O Sangue do Olimpo

O Sangue do Olimpo Rick Riordan

Resenhas - O Sangue do Olimpo

BitoriaVortolon 15/01/2024

Gostei porém não sei
Sinceramente falando, para mim os capítulos que mais me prenderam não foram relacionados aos 7 da profecia, foram o da Reyna e do Nico (finalmente dando pauta pra esses divos, amo demais).
Gostei do livro e como disse em todos os outros da saga dos HDO, é uma leitura fácil e o humor usado é muito bom, sempre dou boas risadas com as falas do Percy e do Leo. Porém eu esperava mais de algumas cenas da batalha final (Reyna com o gigante e Frank comandando os romanos não estão inclusos na minha decepção, por que me deu arrepios), principalmente na luta contra Gaia. Para ser um livro de fechamento de saga, eu esperava um pouco mais, até por que foi criado toda uma expectativa e o clímax não foi tão bom. Mas repito, me diverti lendo!
nath191 15/01/2024minha estante
Cara, eu li essa saga duas vezes já (mas já tem um tempo) e tenho a mesma percepção
Os capítulos da Reyna e Nico são incríveis, mas a batalha final me decepcionou muito.
A série em si é bom, mas o final foi bem triste

Queria Estar Lendo 31/10/2014

Resenha: O Sangue do Olimpo
Então, gente, resenhar esse livro... Como se resenha esse livro? Não só uma série fantástica chegou ao fim, como também anos e anos de amor dedicados a personagens tão maravilhosos. Porque não só Heróis do Olimpo acabou, como Percy, Annabeth, Nico, Piper, Jason, Leo, Reyna, Clarice, Thalia, Tyson, Quíron vieram dizer adeus... Entenderam meu ponto né? Dói, mas é uma dor boa. Igual o que eu senti quando acabei de ler Harry Potter ou Senhor dos Anéis; acabou, mas vai estar sempre aqui comigo.

E sim, essa resenha vai ter muitos gifs de reação, porque eu tô lutando bravamente para não gritar um WHAT IS LIFE NOW? e sair correndo daqui. Isso é o que um livro do tio Rick faz comigo.

Não vou citar os pontos de vista que narram a trama, mas tenho que dizer que ADOREI a escolha deles. Principalmente de uma das personagens. Na verdade, todos. Todos os pontos de vista foram fantasticamente bem aproveitados. E sim, tem gente reclamando porque ele não usou outros personagens, mas qual é, o tio Rick sempre toma as melhores decisões! Não tem porque reclamar do que ele fez nesse livro; foi o necessário, principalmente por causa da profecia e do seguimento ali no final.

Resumidamente, Nico, Reyna e o treinador Hedge estão transportando a Atena Partenos de volta ao Acampamento Meio-Sangue, para tentar impedir a guerra entre gregos e romanos, enquanto os sete semideuses da profecia seguem até Atenas para destruir Gaia antes que ela desperte - e claro que, em meio a isso, temos capítulos alucinantes seguindo os dois caminhos. Como sempre acontece nos livros do tio Rick, cada sequência de capítulos de um personagem começa bem, segue com humor e culmina e um cliffhanger de arrancar o fôlego. E gente, o humor desse livro! Eu gargalhei alto em tantas partes que compensou toda a dor que eu senti em outras; Rick é um dos poucos autores que sabem mesclar bem momentos tensos com piadinhas peculiares e comentários divertidos.

"- Atlântida? perguntou Jason.
- Ela é um mito afirmou Percy.
- Hum Mas nós não lidamos com mitos?
- Não, estou dizendo que é um mito inventado. Tipo, não é um verdadeiro mito real.
- Dá para perceber por que Annabeth é o cérebro desta missão.
- Cale a boca, Grace."

O desenvolvimento dos personagens, gente, foi maravilhoso! Cansei de ver gente reclamando do Jason e da Piper na série, e achei LINDO o quanto eles sambaram nesse livro. Os dois sempre foram meus favoritos depois do Leo (sóri Percabeth), e ganharam um baita destaque em O Sangue do Olimpo. Na real, todos os personagens tiveram o seu merecido destaque, porque é isso que o tio Rick faz: ele enriquece os personagens com o passar das páginas; não só com as emoções deles, mas com o crescimento e o fortalecimento de suas atitudes - a Piper é um lindo exemplo disso. Uma filha de Afrodite que, no primeiro livro, já mostrou seu valor, mas que vou ganhando poder com o passar dos livros, e que culmina numa das peças mais importantes na guerra contra a Gaia! E o Jason, aquele donzelo que adora desmaiar? Eu ri e me emocionei tanto com as cenas dele, com o apoio dele aos outros semideuses (em especial com o desenvolvimento da amizade dele com o Percy, que eu achei fantástico).

"Pela primeira vez, ser Piper McLean, a filha de Afrodite, aquela que ninguém levava a sério, podia lhe dar alguma vantagem."
"Agora ele não tinha dúvida: era filho de Júpiter, o deus do céu. Ele era o filho de seu pai. "

Leo Valdez, senhoras e senhores, meu bad boy supremo magricelo filho de Hefesto genial! GENIAL! Conforme o livro decorria, fui criando teorias a respeito da participação de cada semideus na guerra final, e confesso que sofri um baita mindblow quando eles chegaram aos finalmentes. Leo, eu precisava muito te dar um abraço e um beijo e uma aliança de casamento, porque COMO VOCÊ É PERFEITO! E outra coisa que eu adorei foi como ele continuou se importando e amando a Calipso e ansiando por cumprir a promessa feita a ela. Gente, esse menino não existe (e foi mágico também quando ele e o Percy conversaram sobre a Calipso, O TIO RICK NÃO PERDE UMA DEIXA PRA MELHORAR OS PERSONAGENS QUE JÁ SÃO PERFEITOS!).

"- Ah, não, onagros, não! exclamou Leo. Por falar nisso, o que é um onagro? Frank franziu a testa.
- Você constrói máquinas. Como pode não saber o que é um onagro? É simplesmente a maior e mais letal catapulta já usada pelo exército romano.
- Legal disse Leo. Mas onagro é um nome idiota. Eles deveriam tê-las chamado de Valdezpultas."

Hazel e Frank tiveram um ápice de ai-meu-deus lá no final do livro. Vi um pessoal comentando que eles tiveram pouco destaque, mas achei isso bem WHAT THE FUCK quando o livro foi tão dedicado a ligação entre cada um dos sete semideuses com os outros.

Eu PRECISO surtar aqui pela Reyna e pelo Nico, porque cada vez que a trama voltava para seguir a viagem deles eu sofria um ataque cardíaco. Nunca fui muito ligada com a Reyna, até porque, até o último livro, ela não teve lá tanto destaque assim - e confesso que eu achava ela meio bitch como romana mandona e tal. MAS GENTE, EU ME ARREPENDO TANTO DE TUDO QUE FALEI CONTRA A REYNA! Porque ela foi tão rainha e carinhosa e pretora maravilhosa nesse livro! E o elo que se criou entre ela e o Nico, eu não sei explicar o quanto foi emocionante. De meros conhecidos a amigos e depois a um big sister e little bro; TIO RICK, QUE MÁGICA VOCÊ FAZ PRA CRIAR PERSONAGENS TÃO REAIS?

"Hoje você provou ser uma verdadeira heroína do Olimpo."

E o Nico... EU NÃO SEI FALAR SOBRE O MEU IRMÃO! PORQUE ELE É PERFEITO. PERFEITO E SOFREDOR! E NO FINAL, QUANDO APARECE O NOVO SHIP PRA ELE (eu tô surtando aqui mas não vou falar sobre isso. Só que é um ship gay. Porque sim, O NICO É GAY, SE VOCÊ RECLAMAR POR CAUSA DISSO - e acredite, eu vi muita gente fazendo mimimi - VOCÊ VÁ PARA O TÁRTARO E FIQUE LÁ!). O ship novo dele é lindo, é apaixonante, eu chorei. Não vou falar que destino teve, se virou canon ou não, mas foi lindo.

Percabeth, por fim, foi aquela lindeza de sempre. O Cabeça de Alga e a filha de Atena sendo geniais (o Percy nem tanto, né), perfeitos, tão unidos e queridos e ainda mais apaixonantes. O relacionamento dos dois teve o ápice da fofura em um momento do livro, e eu queria muito citar todo ele, mas não posso porque é muito spoiler!

"- A rivalidade termina aqui disse Percy. Eu amo você, Sabidinha."

Enfim, Rick Riordan nos presenteia com o encerramento brilhante de uma série maravilhosa. Todos os pontos, todos os detalhes, todas as mínimas teorias criadas no decorrer desses cinco livros culminaram num fim genial e agradável. Doeu, mas foi uma dor boa. Obrigada, tio Rick, por esses livros, personagens e pela incrível aventura com os semideuses gregos e romanos. RIORDAN, POR FAVOR, ESCREVA LOGO MAGNUS CHASE!

PS.: Tem uma indireta da nova série a respeito dos deuses nórdicos em O Sangue do Olimpo. Eu tive um surto quando li.

mavy.taylors 08/10/2021

Em janeiro desse ano comecei a ler Percy Jackson , e terminei apenas no dia 10 de março. Em abril comecei a ler O Herói Perdido. Confesso que foi muito estranho para mim me acostumar com essa proposta nova que hdo nos trouxe. Mas conforme eu fui lendo , hdo começou a se tornar tão importante para mim quanto pjo!
Não acho que o final estragou toda a história; claro não foi um dos melhores , mas também não foi um dos piores!
Hoje uma parte de mim se encerra e dá lugar a outra; eu sentirei muita falta dos 7 juntos no argo II , como também sentirei falta da Reyna , Nico , Treinador.. Enfim , claro ainda temos Magnus Chase e As Provações de Apolo , mas não será a mesma coisa!
Me causa muita dor ter que ver esses 10 livros de volta na estante , mas também me causa muita alegria por esses livros também contam a história de como eu cresci. Percy Jackson me ensinou a ler , e eu nunca me esquecerei disso!! Após longos 8 meses a minha trajetória com o universo greco-romano se encerra. Sentirei muita falta de vocês pessoal , espero vê-los em breve!!!
amo tanto eles

@iludidadolivro 08/10/2021minha estante
Tem "As crônicas dos Kane" tbm! É mitología egípcia e tem crossover com Percabeth. Vai ser minha próxima leitura

percyjstan 08/10/2021minha estante
pq todo mundo sempre esquece as crônicas dos Kane ? a trilogia se passa durante e depois de hdo e antes de Magnus e Apolo. recomendo a leitura também ?

percyjstan 08/10/2021minha estante
ah e apolo também é mitologia greco-romana e continuação direta de pjo e hdo

@iludidadolivro 08/10/2021minha estante
Simmm! Tenho todos aqui, vou ler logo logo

amanda3913 04/09/2021

O Sangue do Olimpo
Terminando mais uma saga, sem palavras. Os capítulos da Reyna e do Nico foram completamente PERFEITOS, salvaram o livro. O final quase me fez infartar. Nico e Will são perfeitos, que ódio KKKKKKKK

Laís 29/05/2021

Nostálgica
Depois de acompanhar por tanto tempo a história do Percy, finalizar a história dele (por mais que ele tenha aparições em outros livros do Riordanverso) deixa um sentimento bastante agridoce, é lindo ver como eles se desenvolveram e cresceram, mas dá uma nostalgia terrível também kkkkk

Gabriel 24/06/2021

não era esse o tipo de sangue no Olimpo que eu esperava
Antes de tudo, não estou dizendo que o livro deveria ser todo sombrio, cheio de sangue, cabeças rolando, tiro, porrada e bomba, mas poxa, Gaia foi retratada no decorrer de 5 livros (fora as citações nos livros do Percy Jackson) como a Deusa primordial, filha do Caos, a Mãe Terra, mãe do Zeus, do Cronos, dos Gigantes e dos Ciclopes. A temida por outros deuses. No final não durou 10 páginas e se mostrou o famoso cão que late mais não morde kkk

Uma das coisas que me incomoda nos livros do Rick Riordan é a conveniência e facilitação do roteiro. Nem da para contar nos dedos quantas vezes um inimigo foi derrotado na base do discurso ou por situações totalmente "???". Se você já leu outros livros do autor, acaba se acostumando com essas situações, mas não deixa de incomodar em alguns momentos, as vezes perde o clímax. Eu nem consigo ficar tenso por muito tempo porque já imagino que tem grandes chances de acabar tudo em arco-íris. (pasmem, realmente acabou. Ou não?). Pensei que esse livro iria ser diferente, pois A Casa de Hades já trouxe um clima mais pesado e perigoso, mas principalmente por ser a guerra final que encerra Os Heróis do Olimpo e até mesmo Os Olimpianos. Faltou mais emoção, algumas coisas aconteceram rápido DEMAIS.

Porém, não tem como odiar o livro ou toda essa saga no geral. Não consigo nem mesmo dar uma nota baixa. Foram 5 livros acompanhando o acampamento meio-sangue e agora mais 5 livros acompanhando esses novos personagens junto com outros antigos. Impossível não se envolver na história e em toda a mitologia, se apegar aos personagens e notar o desenvolvimento de cada um deles.

Agora é ler As Provações de Apolo para matar um pouco a saudade desses semideuses.

Vitinho 17/03/2021

Que Final foi esse? ?
?O Sangue do Olimpo? é um final digno e surprendente de uma série sem condições de tão incrível!
Os sete semideuses da profecia mostram todo o seu poder, e eles enfrentam tantos desafios que é impressionante como conseguem chegar a batalha final.
Tudo é engenhosamente organizado para chegar a um final que ninguém espera, mas pode deduzir ??. Cada desafio provoca o crescimento e amadurecimento de cada herói, mostra suas maiores dificuldades e fraquezas, contudo, mostra também seus maiores atributos e como cada um está ali para complementar o outro, pois o ponto forte de um é a fraqueza do outro (Annabeth e Piper que o digam kkk).
Mas não impressiona apenas a atuação dos 7, pois Reyna e Nico são dois pontos super altos na narrativa. Nesse aspecto é preciso comentar como esses dois são incríveis, corajosos, muito poderosos e se tornaram grandes amigos na difícil jornada que tiveram que trilhar. Eles mostraram que uma filha de Belona, e um filho de Hades podem ser tão poderosos quanto ou até mais do que meios-sangues filhos dos deuses mais famosos. E sinto muito a quem discordar mas, pra mim, Nico é o herói mais poderoso ali, e merecia uma trilogia, ou pelo menos um livro solo como protagonista.
E por fim não posso deixar de mencionar os cenários narrados. (A Grécia!!) Isso por si só já diz muito kkkk porém, cada cidade que é narrada na Grécia faz surgir uma vontade enorme de ir lá e conhecer tudo e se imaginar como um deles enfrentando a ira de Gaia e dos gigantes.
karol 18/03/2021minha estante
CONCLUÍDOO UHUU

karol 18/03/2021minha estante
vc pretende ler mais uma série de livros do tio Rick?

Vitinho 19/03/2021minha estante
Pretendo sim

Vitinho 19/03/2021minha estante
Depois que terminar o livro que comecei (Os Cinco do Ciclo) eu vou ler a série de Apolo e depois a trilogia das Crônicas dos Kane kkkk

karol 19/03/2021minha estante
legaal, eu tb vou começar Apolo dps de terminar alguns livros

'akilis 15/12/2023

É emoção que tu quer?
E aqui vai minha humilde opinião sobre O Sangue do Olimpo:

FOOODAAAA.

Senti tudo que poderia ter sentido nessa leitura. Não sei se foi só eu, mas a batalha em Atena não me deixou tão impressionado ou entusiasmado quanto à saga de Nico, Reyna e Hedge. Claro que foi grandiosa, mas um sátiro, uma romana e um grego juntos tiveram grandes desfechos.

Durante os capítulos finais onde todo o caos acontecia eu ri, me agustiei, senti raiva, achei fofo, fiquei triste, e tive várias outras sensações/reações. Como um livro completo poderia ser, ele foi.

Personagens novos ganharam um quartinho no meu coração.
Capitu 15/12/2023minha estante
Esse livro é perfeito ???
Deu até vontade de reler agora

Portilho 15/12/2023minha estante
Eita...já considero ler

Juan199 15/12/2023minha estante
O tio Rick quase me matou com o Leo kkkkk

Riqmb 05/02/2022

Fim!
Eu achei maravilhoso,se você está no primeiro livro, sério não pare só continue, porque a história e muito perfeita, e são muitas coisas incríveis que acontece, esse tem tantas batalhas emocionante, são tantas emoções. Obrigado minha família fictícia, por tudo eu amo cada um de vocês, eu nunca vou esquecer vocês, todos são maravilhosos, obrigado tio Rick!
Fany_Carvalho 06/02/2022minha estante
Nunca iremos esquecer nossa segunda família??

Riqmb 06/02/2022minha estante
Nunca

Maria14314 16/04/2021

Depois de quase 2 anos finalmente acabei essa saga
Gostei da batalha final, mesmo querendo ver pelo menos alguém morrer. O que não aconteceu ={.
Percy e Annabeth estão fazendo planos para o futuro e tomara que os deuses deixem eles em paz por que eles merecem um pouco de sossego.
Hazel teve menos protagonismo nesse livro e o Frank também, mas eles arrasaram mesmo assim.
Piper e Reyna simplesmente maravilhosas. O tanto que elas foram desenvolvidas, especialmente a Pipes, eu amei.
Jason continua um chato. Cadê a personalidade?
Nico, um ícone atemporal. ( shippo Will e ele demais)
Leo foi meu neném, se tornou o herói que ele nunca achou que seria. Espero que ele e Calipso também tenham um pouco de paz.
Foi um final bom, mesmo eu esperando mais. Espero ver alguns desses rostinhos em outros livros do Riordanverse.

@rafadeodato_ 28/12/2023

Desfecho
Quero eles todos no meu coração para sempre, sinto que cresci vivendo com esses personagens. Não vejo a hora de chegar uma adaptação desse momento!

Luiza3280 28/12/2021minha estante
Amiga é muita fofoca, tem muita história pela frente ainda, a profecia ainda vai cobra seu preço por Leozinho ter ressuscitado

anne 29/12/2021minha estante
valha mlr qual o próximo livro?

Luiza3280 29/12/2021minha estante
A próxima saga é do Apolo, as provações de apolo, inclusive o Rick já tá escrevendo outro livro q é a continuação dessa saga, livro q não acaba

Ilana Beatriz 25/10/2020

Favoritado
Eu amei esse livro, mesmo que não seja focado na batalha como em "o último Olimpiano", mas tiveram cenas marcantes que vou lembrar com carinho. Uma pena que o Nico e a Reyna só tiveram mais reconhecimento no último livro... Não vejo a hora de ler "as provações de Apolo" :))

_Tpwk_ 30/06/2021minha estante
?????

Gih 03/11/2020

O sangue do Olimpo
Rick Riordan, como sempre fez um ótimo trabalho. ?O sangue do Olimpo? fecha com chave de ouro (imperial rsrsrrs) a série ?Os heróis do Olimpo?. Eu amei que em toda a série ele mudou a escrita de personagem para personagem, isso deu uma autenticidade e um prazer maior para a leitura.
LS0 03/11/2020minha estante
Amooooooo essa saga.