Lágrimas de Silêncio

Lágrimas de Silêncio Ângela Terezinha Machado Trindade Chaves

Resenhas - Lágrimas de Silêncio

Iuri 23/08/2021

Frente a estes momentos, dependendo do que acontecer, podemos achar que nosso sofrimento é o maior que alguém pode suportar.

E é mesmo, pois cada um sabe a dor que sente.

Mas, ao lermos a história de vida da Angelica (relatada em “Lagrimas de Silencio”, Suliani Editora ), somos obrigados a olhar nossos “problemas” e reconhecer que se olharmos para o lado vamos ver que nossos percalços tornam-se quase que piadas comparados a situações para nós impensáveis, mas que são dura realidade para outros.

“Lágrimas do Silencio” relata de forma crua e direta (e com uma coragem ímpar) a aterrorizante trajetória de Angélica (nome fictício da autora Angela Chaves), uma menina do interior do RS que teve sua infância destruída por uma família abusiva.

E Angela não doura a pílula. A descrição dos seus tormentos desde criança até adulta atinge níveis cada vez mais angustiantes.

Fome, frio, descaso , abandono, miséria. Surras, maldades. Abusos, ameaças. Rejeição, desprezo, tortura. Estupros, violência, incesto. Zoofilia, pedofilia. Alcoolismo, prostituição, exploração, assassinato. Loucura, depressão, tentativas de suicídio. Tudo isto foi realidade na sua vida.

E ela acabou dando a luz a duas crianças frutos deste universo de desgraças. Uma filha do seu próprio pai e outra de seu meio irmão.

O livro é curto, de poucas páginas, porém assustador, pavoroso.

Senti medo de ir adiante diversas vezes. O espiral de sofrimento da menina parece não ter fim. Quando achamos que o ápice da maldade aconteceu, sucede-se outro, e outro, e mais outro. E somos convidados a testemunhar tudo impotentes, paralisados, incrédulos.

Como Angela mesmo diz, as palavras são insuficientes para expressar sua dor. E ao lermos sua história, concordamos. Se para nós leitores não existem palavras que expressem o choque ao tomarmos o conhecimento da sua infância arruinada, quanto mais para ela que tenta transmitir em texto a tragédia de sua alma dilacerada.Angela Chaves Lágrimas de Silencio_back

Depois de fechar o livro, acabei me lembrando das palavras finais o personagem Kurtz em “Coração das Trevas” de Joseph Conrad, diante do reconhecimento da maldade humana :

“O horror, o horror”.

E acrescento :

O incompreensível, o inexplicável, o abominável, o execrável, o aterrorizante, o paralisante, o inominável, , o odioso.

Nem mesmo recorrendo a todas as palavras do dicionário que lembrem “inferno” e / ou “sofrimento” serão suficientes para, remotamente, descrever o massacre do corpo, alma e mente da menina gaúcha, perpetrado por uma família e circunvizinhos absolutamente doentes.

Angela é uma vencedora.

Tive oportunidade de abraçá-la ao adquirir o livro. Tudo muito rápido e gentil.

Porém o poder de sua história me marcou para sempre.

E isto, afirmo, acontecerá com qualquer um que a conheça.

camila 18/08/2019

O Silencio que Sofre
Esta obra, tem um enredo muito forte, e inacreditável precisar dizer que atualmente ainda isso ocorra com muitas crianças e em específico com mulheres, Angélica foi criada por uma mãe que não se importava com ela, e com um pai que a violentou sexualmente a vida toda, forçando á ameaças e estrupo coletivo e individual, a menina acaba engravidando do seu próprio pai, e uma de seu meio irmão. Ela acaba engravidando cinco vezes, e é humilhada pela família e conhecidos próximos.
A dor dessa mulher nunca mais passará, jamais poderá ser cicatrizada e é uma história real, e que existem hoje em dia, ela precisou lutar e batalhar muito para reconstruir-se, quando ela teve duas meninas e três meninos filhos de estrupos. Como ela iria explicar a sua filha que seu pai há engravidou, e se ele futuramente tentasse violentar a filha dela. Isso é imoral, sujo, uma pessoa como o pai de Angélica deveria estar morta, ele destruiu a vida da filha, e das pessoas ao redor, a mãe dela sabia de tudo, e fingia não enxergar.
Como em pleno século XXI, ainda ocorra violência em meninas, jovens e mulheres? Como a sociedade ainda fecha os olhos para atos que ocorrem bem diante de nossos olhos, quantos silêncios de socorro a mídia esconde e fecha os olhos. Precisa ser entendido que quando uma mulher diz NÃO, é NÃO. E ela não é culpada, jamais elas deveriam se sentir culpadas por atos imorais cometidos por homens.

Pabline.Ribeiro 29/08/2019minha estante
olá, gostaria de ler esse livro, porém não estou conseguindo encontrá-lo para comprar, por acaso você sabe onde encontro??

Pabline.Ribeiro 29/08/2019minha estante
me ajuda com essa obra, estou precisando dela para um trabalho de tccc

camila 30/08/2019minha estante
Se quiser te envio o livro. Chama por mensagem.

Na 05/07/2020minha estante
Alguém, por favor poderia me flar onde encontro esse livro?? Quero muito ler. Quero pra estudo.

Juliana 24/05/2017

Comprei este livro direto da autora. Foi bem dolorida a leitura. Como um pai, que deveria proteger, é capaz de tanta maldade? É um relato de tortura, desamor e muita superação. E o mais importante de tudo : a culpa não é da vítima!
Vanessa.Mello 10/04/2018minha estante

camila 15/08/2019minha estante
Oi Vanessa, eu li termino de ler ele está semana, se quiser envia mensagem que te envio ele. beijo.

notmuchcompany 13/02/2017

Comprei esse livro direto da autora, após ouvir sua história de vida em uma palestra sobre violência sexual em Florianópolis. Um relato impressionante de superação. Algumas partes são um pouco complicadas de ler, tamanha violência sofrida, mas é um ótimo livro praquelas pessoas que adoram aquele discurso pronto do “tem mulher que gosta de apanhar”, por exemplo.
Pabline.Ribeiro 29/08/2019minha estante
onde vc comprou esse livro ?

notmuchcompany 25/09/2019minha estante
Oi, Pabline! Eu o comprei direto com a autora, em um evento em Florianópolis, onde ela palestrou.

Na 05/07/2020minha estante
Oi. Poxa. Quero muito ler.