Canibais David Coimbra

Resenhas - Canibais - Paixão e Morte na Rua do Arvoredo

Carol 08/01/2024

Sempre procure saber a procedência dos alimentos...
Sendo o primeiro romance de David Coimbra, até então conhecido por sua carreira como colunista em diversos jornais do sul do país, "Canibais: paixão e morte na rua do arvoredo", revela-se como uma leitura fluída e bem descrita, com traços de crônicas e até mesmo de uma literatura naturalista dado a caracterização animalesca do comportamento dos personagens, apesar de tudo ainda se mostra um tanto quanto indigesta devido a temática principalmente pelo fato de que as ocorrências escritas são reais, bem como a existência de alguns personagens. Ainda assim, ao se mesclar à realidade, a ficção, o autor conseguiu atingir uma trama dramática que prende o leitor levando-se a focar na história principal, mas também valorizar a história dos demais personagens.

Obs: A quem for ler deixo um aviso, se for extremamente sensível a descrições de abuso e violência física/psicológica, pense duas vezes antes de ler

Jokinha dix 01/12/2023

Cara achei o livro muito divertido. Ele é um relato muito bem estruturado de uma Porto Alegre do século 19, feito com base em muita leitura e pesquisa. Mano o livro e muito engraçado super recomendo.

Julian 25/08/2023

Mais perto do que eu imaginava
Nesta obra, o saudoso David Coimbra entrega uma ótima história de mistério, estória e loucuras.

Nada mais gostoso para um leitor do que se localizar com as cidades, ruas e até alguns cenários mencionados.

Afinal, antes de Canibais, os livros de mistério, drama e policiais que eu conhecia, envolviam apenas Estados Unidos ou Inglaterra (e Europa).

Uma pena que o destino levou esse grande escritor, cronista e jornalista tão cedo.

Mas fica sua obra. Muito indicada.

Bruna 05/02/2023

Amei
Muito bom! Uma história de ficção baseada nos crimes que chocaram a sociedade de Porto Alegre do século 19. Tem personagens reais e fictícios e o cenário da Porto Alegre do passado narrados na escrita sempre fuida e ousada de David Coimbra. Bom demais

Cristiano 13/01/2023

Foi minha primeira leitura do mestre David Coimbra e não me decepcionei...

Misto de verdade e ficção, a história realmente nos prende de tal forma, que nos faz querer mergulhar em cada capítulo e devorar o livro!

Catarina, Ramos, Brasiliano, Walter, Antunes, Januário, personagens reais, que fazem essa história ao mesmo tempo que sórdido, dramática, hilariante e tudo mais que possa desejar!

@medusarm 02/12/2022

Não comam linguiça no dias que lerem.
Eu adorei o desenrolar da história. É de linguagem simples, fluída. Possui vários contextos para de entender melhor os costumes da época.

O erro foi fazer linguiças para o jantar nos dias em que li. Por favor, evitem! (por que será que não me caiu bem, né?!) HAHAHA

Super recomendo a leitura, pois é rápida, instigante e o melhor: é baseada em fatos reais.

Mauro72 27/05/2022

Obrigado David Coimbra
Li está obra na adolescência e me marcou. Foi o primeiro livro que não conseguia fechar. Lembro de iniciar a tarde, seguir lendo quando minha mãe chamava para jantar e sair do quarto quase com o sol nascendo, quando ainda podia ir dormir enquanto o mundo inteiro acordava. Este livro sempre vem na memória de maneira nostálgica, da história que David Coimbra registrou mas também de um bom ano, de uma época que foi boa para mim aqui no Rio Grande do Sul, poucas preocupações, música, muita leitura e bons amigos. Hoje faleceu David Coimbra e todas as lembranças vieram a tona, gostaria apenas de agradecer a ele pela experiência agradável e pelas lembranças, então de forma singela, deixo aqui registrado meu obrigado.

Carlinha 10/05/2022

Que horror!!! Adoro!!!!
Livro de ficção baseado na história real dos crimes da rua Arvoredo (hoje Rua Fernando Machado) que ocorreram em Porto Alegre no sec. XIX.
Edição de bolso, mas a diagramação é super confortável e as páginas não são transparentes.
Achei simplesmente fantástico. A narrativa fluida, personagens muito bem introduzidos.
Foi uma surpresa muito boa, não esperava que ia achar esse livro tão bom.
Me deu pesadelo a história do "olha que eu caio!". Moço! Que cena macabra!
Vou procurar mais títulos deste autor, fiquei bem interessada.
Marcos 10/05/2022minha estante
Sério que é baseando em uma história real ????

Carlinha 11/05/2022minha estante
É? alguns personagens realmente existiram. Coloquei pra troca, para que outras pessoas tenham essa ótima experiência.

Marcos 11/05/2022minha estante
Boa ??????????
Futuramente vou ler esse livro, agora a lista está cheia kkkkkkkk

Jessik 10/11/2021

Canibais
Uma leitura boa, meio chocante por saber que é baseada em fatos reais, só não curti muito o fato de ficar enrolando muito a história, "Enchendo linguiça".

Djeison.Hoerlle 01/05/2021

Reli como parte da pesquisa para o roteiro que estou escrevendo, baseado inteiramente na história dos Crimes do Arvoredo.
Na primeira ocasião, quando eu tinha uns 16 anos, lembro de ter ficado admirado com o quão fluída e gostosa era a leitura, além de que na época essas predileções datadas do autor por comparar loiras e morenas e romantizar o tamanho dos órgãos sexuais dos seus personagens ainda eram parte da minha deturpada noção de masculinidade.
Hoje em dia, já muito mais crítico (e muito mais chato), percebi que o livro não vai além de um produto despretensioso de um cronista enfadonho do meu estado.
Os crimes da rua do arvoredo continuam sendo a história de serial killer mais sensacional do RS (e talvez do nosso país), servindo quase como um Jack Estripador para nossa cultura, e fico contente por perceber que em meio à tantas representações fantasiosas sobre, a cadeira de obra absoluta sobre o tema continua vaga. Talvez não por muito tempo. Hehehe.

Ed Carvalho 29/03/2021

Empolgante leitura
Nunca havi lido nada de Coimbra. Gostei muito da história. Bem construída e narrada.

Henrique 13/02/2017

Enche muita linguiça (Com o perdão do trocadilho)
O livro é razoavelmente bom por ser uma aula de história do Brasil. Fica claro todo o cuidado que o autor teve em fazer uma revisão bibliográfica. Porém, a história propriamente dita do livro pode se resumir a pouco mais de quarenta páginas.

Jhoni 02/05/2015

O livro é muito bom, levando em conta que raramente se encontra literatura deste gênero nos nacionais. David Coimbra dispõe ao leitor um prato cheio sobre o tema canibalismo, com personagens fortes, entre eles um serial killer.
A história se passa em uma Porto Alegre colonial, trazendo personagens imigrantes que contribuíram para a formação do povoado. o Autor retrata com sutileza os detalhes da época, os costumes e tudo mais.
Vale a pena ler.

Paola 12/02/2014

Canibais
O livro de ficção de David Coimbra se inspirou no casal principal que existiu de verdade e tomou certas liberdades que eu aprovei. No entanto a história da cidade, e de como tudo funcionava na época foi muito fiel, retrato da extensa pesquisa que o autor fez em obras antigas. A trama foi bem desenvolvida e avança até um final realmente muito bom, bem escrito. Fica claro que toda a história foi bem amarrada para que o fim ficasse certinho.

Leia mais:

site: http://uma-leitora.blogspot.com.br/2013/10/canibais-paixao-e-morte-na-rua-do.html

Gilmar 11/02/2014

A La Pucha!
Agonizante, assustador, engraçado, surpreendente... Enfim, Uma ótima obra de ficção baseada em fatos reais ocorridos no século XIX, que possui uma narrativa que desperta muitos sentimentos no leitor. Além do mais é contada de uma forma cativante com cenário e linguagem próprios da época.