Fotografia & História

Fotografia & História Boris Kossoy

Resenhas - Fotografia & História

Silvania.Saldanha 27/04/2020

Conhecendo a fotografia
Incursão inicial ao mundo da fotografia enquanto documento testemunhal da história da humanidade e da história da propria fotografia.

Paixão reforçada.

Volnei 29/01/2016

História e fotografia
Este livro de Boris Kossoy é uma incursão teórica, interdisciplinar, que aborda múltiplas relações entre o documento fotográfico e o complexo de informações do mundo visível que nele se acham inscrito e circunscritos. Obra pioneira no país no âmbito iconográfico tem se constituído em referencia obrigatória para historiadores, cientistas sociais e estudiosos de comunicação. Segundo Kossoy, toda fotografia é um resíduo do passado,uma fonte histórica aberta a múltiplas interpretações . Apesar do amplo potencial de informações na imagem, ela não substitui a realidade, tal como se deu no passado. Apenas nos traz informações visuais de um fragmento de um determinado fato, selecionado e organizado estatística e ideologicamente. Cabe ao interprete compreender a imagem fotográfica enquanto informação descontínua da vida passada na qual se pode mergulhar.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos