Justiça Generosa

Justiça Generosa Timothy Keller
Tim Keller




Resenhas - Justiça generosa


13 encontrados | exibindo 1 a 13


Claudio 01/01/2017

Justiça Generosa
Timothy Keller é pastor de uma igreja em Manhattam. nesta obra ele aborda a Justiça sob o ponto de vista do Evangelho cristão, isto é, o que a Bíblia diz sobre fazer e praticar a justiça tendo como premissa a Graça de Deus.

O livro é dividido em oito capítulos bem distribuídos e sequenciados. Começa trabalhando o conceito de fazer justiça, faz comparação do termo no Antigo e do Novo Testamento bíblico. Dois terços do livro fundamenta-se nos ensinos de Jesus em relação a justiça social e faz um chamado a prática da justiça generosa conforme apresentada nos evangelhos.

OPINIÃO SOBRE O LIVRO:
O livro trata de um assunto não muito comum entre a literatura cristã evangélica da atualidade. Enquanto na maioria das igrejas é disseminada a chamada Teologia da Prosperidade, Justiça Generosa de Timothy Keller versa sobre justiça social.
O autor não poupa argumentos em mostrar as bases bíblicas para a prática da generosidade entre os cristãos e destes para o meio em que vivem. Fundamenta-se principalmente nos Evangelhos neotestamentários e nos ensinos de Jesus sobre o tema.

O assunto chega a ser constrangedor diante do consumismo e do individualismo de nossos dias e faz com que repensemos nossas atitudes em relação ao próximo. Afinal de que adianta termos em abundância se do nosso lado tem pessoas que passam necessidades físicas e matérias que precisam ser rapidamente supridas.

Keller trabalha as necessidades humanas como um todo, isto é, o ser humano em sua esfera biológica, psíquica, social e espiritual. Assim o Evangelho todo para todo o homem e para o homem todo a fim de redimi-lo de sua condição miserável.

Por fim, diria que a proposta do livro é interessante e praticá-la deve ser um alvo constante, fazendo as boas obras com sabedoria e equilíbrio tendo em mente que os desafios, internos e externos, são grandes, mas se cada um fizer um pouco, de muito valia será para o seu semelhante e para a expansão da justiça generosa entre os seres humanos feitos a imagem e semelhança de Deus.
comentários(0)comente



Emanoel Mannô 10/06/2014

Justiça social tem a ver com teologia da libertação? Com missão integral? Ou com a pura e simples graça de Deus?

Nesta obra Tim Keller analisa a fundamental relação entre evangelho e justiça e nos dá uma visão bíblica de justiça social. Ele nos mostra que a preocupação com a justiça em todos os aspectos da vida não é acréscimo artificial nem contradição à mensagem das Escrituras, pois a Bíblia é a verdadeira base da justiça.
comentários(0)comente



Aninha 16/05/2017

E você, o que tem feito pelos "vulneráveis"?
Timothy Keller
Ed Vida Nova - 208 páginas

"A Bíblia é, do começo ao fim, um livro dedicado à justiça no mundo (...) Ela nos oferece tudo que precisamos - motivação, orientação, alegria íntima e poder - para vivermos uma vida justa." (página 15)

Esse livro é, do começo ao fim, um incentivo para que os cristãos arregacem as mangas e comecem a trabalhar, de fato, em prol dos mais vulneráveis, a saber, os pobres, os doentes, os órfãos, as viúvas e os estrangeiros.

"Se nós, os crentes em Cristo, não honramos os clamores e necessidades dos pobres, deixamos de honrar a Deus." (pág 29)

Podemos ajudar em 3 dimensões: assistência, desenvolvimento e reforma social.

"Assistência é a ajuda direta que supre as necessidades física, material e financeira logo de início." (pág 122)

" Desenvolvimento significa oferecer a indivíduos, famílias ou comunidades inteiras aquilo de que precisam para se tornarem independentes da assistência e alcançar condições de autossuficiência econômica." (pág 123)

Por fim, a reforma social é o passo seguinte, quando o conjunto das ações de desenvolvimento se espalham e beneficiam todo um grupo ou comunidade, com mudanças estruturais de comportamento e modo de vida.

O autor levanta questões interessantes sobre evangelismo, assistencialismo, dedicação, formas de ajuda e outros temas que nos fazem refletir sobre nosso papel, independentemente do tamanho da igreja que frequentamos, ou da nossa disponibilidade. Sempre há algo a ser feito.

"...o evangelho produz interesse pelo pobre e as obras de justiça dão credibilidade à pregação do evangelho. " (pág 142)

É um ciclo: por você ter sido amado por Deus, você ama. E por amar, você faz. E, fazendo, você legitima aquilo que prega.

"Evangelismo é o ministério mais básico e radical possível para o ser humano. Isso é verdade não porque o espiritual é mais importante do que o físico, mas porque o eterno é mais importante do que o temporário." (pág 142)

E aí, se animou a fazer mais próximo?

Boa leitura!

site: http://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com.br/2017/05/justica-generosa.html
comentários(0)comente



mariahlemos 28/05/2020

Sem palavras!
Acho que todo cristão precisa ler esse livro. Todo cristão precisa entender que missão é mais do que ?falar de Jesus? e que o outro é uma extensão do Eu.
Esse livro mudou minha vida!
comentários(0)comente



Es Sên Cia 26/10/2020

É um livro incrível!!! Deveria ser leitura obrigatória para todos os cristãos (e não cristãos)
comentários(0)comente



Jarbas Jr. 17/01/2023

CONFRONTADOR E NECESSÁRIO
Este foi o livro mais importante que li em 2022. Tim Keller me ajudou a perceber a necessidade de minha ortodoxia se tornar ortopraxia ? da teologia não ser apenas teórica, mas prática também. Afinal, se realmente você foi alcançado pela graça de Deus, necessariamente se importará em fazer justiça no mundo. A fé salvadora leva às boas obras.

O livro está dividido em oito capítulos. No primeiro, Keller estabelece o que significa fazer justiça, lançando os conceitos basilares da obra. Nos três capítulos seguintes, ele apresenta uma teologia bíblica da assistência social ? primeiro no Antigo, depois no Novo Testamento. Nos capítulos cinco e seis, o autor responde o por quê e o como devemos fazer justiça. O sétimo é o mais prático de todos, com orientações sobre como implementar projetos sociais em igrejas e na sociedade em geral. E, por fim, o último capítulo aponta o caráter escatológico da promoção de justiça social.

Um aspecto importante do livro é que ele não confunde a justiça social com a mensagem do próprio Evangelho ? como o fazem a Teologia da Libertação e a Teologia da Missão Integral ?, mas explica que àquela é evidência da crença nesta.

Racismo, escravidão, pobreza, abuso, política e outros temas delicados são abordados com graça e sabedoria. ?Justiça Generosa? impacta a cosmovisão do leitor, abrindo os seus olhos para a urgente necessidade de maximizar o amor ao próximo, tanto como ação pessoal quanto comunitária.
comentários(0)comente



Gabriel Dayan 29/01/2019

Justiça Social.

Eis duas palavrinhas que causam um tremendo mal estar. Para uns, não passa de uma nova versão das ideologias que aprisionam a liberdade do indivíduo. Outros, porém, acreditam que é a única missão do evangelho. Tanto a forte ênfase em Justiça Social como sua negação são tentativas de adaptar a Bíblia às próprias convicções do que o contrário.

O livro de Tim Keller vem em um momento apropriado. A vida política não tem sido pacífica. Só que diferente de uma guerra cujos conflitos armados, bombas e inimigos podem ser bem identificados, o choque de identidades, seja das múltiplas minorias, religiões, ideologias de Direita e de Esquerda ou outras neuroses tem tornado a política caótica. É difícil dialogar com pessoas que falam a mesma língua, mas em outro idioma. É justamente por isso que a linguagem do livro impressiona: Ele sabe falar a língua dos crentes que se venderam ao Mamom liberal capitalista ao demonstrar na Bíblia a necessidade de se fazer uma Justiça Integral, como também denunciar os que acreditam falsos messias como Lulas e Maduros ou acreditam em contos de fadas ou socialismos, para assumir acertadamente que a cruz de Cristo vem antes e é somente por ela, que a justiça pode ser feita.

O livro é um livro repleto de curiosidades. Escravidão, aborto, prostituição, ações sociais realizadas pela Igreja que deram certo e errado, um pouco de filosofia política cristã, tudo discutido honestamente, com muita Bíblia e prudência. Keller reconhece que fazer justiça muitas vezes vai contra a realidade do desenvolvimento econômico, ou pelo menos é um tapa da sede pelo dinheiro. Porém é incisivo na necessidade de fazer justiça para compreender um dos aspectos mais mal entendidos e vividos de Cristo: Sua humanidade.
comentários(0)comente



Mateus.Capilla 16/02/2020

Um pouco de justiça
Nesse livro Tim Keller demonstra de forma hábil um pouco da justiça que Deus prioriza e revela que seus filhos devem praticar. Vivemos num mundo de injustiça, porém a justiça do criador antecede qualquer mal que tente ir contra a sua criação.
Praticar os fundamentos para que possamos buscar por justiça e algo que deve ser prioridade do cristão.
comentários(0)comente



Pedro.Felippe 12/05/2021

Esclarecedor
O livro desperta nós para uma questão social que muitas das vezes é ignorada e o pior é uma questão biblica.
comentários(0)comente



Luiz.Neto 04/02/2022

Importantíssimo
Me senti muito inspirado e desafiado por esse livro. A busca por justiça social e o amor aos pobres não é uma marca do comunismo/socialismo, mas sim do Evangelho.
comentários(0)comente



Daniella.DAfonseca 01/03/2022

Surpreende...
Muita gente diz: "Não dá para acreditar em Deus quando vejo todas essas injustiças acontecendo no mundo". Mas temos aqui Jesus, o Filho de Deus, que sabe muito bem o que é ser vítima de injustiça, enfrentar os poderosos, lutar contra o sistema corrupto e ser morto por causa disso. Ele sabe o que é ser linchado. Não entendo como alguém crê em um Deus distanciado da justiça e da opressão, o cristianismo não pede que ninguém acredite nisso.
comentários(0)comente



Euriano 19/06/2022

Entendendo o que é justiça pra Deus
Esse livro é um obra prima sobre justiça social. Tim Keller, muito bem embasado biblicamente, mostra o quanto Deus se preocupou com os pobres e qual o nosso papel enquanto Cristão.
comentários(0)comente



Alu_dr 18/07/2023

Mais uma obra muito boa, como todas que li até agora do autor. Aborda um tema delicado, pois pode ser mal interpretado e confundido com missão integral.
Assunto bem abordado pelo autor. Nos faz refletir sobre como nos comportamos frente às necessidades do nosso próximo, com relação aos ensinamentos de Jesus.
comentários(0)comente



13 encontrados | exibindo 1 a 13


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR