Casa das Estrelas

Casa das Estrelas Javier Naranjo

Resenhas - Casa das estrelas

amexy 28/09/2021

Casa das estrelas
Muito lindo e viciante. A forma que as crianças descrevem o mundo neste livro é intrigante, ás vezes até um pouco assustadora.
Imaginar como esses seres chegaram a essas definições de palavras com o pouco de vida que têm é inevitável.
Casa das estrelas é simples e rápido de ler e dá vontade de emoldurar essas frases por tudo o que parte da casa.
Gostei muito das ilustrações, o toque artístico e colorido neste livro caíram muito bem.

Lara 29/08/2021

Universo é a casa das estrelas
Um livro tão simples mas com tanto afeto! É incrível conhecer o mundo através dos olhos das crianças e perceber como seus discursos que são, muitas vezes, ignorados pelos adultos carregam tanto significado. Algumas definições te fazem rir, outras te fazem refletir sobre como perdemos essa inocência bonita ao longo da vida e outras te fazem ficar com um nó na garganta, angustiada por não ter mais detalhes sobre o que se passa na vida e no ambiente familiar dessa criança. Recomendo para todos, é um livro encantador que vai permear os seus pensamentos por algum tempo!

Laisy 25/08/2021

PERFEIÇÃO
Eu simplesmente ameeeei esse livro.
É cada frase que você nem imagina mas quase um impacto tão grande dentro de você, do nada você lê uma simples frase de uma criança e fica horas refletindo sobre a profundidade daquilo.
Teve coisas que foram quase um murro.
E mostra como os adultos invisibilizam as crianças em diversas situações.

Vinicius.Miranda 22/08/2021

Poético e inocente
A premissa do livro pode até parecer simples, significados das palavras através da visão das crianças. Porém, o resultado foi muito bom.
Uma mistura de poesia, inocência, humor e um pouco de tristeza também. Me lembrou muito um espetáculo de teatro "mania de explicação".
É um livro gostoso de ler, bem curtinho, perfeito para ler várias vezes.

Vanda 19/08/2021

Pureza definida em palavras
A pior parte do livro é quando acaba.. por outro lado fico a pensar que um dia todos nós ja fomos tão inocentes assim, nem lembro mais.. queria a parte 2 desse livro

Monroe1505 06/08/2021

SENSACIONAL
Não são só crianças, são verdadeiros gênios.

Eu amei cada significado delas. Rir muito em alguns e me emocionei com outros. ??

Rosy 05/08/2021

Que graciosidade
Já imaginava gostar desse livro, mas não tanto. Que ideia genial juntar em um livro, com uma edição incrível (diga-se de passagem), as explicações sobre determinadas palavras por crianças. Então neste livro vemos crianças de 4 até uns 12 anos nos contando o que elas pensam sobre a palavra amor, mãe, pai, amizade, família entre outras. É a coisa mais linda e real q vc vai ler. É simplesmente encantador e, em alguns casos, sofrido. Mas por favor, leia. É um livro maravilhoso. Parabéns ao Javier. SUPER RECOMENDADO.

letisia 29/07/2021

que livro gostoso de ler. como a jout jout, li em uma sentada. todo mundo deveria ler, realmente é muito interessante ver como as crianças enxergam o mundo. apenas leiam!

Nanda 17/06/2021

Que livro lindo!
Esse livro é ótimo pra uma obra de arte. Os significados das palavras através dos olhos das crianças foi um presente pra mim. Alguns são engraçados, outros confusos e ainda outros bem dolorosos. Me apertou o peito diversas vezes.
É uma leitura MUITO rápida, dá pra ler em menos de um dia, eu só levei alguns poucos dias porque quis apreciar devagarzinho e sentir cada significado. Super recomendo!

Leyd 11/06/2021

Infância vem do latim infans: aquele que não fala. As crianças que falaram aqui não conheciam essa definição. A cada uma delas, minha gratidão.

Casa das Estrelas é a definição de Universo para Carlos Gómez, de 12 anos, doravante se tornou um “dicionário” particular que reúne as definições de vários conceitos a partir da lógica dos menores.

Esta visão de mundo é uma compilação feita por Javier Naranjo, poeta, professor e gestor cultural Colombiano, que "brincando" entendia que as crianças veem as coisas de forma diferente.

Javier afirma que o livro “surgiu como um jogo. Em vários momentos, e ao longo de vários anos, convidei crianças do ensino fundamental a dar o sentido de algumas palavras, para que seu próprio olhar os revelasse.”

Essas definições/aforismos/mini-poemas são comoventes por causa de seu poder de verdade, como por exemplo: Adulto para Andrés de 8 anos é uma pessoa que, em toda coisa que fala, vem primeiro ela.

Carinho para Valentina de 9 anos, é amarrar as pessoas. Distância para Juan de 8 anos, é quando alguém se vai de alguém. Igreja para Natalia de 7 anos, é onde as pessoas vão perdoar deus.

Essa leitura me mostrou que é preciso saber ouvir essas vozes que por trás de sua inocência contêm uma sabedoria que pode nos ajudar a compreender, senão nosso cotidiano e nossos deuses, a nós mesmos.

site: https://www.instagram.com/p/CN-5NLqjD3G/

Roh Matos @somaisumparagrafo 02/06/2021

@somaisumparagrafo
Amor: ?O que cada coração reúne para dar a alguém.? ? Lina, 10 anos.

Este livro reúne pequenas definições das palavras através do olhar das crianças. O organizador, Javier Naranjo é um colombiano poeta e professor, que em suas aulas para o ensino primário ao trabalhar com criação literária e jogos de palavras teve a brilhante de ideia de pedir para que seus alunos escrevessem no caderno o significado de algumas dessas palavras e o resultado culminou nessa linda obra, que toca e emociona o leitor por sua sensibilidade.

???

Felicidade: ?A felicidade é quando o amor, a paz e as coisas boas estão juntas.? ? Carolina, 10 anos.

Por meio dos pequenos verbetes de definições e significados das palavras segundo esses pequenos seres, somos inseridos em um universo às vezes puro, outros lúdicos e até mesmo cruéis. É tão louco pensar que uma atividade ?simples? como essa pode proporcionar uma ambientação tão rica de conhecimento. Ao sermos inseridos nas vivências dessas crianças conseguimos conhecer um pouco sobre seus sentimentos e isso nos é poético e revelador. Do seu jeitinho, esses pequenos têm muito a nos dizer e nos ensinar. Como leitora e professora, essa experiência foi única e marcante. Vale ressaltar que essa edição está um espetáculo, com capa dura e ilustrações muito belas.

?Ainda que pareça excessivo para os adultos que somos, sem a voz da crianças, não há descoberta possível, nem poesia, nem paraíso, nem dor, nenhum conhecimento, nenhuma comunhão.?

Nina 02/06/2021

A versão mais fofa...
Esse livro é tão levinho para ler em uma ressaca literária, leitura de uma hora no máximo. Temos a visão das crianças sobre alguns temas da sociedade, e eu amei

Flor de louro 27/05/2021

É quando a gente se perdoa
Esse livro é de uma pureza indescritível. Cada palavra dessa obra revela a inocência da infância, e como cada ser desde pequeno já carrega uma carga emocional e uma história

bea_01 27/05/2021

Bom.
Li esse livro por conta da escola. É um minidicionário feito por crianças e é simplesmente incrível ver a inocência das crianças com as pequenas coisas.
É uma leitura rápida e fácil.
Recomendo.