Casa das Estrelas

Casa das Estrelas Javier Naranjo

Resenhas - Casa das estrelas

mikele | @respiropalavras 06/03/2020

simples e inspirador
"Casa das Estrelas" possui uma sensibilidade e inocência que só as crianças são capazes de transmitir. Parece não ser interessante ler um livro cheio de palavras cujas definições provém da imaginação das crianças, mas, você pode se surpreender.

É impressionante como durante a leitura nós navegamos entre diversas sensações. Algumas definições nos fazem rir, umas aquecem o coração e outras nos deixam em completo silêncio, sentindo o peso das palavras.

Podemos aprender muito com os pequenos, mas poucas vezes nos damos essa chance. Ao considerarmos que eles são "mini-humanos", nós os limitamos e não absorvemos o que podem passar.

O livro também mostra, de maneira um pouco mais sutil, como até mesmo dentro de um assunto em comum cada pessoa tem sua própria perspectiva, isso porque temos vivências diferentes que refletem diretamente sobre a maneira que enxergamos as coisas, situações e pessoas.

"Casa das Estrelas" te faz refletir e dar mais valor aos detalhes. Um livro simples, sensível e acolhedor. Amei a experiência!

Rosana Miyata 22/05/2022

Um livro de leitura rápida. Eu particularmente gostei muito de ver um pouco o mundo pelos olhos das crianças. Tem algumas definições que as crianças deram que são bem fortes e impactantes, por vezes achamos que as crianças são "ingênuas" e não entendem das coisas, mas por este livro é possível ver que elas entendem e sabem muito mais do que podemos imaginar, há muitas coisas afetando-as que não prestamos ou não damos o devido valor. Recomendo a leitura.

L 06/04/2014

Trechos para guardar
Distância

Alguém que se vai de alguém.

-Juan Camilo Osorio, 8 anos.

Instante

É a única coisa que alguém pede a uma pessoa.

-Leidy Johana Garcia, 10 anos.

Tristeza

Sentir

-Juan Eduardo Atehortúa, 10 anos.

Vazio

Alguém que está sozinho.

-Yesenia García, 7 anos.

Estar vazio e sem ninguém pra confiar.

-Camila González, 7 anos.

Sem ninguém dentro.

-Maurício Osorio, 7 anos.

Mãe

É pra mim um coração, é uma terra pra mim.

-Yamile Gaviria, 7 anos.

A mãe é a pele da gente.

-Ana Milena Hurtado, 5 anos.

Amor

É quando batem em você e dói muito.

-Viviana Castaño, 6 anos.

O que cada coração reúne para dar a alguém.

-Lina María Murillo, 10 anos.

@somaisumparagrafo 02/06/2021

@somaisumparagrafo
Amor: ?O que cada coração reúne para dar a alguém.? ? Lina, 10 anos.

Este livro reúne pequenas definições das palavras através do olhar das crianças. O organizador, Javier Naranjo é um colombiano poeta e professor, que em suas aulas para o ensino primário ao trabalhar com criação literária e jogos de palavras teve a brilhante de ideia de pedir para que seus alunos escrevessem no caderno o significado de algumas dessas palavras e o resultado culminou nessa linda obra, que toca e emociona o leitor por sua sensibilidade.

???

Felicidade: ?A felicidade é quando o amor, a paz e as coisas boas estão juntas.? ? Carolina, 10 anos.

Por meio dos pequenos verbetes de definições e significados das palavras segundo esses pequenos seres, somos inseridos em um universo às vezes puro, outros lúdicos e até mesmo cruéis. É tão louco pensar que uma atividade ?simples? como essa pode proporcionar uma ambientação tão rica de conhecimento. Ao sermos inseridos nas vivências dessas crianças conseguimos conhecer um pouco sobre seus sentimentos e isso nos é poético e revelador. Do seu jeitinho, esses pequenos têm muito a nos dizer e nos ensinar. Como leitora e professora, essa experiência foi única e marcante. Vale ressaltar que essa edição está um espetáculo, com capa dura e ilustrações muito belas.

?Ainda que pareça excessivo para os adultos que somos, sem a voz da crianças, não há descoberta possível, nem poesia, nem paraíso, nem dor, nenhum conhecimento, nenhuma comunhão.?

Jeane Correia 07/10/2020

De acordo com o prólogo do livro Javier Naranjo que também é professor, disse que faltando pouco para terminar uma aula ele pediu aos estudantes que escrevessem o que era criança em seu caderno...Ele riu um bocado com as respostas e a partir daí começou a transcrever os significados das palavras, assim ele teve essa brilhante ideia de fazer um apanhado de significados das palavras para as crianças.
Conforme a Folha de São Paulo no livro você encontra 500 definições para 133 palavras que foram recolhidas durante 10 anos nas escolas que o professor trabalhou. Claro que eu não contei quantas definições tinha por isso pesquisei aqui para mostrar para vocês.
O livro é lindo, e faz a gente rir bastante, mas também deixa a gente de cabelo em pé com alguns significados....É um livro leve e que de fato você ler muito rápido.
Vou citar aqui algumas palavras e o significado delas:
Felicidade - A felicidade é quando o amor, a paz e as coisas boas estão juntas. (Carolina Haayen, 10 anos)
Político - Alguém que faz promessas e nunca cumpre. ( Roger de Jesús Valencia, 9 anos)
Professor - É uma pessoa que não cansa de copiar. (Maria José García, 8 anos)
Sexo - Há três tipos de sexo: o do amor, o da mulher e o do homem (Daniela Hernandez, 10 anos)

Larissa3149 13/12/2021

A beleza das crianças.
Durante a leitura do livro, eu só conseguia pensar em como as crianças, por ainda não estarem moldadas às regras da língua, conseguem mudar a posição dos verbos e deixar tudo mais bonito e poético, mesmo sem saberem disso. Um poema que veio na minha mente ao terminar esse livro foi um de Manoel de Barros que fala exatamente isso, sobre crianças e verbos, que diz que "o delírio do verbo estava no começo, lá onde a criança diz: Eu escuto a cor dos passarinhos." Enfim, "o verbo tem que pegar delírio." Sobre o livro em si, eu gostei, mas achei que poderia ter mais palavras, se estender mais, a leitura é bem rápida e o livro possui ilustrações lindíssimas.

@mayraazevedoc 24/10/2021

Nunca li nada parecido, é um dicionário impactante, com pitadas de humor, tristeza (alguns) e a pureza que apenas as crianças possuem. É incrível ver a percepção e o significado de palavras simples do dia a dia que para os adultos apresentam significados monótonos e sem "cor", na mente criativa e em expansão das crianças!

Taisa.Machado 13/02/2023

Uma obrinha de arte
Simplesmente apaixonada por esse livro e não confio em quem não concordar. É maravilhoso, poético, simples, inocente...
Meus post its acabaram de tantas coisas que marquei nesse livro, não teve uma página sequer que passasse despercebida. É incrível ver um pouco do mundo pelos olhos das crianças e observar também o quanto passamos pra elas, como adultos, nas nossas atitudes e falas... O quanto elas, mesmo sem compreender totalmente as vezes, internalizam e projetam nossos pensamentos de forma mais clara do que nós mesmos somos capazes.
Dá pra refletir sobre tantas coisas com algumas definições que parecem tão simples.

É um favorito pra vida, com certeza.

Vanda 19/08/2021

Pureza definida em palavras
A pior parte do livro é quando acaba.. por outro lado fico a pensar que um dia todos nós ja fomos tão inocentes assim, nem lembro mais.. queria a parte 2 desse livro

Caroline 19/01/2022

É fantástico tentar enxergar o mundo através do olhar das crianças, sem todas as normas pelas quais as pessoas mais velhas são, na maioria das vezes sem perceber, acondicionadas.

Algumas definições são muito engraçadas, outras muito poéticas, outras muito tristes - como definir lar com "é um inferno", e a descrição de morte do Jorge Andrés. Eu ficava a todo momento imaginando as vivências das crianças de acordo com suas palavras.

Um livro muito simples, no melhor sentido da palavra, e fascinante.

Leila 07/08/2022

Casa das estrelas
Tinha visto alguns posts sobre esse livro e nessas férias escolares (sou prof!) comprei o livro para conhecer melhor a obra... O organizador, Javier Naranjo, durante muitos anos trabalhando em aulas de criação literária, separou as melhores definições sobre algumas palavras que seus pequenos alunos faziam...

Bem interessante...

luisawrr 22/06/2020

extremamente fofo e ao mesmo tempo exige extrema interpretação do leitor. prova que as crianças são uma mistura de complexidade gigantesca e simplicidade de espírito

victorialane 13/12/2022

É extremamente fofo!
Esse livro é um misto de sensações. Você conhece a pureza de algumas crianças ao mesmo tempo que é exposta a maldade que algumas são expostas e fica se perguntando se essas crianças foram ajudadas de maneira correta.
Sempre que fico mal, pego ele, procuro alguma palavra específica e dou uma sorrisinho e aí eu sigo a minha vida. É gostoso, bem gostoso. Te preencher o coração. Leia!!!!

osouzawesley 10/12/2020

Criança sabe muito.
O livro é um pequeno dicionário sobre algumas palavras, como o subtítulo diz "O mundo visto pelas crianças". Este livro faz a gente dar boas risadas com algumas respostas que essas pessoinhas deram para definir algumas palavras, enquanto outras nos fazem pensar o que aquela criança pode ter vivido ou o quão aberto os pais dela foram para ensinar sobre um determinado assunto. De qualquer forma é um grande aprendizado e nos dá uma visão muito melhor sobre o mundinho dos nossos pequenos, e que devemos ser sinceros com eles sim.

Recomendo muito essa leitura!!

Ing | @ingridalvesdiary 27/02/2021

Cada definição melhor que a outra
Gente, crianças são tudooooo!
Ainda estou besta com muitas das frases que li.
O livro é bem leve, mas esses trocinhos de 6 a 12 anos me deixaram boba!

Assim, no livro tem de tudo.
Não deixa de ser leve, mas tem muitas frases pesadas. E são justamente essas que mais nos fazem refletir. Em vários momento pensei muito no que essas crianças passaram para definir o amor, a família...

Mas isso não tira o encanto! Tem várias pérolas também. Ri tanto!

Maravilhoso lembrar como é ver o mundo sob esses olhos.