Casa das Estrelas

Casa das Estrelas Javier Naranjo

Resenhas - Casa das estrelas

Bruno 10/11/2016

Necessito desse livro de presente ooooooooo:
Crianças inteligentíssimas, kkk, ri mt. Pensei mt.
Aline 20/11/2016minha estante
Tbm aceito! Haha

Bruno 20/11/2016minha estante
Kkkkkkk. =D

Helô 23/06/2022

lindo, inocente, forte
fico pensando em como é bonito ver ainda tanta inocência em meio à alguns dos significados e me perguntando se algumas dessas crianças estão bem (e seguras) dentro de casa
lerei de novo!
ri, fiquei chocada, tive medo, achei fofo, quis chorar, foi uma mistura de tudo... incrível dms
Malu 01/11/2022minha estante
Quero leeer

Malu 01/11/2022minha estante
???

Fabi129 30/04/2019

INTERESSANTE
''AMOR
O que cada coração reúne para dar a alguém.
(Lina María Murillo, 10 anos)''

O livro é sobre o que algumas palavras, significam para as crianças. É interessante ver os significados pelos olhos delas. Criaturas pequenas e inocentes, mas que são muito inteligentes. Alguns significados, fiquei besta de ler. Como as crianças são observadoras! E teve alguns que não consegui compreender. Uma leitura rápida e interessante para conhecermos melhor o que se passa na cabeça desses pequenos.

''BEIJO

''ETERNIDADE
É esperar uma pessoa.
(Weimar Grisales, 9 anos)''

''FELICIDADE
A felicidade é quando o amor, a paz e as coisas boas estão juntas.
(Carolina Haayen, 10 anos)''

''INSTANTE
É a única coisa que alguém pede a uma pessoa.
(Leidy Johana Garcia, 10 anos)''

''UNIVERSO
Casa das estrelas.
(Carlos Gómez, 12 anos)''
Carolina165 30/04/2019minha estante
Adorei a definição de Escuridão, Eternidade e Felicidade

Fabi129 30/04/2019minha estante
São os q mais gostei tb.

Paula 04/02/2014

O universo contado pelas crianças
Todo mundo que já teve a oportunidade de ensinar crianças sabe o quanto especial é o universo que elas habitam. É necessário ter uma sensibilidade grande para respeitar e também aprender muito com o que esses pequenos dizem e pensam. Nos tempos de hoje, em que cada dia mais nos afastamos da criança que fomos um dia, revisitar esse universo sempre que possível é um presente e algo que deveríamos fazer sempre. Em Casa das Estrelas, o professor colombiano Javier Naranjo registrou, durante vários anos, definições poéticas e muito especiais que as crianças diziam e escreviam durante suas aulas. Pode parecer algo bobo, mas é impressionante o quanto uma frase tão simples na linguagem contém uma visão de mundo tão peculiar e tão honesta que nos sacode, e nos tira de nossa zona de conforto e questiona um pouco nossas certezas. Algumas delas nos emocionam pela delicadeza, outras em poucas palavras conseguem nos atingir mais do que gostaríamos, porque não é fácil perceber em uma frase pequenina o sofrimento grande pelo qual uma criança passou, ou um sonho que já foi destruído pelas coisas dos homens.

Fiquei encantada com o livro, que pode ser lido bem rapidinho, mas que é um livro que se deve ter ali, sempre ao alcance das mãos, para de vez em quando podermos respirar novamente esse universo tão cheio de estrelas que normalmente deixamos de vivenciar por conta das nossas rotinas. O livro conta com ilustrações lindas de Lara Sabatier que dão cor às definições sugeridas pelas crianças. Recomendo para todos os adultos que andam precisando de um pouquinho de esperança e doçura no coração. Acho que o mundo precisa ouvir mais as crianças em sua sabedoria simples e cheia de poesia.

Javier Naranjo é escritor e professor. Nascido em 1956, na Colômbia, se destacou como pesquisador da linguagem infantil. Autor de seis livros, reuniu as definições de "Casa das Estrelas", o maior sucesso da Feira Internacional do Livro de Bogotá em 2013.

Javier Naranjo. Casa das Estrelas: o universo contado pelas crianças. Rio de Janeiro: Foz, 2013. Tradução: Carla Branco.

*Obrigada, July Brandão, por me apresentar esse livro :)

site: http://pipanaosabevoar.blogspot.com.br/2014/02/casa-das-estrelas.html
Julyana. 05/02/2014minha estante
Ah, que bom que o primeiro livro que eu te emprestei na vida foi de tanto agrado. :))

karolina 24/10/2022

universo; casa das estrelas
?'

é exatamente como o autor menciona: as crianças estão mais próximas da experiência poética que os adultos
achei esse livro extremamente fofo, e, ao mesmo tempo que é uma leitura cheia de simplicidade. é extremamente curioso de analisar a maneira como uma única coisa pode significar várias outras aos olhos de uma criança
segundo johnan sebastian agudelo, de oito anos, uma criança é um humano feliz, e após ver todas as interpretações do livro, acho que é como dizem: toda criança é criativa, mas em que momento da vida perdemos isso? essa criatividade e simplicidade das coisas
esse é um livro pra te reconectar com tua criança interior
eu recomendo muito, boa leitura :)
karolina 24/10/2022minha estante
? | algumas das minhas citações favoritas do livro:

- escuridão: "as lâmpadas estão queimadas" daniel atehortúa, 4 anos

- guerra: "é ficar com a vida uma bagunça" sandra eliana ramirez, 8 anos

- louco: "pessoa sentimental" héctor alonso arcila, 12 anos

- mundo: "maravilhas" david piedrahíta, 11 anos

- ritmo: "é quando a pessoa dança conforme a música" victor afonso soto, 7 anos

- sombra: "são os movimentos de cada pessoa na escuridão" catalina taborda, 7 anos

- criança: "humano feliz" jhonan sebastán agudelo, 8 anos

Franco 23/01/2014

Fascinante e encantador
A Casa das Estrelas me encantou assim que o abri na livraria. Hesitei muito em compra-lo e acredito que muitos hesitaram e acabaram não comprando, mas me arrisquei e acabei levando pra casa.
É um livro bem diferente de todos que eu já tinha visto. É ao mesmo tempo extremamente cômico e trágico.
Javier Naranjo foi extremamente inteligente e ambicioso ao ter lançado estre livro, pois mesmo que o livro seja muito fascinante e o leitor -ou pelo menos eu-, não consegue tirar um sorriso bobo do rosto o livro inteiro (quase que uma cãibra) o livro não parece ser um bom investimento a julgar de uma "passada de olho".
Ler este livro é quase que uma obrigação. Você que tem aptidões para psicologia e/ou pedagogia, ou simplesmente é uma "criança que morreu" (Definição dada por uma criança para a palavra "Adulto") e está em busca de uma literatura light e rápida, deve te-lo na prateleira.
Nem menciono o fato de o livro ser um dos melhores presentes que pode ser dado à um bom leitor, já que não será necessário pausar nenhuma de suas leituras e é um poço de enriquecimento cultural.

Raoni 14/03/2014

Divirta-se lendo
Revela que a literatura poder simples e bela. As crianças falam naturalmente e despretensiosamente de coisas que os adultos querem complicar demais. Esqueça conceituações exacerbadas, leais as primeiras impressões bem humoradas e se surpreenda!

L 06/04/2014

Trechos para guardar
Distância

Alguém que se vai de alguém.

-Juan Camilo Osorio, 8 anos.

Instante

É a única coisa que alguém pede a uma pessoa.

-Leidy Johana Garcia, 10 anos.

Tristeza

Sentir

-Juan Eduardo Atehortúa, 10 anos.

Vazio

Alguém que está sozinho.

-Yesenia García, 7 anos.

Estar vazio e sem ninguém pra confiar.

-Camila González, 7 anos.

Sem ninguém dentro.

-Maurício Osorio, 7 anos.

Mãe

É pra mim um coração, é uma terra pra mim.

-Yamile Gaviria, 7 anos.

A mãe é a pele da gente.

-Ana Milena Hurtado, 5 anos.

Amor

É quando batem em você e dói muito.

-Viviana Castaño, 6 anos.

O que cada coração reúne para dar a alguém.

-Lina María Murillo, 10 anos.

André Goeldner 08/04/2015

UM DIREITO DA HUMANIDADE
Casa das Estrelas mostra o quão profundo já fomos um dia e a liberdade inconsequente e precisa que já tivemos de brincar com as palavras para dizer coisas profundas sem nenhum constrangimento. Todo homem e mulher merece e tem direito a ler este livro.

Yrolc 19/05/2016

Uma surpresa agradável.
Desde sua capa, eu notei algo predominante no livro, ele é meigo.
Mas não o tipo de meiguice que é meramente fútil, e sim a mais pura possível.
Começando da própria proposta do livro de criar um dicionário utilizando as definições de crianças de diferentes idades, uma idéia simples, mas genial.
Vemos o mundo através dos olhos verdadeiros de uma criança, com pequenas frase, pequenas definições que revelam muito.
Notamos como as crianças são em sua essência diferentes, vemos em suas poucas frases sua personalidade, sua inocência, e até mesmo um pedacinho de sua história. De alguma forma, traz de volta algo que nos adultos nos esquecemos.
Um livro criativo, sem nenhuma dúvida, que pode ser lido em qualquer momento e revelar algo bom para o leitor.
Meus sinceros parabéns ao autor pela obra.

thif2 17/04/2024

Bonitinho e pesado ao mesmo tempo. Achei interessante também a reflexão que tive (um fato, na verdade) de que as crianças replicam muito o que os adultos dizem. Eles escutam tudo o que dizemos e precisamos ter cuidado e sermos sinceros.

Nic 03/09/2016

A pureza presente nesse livro chega a ser inexplicável. É lindo perceber o quão valiosas as palavras de uma criança podem ser. Se o mesmo livro fosse feito voltado a adultos, essa magia não existiria. As respostas seriam todas as mesmas. E a partir disso podemos ver como a sociedade cria o nosso pensamento. Elimina a nossa criatividade e curiosidade. Deixando apenas o automático. Diferente de quando somos crianças e nossas ideias ainda "estão e formação", porém, mais incríveis do que jamais serão.
Todo adulto deveria ler esse livro, principalmente aqueles que vêem crianças como metade de quem virão a ser. E não as pessoas maravilhosas que já são. Sejamos todos crianças!

KeylaPontes 16/09/2016

"Casa das estrelas: O universo contato pelas crianças" de Javier Naranjo e ilustrado por Lara Sabatier faz parte de um estudo feito pelo professor colombiano durante as suas aulas de espanhol do curso primário (3 a 10 anos). Durante mais de dez anos ele guardou as definições que seus alunos davam para palavras, objetos, pessoas e, principalmente sentimentos.

O livro é organizado por ordem alfabética e lindamente ilustrado. As definições são tão poéticas, inocentes e, por inúmeras vezes, devastadoras. É inevitável você sentir a diferença de percepção de cada criança sobre determinada palavra, trazendo consigo uma carga tão grande de emoção, que te faz refletir sobre como será a vida de cada um deles.

No início do livro o autor destaca de como as crianças estão próximas da poesia. E reflete como nós, adultos, muitas vezes as negligenciamos quando saem de uma criança. Dando pouca importância para o que elas escrevem e o que elas falam.

Eis aqui meus favoritos.

"Adulto: Pessoa que em toda vez que fala, primeiro vem ela" Andrés, 8 anos.

"Amor: É quando batem em você e dói muito" Viviana, 6 anos.

"Bêbado: Uma pessoa que mais ou menos quer matar" Nelson, 7 anos.

"Casamento: É o pior do mundo" Ana, 8 anos.

"Corpo: Machucaram meu corpo" Andrés, 7 anos.

"Corpo: Meu corpo é alma" Juliana, 7 anos.

"Criança: Danificada da violência" Jorge, 11 anos.

"Inveja: A inveja é quando uma criança come" Natália, 8 anos.

"Lar: É um inferno" María, 8 anos.

"Morte: É quando não aguentamos" Daniel, 7 anos.

"Ódio: É sincero" Yamile, 7 anos.

"Sexo: Usar" Laura, 9 anos.

"Silencio: É quando alguém está na eternidade"Leydi, 10 anos.

"Universo: Casa das estrelas" Carlos, 12 anos.

"Violência: Alguém pega uma menina e faz amor" Javier, 6 anos.

Especial nível mil!

Resenha disponível em:

site: http://keylinhastureads.blogspot.com.br/2016/09/resenha-casa-das-estrelas-javier-naranjo.html

lubento 04/01/2017

Para aquecer o coração
Pra quem convive com crianças, pra quem ama crianças, pra quem quer uma leitura leve e reconfortante... Esse é o livro! Fiquei encantada com a forma simples e profunda de ver o mundo que essas crianças apresentam. Da leitura fica aquele desejo de ouvir mais e melhor os nossos pequenos.