Os Sertões

Os Sertões Euclides da Cunha

Resenhas - Os Sertões

trizsembea 24/07/2019

Eu amo a forma como o Machado sempre constrói personagens que pensam sem barreiras de certo/errado ou anti-ético. Por ser em primeira pessoa, entramos muito na cabeça do protagonista e o entendemos da forma mais crua possível, passando por ideias absurdas que às vezes podem criar uma ligação maior do leitor com a personagem, nos faz perceber que nossos pensamentos mais obscuros não são tão abomináveis ou anormais quanto imaginávamos. Bentinho mostra isso de forma clara ao desejar maldades a outras personagens e admiti-las aos leitores, e isso é uma das coisas que mais me atraiu nesse livro. Não me arrisco a tentar desvendar o grande mistério do adultério, mas me divirto com a paranoia do protagonista frente a personagem tão misteriosa que é Capitu.

EltonLM 28/05/2019

A técnica e a poética
Aqui temos um escritor técnico e poético, com muito talento para a literatura. "Os sertões" pode parecer obra de ficção, mas não é! Trata-se de uma cobertura jornalística da guerra de Canudos, na qual Euclides da Cunha era o "jornalista". As descrições técnicas da primeira parte podem assustar o leitor, porém na terceira parte o livro ganha asas e nos dá uma descrição cronológica extremamente detalhada e realista, do ponto de vista do romance, e a imersão é total. Muito recomendado! Leia-o com um dicionário e tenha paciência!

site: bibliothequeopinatio.wordpress.com

Flávia Pasqualin 02/05/2019

#DesafioLiterárioSkoob2019
Abril - Um livro nacional

Sempre tive curiosidade em ler a obra por conta da fama que ela carrega. Existe um áurea negra que a permeia pois muitos dizem se tratar de um livro de difícil compreensão. Achei um equívoco. Não é esse bicho de sete cabeça. De fato ate a história engrenar de vez é bastante maçante, mas nada que um pouco de insistência não resolva e seja recompensada pela belíssima história. O livro é divido em três partes: a terra, o homem e a luta. Em a terra o autor faz uma descrição minuciosa dos aspectos climáticos e geográficos do sertão. Em o homem há uma aula de antropologia e sociologia da região, assim como o surgimento de Antônio Conselheiro, personagem chave nessa história. Por fim em a luta, Euclides narra a guerra de Canudos, desde o inicio do conflito, todas as expedições enviadas a Canudos, ate o seu desfecho. Uma obra riquíssima e de extrema importância.

Gabriela Leite 29/01/2019

Melhor história de Guerra Brasileira já narrada
Li pela edição adaptada da editora Ática e foi maravilhoso, já está nos meus livros favoritos. Quem Ama história, quem Ama o misticismo do Sertão, não pode deixar de conhecer essa obra. Antônio Conselheiro é um personagem bastante controvertido, um Anti-Heroí que fez história.

Sempre que possível devemos ler os clássicos na sua forma original, mas se a leitura não progredir, deve-se buscar edições adaptadas com linguagens menos rebuscadas.

"Os Sertões" é considerado uma das obras mais difíceis de serem lidas, nessa versão adaptada pela editora Ática, pude conhecer e me apaixonar pelo que considero a Melhor história de guerra brasileira já descrita. Não desistam dos clássicos, há várias formas de conhecê-los.

A essência do livro Os Sertões é incrível e merece ser conhecida.

Eduardo Fonseca 10/12/2018

Os Sertões - grata surpresa
Esse livro morou em minha estante, intocado, por vinte anos... a complexidade e nível de detalhes das primeiras páginas em relação à geografia da região me assustavam, até que finalmente me livrei dos preconceitos e pude conhecer um dos livros mais emocionantes, fortes e inesquecíveis que já li... e ainda me ensinou uma parte da história do Brasil que poucos conhecem...

David 29/04/2018

Os sertões narrado de forma simples.
Essa coleção é interessante principalmente para o público adolescente e para incentivar a leitura dos clássicos.
Linguagem fácil que pode ajudar até os jovens antes dos vestibulares.
Os Sertões, mostra a vida dura do sertanejo de ontem que difere muito pouco nos dias atuais, e olha que já se foi mais de um século. As injustiças no Brasil e as desigualdades permanecem inalteradas.
gabis 12/06/2018minha estante
Narrado de forma simples talvez em edições mais atuais. Tive a infortunidade de começar a ler uma edição da década de 70! Kkkkk

David 23/06/2018minha estante
sim. é realmente maçante.kkkk

André 01/02/2018

1º Livro, 3º ano do Ensino Médio

Nara 15/01/2018

Surpreendente!!! <3
Logo que iniciei "Os Sertões", tinha quase certeza de que ia desistir facilmente. Demorei um pouco para me acostumar com a escrita. A primeira parte (A terra) foi um pouco difícil e confusa, eu tive que voltar a leitura em alguns momentos para me situar. Mas após algumas páginas e um pouco de dedicação, a narrativa me pegou de um jeito que eu não conseguia mais parar de pensar sobre os acontecimentos. A leitura ficou deliciosa e interessante, apesar das dificuldades pelas minhas limitações em alguns trechos do livro. Foi uma leitura que exigiu muito de mim... muita disciplina, atenção e dedicação! Mas valeu a pena DEMAIS! Quando finalizei, tive vontade de voltar ao iníciou e ler tudo novamente. Foi surpreendente, pois eu tinha quase certeza de que ia odiar essa leitura.
"Os Sertões" é um livro verdadeiramente INCRÍVEL!
Sem dúvida, um dos meus favoritos da vida!
Carina Tavares 15/02/2018minha estante
Será que devo tentar novamente? Pq eu odiei. Abandonei e até agora nem pensei nesse livro outra vez

Nara 17/02/2018minha estante
Carina, eu achei que ia desistir logo, mas após a primeira parte, que é super cansativa e de difícil compreensão, a história ficou interessante demais.
Eu aconselho você a tentar novamente. Espera ele "te chamar" e vai sem medo. O começo vai ser bastante confuso e até chato, mas não desiste! Se você é curiosa sobre essa história, vai valer muito a pena!

Araceli 06/01/2019minha estante
Estou lendo e realmente a primeira parte foi bem cansativa. Ainda estou me adaptando com a narrativa e a linguagem difícil de Euclides, mas estou gostando do livro.

Nara 09/01/2019minha estante
Que bom que está gostando, Araceli!
Segue lendo com calma. Vai chegar um momento que você não vai mais conseguir largar. Vale muito a pena!

Wanderreis 28/11/2017

Inexplicáveis
Duas coisas humanamente inexplicáveis: como podem ter convergido tantos fatos para gerar este acontecimento tão impressionante que foi a guerra de Canudos e como pode um só autor ter escrito uma obra tão magistral quanto Os Sertões: quanta erudição, ciência, arte, cultura, sensibilidade, poesia, propriedade, abrangência e perfeição na elaboração deste relato tão grandioso!

Júlio 28/10/2017

Canudos
Obra magistral, o começo é meio maçante devido ao autor descrever de modo bem técnico as paisagens do sertão, mas com o desenrolar da história vem aquela sensação mista de agonia e ansiedade ao ver aquele povo sofrido e guerreiro no meio do sertão defendendo até o fim as suas convicções.

Meirelles 06/09/2017

Obra marcante
Dos poucos livros a ler e reler de tempos em tempos. Tenho diversas edições e é fascinante observar as correções do autor no prelo, até a definitiva (em seu tempo)

Roberto Petrúcio 13/04/2017

Uma obra-prima
Em um passado longínquo, tentei ler este cartapácio, sem sucesso, devido ao vocabulário truanesco de Euclides. Munido da edição da Ateliê, com milhares de notas explicativas de Leopoldo Bernucci, logrei ler inteiramente esta obra-prima da literatura mundial.
Descontadas as excentricidades verbais descritivas de Euclides, é obra de gênio, a revelar os interstícios da alma brasileira.

Sanoli 31/03/2017

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2017/03/vol-1-e-2-os-sertoes.html