História social da Música Popular Brasileira

História social da Música Popular Brasileira José Ramos Tinhorão

Resenhas - História Social da Música Popular Brasileira

profuilma 21/07/2021

É um livro perfeito para quem gosta de música, de história, de literatura e, principalmente, de aprender sobre nós, o povo brasileiro, pois aborda a formação musical do país desde o período colonial até o movimento tropicalista. Ele nos apresenta diversos ritmos, tais como: samba, maxixe, valsas, batuques, folgares, chulas, lundu, e até o fado, música típica portuguesa.
Um detalhe interessantes é que foi uma obra publicada primeiro em Portugal. Por que estudamos tão pouco nossa cultura? Talvez, porque não tenhamos aprendido a valorizar grandiosidade do nosso povo.
Esta leitura me fez refletir o quanto as relações sociais e financeiras se entrelaçam aos processos culturais. Basta observar como o cenário da música nacional reflete, geralmente, as regiões mais ricas de cada época.

Lud 31/03/2011

O livro traz um percurso bastante interessante para o desenvolvimento do samba no Brasil...porém, em certo ponto da leitura, percebe-se um tal endeusamento desse samba, que o autor acaba por desprezar todas as demais formas musicais produzidas no país posteriormente, de certa maneira com alguma influência estadunidense, como a Bossa Nova...e isso me desagradou um pouco, pois independente de ser influenciada por músicas estrangeiras, a música aqui produzida na forma da Bossa Nova ou da Tropicália, também eram de qualidade.

Pablo 06/07/2013

Achei o começo um pouco cansativo, quando o foco é Portugal, antes mesmo de existir Brasil.

Mas, com o tempo, o livro vai engrenando e tem momento memoráveis, tais como a crítica à Bossa Nova e aos Estados Unidos.

Tinhorão escreve demonstrando ter muito conhecimento do assunto.
E faz questão de deixar clara sua opinião "diferenciada" sobre assuntos que, nos dias de hoje, parecem ser sagrados, como é o caso da Bossa Nova.

No final das contas, "História Social da Música Popular Brasileira" é um excelente livro que consegue resumir bem o que aconteceu por aqui em cerca de 500 anos, sem esquecer praticamente nada, e fazendo uma relação música/sociedade que esclarece muitas dúvidas.

Ego 21/01/2021

Legal até soar marxista demais. Quer dizer, em que contexto produzir música é um equívoco político? O que necessariamente é genuinamente brasileiro? Música brasileira é mais brasileira quanto menos os artistas puderem lucrar com isso e menos brasileira se você for da classe média? A burguesia estava ocupada demais sendo alienada.

Os conceitos de formação dos gêneros musicais são muito interessantes. Os conceitos sociais onde estão inseridos também, embora soam lá duvidosos. Guitarra elétrica é do mal.

Tiago.Severino 27/08/2021

Trabalho
O trabalho do autor et muito bom.
Excelente pesquisa.
Leitura fácil e objetiva.
Bom relato.
Vale a pena.