Por que creio em Deus

Por que creio em Deus Cornelius Van Til

Resenhas - Por que creio em Deus

Edmon Santos 21/04/2021

Boa introdução.
Boa introdução ao método apologético do Dr. Cornelius Van Til (pressuposicionalismo).

Rafael Della 08/08/2022

Curioso...
O conteúdo do livre é extremamente interessante, ótima introdução a um tipo de apologética mas, devido a minha capacidade cognitiva questionável, achei meio difícil de ler kkkkkkkkk

Ritinha 04/12/2013

Ensinando pelo exemplo
Tenho visto muitos autores escreverem livros na tentativa de auxiliar os cristãos a responderem questões como estas “Por que creio em Deus?”, no entanto não muitos fazem o que Van Til, de uma maneira rápida, fez. Demonstrar esta defesa com seu exemplo.
Através de um diálogo imaginário o autor trás a tona de uma maneira racional porque crê em Deus, porque não deixou de crer e o melhor, porque todos devem crer, fazendo assim não apenas uma defesa, mas indagando a crença do não cristão imaginário.
Esta nova edição também trás notas de rodapé que ajudam a entender um pouco sobre a argumentação feita por Van Til e a importância de cada parte, como um professor que após dar um exemplo frisa as partes importantes.
Um livro pequeno, muito bom, fácil de ler e extremante oportuno para o cristão atual. Além do que, quem conhece o autor sabe que ele não dá exemplo só no livro.

Caio Almeida 19/08/2015

Por que Creio em Deus
Cornelius Van Til aborda de maneira incrível um questão crucial: a existência de Deus. Como o próprio título do livro diz, Van Til oferecerá uma razão de porque crer em Deus.
Com sua abordagem pressuposicionalista, Cornelius mantém uma conversa franca com um ateu imaginário mostrando o quão razoável é a crença no Deus do cristianismo. A forma como Van Til levanta esse assunto é formidável, usando sua vida como contra-argumento à hereditariedade religiosa, que é tão usado por muito ateus.
O autor conclui que, por mais que surjam muitos argumentos contra a existência de Deus, eles são infalíveis e de modo algum podem afetar a fé cristã. Van Til finaliza que, ''a menos que você creia em Deus, não poderá crer, logicamente, em mais nada.''

Fabio Coronel 29/11/2020

Notas de rodapé bem trabalhadas!
O livro não chega a ser extensivo na explicação que deveria abranger o título. Num recorte específico, consegue mostrar a aplicação da apologética pressuposicional a um caso concreto. Talvez valha a leitura pelo cuidado informativo das notas de rodapé.

Jonas.Pessoa 13/08/2022

Uma interessante introdução ao pressuposicionalismo
Gostei da leitura desta obra de Van Til, com a qual tive o 1o contato com o autor.

Nela, Van Til simula uma conversa com um incrédulo a fim de exemplificar seu método de apologética, bem como defendê-lo como ideal.

O autor nos lembra que apologética e evangelismo são 2 faces da mesma moeda. Por isso, ao invés de apenas apelarmos para evidências, como no evidencialismo, devemos apelar às Escrituras. O ímpio já está saturado de evidências (Sl 19 e Rm 1.18), e não é por ignorância sua recusa de Deus, mas porque seus pressupostos estão equivocados.

Como cristãos, precisamos partir do Deus revelado nas Escrituras para uma apologética mais eficaz.

O autor traz bons argumentos e insights significativos. Meu problema com o livro foi que em alguns momentos era difícil de entender o que dizia. Além disso, nem todo exemplo sobre o pressupo era nítido de se perceber. Um outro ponto foi alguns problemas no texto, como palavras erradas no kindle.

Porém, ainda assim, recomendo demais.

Yuri.Schein 23/02/2018

Com certeza o Autor possuia uma mente afiada pela palavra de Deus e pela habilidade do Espírito Santo. O Livro é um "afiador" de mentes.

ImPedro 26/01/2024

Bom livretinho, pressuposicionalismo é a única e verdadeira questão a respeito de acreditar ou não em Deus.

Jeová 11/02/2024

Apologética Pressuposicionalista
Apologética sempre foi a área que mais estive debruçado. Confesso que apologética evidencialista sempre foi minha prioridade, mas comecei a ter contato com a pressuposicionalista e Van Til se tornou uma referência.

Defender a Fé Cristã é apresentar o Evangelho. Não há defesa da Fé deixando de lado elementos cruciais que é o próprio Evangelho pregado. Não há divisão, não há necessidade de tornar mais palatável as Verdade Eternas.

Vale a pena a leitura!