Três é Demais

Três é Demais Ali Cronin

Resenhas - Três é Demais

Yasmin 18/09/2013

Série que continua evoluindo, uma protagonista cuja história evolui por capítulos e surpreende

Desde que conheci a série no final do ano passado quando a Seguinte começou a lançá-la por aqui, meus sentimentos em relação, tanto a trama quanto as personagens e ao estilo da série, foram ambíguos. Em uma série onde cada livro é narrado por um integrante de um grupo de amigos que estão prestes a se formar muita coisa pode ser diferente. Chegando ao livro três e a terceira protagonista posso dizer que Ali Cronin cresce a cada história, assim como seus personagens e mais uma vez evolui, apresentando uma história que conquistará o leitor.

No primeiro livro tivemos Sarah, no segundo Ashley, agora no terceiro é a vez de Cass ser a protagonista. Logo no começo mergulhamos no namoro de Cass e Adam, um rapaz três anos mais velho do que ela e que odeio seu grupo de amigos. Cass desde que começou a namorar com Adam vem fazendo de tudo para equilibrar suas amizades e o namoro, mas sempre termina muito chateada por seus amigos não entenderem o jeito de Adam. Para piorar os últimos meses de Cass têm sido muito tensos com os milhares de trabalhos extras e entrevistas para a faculdade. Suas notas são impecáveis, sua mãe quer que ela vá para Cambridge e no fundo ela também quer ir, mas por causa de Adam e das pressões da mãe está quase desistindo. Além disso sabe que Adam se ressentirá se ela for para longe. E se não fosse pressão bastante Jack resolveu se declarar para ela, o trabalho de política chegou com um C inacreditável e ela conhece Tom, um garoto da mesma idade que ela, com sonhos e ambições parecidas, na visita que fez a Cambridge para a entrevista. Depois de um encontro terrível com Adam, uma briga com a mãe e com Donna, Cass está estressada e chateada, duvidando de si mesma quando o pai sofre um infarto e Rich vai parar no hospital. Decidida a colocar sua vida no lugar Cass começa a entender que estar com Adam, tirar apenas notas A e ser ela mesma não é a mesma coisa. Agora prestes a se formar e cheia de sonhos Cass decidira mostrar ao mundo quem realmente é e não o que os outros esperam dela.

Essa é a premissa da história de Cass, a terceira amiga desse grupo que a cada livro aprendo a adorar ainda mais. A narrativa de Ali Cronin melhora a cada nova história e seus personagens ganham profundidade. Mais uma vez a autora mostra destreza ao nos apresentar um protagonista, que depois de dois livros como personagem secundária já julgávamos conhecer bastante. E tudo, do começo ao final surpreendente estava bem construído, cada detalhe e nuance. O ritmo é agradável e a história é pontuada por observações curiosas da protagonista, fato que enriquece a trama nos mostrando uma Cass diferente assim como o grupo. Cronin foi habilidosa ao dar nova cara aos personagens através da voz narrativa de Cass, foi estranho, mas muito bom ver um lado diferente de cada um deles e das amizades.

O mais engraçado nesse livro foi a identificação que tive com Cass. Todas as pressões que ela estava sofrendo na primeira metade do livro me irritaram bastante, quase perdi a paciência por Cass não fazer nada, mas capítulo a capítulo o desenrolar da trama mostrava a evolução da personagem, ponto onde a autora foi bastante crível, descrevendo com precisão a reação de Cass, afinal na vida real nada se resolve com facilidade e a personalidade dela não permitia algo diferente. O fim foi libertador, amarrou todas as pontas e ainda surpreendeu o leitor que imaginava algo totalmente diferente, deixando no ar uma ponta para o futuro que com certeza veremos citado nos próximos livros.

Leitura rápida, gostosa com trama cativante e ótimos personagens, que surpreendem o leitor a cada livro pelas facetas que vão revelando através das diferentes visões por quais passam. Foi maravilhoso ter notícias do namoro de Ashley, que era a protagonista do livro dois e ver Sarah, a protagonista do livro um através de Cass, sua melhor amiga no grupo. Ali Cronin expande sua história, crescendo os personagens e suas histórias. A edição da (...)

Termine de ler o último paragráfo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/09/resenha-tres-e-demais.html

Fernanda de Lima 11/10/2023

Mééh
Foi o menos interessante dos 3 livros da série que eu li até agora, a coisa boa foi ela terminar o namoro com aquele insuportável.

Lorena929 05/11/2023

Três é demais
É um livro bom, de leitura leve, mas não é nada surpreendente! Pra quem precisa sair da ?ressaca literária? e gosta de triângulos amorosos, vale a pena ler sim! Não é muito meu tipo de livro por que eu gosto de histórias mágicas e surpreendentes

Erika Alcantara @literandofotos 16/01/2018

Cass deixar de ser burra...
Quem nunca passou por esses tipos de paixão na adolescência né, talvez minha irritação seja porque estou lendo um livro jovem na fase adulta kkkkk mas eu gosto de livro jovem, porém já li melhores. O que me irritou mesmo foi o fato de cass deixa Adam ser um ridículo o tempo todo, mas é dai que as coisas começam a mudar.

Priscila - @entretdsleituras 22/02/2018

Não vi a hora de acabar
Na verdade nem sei por onde começar, na verdade até sei, talvez esse seja o pior livro da serie, Cass é aquele personagem perfeitinho, que segui devidamente o script, faz o que esperam dela com louvo, devo me corrigir? E fala que ela faz o que o namorado babaca dela espera com louvor? Me irrita personagem que abdica da sua vida em pro da felicidade alheia, e Cass é assim, ela acaba perdendo o melhor da vida por conta do babacão.
Confesso que só cheguei ao final desse livro porque estava esperando o final, é com forme ele vinha chegando me desesperei, por não ver nada acontecendo, até chegar exatamente o final e confesso que foi bem expresso, em um determinado ponto Cass se irrita e decide chuta o balde, o time é tão perfeito que justo quando ela termina Jack começa a namorar, como se eu não tivesse perdido meu tempo, perdi meu shipper.
Se querem um conselho, eu pularia esse livro.

Raquel Moritz 04/08/2013

Um livro adolescente realista e de alto nível.
Você com certeza conhece uma garota como Cass Henderson: que faz listas para não esquecer de nada, anota e controla tudo com calendários e anotações, que chega sempre no horário (ou antes), que tem um quarto impecável, notas perfeitas e tudo o mais.

Filha de um empresário bem sucedido e de uma dona de casa ambiciosa, Cass aparentemente tem uma vida perfeita. Sempre achei que ela fosse a mais chatolina do grupo e que esse livro me fizesse vê-la diferente, mas não: ela é realmente xarope, e Três é Demais mostra a evolução da garota ao longo de um semestre conturbado.

Ela namora o retardado do Adam, um cara que seus melhores amigos odeiam com todas as forças, então ela precisa equilibrar o tempo que passa com seus amigos e com o namorado para não ser descartada da vida de nenhum deles. Ainda assim, o amor de Cass por Adam faz com que ela considere desistir de Cambridge quando se formar no colégio, para estudar mais perto de casa e poder ficar com o namorado.

Cass divide todos os segredos com Sarah e considera Jack seu melhor amigo desde sempre, mas quando descobre que ele nutre um grande amor por ela, Cass precisa dar um basta. Ainda por cima, quando foi fazer a entrevista para uma vaga em Cambridge, conheceu um garoto em quem não para de pensar. Como isso chegou nesse ponto?

Três é Demais é o espaço que Cass tem para amadurecer e colocar os pingos nos is da sua vida. Ela tem que lidar com a pressão da mãe, o estresse da escola, o afastamento dos seus amigos, o namorado idiota. Ela tem que crescer, enxergar o que está bem à frente do próprio nariz e se esforçar para ser alguém melhor.

Ainda que Cass comece a se tornar uma personagem mais interessante, são as cenas com as amigas que valem muitas risadas no livro. Ela sabe se divertir, apenas nunca “tem tempo” pra isso.

A série continua mantendo um excelente nível. Ali Cronin aborda a adolescência com um olhar realista. Mesmo que você não se identifique plenamente com a personagem, as inseguranças, os medos e os problemas são muito semelhantes ao que enfrentamos. Essa proximidade com a realidade que nos cerca é quase palpável.

Espero que tenham curtido a resenha de Três é Demais. Se você já leu o livro, conta o que achou aí nos comentários! :)

site: http://pipocamusical.com.br/2013/07/26/resenha-livro-tres-e-demais-serie-garota-ama-garoto-livro-3/

tiagoodesouza 12/08/2013

Três é demais | @blogocapitulo
Hoje eu vou comentar sobre mais um livro da série Garota ~coração~ Garoto lançado no Brasil pela Editora Seguinte. A série tem foco num grupo de sete amigos ingleses: Sarah, Ashley , Cass, Donna, Rich, Ollie e Jack. Cada livro apresenta a história de um personagem. Os dois primeiros estão resenhados lá no blog e são: Nada é para sempre e Dizem por aí.

"(...) Eu me irritava quando meus amigos falavam sem parar sobre o quanto se divertiram quando eu não estava junto. Nunca era tão incrível assim quando eu estava , então, por que seria tão bom sem mim?"
Página 16.

Cassandra Henderson, ou somente Cass, tem 17 anos e namora Adam, um cara quatro anos mais velho, desde que tinha 15 anos. Por causa do namorado, Cass acaba perdendo algumas noites em companhia dos amigos. Todos os outros sabem que Jack é apaixonado por ela, mas ela quer vê-lo apenas como amigo. Na escola, Cass se dedica constantemente a tirar as maiores notas, pois seu sonho, meio que conduzido pelas ideias da própria mãe, é entrar em Cambridge. Durante a entrevista dela para a universidade, acaba conhecendo Tom, o terceiro garoto.

A ideia que eu tinha de Adam estava totalmente errada. Esperava atitudes e comportamento bem diferentes da apresentada. Ele é ciumento, enxerga os amigos de Cass como se eles fossem crianças e é extremamente desagradável e egoísta. Os amigos de Cass não gostam de Adam e o toleram pela amizade a Cass. Sabe aquela história de que o santo não cruza? Mesmo quando a gente mal conhece alguém, sentimos muitas vezes que não rola uma química boa. Mas o Adam também fortalece o desgosto deles sendo esse cara estúpido. E Cass fica arrumando desculpas para o comportamento dele ao invés de enxergar o que realmente está acontecendo. O que nos leva à insegurança de Cass.

Além de se esforçar para ser uma aluna, amiga e filha exemplar, Cass precisa ser a namorada perfeita e compreensiva. Ela acaba fazendo tudo por Adam. Deixa de se encontrar com os amigos, cuida do corpo por ele e isso não parece o suficiente. Um comentário dele sobre os seios dela deixa ela bastante incomodada e até mesmo mal.

"(...) Tentei parar de pensar no assunto, mas todo anúncio de ponto de ônibus pelo qual eu passava parecia ter uma mulher com os seios perfeitos sorrindo convencida para mim. Claro que as fotos eram retocadas, mas mesmo assim. Não era normal ter um peito grande e o outro pequeno."
Página 18

A narrativa segue em primeira pessoa e continua ágil e fácil de ler, porém não rasa. Ali Cronin dá umas espirradas ao longo da história que nos leva a um certo momento para logo em seguida nos jogar uma bomba e tentar nos desviar de suas intenções. Uma dessas bombas é algo bem dramático, mas que mostrou como a amizade desse grupo é tão forte, beirando ao amor fraternal. Beirando - oi, o Jack está apaixonado pela Cass. E essa é uma das várias bandeiras mais legais que Ali levanta em seus livros. Uma que eu gosto bastante é a abertura de diálogo dos jovens com seus pais. Ela os coloca para revelar suas mágoas e decepções, mas também faz com que eles ouçam um monte de volta. Quantos se sentem confortáveis para abrir um diálogo com os pais ou mesmo quais pais enxergam que os filhos querem ser ouvidos e que nem sempre tudo é só fase?

Muito recomendado! Eu não me decepcionei com o livro, mas me decepcionei que o próximo será focado em Donna e não em um dos meninos. Ali Cronin podia intercalar os garotos. Bem, pelo título do quinto, A garota certa, creio que o livro será focado em Jack. Senão, em um dos três.

"(...) Paixão embriagada só é divertida se os dois estiverem bêbados, e eu estava definitivamente sóbria."
Página 178.

site: http://ocapitulodolivro.blogspot.com.br/2013/08/resenha-tres-e-demais.html

Psychobooks 17/09/2013

Classificado com 3,5 estrelas

- Premissa do livro (a.k.a. Conhecendo Cass)

O livro "Três é Demais", é o terceiro da série "Garota < 3 Garoto". Nessa série, Ali Cronin acompanha o último ano do colegial de um grupo de amigos - 3 garotos e 4 garotas - e nos conta suas dúvidas e questionamentos do que querem cursar na universidade - isso se resolverem se inscrever em algum curso - e também suas dúvidas pessoais em relacionamentos familiares, com amigos e com paqueras.
Dessa vez, a visão é de Cass. Cass é uma garota de dezessete anos que namora já há 3 anos com Adam, de 21 anos. Adam resolveu não cursar nenhuma faculdade e trabalha na construtora do pai da Cass. Seu namorado não é muito querido em seu círculo de amigos e para piorar um pouco a linha de relacionamento da personagem, Ali fez com que Jack, um dos garotos do grupo de amigos, fosse apaixonado pela menina.

Junte isso às dúvidas normais de uma adolescente e tem-se uma ótima premissa a ser desenvolvida. Mas será?

- A Narrativa e sua fluência

Desde o primeiro livro, Ali já desenvolve esse possível triângulo amoroso entre Cass, Adam e Jack e por isso era o livro que eu mais aguardava! A tensão entre os três personagens veio numa crescente desde o início da série.

Talvez por isso a fluência dos acontecimentos tenha me decepcionado tanto... Ou talvez tenha sido culpa da Ashley. Vou me explicar:
Ashley foi a protagonista de "Dizem por aí", e apesar de todas as suas dúvidas e o desenrolar de sua história ser menos profundo, a personagem cativa desde o início. Sua linha de pensamento é bem-humorada - apesar do peso de suas escolhas - e é impossível passar pela leitura sem se sentir cativada.

Com Cass ocorre o contrário, com a narrativa em primeira pessoa, ela nos repele desde o início. Entre as garotas, há uma subdivisão nos grupos, temos Sarah como a melhor amiga de Cass e Ashley como a melhor amiga de Donna, acho que isso pontua bem suas personalidades, já que senti com o livro de Cass, o mesmo que senti com o livro de Sarah: falta de transferência.

Cass é perfeita em tudo o que faz e sabe disso. Ela é muito bem-educada e tenta passar sempre a imagem de boa moça, em qualquer que seja a situação em que se encontra. Essa postura um pouco travada é cansativa durante a narrativa, apesar de a autora desenvolver bem essa sua característica e a ligar, na verdade, à insegurança da personagem.

- Continuação da série e apanhado da leitura

O livro da Cass é "o.k.", com suas dúvidas sem bem-expostas e com a personagem amadurecendo durante a narrativa. O que me chateou um pouco, foi a imaturidade inicial que ela mostrou, já que no livro de Sarah ela aponta alguns defeitos da amiga para então os cometer quando chega a sua vez de contar sua história. Achei isso incongruente.

A série vem numa crescente, com novos personagens sendo inclusos no núcleo central e novas possibilidades de romances surgindo entre os sete amigos. Há também as dúvidas quanto às escolhas das universidades e os cursos a serem escolhidos por cada um e a autora aborda isso de forma leve, mas com o devido peso que a escolha traz.

- Vale a pena, Alba?

Eu gosto da série, mas não adoro. Ali nos conta os problemas de seus personagens, mas continuo a achar que a autora não se aprofunda verdadeiramente em seus problemas. Sinto uma abordagem leve, mas que não chega a ser vazia... Apenas falta um "je ne sais quoi" para a série me fisgar completamente.
A leitura é rápida, o texto é fluente e em seu gênero jovem-adulto partindo para o New Adult, ele leva - como um todo - 3 estrelas e meia.

Recomendo, se você curtir o gênero.

site: www.psychobooks.com.br

Vanessa Vieira 19/11/2013

Três é Demais_Ali Cronin
Em Três é Demais, terceiro volume da série Garota ♥ Garoto, da inglesa Ali Cronin, conhecemos a história de Cass, a mais estudiosa da turma. Aparentemente, a vida de Cass é perfeita, já que ela tem uma família atenciosa, amigos super especiais e um namorado muito bonito, Adam. Mas nem tudo é um mar de rosas à sua frente...

Os amigos de Cass sempre deixaram claro o quanto não aprovam Adam, principalmente por causa das atitudes dele com a moça. Ela faz de tudo para conciliar tanto o namoro quanto o seu círculo de amizades, se esforçando ao máximo para não deixar ninguém de fora. Mas, para conturbar ainda mais essa relação, Jack - um de seus melhores amigos -, declara estar apaixonado por ela, e Cass não sabe como dizer que não compartilha dos mesmos sentimentos sem magoá-lo. E, além disso tudo, tem um garoto que ela conheceu durante a sua visita pela Universidade de Cambridge, Tom, que lhe atraiu de uma forma profunda e que não saí de seus pensamentos...

Como se não bastasse tudo isso que está acontecendo no campo afetivo da jovem, ela está uma pilha de nervos enquanto aguarda a resposta da entrevista que fez para a Universidade de Cambridge. Todos julgam que a sua aceitação é praticamente certa, mas Cass não está tão confiante assim, principalmente por ter tirado uma nota C em um trabalho sobre política no colégio. Muitas dúvidas martelam a sua mente, e ela se pergunta se deveria desistir do seu sonho de ingressar em uma prestigiosa universidade e ir estudar em Sussex, ao lado de Adam...

A vida, até então, indefectível e perfeita de Cass passa por uma grande transformação, e será necessário muito esforço por parte dela para equilibrar todos os empecilhos que se apresentam e para fazer a escolha certa, tanto no campo amoroso quanto ao que rege ao seu futuro estudantil...

Três é Demais segue a mesma linha dos livros anteriores da série, apresentando os dilemas de Cass, de uma forma clara e concisa. As dificuldades que ela enfrenta são similares as de outros milhares de jovens ao redor do mundo, tornando o enredo extremamente humano e compatível com a nossa realidade. Porém, é praticamente impossível não se irritar com a protagonista, pois, por mais que ela seja centrada em seus objetivos, não percebe o que está ao seu redor, tão claro quanto a luz do dia. Logicamente, tem muitas "Cassies" por aí, o que não destona com o mundo real, mas durante a leitura, não tem como não ter vontade de dar uns belos de uns safanões nela. Narrado em primeira pessoa por Cass, de uma forma bem coloquial e fluída, acompanhamos as suas incursões, tanto no mundo do amor quanto ao que rege o seu futuro.

Cass é uma menina inteligente, e sempre recebeu todo o conforto e carinho de sua família. Suas notas sempre foram as melhores da classe, enchendo os seus pais de orgulho e admiração. Mas, no que concerne ao seu namoro, ela se mostra alguém totalmente diferente. Ela é submissa demais as vontades de Adam e se deixa enrolar por ele de uma forma impressionante. Pensem em um rapaz que não tem bons modos, arrota na mesa durante as refeições, critica o corpo da companheira e ainda comenta, na frente da namorada e dos amigos, que outras mulheres são gostosas e, que claro, ele pegaria? Ridículo, não é mesmo? Porém, Cass parece não se importar com isso. Ela tem medo de perdê-lo, como se o escroto fosse uma espécie de troféu, e aceita tudo o que ele lhe oferece, parcamente. Sim, tem muitas mulheres e não só jovens que passam por este tipo de situação sem se constranger, e inclusive já conheci algumas, mas pra mim isso é abominável e fez com que eu me irritasse profundamente com a Cass, por ser tão conivente com esta situação e não esboçar uma reação sequer de contrariedade à Adam.

Em síntese, Três é Demais é um livro muito bom e que revela de uma forma abrangente e concisa o universo adolescente e todos os seus conflitos. Já passei desta fase há algum tempo, mas me identifiquei com algumas das situações tratadas no enredo, e claro, enxerguei vários amigos meus dentro da história, o que tornou o livro um tanto realista e nostálgico. Apesar de não ter curtido tanto a Cass, apreciei a história justamente por estes ingredientes, que souberam dar o sabor exato a trama e torná-la fluída e realista. A capa é muito bonita e segue o mesmo estilo das anteriores, com um leve toque aveludado e a diagramação está excelente, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações de corações no início de cada capítulo. Recomendo.

site: http://www.newsnessa.com/2013/11/resenha-tres-e-demais-ali-cronin.html

brendacr 09/02/2014

Resenha do Conversacult
"Três é Demais" é um livro que aborda os altos e baixos da vida de uma menina de 17 anos que tem toda a pressão do mundo em cima dela. Cass precisa resolver muitos problemas para conseguir se focar em seu futuro. Para mim esse foi o livro mais fraco da série, mas ainda assim é uma leitura agradável e que vale a pena.

Leia a resenha completa em:

site: http://www.conversacult.com.br/2014/02/resenha-tres-e-demais.html

Camila Cristina 09/01/2017

Três é Demais, faz parte de uma serie super divertida que conta os altos e baixos da faze adolescente de sete amigos. Nesse terceiro volume conhecemos um pouco mais a estória de Cass.

Cass é uma garota inteligente e dócil, e aos 17 anos se prepara para enfrentar muitos problemas que irão determinar o seu futuro. Com a pressão para ser a garota perfeita , a indecisão de escolher uma faculdade e a distancia crescente em seu relacionamento , ela se vê pressionada a tomar decisões.

O livro cumpriu minhas expectativas, já que minha maior curiosidade era conhecer um pouco melhor o Adam. Logo no comecinho do livro, nós vemos uma face totalmente diferente de Adam. Ele não parece ser aquele troglodita que os amigos de Cass descrevem nos livros anteriores, mas essa fachada vai se desfazendo aos poucos, quando Cass acaba se distanciando dele e começa a reparar em como Adam na verdade é um idiota. Ela conhecer Tom e saber que Jack a enxerga com outros olhos, são fatores que a ajuda a ver o verdadeiro namorado que ela tem. Fora tudo isso, Cass ainda carrega uma enorme pressão de escolher uma faculdade (já que esta no ultimo ano letivo) e se depara com algumas “crises ”em relação sua família e amigos.

Três é Demais acaba sendo um livro divertido e de grande ajuda para quem esta nessa faze adolescente e se vê em situações parecidas com a dos personagens.