História social da Música Popular Brasileira

História social da Música Popular Brasileira José Ramos Tinhorão

Resenhas - História Social da Música Popular Brasileira

Lud 31/03/2011

O livro traz um percurso bastante interessante para o desenvolvimento do samba no Brasil...porém, em certo ponto da leitura, percebe-se um tal endeusamento desse samba, que o autor acaba por desprezar todas as demais formas musicais produzidas no país posteriormente, de certa maneira com alguma influência estadunidense, como a Bossa Nova...e isso me desagradou um pouco, pois independente de ser influenciada por músicas estrangeiras, a música aqui produzida na forma da Bossa Nova ou da Tropicália, também eram de qualidade.

Pablo 06/07/2013

Achei o começo um pouco cansativo, quando o foco é Portugal, antes mesmo de existir Brasil.

Mas, com o tempo, o livro vai engrenando e tem momento memoráveis, tais como a crítica à Bossa Nova e aos Estados Unidos.

Tinhorão escreve demonstrando ter muito conhecimento do assunto.
E faz questão de deixar clara sua opinião "diferenciada" sobre assuntos que, nos dias de hoje, parecem ser sagrados, como é o caso da Bossa Nova.

No final das contas, "História Social da Música Popular Brasileira" é um excelente livro que consegue resumir bem o que aconteceu por aqui em cerca de 500 anos, sem esquecer praticamente nada, e fazendo uma relação música/sociedade que esclarece muitas dúvidas.