Casa das Estrelas

Casa das Estrelas Javier Naranjo

Resenhas - Casa das estrelas

Milk 09/07/2020

Surpreendente
Perceber o mundo como as crianças vêem é incrível, e esse livro trás isso. Excelente!

kaiser4 30/07/2020

A casa das estrelas
É um dicionário que mostra os significados das coisas do universo pela voz de uma criança, algumas definições são incríveis e engraçadas ja outras são pesadas, por exemplo o significado de "vida" para Juan David Bedoya de 6 anos é: "escrever nos livros". Agora o significado de "solidão" para Jorge Andrés Sáenz de 6 anos é: "O que dá na mamãe".

Eu gostei muito, é curto e interessante ver como são as coisas aos olhos das crianças e como elas são influenciadas pelos adultos. Acredito que todos deveriam ler porque vale super a pena.

Lena Patitucci 26/08/2022

Casa das estrelas
É muito fofo e legal ver como que as crianças pensam e descrevem as palavras com sua ingenuidade e sinceridade de criança. Achei super interessante esse tipo de exercício que estimula o pensamento e escrita delas, queria ter tido isso na minha escola

Maya 31/01/2022

Que perfeição
Que livro incrível! Ele é fruto de uma pesquisa de dez anos, as crianças deram significados para várias palavras, algumas são super pesadas e outras geniais e inocentes. Valeu super a pena e como o próprio livro diz: "é uma joia rara literária".

Isabelle Lopes 11/05/2022

Um dos melhores dicionários que já consultei...
O que "conhecemos" do mundo definidos pelo lirismo, criatividade, realidade e poéticas infantis. Um deleite filosófico, permita-se!

"DISTÂNCIA

Alguém que se vai de alguém. (Juan Camilo Osorio, 8 anos)

(...)

PAZ

Quando alguém se perdoa.
(Juan Camilo Hurtado, 8 anos)

(...)

SOLIDÃO

Você estar em completo deserto. (Sandra Milena Grisales, 8 anos)"

Maria 02/05/2022

não sou muito de poesia mas esse aqui?
nossa algumas vezes eu soltei mesmo uma risada singela, outras me fez pensar o que aquela criança pensava, vivia. O que nós vivemos, o que fizemos para chegar aqui. Me fez refletir esse livro, e com certeza vou ler de novo. gostei muito e recomendo dmss

(Ganhei da minha tia então estava só pegando poeira, que achado meus amigos, adorei)

Jonas 09/02/2021

?[...] UNIVERSO = Casa das estrelas ?

Esse livro é uma das coisas mais lindas que já li. Aqui em meio a genialidade de Naranjo nos deparamos com o olhar sincero e genuíno de muitas crianças. A proposta do autor foi criar um glossário de significados de palavras dadas as crianças em circunstâncias diversas.
Li em uma sentada e me permiti conectar. Leiam!

@soynathi 21/02/2021

A coisa mais linda que você já leu??
Eu sempre soube que as crianças eram inocentes e sobretudo sinceras. Mas jamais imaginei que elas pudessem dizer exatamente tudo falando tão pouco. A princípio parece um livro bobinho mas é possível tirar uma série de conclusões e fazer fortes reflexões a partir de algumas definições que as crianças dão!
AMEEEEIII LER!

Laura 19/05/2021

muitíssimo necessário!!
é impressionante como as crianças podem colocar em palavras sentimentos que eu nem sabia que poderiam ser nomeados. lindo e emocionante, dá pra rir e chorar... serve de aprendizado pra ouvirmos mais nossas crianças, respeitarmos seus desejos e opiniões, não enxergá-las como serzinhos que não sabem nada da vida, mas como pessoas que tem muito o que ensinar através da pureza.

leitora 02/06/2021

A versão mais fofa...
Esse livro é tão levinho para ler em uma ressaca literária, leitura de uma hora no máximo. Temos a visão das crianças sobre alguns temas da sociedade, e eu amei

Leyd 11/06/2021

Infância vem do latim infans: aquele que não fala. As crianças que falaram aqui não conheciam essa definição. A cada uma delas, minha gratidão.

Casa das Estrelas é a definição de Universo para Carlos Gómez, de 12 anos, doravante se tornou um “dicionário” particular que reúne as definições de vários conceitos a partir da lógica dos menores.

Esta visão de mundo é uma compilação feita por Javier Naranjo, poeta, professor e gestor cultural Colombiano, que "brincando" entendia que as crianças veem as coisas de forma diferente.

Javier afirma que o livro “surgiu como um jogo. Em vários momentos, e ao longo de vários anos, convidei crianças do ensino fundamental a dar o sentido de algumas palavras, para que seu próprio olhar os revelasse.”

Essas definições/aforismos/mini-poemas são comoventes por causa de seu poder de verdade, como por exemplo: Adulto para Andrés de 8 anos é uma pessoa que, em toda coisa que fala, vem primeiro ela.

Carinho para Valentina de 9 anos, é amarrar as pessoas. Distância para Juan de 8 anos, é quando alguém se vai de alguém. Igreja para Natalia de 7 anos, é onde as pessoas vão perdoar deus.

Essa leitura me mostrou que é preciso saber ouvir essas vozes que por trás de sua inocência contêm uma sabedoria que pode nos ajudar a compreender, senão nosso cotidiano e nossos deuses, a nós mesmos.

site: https://www.instagram.com/p/CN-5NLqjD3G/

letisia 29/07/2021

que livro gostoso de ler. como a jout jout, li em uma sentada. todo mundo deveria ler, realmente é muito interessante ver como as crianças enxergam o mundo. apenas leiam!

Monroe 06/08/2021

SENSACIONAL
Não são só crianças, são verdadeiros gênios.

Eu amei cada significado delas. Rir muito em alguns e me emocionei com outros. ??

Vinicius.Miranda 22/08/2021

Poético e inocente
A premissa do livro pode até parecer simples, significados das palavras através da visão das crianças. Porém, o resultado foi muito bom.
Uma mistura de poesia, inocência, humor e um pouco de tristeza também. Me lembrou muito um espetáculo de teatro "mania de explicação".
É um livro gostoso de ler, bem curtinho, perfeito para ler várias vezes.

Morango 14/07/2022

Fofo, porém me fez chorar.
Esse livro tem a proposta de ser um dicionário as crianças, onde eles dizem uma palavra e ela conta qual seria o significado.
Em muitas vezes eu tive que fechar o livro para me acalmar um pouco, pois algumas respostas foram de partir o coração, mostrando uma vida de violência.
Outras já são fofas, sinceramente algumas davam significados bem filosóficos para as palavras, coisas que os adultos muita vezes olham como banais, para as crianças é algo totalmente diferente.
Foi incrível adentrar no mundinho delas, as vezes queria não ter lido ele só para poder ler pela primeira vez novamente.
Jout Jout que me influenciou para começar essa leitura.