fazer justiça, lançando os conceitos basilares da obra. Nos três capítulos seguintes, ele apresenta uma teologia bíblica da assistência social ? primeiro no Antigo, depois no Novo Testamento. Nos capítulos cinco e seis, o autor responde o por quê e o como devemos fazer justiça. O sétimo é o mais prático de todos, com orientações sobre como implementar projetos sociais em igrejas e na sociedade em geral. E, por fim, o último capítulo aponta o caráter escatológico da promoção de justiça social.

Um aspecto importante do livro é que ele não confunde a justiça social com a mensagem do próprio Evangelho ? como o fazem a Teologia da Libertação e a Teologia da Missão Integral ?, mas explica que àquela é evidência da crença nesta.

Racismo, escravidão, pobreza, abuso, política e outros temas delicados são abordados com graça e sabedoria. ?Justiça Generosa? impacta a cosmovisão do leitor, abrindo os seus olhos para a urgente necessidade de maximizar o amor ao próximo, tanto como ação pessoal quanto comunitária.

Gabriel Dayan 29/01/2019

Justiça Social.

Eis duas palavrinhas que causam um tremendo mal estar. Para uns, não passa de uma nova versão das ideologias que aprisionam a liberdade do indivíduo. Outros, porém, acreditam que é a única missão do evangelho. Tanto a forte ênfase em Justiça Social como sua negação são tentativas de adaptar a Bíblia às próprias convicções do que o contrário.

O livro de Tim Keller vem em um momento apropriado. A vida política não tem sido pacífica. Só que diferente de uma guerra cujos conflitos armados, bombas e inimigos podem ser bem identificados, o choque de identidades, seja das múltiplas minorias, religiões, ideologias de Direita e de Esquerda ou outras neuroses tem tornado a política caótica. É difícil dialogar com pessoas que falam a mesma língua, mas em outro idioma. É justamente por isso que a linguagem do livro impressiona: Ele sabe falar a língua dos crentes que se venderam ao Mamom liberal capitalista ao demonstrar na Bíblia a necessidade de se fazer uma Justiça Integral, como também denunciar os que acreditam falsos messias como Lulas e Maduros ou acreditam em contos de fadas ou socialismos, para assumir acertadamente que a cruz de Cristo vem antes e é somente por ela, que a justiça pode ser feita.

O livro é um livro repleto de curiosidades. Escravidão, aborto, prostituição, ações sociais realizadas pela Igreja que deram certo e errado, um pouco de filosofia política cristã, tudo discutido honestamente, com muita Bíblia e prudência. Keller reconhece que fazer justiça muitas vezes vai contra a realidade do desenvolvimento econômico, ou pelo menos é um tapa da sede pelo dinheiro. Porém é incisivo na necessidade de fazer justiça para compreender um dos aspectos mais mal entendidos e vividos de Cristo: Sua humanidade.

Mateus.Capilla 16/02/2020

Um pouco de justiça
Nesse livro Tim Keller demonstra de forma hábil um pouco da justiça que Deus prioriza e revela que seus filhos devem praticar. Vivemos num mundo de injustiça, porém a justiça do criador antecede qualquer mal que tente ir contra a sua criação.
Praticar os fundamentos para que possamos buscar por justiça e algo que deve ser prioridade do cristão.

Pedro.Felippe 12/05/2021

Esclarecedor
O livro desperta nós para uma questão social que muitas das vezes é ignorada e o pior é uma questão biblica.

Luiz.Neto 04/02/2022

Importantíssimo
Me senti muito inspirado e desafiado por esse livro. A busca por justiça social e o amor aos pobres não é uma marca do comunismo/socialismo, mas sim do Evangelho.

Daniella.DAfonseca 01/03/2022

Surpreende...
Muita gente diz: "Não dá para acreditar em Deus quando vejo todas essas injustiças acontecendo no mundo". Mas temos aqui Jesus, o Filho de Deus, que sabe muito bem o que é ser vítima de injustiça, enfrentar os poderosos, lutar contra o sistema corrupto e ser morto por causa disso. Ele sabe o que é ser linchado. Não entendo como alguém crê em um Deus distanciado da justiça e da opressão, o cristianismo não pede que ninguém acredite nisso.

Euriano 19/06/2022

Entendendo o que é justiça pra Deus
Esse livro é um obra prima sobre justiça social. Tim Keller, muito bem embasado biblicamente, mostra o quanto Deus se preocupou com os pobres e qual o nosso papel enquanto Cristão.

Alu_dr 18/07/2023

Mais uma obra muito boa, como todas que li até agora do autor. Aborda um tema delicado, pois pode ser mal interpretado e confundido com missão integral.
Assunto bem abordado pelo autor. Nos faz refletir sobre como nos comportamos frente às necessidades do nosso próximo, com relação aos ensinamentos de Jesus.