Os Sertões

Os Sertões Euclides da Cunha
Walnice Galvão

Resenhas - Os Sertões

Lucas 13/02/2023

What if ? we kissed at a canudo's house
Exército brasileiro mostrando incompetência desde o começo da república ??????????????

Emilly 12/02/2023

Os Sertões.
Euclides da Cunha foi um jornalista de São Paulo responsável por documentar a guerra de Canudos, Bahia.
É possível reparar que no início ele está analisando a situação como se o movimento de Canudos fosse uma baderna, mas depois ele se comove pela luta daquelas pessoas.
O livro é um clássico brasileiro, que retrata o descaso sofrido no nordeste e os sertanejos, que são antes de tudo, fortes.

Fabi 05/02/2023

Um magnífico documento histórico da Guerra de Canudos
Uma leitura muito complexa e detalhista em que me perdi em diversos momentos. O livro se divide em três partes: A terra, O Homem e A luta. A parte sobre a guerra em si foi a mais difícil. Muitos detalhes, muita crueldade do homem e daquela vida dura. Complicado ver aquela disparidade de forças, aquele exagero indiscriminado contra um povoado inteiro com idosos, mulheres, crianças. Parei diversas vezes. Ler sobre o sertão e o sertanejo antes foi bom para começar a pensar sobre o que levou tanta gente a seguir Antônio Conselheiro e enfrentar uma guerra naquelas condições. Esse livro é um inegável documento histórico.

Lucy 31/01/2023

Não é chato, só difícil
Um dos motivos pra ter pegado esse livro, era pra saber se ele era mesmo chato ou se era só birra de um pseudo-autor. E sim, era birra.

Com toda certeza, Os sertões não é uma leitura chata, mas sim trabalhosa. Por ser uma não ficção, com uma linguagem antiga e rebuscada, cheia de ternos tecnicos, a gente precisa ter um foco maior no texto. Pra mim foi até um tantinho mais complicado, porque não sou lá muito amante de textos descrevendo batalhas. Mas é isso, não é chato, só difícil.

Sobra a edição, ela parece ser ótima pra quem tá fazendo primeira leitura, ou até releituras. Existe muitas, mas muitas notas de rodapé, ao ponto de me deixar irritada, porque tirava meu foco. Mas o bom, é que não tem nenhum termo que não tenha a explicação do significado, o que é ótimo pra quem não tem familiaridade com a região nordeste e algums costumes.

Embora eu saiba que é um livro importante pra entender o que foi a Guerra de Canudos, muitas coisas me incomodaram durante a leitura. Principalmente a xenofobia e o racismo, a coisa do "darwinismo social". Por mais que tenha todo o contexto da época e não ser certo a gente cometer anacronismos, ainda é difícil ignorar com toda a nossa bagagem atual.

fernandocarreiro 29/01/2023

Não esperava por isso
A verdade é que aquilo que ouvimos nas aulas de história lá na nossa infância/adolescência não passou de uma passarela pela história de Canudos.
O autor nos leva aos registros tristes, macabros dessa revolta fadada à tragédia.

João Marcos 25/01/2023

Difícil de muitas formas
Os Sertões tem um texto denso, com um português rebuscado e descritivo demais, a narrativa é muito jornalística e científica. Esses fatores aliados tornaram esta a leitura mais difícil que já fiz.

Com certeza o maior trunfo do livro é a riqueza descritiva sobre uma das maiores guerras civis do Brasil, a Guerra de Canudos. Tendo presenciado parte da campanha, Euclides da Cunha não poupou detalhes sobre o conflito. É claro o despreparo total do exército brasileiro para enfrentar os discípulos de Antônio Conselheiro e o quão desproporcional foi a repressão do governo na intenção de fortalecer a República recém instalada.

O livro é basicamente dividido em três partes, a saber, A Terra, O Homem e A Luta. Em A Terra, a leitura já começa desafiadora, com longas descrições sobre a geografia local, usando muitos termos científicos. O único respiro para mim nessa parte do livro foram as descrições do autor sobre a flora local, apenas porque pessoalmente me interesso por botânica. Quanto à segunda parte, O Homem, é a mais incômoda. Quando trata sobre os sertanejos é o momento no qual o autor mais faz afirmações racistas e de determinismo racial. Difícil. Por fim, o livro encerra com a descrição do conflito em A Luta. Uma parte extremamente descritiva com estratégias e formações militares e repetitiva, já que a campanha do exército custou a suplantar os homens do Conselheiro.

É sem dúvidas um livro importante por tratar da Guerra de Canudos tão profundamente e também para entender o pensamento da época, baseado no determinismo racial que não era exclusividade de Euclides da Cunha. Ainda assim, é um livro muito difícil, não recomendo a leitura para quem não está ciente de tudo que vai encontrar.

agatha 18/01/2023

cabeção
cabeção 100% mas descreve com propriedade é melhor do que qualquer um, o que foi a guerra de canudos, passando por análise do espaço que viria a ser o espaço de combate, do homem (pontos racistas aqui) que seriam seus adversários e a luta propriamente dita.

melmelcaiudoceu 15/01/2023

O suco da insensatez
Basicamente leitura para vestibulares (e estudos de sociologia), terminei no começo desse ano.
É o cúmulo do preconceito regional. Lá o sertanejo é caracterizado como uma criatura quase repugnante, que existe para dar dó.
O determinismo europeu é intrínseco para a criação de Os Sertões, já que Euclides da Cunha o incorpora e aponta a geografia, a raça e a cultura local como questões que determinam o que os sertanejos passavam, desenhando também uma silhueta de que pessoas de grandes cidades eram superiores.
Euclides da Cunha acompanha a construção e a queda de Canudos, juntamente com toda a história de Antônio Conselheiro, autodenominado "O Peregrino" e seus seguidores. A Guerra em si, começa com a inconformidade do Governo da Bahia e dos donos de latifúndio, com a criação de Canudos, onde a população não pagava imposto e nem seguia as leis da Constituição.
É uma leitura que eu recomendaria? Honestamente não. Mas é importante para a formação do país e explica muito sobre atitudes de hoje.
O que me conforta é que não vou ter que ler novamentekk

Sandro 14/01/2023

Muito bom.
Um dos melhores livros que já li, retrata muito bem sobre a guerra de canudos, recomendo para entender melhor como era o sertão na república velha.

Jéssica 13/01/2023

A história da guerra de Canudos é muito interessante e me deixou bastante curiosa e intrigada. Até agora não consigo compreender a motivação de Antônio Conselheiro e seus seguidores. Entendo o que eles defendiam, mas não compreendo o porquê.

Por outro lado, impossível não odiar a maneira como o autor é pedante. Além de diversas passagens preconceituosas de várias maneiras.

Fabio.Nunes 11/01/2023

Uma face da história do Brasil
Os Sertões ? Euclides da Cunha
?Tinha nos braços uma menina, neta, bisneta, tataraneta talvez. E essa criança horrorizava. A sua face esquerda fora arrancada, havia tempos, por um estilhaço de granada; de sorte que os ossos dos maxilares se destacavam alvíssimos, entre os bordos vermelhos da ferida já cicatrizada? A face direita sorria. (?) Aquela velha carregava a criação mais monstruosa da campanha.?
Essa obra é considerada um clássico nacional. Escrita pelo jornalista Euclides da Cunha em início do século XX, ela aborda em tom jornalístico e detalhado o massacre de Canudos. Mas foi além de uma descrição pormenorizada das 4 expedições que açoitaram o arraial de Canudos. Acima de tudo, esse livro é uma denúncia de um massacre sobre um povo marcado pelo esquecimento secular e coletivo do país.
A primeira parte do livro faz apenas uma descrição cansativa dos processos climáticos, botânicos, geológicos e geomorfológicos da região. Coisa que cansou até um entusiasta de geomorfologia, como eu.
A segunda parte é a mais anacrônica do livro, onde vemos um cidadão formado por ideais positivistas escrevendo sobre a gênese do povo jagunço, flertando fortemente com teorias de darwinismo racial. Pulei sem dó.

A terceira é, em si, a maior parte, pois é a que descreve todas as expedições até Canudos.
Mas não se engane, o livro é difícil de ler devido ao vocabulário antiquado e recheado de rebuscamentos (coisa muito própria da época) e em muitos momentos me cansou. E acho que você só deveria lê-lo se realmente estiver interessado nesse momento tão sangrento da nossa história.

Um livro que nos mostra um país dentro de outro país, onde o Estado agiu para sufocar uma nova maneira de viver, à parte do poder constituído. E Euclides da Cunha não esconde seu assombro diante de tudo o que viu.

Recomendo o livro, com as ressalvas que fiz, deixando aqui um último trecho:

?Esta página, imaginamo-la sempre profundamente emocionante e trágica; mas cerramo-la vacilante e sem brilhos.?

Peter.Molina 10/01/2023

Épico
Um dos livros mais difíceis que já li, nem tanto pela história, mas sim pelo vocabulário e expressões utilizadas. Uma leitura densa e rebuscada que merece do leitor um preparo pois não é para todos. Confesso que ignorei muitas das mais de 1000 notas de rodapé, pois isso tornava o fluxo da leitura muito prejudicado. Mas é uma obra inigualável, relato de uma guerra sem igual. A partir da metade da obra, o livro ganha um fôlego imenso, a resistência dos jagunços é inacreditável, e podemos ver como a influência de um líder pode gerar comportamentos tão destrutivos e fanatizantes. Além de ser um testemunho histórico sobre o início da República, um livro difícil mas que sem dúvida merece ser conhecido e estudado.

Arthur360 08/11/2022

Conselheiro e sua luta
Nunca imaginei que uma guerra poderia ser tão bem resumida. Euclides retrata com detalhismo surreal a guerra que marcou o nordeste brasileiro, a luta do estado contra o seu povo revolto.
O livro começa contando a história da terra nordestina, o porquê da seca e dos infortúnios vividos pelo sertanejo (ou jagunço). Após isso, fala sobre a luta imposta por Antônio conselheiro contra o sistema estabelecido no Brasil, a resistência em pagar impostos para quem não produz nada e seguir leis impostas por quem não conhece a realidade nordestina. Por fim, esmiúça a guerra em seus mínimos detalhes, desde a incrível perseverança do jagunço em proteger seus ideais até a face de uma criança destruída por artefatos de granada (essa parte me marcou bastante).
Demorei para ler esse livro pois quis compreender os fatos narrados, a história do nordeste sempre me causou curiosidade, e esse grande acontecimento não poderia ficar de fora do meu conhecimento.

Marivaldo.Barreto 06/11/2022

Uma leitura difícil, mas necessária.
Demorei um pouco para terminar, mas mesmo assim recomendo a leitura.

Cassia_kk 05/11/2022

Histórico
Perdeu uma estrela pq me fez duvidar se eu sabia ler em português mesmo ?
Brincadeiras a parte que presente esse livro pra história do nosso país!! Uma linguagem muito difícil é verdade, porém cheio de 'tapas na cara' que nos faz pensar na nossa sociedade atual.
Me pergunto como esse livro pode ter sido leitura obrigatória p adolescentes? Não é atoa que muita gente não gosta de ler no Brasil, pq começar por livros com esse grau de dificuldade SOS não dá não. Eu só conseguir fluir com a leitura pq no meio do caminho achei um audiobook e fui acompanhando o livro com alguém me contando a história (aliás super dica p quem quer se aventurar nesse calhamaço)

Gostei muito de ter começado, foi desafiar continuar, mas tô feliz de ter terminado.