Casa das Estrelas

Casa das Estrelas Javier Naranjo

Resenhas - Casa das estrelas

Lavi_dostu 21/04/2024

Que livro fofinho! Uma leitura super rápida e divertida, perfeito para quando estamos de ressaca literária

thif2 17/04/2024

Bonitinho e pesado ao mesmo tempo. Achei interessante também a reflexão que tive (um fato, na verdade) de que as crianças replicam muito o que os adultos dizem. Eles escutam tudo o que dizemos e precisamos ter cuidado e sermos sinceros.

Millena50 12/04/2024

Foi uma leitura tao curta e tão profunda. Como futura pedagoga pude perceber a importância desse livro para todos e quaisquer adultos, para nós que um dia fomos crianças poetas e hoje negligenciamos tanto esses pequenos seres tão carregados de sabedoria, inocência, amor e inteligência.
As vezes, a única coisa que as crianças precisam é serem ouvidas, serem entendidas. Apesar de frases tao lindas, essa leitura também me causou muita dor. Houve momentos em que eu só quis xingar o mundo, me perguntei milhões de vezes o porque de tanta crueldade. LEIAM, apenas.

livia | @librarycorridor 13/03/2024

O universo é a casa das estrelas
A criança: "É um humano que todos temos que apreciar."
(Johana Villa, 8 anos)

Esse livro me deixou muito emotiva, pois com o passar do tempo acabamos esquecendo da criança que um dia fomos, vamos deixando de lado nossa inocência e vamos nos tornando cada dia mais um (chato e ignorante) adulto, que é "Quando uma pessoa está morta." (Héctor Barajas, 8 anos).

Amei cada palavrinha dessas crianças, que muitas vezes são caladas e oprimidas, tenho certeza que esse tipo de incentivo na escrita criativa as marcaram profundamente até hoje. Sem contar como as palavras levam as crianças a abrirem o coração para os traumas que podemos perceber em suas definições, com palavras fortes e pesadas.

O livro é lindo lindo lindo, sem dúvida uma leitura obrigatória para que todos se lembrem que as crianças devem ser ouvidas, incentivadas, credibilizadas, respeitadas e amadas imensamente todos os dias.

Biblioteca Álvaro Guerra 15/02/2024

No mundo existe a América do Sul .Nela, a Colômbia .Lá , no estado de Antióquia está a cidade de Rionegro .Na zona rural de Rionegro .,mais exatamente em Lianogrande , a escola El Triângulo. Durante mais de dez anos o professor Javier Naranjo guardou as definições que seus alunos do curso primário (entre 3 e 10 anos )
davam essas palavras , objetos , pessoas e, principalmente sentimentos , em suas aulas de espanhol .Algumas centenas destas definições estão nas suas mãos .São universais .

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788542217513

Izabella181 25/01/2024

Adorei toda a história e me assustei com alguns comentários feitos pelas crianças. Mas em geral, recomendo o livro para todos

Giovanna317 24/01/2024

Tenho um carinho especial por esse dicionário feito por crianças. Algumas definições são leves e engraçadas, outras fazem você parar uns segundinhos. Como diria Jout Jout " você ler em uma sentada". Criança é um negócio que a gente deveria prestar mais atenção e afeto.

Patrine.Viana 29/12/2023

Amor: é quando te batem bem forte
Esse livro é sensacional. li ele 3 vezes e nas 3 vezes foi de uma vez só kk o livro é basicamente um dicionário feito com o significado de determinadas palavras ditas por crianças. Algumas definições são extremamente fofas, dão um quentinho muito gostoso no coração. Já outras definições são duras, extremamente difíceis e muito traumáticas :'( eu, como profissional da educação infantil, sempre fico pensando o que essas crianças viveram pra poder dar determinados significados às palavras. enfim, é um livro muito bom, ganhei ele de aniversário de uma grande amiga minha e gosto de revisitar ele às vezes, pelo menos com algumas palavras.

mushroomdooms 14/12/2023

o amor é o que faz as crianças
um dos meus livrinhos favoritos. novas formas de perceber o mundo por novos olhares, sentimentos tão puros e profundos que saem em tão pequenas frases.

Raii Cristine 03/11/2023

8/80
É possível ler a Casa Das Estrelas em "uma sentada só", em menos de 10 minutos, mas é um livro que vai ficar no seu coração e memória... Apelidei ele de 8/80. Lê em oito minutos e é mais 80 anos para terminar de absorver suas mensagens.
Nós precisamos URGENTEMENTE proteger nossas crianças. Elas são o futuro do nosso país! Suas dores (que costumavam ser ignoradas) foram ouvidas por milhares de pessoas a partir deste livro, não podemos deixar que as coisas continuem assim.

Amanda.Adeline 15/09/2023

Simplesmente maravilhoso!
Com tão pouco causa uma reflexão enorme.
Considero meu livro de conforto.

caspaeletrica 16/08/2023

10/10: Família Jout Jout, rise up!
O livro tem por trás um professor infantil, que resolve fazer uns exercícios com seus alunos, na qual ele fala uma palavra e seus alunos a definem. A obra é uma coletânea do que eu acredito que sejam as melhores respostas.... até aí pode parecer bobo, mas é uma experiência surreal. A maioria dos trechos me fez refletir por horas, ou ficar mal ou até rir de vez em quando.

A gente tende a não acreditar nas crianças e achar que seus pensamentos não são tão válidos como o dos adultos, mas como eles vivem em mundo talvez paralelo aos nossos (já que cada idade vive em um), eles enxergam coisas que não enxergamos ou nos esquecemos de enxergar. São sinceros demais, verdadeiros demais, interessantes demais. Temos que escutar mais eles.

Um livro precioso do início ao fim que toda pessoa deveria ler pelo menos uma vez na vida.

Algumas das respostas/definições que mais me marcaram (tem umas pesadíssimas):

"Aonde as pessoas vão para perdoar Deus"
Igreja, por uma criança de 7 anos

"O que inventaram para gente não se ver no escuro"
Luz, por uma criança de 8 anos

"Quando uma pessoa está m0rta"
Adulto, por uma criança de 7 anos

"Pessoa em que toda coisa que fala, vem primeiro ela"
Adulto, por uma criança de 8 anos

"Usar."
S3xo, por uma criança de 6 anos (assustador esse??)

"É quando minha mamãe dirige um carro e uns senhores que trabalham no encanamento não tem o que comer e quebram o vidro do carro e m4tam ela e m4tam meu papai e vivo sozinho"
Medo, por uma criança de 5 anos

Victoria 01/07/2023

Boas risadas e boas reflexões
Que livro lindinho, é um minidicionário escrito por crianças, ao mesmo tempo que é engraçado também faz a gente refletir em alguns significados, a mente infantil é uma coisa tão linda e pura, li inteiro em uma tarde.

bru 17/06/2023

Depois dessa explosão de afetos e sinceridade que só as crianças vêem, confesso esperar que sempre lembremos de alguma maneira a criança que fomos e que permanece dentro de nós