O homem que fazia chover

O homem que fazia chover John Grisham

Resenhas - O Homem que Fazia Chover

Guilherme 23/06/2021

Um livro eletrizante do início ao fim. Para quem gosta de romance jurídico é um prato cheio. Um desses livros que você não consegue parar de ler e quando termina se arrepender por ter lido rápido demais.

Jaque - @impressoes_literarias 03/02/2020

Que Livro!!!
***Resenha postada no Instagram @impressoes_literarias***

Rudy Baylor é um advogado recém-formado, que está desesperado a procura de emprego.
Apesar de ser um dos melhores alunos de sua turma e depois de receber vários "Nãos" das empresas em que ele levou seu currículo, decide tentar a sorte em alguns casos aleatórios.
Um desses casos é processar a Great Benefit, uma grande seguradora que se recusa a pagar o tratamento de leucemia de Don Ray, que sempre pagou corretamente seu seguro de saúde; já está em fase terminal da doença e irá morrer sem esse tratamento.
Aos poucos, Rudy percebe uma fraude gigantesca dessa empresa e, mesmo com sua pouca experiência, decide enfrentar pessoas poderosas, colocando, inclusive, sua vida em risco.
A narrativa é feita em primeira pessoa pelo Rudy e, embora trate de assuntos muitos sérios e pesados, a escrita é simples e, muitas vezes, divertida.
A trama retrata muito bem as nuanças do mundo jurídico, onde há muitas trapaças e um tentando puxar o tapete do outro.
A parte do julgamento é simplesmente perfeita! Meus olhos brilhavam com cada passo que os personagens davam!
Impossível não torcer pelo protagonista ao longo da história. Um personagem ímpar, que consegue cativar o leitor.
Enfim, mesmo com um começo um pouco arrastado, essa história é incrível e eu super indico para leitores que gostam de histórias de tribunais!
Apenas a título de curiosidade, existe um filme baseado nessa obra que foi lançado em 1997 e protagonizado pelo Matt Damon.
Eleonora 06/05/2021minha estante
Esse livro é demais mesmo, meu queridinho

Cylêda 17/06/2011

O mais apaixonante personagem de John Grisham
Acabo de fechar a última página do livro " O homem que fazia chover" de meu ídolo John Grisham. São 582 páginas que me fizeram demorar 3 dias pra devorá-lo. Rudy Baylor è um personagem comum, quase que simplório, com todos os clichês de um rapaz pobre que resolve ser advogado ( escolheu o curso exclusivamente pra contrariar o pai), o livro conta toda a dificuldade do final do curso, as necessidade de entrar numa firma, ainda mais ele que era um aluno em destaque, mas nao foi bem isso que aconteceu, e Rudy tem muitas quedas, algumas vezes ate pensei que o autor não acharia uma saída pra ele. Bem, nem preciso dizer que me apaixonei pelo Rudy ( ultimamente vivo igual a adolescentes, ando me apaixonando pelos personagem de meus livros de suspense e policiais, mas ate agora por nenhum advogado, tenho uma leve preferencia por investigadores), O caminho do Rudy é arduo, tem um azar que posso dizer que é nato de encontrar pela frente pessoas com alguma estranheza ( talvez este segmento seja cheio de gente esquisita). A Salvação de Rudy esta em um caso de má fé contra uma empresa multibilionária movida por um casal que tem um filho a beira da morte. Não tem como nao torcer pelo casal e por Rudy, a batalha do tribunal é excelente e ele se mostra brilhante e claro, Rudy é muito sarcastico e por alguns momentos até cinico, mas brilha ( juro que tive vontade de fazer sexo com ele..rsss...pra quem sabe aliviar um pouco aquela tensão nos debates mais acalourado. NOTA: façam de conta que nao leram este meu desabafo, sou uma mulher muito bem casada)

Bem...o final é uma doce surpresa, doce mesmo, aquele final que te deixa completamente satisfeita.

Recomendo....espero que a vida ainda me dê muitos dias pra que eu possa daqui a alguns anos me reencontrar com meu Rudy e voltar a me deliciar com " O homem que fazia chover"

Carol Nery 20/02/2020

Grisham só dá bola dentro
Que histórias, meus amigos!!
Só não dei 5 estrelas, porque não curti o final... A conclusão.
Mas eu adorei demais o drama. Adorei o julgamento de uma forma absurda.
Eu gostei muito da atuação do jovem advogado. O cara que fazia chover.
Agora, só me falta assistir o filme!

Lucas 07/02/2013

Petardo!
O livro do escritor americando John Grisham é talvez um dos seus mais fortes romances. A história se baseia em um jovem advogado, recém formado que está desesperadamente à procura de um emprego em firmas de advocacia. Nesse meio tempo estuda para o exame da ordem e por uma coincidência acaba caindo nos braços dele um caso de um jovem com leucemia já em estágio avançado. O argumento do queixoso é que o plano de saúde em que era cliente cobria o tratamento para esse tipo de câncer, e o plano de saúde por sua vez recusara diversas vezes o pedido do jovem.

Com o desenrolar da história o escritor vai jogando ao ar de forma bem explícita todas as falhas do sistema de saúde norte americano, lendo o livro não pude deixar de me lembrar do documentário do falastrão cineasta Michael Moore, em que o "SOS Saúde" ressalta de forma bem direta essas questões tão polêmicas.

Me identifiquei muito com o personagem principal do livro, o advogado Rudy Baylor, um jovem com inspirações e sonhos mas que acaba se frustrando muito com a realidade, não só profissional mas como pessoal quando se relaciona com uma mulher que é abusada pelo marido constantemente.

Como escrevi no título para a resenha, o livro é um petardo, os personagens são muito intensos e é impossível ler o livro sem ficar com o sentimento de indignação.

Nota 5 de 5

Herivelton.Costa 01/04/2014

Contagiante
Este foi um dos melhores livros que já li do John Grisham. No começo do livro é um pouco entediante, mas depois a história fica contagiante e bem entrelaçada. Não conseguia parar de ler e muitas vezes me pegava rindo sozinho e vibrando junto com o personagem.

Depois de ler o livro, fui ver o filme e fiquei decepcionado, pois alteraram muita coisa e cortaram outras tantas. Com certeza o livro é muito melhor.

Phellps 24/02/2011

Quase lá...
John Grisham é o mais famoso autor de ficção sobre o mundo jurídico, muitos de seus livros foram adaptados para o cinema, e o Homem que Fazia Chover, é uma de suas mais facmosas obras.

O livro é bem escrito, e isso é inegavel, e tive ótimos momentos com ele. Os pontos positivos da obra são a sua narrativa suave e flúida, o cuidado com o mundo jurídico e o desenvolvimento do personagem principal.

Apesar de ter sido um livro muito bom, alguns pontos me impedem de falar melhor sobre o mesmo. Primeiro, o fato do texto ser demasiadamente longo, muitas vezes sem necessidade, apesar da leitura não ser pesada. Porém, o ponto crucial que me desagradou na obra foi a infeliz escolha do desenrolar final, não me prolongarei para não dar revelações do enredo, mas a conclusão dessa história foi um fator determinante pra diminuir 2 estrelas da minha avaliação.

O homem que fazia chover é uma grande história, que cai por falta de um final decente.

Bruno 28/10/2013

Muito bom, um dos melhores que já li do Grisham.
O livro descreve com maestria a realidade de um advogado literalmente correndo atrás de trabalho, e que, por um acaso do destino, acaba se deparando com um primeiro caso que logo se revela de proporções inimagináveis. A história é longa, mas é muito interessante acompanhar o desenrolar dos fatos, as dificuldades e os êxitos do jovem advogado, desde o começo do caso até o tão esperado julgamento. É fácil perceber nos livros de John Grisham que o autor coloca em seus personagens um pouco da sua própria experiência na área jurídica, mas penso que essa característica é muito mais perceptível neste "O homem que fazia chover". Creio que o final talvez não agrade a todos os leitores, mas nada que tire o brilho de uma história tão tocante como essa.

Olgashion 12/12/2013

Sensacional! O Rudy realmente fez chover hahaha

O que falar de um livro que li rapidamente? Vale muito a pena para aqueles que gostam de um bom romance regado a contendas jurídicas!

George. 25/07/2016

Livro muito bom!!!
Devorei o livro com avidez.
Rudy Baylor foi o advogado que fez chover, mesmo sendo recém-formado e com medos e receios de qualquer profissional inexperiente. No entanto, com sua determinação e força de vontade ele conseguiu vencer todos esses desafios com muita autonomia e maestria. A parte do julgamento foi excelente. Confesso que eu esperava mais do final, mas não diminui o tamanho e o valor da obra do John Grisham.

John Grisham tem um talento nato para transformar histórias simples em julgamentos épicos. A narrativa é leve e os diálogos são muito bem elaborados.

MateusCantele 28/02/2017

Rudy Baylor e a arte de fazer realmente chover.
John Grisham é excelente em fazer livros que tem o tempo certo. Ele começa devagar e de forma leve e vai te levando de forma cada vez mais acelerada pela estrada que conduz sua história e no fim sempre conclui de forma serena, onde o personagem principal alcança o amadurecimento e a paz após a luta. "O homem que fazia chover" não é diferente. Com um personagem que te conquista aos poucos que você o conhece, este livro tem um charme que te envolve da mesma forma que um advogado tenta ganhar o juri.
Falando mais sobre Rudy Baylor, para mim ele é um dos personagens mais azarados de todos os livros que tive a oportunidade de ler e por isso ele consegue fazer chover: Mesmo diante de todas as situações ridiculamente improváveis ele consegue se virar e se vira muito bem.
Estamos diante de um livro que diverte mostrando a realidade e te faz enxergar, mesmo que não intencionalmente, a vida de forma mais leve. Recomendo a experiência de lê-lo, inclusive mais de uma vez.

Caroline 06/12/2023

Fiquei muito engajada na história até metade do livro. Sempre gostei de ler sobre julgamentos, histórias de advogados e júri e cia. Já li outros romances do autor, com o protagonista Mickey e gosto muito da fluidez da escrita desse autor, mas me decepcionei com desenrolar da história. Inicialmente, fiquei ansiosa para acompanhar a história de Rudy, o estudante de direito azarado e sua possibilidade de ascensão. Mas, apesar do detalhamento dos bastidores da difícil início de carreira do advogado recém-formado sem amigos influentes, sinto que não consegui compreender quem era Rudy e isso prejudicou minha identificação com o protagonista.

A história do julgamento me cansou demasiadamente! Além do frustrante final, todo o percurso do processo foram detalhadas demaaaaais! Especialmente nesse caso, que o juiz estava totalmente parcial (nossa! Isso me irritou!)... claro que a causa era justa, mas que graça tem acompanhar uma história de embate legal se o juiz já demonstra seu posicionamento favorável ao protagonista desde o início?!

E no fim a história ainda degringola para um romance forçado chatinho.

Galovich 15/01/2019

O livro que fazia chover
Pelo título achei que seria um livro sobre um advogado extremamente preparado que consegue homéricas vitorias na sua carreira, ledo engano. O jovem Rudy Baylor é tão mortal quando qualquer iniciante, muitas vezes até mais azarado que qualquer protagonista imaginável, mas isso é o que faz de cada pequena vitoria dele algo digno de celebração. Quando percebi estava torcendo por ele como se torcesse por um grande amigou ou por mim mesmo, os personagens caricatos que o cercam dão um toque de humor indispensável para a fluidez da obra. Sem dúvida esse livro fez chover.
Ps. Espero um livro sobre Deck Schifflet.