Os Sertões

Os Sertões Euclides da Cunha
Walnice Galvão

Resenhas - Os Sertões

Tati.Lima 12/09/2023

A guerra de Canudos por um ângulo q ninguém nunca viu...
Esse livro é literalmente uma aula de história do Brasil, no sentido literalmente da palavra. Mas não vou negar q a obra me causou um misto de emoções. Porq o livro é dividido em 3 partes, a primeira fala sobre a terra, essa parte é muuuuuito difícil, uma linguagem complicada. Sinceramente, se vc não abandonar a leitura nessa parte, vc não larga mais. FATO. Foi o q aconteceu comigo. A segunda parte, É MUUUITO FODA... Euclides da Cunha, literalmente destrincha a existência e a essência do homem do sertão de maneira ímpar. Nessa fase, eu vi q não conseguiria abandonar, porq a leitura se torna mais fácil de acompanhar e fluída. A terceira parte, q pra mim é a melhor, embora o seu início seja um pouco massante, mas quando entra a fundo sobre a Guerra de Canudos em si, é muito muito forte e profundo. Rico em detalhes históricos. Noooossa... Sabe a sensação q dá, q quando lemos esse livro na escola, a gente lê na força do ódio porq é mais novo e não tem alcance de enxergar a grandeza de uma obra como essa. Q hj aos 32 anos, eu leio e vibro muito, porq a gente entende a essência das coisas, e muitas vezes se choca vivendo nos dias de hj, e se pergunta, como as pessoas conseguiam viver assim? É FODA!! Eu sinceramente, indico a leitura pra quem estiver disposto a ler OS SERTÕES. Não vou mentir, não é uma leitura fácil, não.

Luana 10/09/2023

Para quem ama história
Esse livro auxilia no estudo de história do Brasil e do conteúdo de Guerra do Canudos,construindo a história,o lugar e as pessoas dessa região.

Erivaldo21 23/08/2023

Difícil de ler, mas riquíssimo em descrições.
A leitura de Os sertões foi difícil no começo. O português utilizado é robusto e cheio de expressões antigas, com o tempo, a leitura, foi ficando melhor, por essa razão esse livro para ser bem compreendido deve ser lido mais de uma vez. Com certeza é uma grande obra da literatura brasileira e da história por contar fatos da guerra de canudos, o livro descreve o ambiente do sertão na primeira parte chamado: A terra. Na segunda parte: O homem; retrata sobre o jagunço, o sertanejo e sobre formação da raça, sendo um estudo social antropológico. Na terceira parte; A luta, vai falar sobre a guerra em si, sendo a parte maior e mais importante da descrição. Euclides escreve com detalhes, estudando as causas, as condições e a luta das pessoas por seus ideais. De fato, Canudos foi uma resistência à república, entretanto, também foi uma resistência contra a desigualdade e exploração de um povo que estava sofrendo há muito tempo. Fica óbvio que na época de canudos há um certo pensamento que o sertanejo é uma raça inferior, que a guerra foi também manipulada politicamente. Antes de ser uma obra que precisa ser estudada para vestibular, deveria ser indispensável pela história e cultura brasileira tão bem retratado e detalhado por Euclides.

Herbert Beauchamp 22/08/2023

Bom é um livro muito interessante mas requer bastante tempo e dedicação de leitura... Confesso que pulei várias e várias partes. Achei cansativo e extremamente detalhado.

ya 07/08/2023

Eu gostei.
Vi gente ao meu redor q nao gostou, mas eu gostei. a primeira parte foi meio dificil de engatar, mas dps gostei bastante da forma como o euclides descreve toda a situacao, mostrando cada um dos lados da historia

Mari M. 23/07/2023

Um clássico que vale a pena conhecer
O livro vale a pena ser lido, no meu caso dei glórias porque foi ouvido, senão levaria brincando um ano todo pra concluir. O retalo é MUITO completo, muito mesmo. Porém de tão descritivo chega a ser bem enfadonho. O início é terrível, mas a parte do Homem fica bem melhor, entretanto cansa um pouco. A linguagem é o que piora, pois o jeito da escrita é bem pouco cativante. Vale a pena conhecer, mas com essas ressalvas que pode ser bem difícil.

Jennifer l.w 23/07/2023

Bom ( mas depende)
É uma leitura muito interessante se você conseguir ignorar todas as falas racistas e xenofobicas que encontrar ao longo do livro. O peso histórico de abordar a Guerra de Canudos é a única coisa que salva.

Marília 19/07/2023

O livro começa meio lento falando sobre a geografia do sertão. Depois fala sobre como o povo brasileiro e nordestino foi formado e soa um pouco preconceituoso. E então quando começa a narrar a guerra fica mais interessante.

Margarete 06/07/2023

Releitura maravilhosa!
Esse é daqueles livros que lemos muito novos, por obrigação ou curiosidade (meu caso), mas na real um adolescente não está pronto para entender tudo o que um clássico desses tem. Relendo agora, tantos anos depois, é de tirar o fôlego. Claro, é leitura de peso, exigente, que deve ser contextualizada historicamente até na forma do autor se expressar. Mas que experiência literária!

Olgashion 02/07/2023

Mirei num romance histórico cai em uma matéria jornalística por vezes enviesada para o lado dos republicanos. Quando começa de fato a falar sobre a história do arraial de Canudos com uma prévia sobre a família do Conselheiro fica mais palatável. É perceptível como as grandes ideias de mudanças viram fanatismo e meio que tampam a visão dos seguidores

GabrielMacambira 22/06/2023

"Os Sertões? é uma das obras mais emblemáticas do escritor pré-modernista Euclides da Cunha (1866-1909), publicada em 1902.

A obra regionalista narra os acontecimentos da sangrenta Guerra de Canudos, liderada por Antônio Conselheiro (1830-1897), que ocorreu no Interior da Bahia, durante 1896 e 1897.

Trata-se de um relato histórico mesclado à literatura, posto que Euclides foi convidado pelo Jornal Estado de São Paulo para cobrir a guerra no Arraial de Canudos e nesse momento, surgiu sua obra.
Por esse motivo, "Os Sertões" representa um marco da literatura e na história do Brasil, sendo, portanto, analisada por outras áreas do conhecimento, tal qual: Antropologia, Sociologia, Geografia e História.

A obra possui um caráter crítico e realista nunca antes abordado por um literato do Brasil, donde Euclides por meio de uma linguagem cientificista recrimina o nacionalismo e ufanismo exacerbado da sociedade brasileira da época, mostrando a face cotidiana e realista do país e das pessoas que o compõem.

De tal modo, trata-se de uma prosa científica e artística, acabando com essa visão idealista do índio herói e do negro trabalhador, abordado com entusiasmo pelos escritores do romantismo (Daniela Diana).

Julio.Almeida 14/06/2023

Indispensável
Indispensável a leitura pra quem quer saber mais sobre grandes acontecimentos da nossa historia porem nao e uma leitura fluida, bem detalhista sobre tudo, ate demais. Porem por mais "embromao" que o livro possa ser, no final você tem a sensaçao que valeu a pena a perseverança.

Marissol 14/06/2023

Super interessante!!
Ao fato q li por causa da escola denovo kkkkkk venho ressaltar que esse livro é bastante interessante afinal fala sobre a Guerra de canudos, pouco me lembro da leitura mais entres os clássicos brasileiros que li este foi o que eu mais gostei ... a história em que junta o povoado de canudos contra o governo e os mesmos lutam ali por alguns dias , mesmo claramente com mais desvantagem, afinal o governo tinha mais equipamentos...foram bastante guerreiros!!! extremamente interessante principalmente por ser uma história real e retratada na bahia e durante o acontecimento de fato!

Juliana 16/05/2023

Longo, cansativo, mas excelente
Sempre soube que era um livro "difícil" de ler. Sempre tive preguiça, mas também curiosidade. Resolvi ouvi-lo. Por muitos meses, foi minha companhia no trânsito e nos congestionamentos. Aos poucos, fui vencendo. Realmente muito, mas muito prolixo. Detalhista ao extremo. Chatíssimo em muitos momentos. Parecia interminável. Mas é uma obra-prima. Não é um romance, é um documento histórico, uma aula de história. Aprendi (não lembrava quase nada sobre isso) sobre a campanha de Canudos com Euclides da Cunha e narrada de forma excepcional neste áudio livro da Librivox. Foi uma experiência diferente e interessante. Acredito q teria abandonado o livro se estivesse lendo. Mas gostei de tê-lo completado.

Dude 12/05/2023

Canudos
Sem comentários. Livro obrigatório para quem gosta de literatura e história do Brasil. A guerra é Canudos é narrada na segunda parte do livro.